
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 917#575917
Meu primeiro carro foi um Wind 95/96. Era bem gostoso de dirigir e ficou ótimo só com a troca da surdina por uma esportiva. Sempre fui fã de Corsa. Tive um Sedan 96 1.6 8v e era bem interssante o carro. Minha mulher teve uma Montana 1.4 (roubada em 2008 e nunca mais achada) e atualmente tem uma Sport 1.8. Posso falar como quem conhece diversos motores da linha Corsa e derivados que cada um tem suas características.Black Chevy escreveu:Olá Custódio.
Perguntei sobre torque porque tenho interesse, no futuro, de fazer alterações na parte de mecânica do meu carro, especificamente motor e, quiçá, o câmbio.
O meu tem um motor 1.0 original a álcool. Não sei se já dirigiu um desses, mas é bem manco, não tem retomada, mas a velocidade final dele é satisfatória pra um motor 1.0...
Alguns amigos aqui do CC me incentivaram a alterar este mesmo motor, com a instalação de um Turbo, ou de um Supercharger, até mesmo aspirar.
Um amigo aqui da minha cidade cogitou até usinar o bloco e obter uns poucos cavalos de potência substituindo os pistões por outros de maior diâmetro.
O Marino foi quem me deu a dica mais próxima do que pretendo, substituir o motor original por outro original 1.6 8v do Corsa mesmo, assim como o amigo Deivy Munhoz fez no Corsa dele.
Na verdade, não entendo quase nada sobre preparação e alterações da parte mecânica, mas meu interesse é grande.
A princípio, não vou preparar meu carro como você tem feito com o seu, mas gostaria de obter conselhos sobre qual a melhor alternativa pra deixá-lo com mais fôlego sem tirar a originalidade extremamente.
Acha que trocar o 1.0 por um 1.6 ou até um 1.4 Econoflex funcionaria?
Se sim, seria necessário trocar o câmbio tambem?
Desculpe por fazer tantas perguntas, mas você tem feito um excelente trabalho no teu Corsa, e acredito que deve ter experiência de sobra pra falar sobre minhas dúvidas.
Não pretendo nada muito além dos 100cv. Por tal razão é que mencionei o 1.6 e 1.4, uma vez que eles tem 92cv e 97cv respectivamente.
Entretanto, a segunda opção teria um custo mais elevado, por se tratar de um motor mais novo. Já o 1.6, é possível encontrar novo por até R$2.000,00.
Quando tiver um tempinho, comente sobre o assunto.
Abraços,
Ulisses