[PROJETO] - Corsa GSi Turbo/Nitro - CCCA + FOTOS

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: SemControle, andre pirituba, Organizadores do Fórum

Responder
Ulisses®
:: Premium ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ulisses® » Sexta-feira 16 2010f Julho 2010 12:40:41 PM

ccca
:: Wind ::

Cadastrado em: Terça-Feira, 23 de Março de 2010
Pontuação: 0

Enviada: Qua, 14 Jul 2010, 22:20 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------
Black Chevy escreveu:Olá Custódio.
Perguntei sobre torque porque tenho interesse, no futuro, de fazer alterações na parte de mecânica do meu carro, especificamente motor e, quiçá, o câmbio.
O meu tem um motor 1.0 original a álcool. Não sei se já dirigiu um desses, mas é bem manco, não tem retomada, mas a velocidade final dele é satisfatória pra um motor 1.0...
Alguns amigos aqui do CC me incentivaram a alterar este mesmo motor, com a instalação de um Turbo, ou de um Supercharger, até mesmo aspirar.
Um amigo aqui da minha cidade cogitou até usinar o bloco e obter uns poucos cavalos de potência substituindo os pistões por outros de maior diâmetro.
O Marino foi quem me deu a dica mais próxima do que pretendo, substituir o motor original por outro original 1.6 8v do Corsa mesmo, assim como o amigo Deivy Munhoz fez no Corsa dele.
Na verdade, não entendo quase nada sobre preparação e alterações da parte mecânica, mas meu interesse é grande.
A princípio, não vou preparar meu carro como você tem feito com o seu, mas gostaria de obter conselhos sobre qual a melhor alternativa pra deixá-lo com mais fôlego sem tirar a originalidade extremamente.
Acha que trocar o 1.0 por um 1.6 ou até um 1.4 Econoflex funcionaria?
Se sim, seria necessário trocar o câmbio tambem?
Desculpe por fazer tantas perguntas, mas você tem feito um excelente trabalho no teu Corsa, e acredito que deve ter experiência de sobra pra falar sobre minhas dúvidas.
Não pretendo nada muito além dos 100cv. Por tal razão é que mencionei o 1.6 e 1.4, uma vez que eles tem 92cv e 97cv respectivamente.
Entretanto, a segunda opção teria um custo mais elevado, por se tratar de um motor mais novo. Já o 1.6, é possível encontrar novo por até R$2.000,00.

Quando tiver um tempinho, comente sobre o assunto.
Abraços,
Ulisses

Meu primeiro carro foi um Wind 95/96. Era bem gostoso de dirigir e ficou ótimo só com a troca da surdina por uma esportiva. Sempre fui fã de Corsa. Tive um Sedan 96 1.6 8v e era bem interssante o carro. Minha mulher teve uma Montana 1.4 (roubada em 2008 e nunca mais achada) e atualmente tem uma Sport 1.8. Posso falar como quem conhece diversos motores da linha Corsa e derivados que cada um tem suas características.

Quer um 1.6? É mais barato e com menos incomodação trocar de carro. Além de ter todo transtorno de regularizar a troca de motor ou correr o risco de cair em blitz. É minha opinião.

Agora, se quer um pouco mais de potência, mesmo correndo risco de se incomodar com os "homens", eu partiria para um turbo. Nada se compara a isso. A sensação, o barulho, os detalhes, os cuidados etc, são únicos. Já vi muitos 1.0 andando na frente de carros de maior cilindrada e turbo.

Quando me falavam para não fazer meu 147, que era um carro fraco, podre, que ninguém fazia, que o motor era muito limitado pela cilindrada blablabla, fui lá e fiz. Levei quase um ano para provar que todos estavam errados e, sem falsa modéstia, não conheço outro carro 1.5 8v com uma T2 + nitro e todas as características de carro original (exceto injeção, bicos e comando) com 300cv nas rodas. Se alguém souber de outro melhor, serei o primeiro a reconhecer.

Tabus estão aí para serem quebrados. Acho que cada um deve ver o que tem melhor resultado aliado ao menor custo. Não existe receita pronta. Claro que temos algumas comprovadamente aprovadas ou reprovadas. E cada um tem seu gosto. Vê o que mais te agrada.

Eu vejo no fórum a possibilidade de trocar informações e fazer com que todos tenham oportunidade de tirar dúvidas e aprender. Tem muita história de "mecânico cibernético" que não passa de lenda. Quer ver se algo dá resultado? Vai lá e faz! Só procura antes por informações sobre as consequências disso.

Espero ter esclarecido.

Marcostricolor
:: Millennium ::

Cadastrado em: Terça-Feira, 17 de Julho de 2007
Pontuação: 0

Enviada: Qua, 14 Jul 2010, 22:27 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Black Chevy

vou me meter um pouco no assunto..

Se voce quer um carro que tenha mais ou menos 100 cv, vale a pena voce trocar de corsa, compra um 1.6, o investimento de trocar de motor vale a pena para quem quer investir em preparação

como voce que algo em torno dos 100cv, instala um kit turbo basico, que vai ter o resultado que voce quer, sem muita encomodação.

abraço

corsa 1.6 Turbo...
Custódio,
Obrigado pelo esclarecimento.
Certamente será muito util.
Como eu disse no início do diálogo, a princípio não quero investir em preparação, mas futuramente sim, razão pela qual não pretendo me desfazer deste carro. Entretanto, como trocar motor pode ser tornar inviável financeiramente, o Turbo, ao que me parece, ainda é a melhor opção.
Abraços.

Marcos,
Muito obrigado pela dica.
Certamente as opiniões sua e do Custódio são a mesma da maioria das pessoas com quem falei sobre o assunto.
Abraços.

Ulisses :)

Para ver o álbum de fotos clique AQUIImagem
Black Chevy - A alegria de ser Chevrolet

gboff
:: ST ::

Mensagem por gboff » Sábado 17 2010f Julho 2010 01:48:21 PM

relendo o topico vi esse post
ccca escreveu: Capaz. Esta caixa do filtro tem o triplo de vazão que a original. Troquei toda a tubulação até a borboleta por uma de maior diâmetro. Não falta ar pro motor, não.
trocou toda a tubulaçao até onde encaixa na TBI? ou trocou toda a tubulaçao + TBI?

se pegar a caixa de ar original do corsa, refazer a tubulaçao por uma de diametro maior e aumentar o diametro da entrada original

teriamos o efeito do filtro esportivo usando o filtro original de papel?

ou o que limita a entrada de ar no motor em parte é o filtro de papel?

abraço

speedacs
:: Piquet ::

Mensagem por speedacs » Sábado 17 2010f Julho 2010 08:01:38 PM

Cara, parabéns pela dedicação! Vale a pena quando olhamos o resultado...ficou nada mais nada mesno que PERFEITO!!!!!!!!

Alessandro castro

Mensagem por Alessandro castro » Sábado 17 2010f Julho 2010 08:47:21 PM

Um abração custodio!!! Bom pessoal tive o enorme prazer de ver esse corsa de perto em Tarumã é simplesmente demais um sonho sem palavras para falar, e outra uma enorme satisfação em conhecer esse cara (Custodio) ele é demais respondia cada pergunta q se fazia com a maior calma sem stress algum, dava dicas ajudando mesmo cara simples ao contrario de muitos outros q com muito menos nem dão moral pro cara. Mas deixo aqui um super abraço pra esse cara muito parceiro!!!

ccca
Contato:

Mensagem por ccca » Domingo 18 2010f Julho 2010 01:34:22 PM

gboff escreveu:relendo o topico vi esse post
ccca escreveu: Capaz. Esta caixa do filtro tem o triplo de vazão que a original. Troquei toda a tubulação até a borboleta por uma de maior diâmetro. Não falta ar pro motor, não.
trocou toda a tubulaçao até onde encaixa na TBI? ou trocou toda a tubulaçao + TBI?

se pegar a caixa de ar original do corsa, refazer a tubulaçao por uma de diametro maior e aumentar o diametro da entrada original

teriamos o efeito do filtro esportivo usando o filtro original de papel?

ou o que limita a entrada de ar no motor em parte é o filtro de papel?

abraço
No meu, troquei tudo até a TBI e ela foi arrombada para 55mm. É a original apenas retrabalhada. Antes de ser mexido nisso, só a tubulação maior já melhorava bastante o rendimento.

O filtro original não ajuda muito. É muito restritivo. Se der, usa filtro esportivo e melhora a captação de ar da rua.

Em carro turbo forte até as telinhas nas turbinas roubam muitos HPs. Imagina um filtro como o original do GSi...

ccca
Contato:

Mensagem por ccca » Domingo 18 2010f Julho 2010 01:38:19 PM

Alessandro castro escreveu:Um abração custodio!!! Bom pessoal tive o enorme prazer de ver esse corsa de perto em Tarumã é simplesmente demais um sonho sem palavras para falar, e outra uma enorme satisfação em conhecer esse cara (Custodio) ele é demais respondia cada pergunta q se fazia com a maior calma sem stress algum, dava dicas ajudando mesmo cara simples ao contrario de muitos outros q com muito menos nem dão moral pro cara. Mas deixo aqui um super abraço pra esse cara muito parceiro!!!
Valeu, Alessandro. Foi um prazer conversar contigo e trocar umas idéias. Teu carro é show também. Pena que estragaram ele nas vezes em que foi arrombado. Isso é phoda. Mas tudo tem conserto.

Está de pé ainda o convite para aparecer no nosso QG.

Alessandro castro

Mensagem por Alessandro castro » Domingo 18 2010f Julho 2010 07:40:38 PM

[quote="ccca"][quote="Alessandro castro"]Um abração custodio!!! Bom pessoal tive o enorme prazer de ver esse corsa de perto em Tarumã é simplesmente demais um sonho sem palavras para falar, e outra uma enorme satisfação em conhecer esse cara (Custodio) ele é demais respondia cada pergunta q se fazia com a maior calma sem stress algum, dava dicas ajudando mesmo cara simples ao contrario de muitos outros q com muito menos nem dão moral pro cara. Mas deixo aqui um super abraço pra esse cara muito parceiro!!![/quote]

Valeu, Alessandro. Foi um prazer conversar contigo e trocar umas idéias. Teu carro é show também. Pena que estragaram ele nas vezes em que foi arrombado. Isso é phoda. Mas tudo tem conserto.

Está de pé ainda o convite para aparecer no nosso QG.[/quote]

Po valeu pelo convite!!! É so marca e mandar o endereço pelo msn q já vo ainda levo uma carne pro churrasco, hehehe!!!

Um abração...

gboff

Mensagem por gboff » Quarta-feira 21 2010f Julho 2010 10:41:13 PM

ccca escreveu: No meu, troquei tudo até a TBI e ela foi arrombada para 55mm. É a original apenas retrabalhada. Antes de ser mexido nisso, só a tubulação maior já melhorava bastante o rendimento.

O filtro original não ajuda muito. É muito restritivo. Se der, usa filtro esportivo e melhora a captação de ar da rua.

Em carro turbo forte até as telinhas nas turbinas roubam muitos HPs. Imagina um filtro como o original do GSi...
nao tinha visto a resposta

tem algum filtro esportivo que garanta a filtragem do ar?

esses mais baratinhos parecem nao protegerem nada

queria um que fosse bom custo x beneficio e tenho uma certa preferencia pelo duplo fluxo, mas li em alguns lugares que nao seria tao indicado pra motores 1.0 por puxar muito ar

agradeço desde já

ccca
Contato:

Mensagem por ccca » Quinta-feira 22 2010f Julho 2010 12:56:00 AM

Eu uso um duplo fluxo. No 1.0 não dá diferença e ele custa mais que um normal. Por isso que dizem que não vale a pena. Nenhum carro aspirado puxa mais ar do que necessita.

gboff

Mensagem por gboff » Quinta-feira 22 2010f Julho 2010 09:52:53 PM

hmm

intao vo de monofluxo mesmo, valeu pelas resposta

agora é achar uma marca boa pra nao ter problemas com sujeira no motor

abraço

ccca
Contato:

Mensagem por ccca » Sexta-feira 23 2010f Julho 2010 12:12:36 AM

gboff escreveu:hmm

intao vo de monofluxo mesmo, valeu pelas resposta

agora é achar uma marca boa pra nao ter problemas com sujeira no motor

abraço
Qualquer filtro impede sujeira. O problema é a sujeira mais grossa. Eu ando sem filtro no Eclipse e nunca tive problemas.

gboff

Mensagem por gboff » Sexta-feira 23 2010f Julho 2010 08:12:24 PM

beleza

abraço

Bruno Romanini

Mensagem por Bruno Romanini » Sexta-feira 23 2010f Julho 2010 10:33:43 PM

ccca - Cara parabéns de verdade.

Parabéns pelo carro simplismente um sonho
Parabéns pelo tópico muito bem apresentado
Mas principalmente parabéns pela humildade, respeito e atenção que tem demonstrado com todos.

Li o tópico do começo ao fim, vi seu blog e o do rafastra tbm. É incrível mas o GSi seduz e hipnotiza, eu não conseguia parar de olhar e admirar cada detalhe e peça que vc mostrava.

E aquele valente 147 está de parabéns pelas façanhas alcançadas.

Obrigado por dividir seus conhecimentos com todos nós e por enriquecer o clube com uma bela máquina.

Abraço.

daniboy.japa
:: Super ::

Mensagem por daniboy.japa » Sábado 24 2010f Julho 2010 08:37:07 AM

ccca escreveu: Vou tentar responder cada pergunta:

Com relação à aspirar, o que eu poderia começar fazendo? Só melhorar o fluxo de ar até a borboleta já melhora bastante.

Troca de coletor de adm. + coletor de escap. e escap. ? O coletor de admissão, como disse antes, é o câncer do GSi. Não lembro em qual dessas grandes lojas de performance de SP que tem um coletor de admissão legal. Vou procurar com calma e posto aqui. Para aspirado, não vejo necessidade de trocar o coletor de escape. Talvez um escape mais livre apenas.

Fazer chip, converter pra alcool ou nao? Um chip para dar um UP pode ser uma boa. Tenho certas restrições quanto ao chip, mas no caso do Kinder ele funciona bem. Converter para álcool sem mexer em taxa fica complicado, piorando ainda mais o desempenho do carro.

Coisas que possam mudar o grafico de torque. Aliviar o volante do motor e mais o que disse acima já deve dar um bom resultado. E o melhor: sem muito custo.

Você vai turbinar quando? Pretendo começar a mexer nisso em Agosto, pois falta o coletor de admissão e um gerenciador (escolhi a Fueltech).

Se possivel, tenta fazer uma filmagem no Dyno. Eu postei o vídeo do Kinder no dyno aqui. Dá uma olhada no Youtube nos vídeos do usuário "cccama". Tem vários vídeos em dyno do Fritz oNe4sEvEn, Kinder e Euclides. Quando turbinar, vou filmar até o primeiro arranque!

Você tirou seu ar-condicionado? Meu carro está completo. Tem ar, direção, ABS e tudo mais. O coletor de escape em inox foi feito sob medida justamente para usar ar e direção. A turbina ficará na frente da caixa.

Vai usar intercooler? Sim. Só não calculei qual vou precisar.

Você vai usar alguma gerenciadora na injeção? Algo pra controle de tração? Vou arrancar toda a injeção original e instalar uma FT300 ou a FT400. A Fueltech tem controle de tração, mas não sou muito fã desse recurso. Já vi Montana original destruir a caixa em função do controle de tração. Ao menos é a única hipótese para esta quebra.

Pode fazer quantas perguntas quiser. A idéia deste tópico é justamente estimular a troca de informações. Tudo que eu fizer ou souber colocarei aqui. Sugestões serão sempre aceitas, processadas e possivelmente implementadas.

Abraço,

Custódio
Opa, valeu pela atenção que tem dado a todos aqui.
Legal, esse mes e o proximo estarei arrumando algumas coisas na tapeçaria do carro e na funilaria, mas até o final do ano provavelmente vou colocar a powerbox.
Se conseguir algum lugar que faça, por favor se nao for atrapalhar me informe. Vou ver na MVS Preparações, pois vi um GSI com Power Box de lá.
Sei que ele tem o remapeamento do chip, feito para acerto da injeçao, pelo fato de ter mais fluxo de ar, sendo assim ja está incluso o chip de potencia.
De resto acho q vou mantendo assim por enquanto. A grana ta meio curta, coloquei roda 17 e fiz suspensao nesse mes...dai vou arrumando aos poucos.
Mas agradeço a toda dica ou conselho que voce tem dado por aqui.
É sempre bom ter um carro "modelo" que está OTIMO, para se basear.
hehehehe...
inclusive ha alguns anos eu tinha pego uma foto do seu carro na net, provavelmente era ele antes de ser seu. E foi ai q deu mais vontade de ter um tbm...

bom vou aguardar pra colocar as coisas no meu carro tbm, conforme eu for fazendo as coisas e tenha alguma duvida vou estar aqui enchendo o saco, e tbm vendo sempre as atualizaçoes q voce vem fazendo.

Abraços e mais uma vez obrigado.

Imagem

Alexandre lima

turbo

Mensagem por Alexandre lima » Sábado 24 2010f Julho 2010 08:43:06 AM

Cara lindo carro ki motor em!!! já tive uma pick up corsa 1.6 turbinada mas de leve não era nada comparado a isso que capricho nos detalhes Parabens!!!!

Responder

Voltar para “Projeto e Preparação”