[Ajuda] Como eliminar este vazamento?!

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Lucas/RS
:: Piquet ::
Mensagens: 287
Registrado em: Domingo 09 2005f Janeiro 2005 12:05:32 AM
Localização: Estrela - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucas/RS »

rogdigue escreveu:Desculpa, mas a parte mostrada na ilustração do catálogo da GM não é a parte que está com problema.

Pela foto do carro do rapaz onde está o vazamento, o mesmo ocorre do lado da bobina, e a ilustração do catálogo colocada na mensagem, mostra o retentor do comando, que fica no lado oposto, o lado da correia dentada.

Caro Ximbika, em primeiro lugar, se eu fosse vc limparia essa meleca com um banho de gasolina e depois água e sabão, retirando os cabos de vela, protegendo os sensores e a bobina com sacos plásticos. Depois que a coisa estiver bem limpa, vc tem duas opções, deixar como está e observar detalhadamente pra ver de onde o vazamento vai começar novamente, daí vc já terá certeza qual o foco, ou já fazer uma tentativa de eliminar o vazamento. A peça da ignição q vc se refere é a bobina de ignição, retire ela desrosqueando os três parafusos torx fêmea que seguram ela. Após retirar a bobina, vc terá na sua frente o suporte da bobina, essa lata com a forma e ranhuras idênticas a bobina, daí vc retira os três parafusos sextavados que seguram o suporte da bobina na gaiola do cabeçote. O suporte permanecerá acoplado à gaiola, vc terá que girá-lo pra frente e pra trás até ele sair, quando isso acontecer, vc verá que o suporte tem um encaixe redondo, pra acoplá-lo na gaiola, e nesse encaixe tem uma borracha redonda que funciona como uma junta. Retire a borracha usada e coloque uma nova, adicionalmente vc poderá aplicar cola de junta 3M - bisnaga preta e amarela - nesta junta redonda, e colocar tudo no lugar de volta, esperando que este seja o foco de vazamento e que pare de vazar. Se vc precisar, tenho foto do suporte da bobina e da junta redonda que vai nele. Boa sorte. Rogério.
Caramba, tens razão mesmo !!
Nem me dei conta que o desenho está invertido em relação à posição real do motor. Valeu por corrigir a informação.
Mas o que realmente eu queria dizer era mais ou menos o que você disse. Só não me orientei direito em relação ao desenho.
VW Black Fox 2011/2012
Lucas
Estrela - RS


Valcer
:: Champ ::
Mensagens: 403
Registrado em: Quarta-feira 10 2010f Fevereiro 2010 02:18:43 PM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Valcer »

No meu por incrível que pareça, depois de mexer no ponto várias vezes até achar o grau de adiantamento certo, apareçeu pingando no dia seguinte!!
Se não me engano, atrás do distribuidor tem um anel de borracha que veda a continuação do comando de válvulas até o distribuidor, creio que seja alí. Procurei na net e ví que meu caso não é o único por ai...

Vou ver se essa semana eu passo na concessionária para trocar isso e um selo que está vazando água no coletor de admissão, ai falo o que deu!!


Diogo - Ximbik@
:: Piquet ::
Mensagens: 226
Registrado em: Sexta-feira 24 2009f Julho 2009 02:57:39 PM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

[quote="rogdigue"]Desculpa, mas a parte mostrada na ilustração do catálogo da GM não é a parte que está com problema.

Pela foto do carro do rapaz onde está o vazamento, o mesmo ocorre do lado da bobina, e a ilustração do catálogo colocada na mensagem, mostra o retentor do comando, que fica no lado oposto, o lado da correia dentada.

Caro Ximbika, em primeiro lugar, se eu fosse vc limparia essa meleca com um banho de gasolina e depois água e sabão, retirando os cabos de vela, protegendo os sensores e a bobina com sacos plásticos. Depois que a coisa estiver bem limpa, vc tem duas opções, deixar como está e observar detalhadamente pra ver de onde o vazamento vai começar novamente, daí vc já terá certeza qual o foco, ou já fazer uma tentativa de eliminar o vazamento. A peça da ignição q vc se refere é a bobina de ignição, retire ela desrosqueando os três parafusos torx fêmea que seguram ela. Após retirar a bobina, vc terá na sua frente o suporte da bobina, essa lata com a forma e ranhuras idênticas a bobina, daí vc retira os três parafusos sextavados que seguram o suporte da bobina na gaiola do cabeçote. O suporte permanecerá acoplado à gaiola, vc terá que girá-lo pra frente e pra trás até ele sair, quando isso acontecer, vc verá que o suporte tem um encaixe redondo, pra acoplá-lo na gaiola, e nesse encaixe tem uma borracha redonda que funciona como uma junta. Retire a borracha usada e coloque uma nova, adicionalmente vc poderá aplicar cola de junta 3M - bisnaga preta e amarela - nesta junta redonda, e colocar tudo no lugar de volta, esperando que este seja o foco de vazamento e que pare de vazar. Se vc precisar, tenho foto do suporte da bobina e da junta redonda que vai nele. Boa sorte. Rogério.[/quote]


Rogério e amigos do Corsa Club, primeiramente agradeço por terem me respondido...
As informações que vc's me passaram é de grande ajuda, e pelo que o nosso amigo Rogério respondeu, eu mesmo vou fazer este reparo, antes de mexer vou comprar os retentores/juntas e depois vou por a mão na massa.

Toda dica ou informação para resolver este problema é bem vinda...!!! Vou fazer este reparo e depois posto os resultados, e talvez as fotos do antes e depois....

Até mais pessoal, obrigado pela força...


Valcer
:: Champ ::
Mensagens: 403
Registrado em: Quarta-feira 10 2010f Fevereiro 2010 02:18:43 PM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Valcer »

Ximbik@,

Como postei anteriormente, meu Corsa começou a vazar no mesmo lugar depois que mexi no distribuidor do carro.
Eu levei o carro ontem na concessonária pra trocar um selo do coletor de admissão que estava goterando e pra ver de onde vinha esse vazamento, e realmente era um anel retentor do distruibuidor.

Ao todo me cobraram R$40,00 pela troca do selo, anel de borracha do distribuidor e mão de obra. E deixaram tudo limpo.
Hoje quando fui sair com o carro, verifiquei se o vazamento existia e não notei nada, somente um pequeno escorrido de agum óleo que ficou da troca da peça!!


Diogo - Ximbik@
:: Piquet ::
Mensagens: 226
Registrado em: Sexta-feira 24 2009f Julho 2009 02:57:39 PM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

Valcer,

Poxa, R$40,00 é bem barato...
Paguei R$11.00 pelas peças com um amigo meu.
Sábado vou trocar... e vou limpar aquela meleca.

Até mais...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”