[PROJETO] - Corsa GSi Turbo/Nitro - CCCA + FOTOS

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
Red.
:: Champ ::
Mensagens: 438
Registrado em: Sábado 06 2010f Março 2010 11:28:36 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Red. » Quarta-feira 31 2010f Março 2010 01:35:05 AM

Tu tem muita paciencia cara, parabéns, lindo carro, linda historia, topico perfeito!

Esse bicho deve quebrar pescoços hahahahahahaha



Avatar do usuário
ajarm
:: Premium ::
Mensagens: 4562
Registrado em: Quinta-feira 26 2004f Agosto 2004 10:20:21 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008
Contato:

Mensagem por ajarm » Quarta-feira 31 2010f Março 2010 02:00:41 AM

Que capricho hein...

O GSi merece...

Poste mais fotos do corsinha!

Abs.



Avatar do usuário
Gutim
:: Piquet ::
Mensagens: 254
Registrado em: Domingo 04 2009f Janeiro 2009 08:35:44 PM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gutim » Quarta-feira 31 2010f Março 2010 12:14:41 PM

ajarm escreveu:Que capricho hein...

O GSi merece...

Poste mais fotos do corsinha!

Abs.

Mais fotos!!!!!!!



Avatar do usuário
heldersk8
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Terça-feira 08 2009f Setembro 2009 10:28:37 AM
Localização: Campo Grande - MS
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por heldersk8 » Quarta-feira 31 2010f Março 2010 05:31:49 PM

Cara, pode me explicar como foi feito esse esquema de regulagem de altura do conjunto e das mola e regulagem de pressão dos amortecedores. O carro fica macio pra andar no dia a dia?

Achei interessante esse esquema, e como quero dar uma baixadinha no meu quere fazer de uma forma que n fique dura a suspensão.


Imagem

ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ccca » Quarta-feira 31 2010f Março 2010 09:16:16 PM

Gente, este carro está parado desde 2006! Tudo que mostrei até agora não foi obra minha. Nunca andei nele e ainda está desmontado, tanto é que disse ter trazido pra casa um baú de peças.

Os amortecedores foram criados pela Sprint de Porto Alegre, que não trabalha mais com esse tipo de peça. Pelo que eu sei, foram fabricados apenas 3 conjuntos: o do GSi, o do VTI do Pichulin e um que não existe mais.

Dizem que esse sistema proporciona uma infinidade de variantes para regulagem. Regula altura do conjunto todo em relação ao solo, altura do prato da mola e rigidez do amortecedor. Posso verificar com o cara que criou isso e pegar mais informações.

Sexta-feira que vem irei separar as peças e tirar fotos de tudo, já que será feriado e só tenho dias "inúteis" e depois do expediente de trabalho para mexer nos carros .

Quando fui iniciado no mundo da preparação, recebi todo suporte dos amigos e aprendi muito. Prometi a mim mesmo que sempre iria compartilhar minhas descobertas e não escondo receita. Alguns preparadores incrédulos e renomados só acreditaram no Fritz oNe4sEvEn quando viram ao vivo e em provas de arrancada. Acontecerá o mesmo com o GSi.



Arqmarino
:: Joy ::
Mensagens: 2532
Registrado em: Quarta-feira 13 2006f Setembro 2006 03:22:42 AM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Arqmarino » Quarta-feira 31 2010f Março 2010 09:26:35 PM

ccca escreveu:Peguei hoje o carro. Nunca imaginei que um Corsa pudesse gerar tanta caixa de peças. Foram dois porta-malas cheios de um Vectra e meia caçamba de uma D20. A maioria das peças ainda está na embalagem da GM ou de seu fabricante.

Pensei que o pessoal do fórum curtisse mais preparação, mas vi que não é bem assim. A maioria comenta bastante em tópicos de carros originais ou com pequenas modificações. Nos outros fóruns que participo o pessoal sempre se interessa por algo diferente e busca informações de como certos problemas foram resolvidos. Iria postar toda a evolução do carro, com detelhamento de cada passo, porém notei que poucos acessaram o tópico e menos ainda postou algo, mesmo havendo pouquíssimo sobre este carro e motor no fórum.

Agradeço aos que gostaram do carro e da história.
Olá amigo,
Acho que vc está sendo meio precipitado nos comentários. Vc iniciou este tópico no dia 29, e hoje estamos no dia 31, ou seja, se passaram apenas 3 dias, portanto, acredito que nem todos os membros do CC chegaram a ver seu tópico ainda.
Por isso, não desanime, e continue trabalhando no seu post, deixando registrado aqui a evolução do seu GSI, ja que agora ele ja está na sua casa, mesmo que em peças e caixas.....hehe.
Muito pelo contrário, a turma aqui curte e muito este tipo de tópico, por isso, ficaremos espiando ok?
Grande abraço e parabens pela aquisição e pela empreeitada...vamos aguardar.
Marino.


ERA UMA VEZ O CARRO PERFEITO!!!!

ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ccca » Sábado 03 2010f Abril 2010 10:54:17 PM

Tranquilo... Postarei as modificações e as dicas de preparação.

Já estou com todas as peças separadas e amanhã postarei foto de tudo com seus detalhes.

Pretendo começar a montá-lo na próxima semana.



ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ccca » Domingo 04 2010f Abril 2010 11:13:14 PM

Hoje tirei fotos de algumas peças que estão fora do carro. Veio com ele muita "perfumaria" (pequenas peças de reposição). Vamos lá.

O volante devidamente montado.

Imagem

Imagem

Detalhe dos pontos de fixação

Imagem

Conjunto da embreagem

Imagem

Disco com 5 pastilhas de cerâmica e sem molas. Na dúvida entre fazer com 4 ou 6, melhor ficar no meio termo.

Imagem

Molas duplas

Imagem

Grelha feita sob encomenda em CNC. Utiliza a mesma junta do carter.

Imagem

ARPs para usar com a grelha

Imagem

Bobinas individuais da Porsche Cayene. Não sei ainda se cabem perfeitamente ou se terei que mexer em algo para firmá-las.

Imagem

Comparativo com o cabo de vela original

Imagem

Esta é a turbina que veio com o carro. Garret .50/.48

Imagem

Imagem

Estou partindo para outra configuração. Tinha parada uma Master Power .70/.48. Esta é a menos .70 disponível no mercado, ideal para carro de baixa cilindrada.

Imagem

Imagem

Válvula de alívio

Imagem

Válvula de prioridade

Imagem

Dosador

Imagem

Boost controller

Imagem

Parafusos novos para o volante do motor

Imagem

Parafusos, buchas e presilhas etc (originais GM)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Sensores de temperatura da água, com diferentes faixas de acionamento

Imagem

Relés diversos

Imagem

Admissão depois de jateada com microesferas e envernizada

Imagem

Peças jateadas e pintadas ou envernizadas

Imagem

Imagem

Parafusos zincados

Imagem

Imagem

Além das molas que estão no carro, ainda vieram as molas traseiras originais e outras para arrancada

Imagem

O GSi está com um volante Momo, mas o original veio também (com pequenas personalizações)

Imagem

O radiador do ar quente foi trocado sem motivo e este é o antigo (parece 0Km)

Imagem

Tampa original nova do reservatório de água

Imagem

Tampa de óleo original pintada de prata (extra)

Imagem

Vareta de óleo personalizada

Imagem

Cobertura da saia lateral original (veio apenas uma a mais)

Imagem

Terei que mudar o local do filtro de óleo em razão do coletor deslocado e usarei uma flange e o filtro do Clio (bem menor que o original)

Imagem

Kit Sniper na NOS

Imagem

Juntas novas da admissão

Imagem

Ferramenta para prender as polias dos comandos

Imagem

Rolamentos originais novos da barra de direção

Imagem

Imagem

Imagem

Essas são as peças pequenas e que estão em casa. O carro está na casa da minha a vó, a nossa famosa "oficina" Casa da Vó Racing Team e as peças maiores estão lá.

Durante a semana postarei mais fotos e detalhes.



Avatar do usuário
heldersk8
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Terça-feira 08 2009f Setembro 2009 10:28:37 AM
Localização: Campo Grande - MS
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por heldersk8 » Segunda-feira 05 2010f Abril 2010 09:45:18 AM

Pow, o carro ta vai fica show de bola quando vc terminar de montar...parabens veio...as dicas serão de grande utilizadade pra mim, pois pretendo turbinar o meu GSI tb....

Abraço t+...


Imagem

Avatar do usuário
zletcorsab
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Terça-feira 06 2010f Abril 2010 04:02:26 PM
Localização: Água Boa - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por zletcorsab » Quarta-feira 07 2010f Abril 2010 06:29:48 AM

Grande janota de material



ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ccca » Quarta-feira 07 2010f Abril 2010 09:54:19 AM

zletcorsab escreveu:Grande janota de material
É por esse tipo de comentário que não vejo motivo para postar neste fórum.

Tem pouquíssimo material sobre preparação (ainda mais do GSi) e, quando se tenta algo, sempre aparece alguém desmerecendo. Mostre-me meia dúzia de tópicos bem detalhados e que ensinem a fazer com as próprias mãos. Eu procurei e não achei. Não achei sequer um manual de reparação e manutenção, com tabela de torques e especificações para montagem do motor por aqui. Estava disposto a digitalizar o que consegui ontem, mas pra que?

Realmente, é só uma lista de peças. :redhotevil:

Quem sabe dá uma olhada em http://www.fiat147turbo.blogspot.com e me diz se isso é o que tu diz ser...

Lamento. Podem trancar o tópico.



slater
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Quinta-feira 12 2005f Maio 2005 01:22:16 PM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por slater » Quarta-feira 07 2010f Abril 2010 09:29:39 PM

Cara, releve esses comentários q não acrescentam nada e continue postando, apesar de comentar pouco, estou acompanhando seu projeto, tbm sou fã de preparação, e ainda mais assim, de alto nível como a sua. Parabéns! ;)


Corsa Wagon GL 1.6
Imagem

Avatar do usuário
heldersk8
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Terça-feira 08 2009f Setembro 2009 10:28:37 AM
Localização: Campo Grande - MS
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por heldersk8 » Quinta-feira 08 2010f Abril 2010 09:13:21 AM

Pow cara não para o topico naum, ta show, quero saber mais sobre preparação, pois sou dono de um GSI tb e curto mto preparação...futuramente (ate final do ano) pretendo começar a preparar o meu GSI, colocar um turbo pra começar, depois quem sabe forjar motor e fazer uma coisa mais profissa....


Imagem

jakson_jr
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Sábado 12 2009f Setembro 2009 05:51:01 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jakson_jr » Quinta-feira 08 2010f Abril 2010 09:58:56 AM

Isso ae cara, não para de postar não, aposto que uma galera, assim como eu, estamos curiosos pra ver isso tudo montado e o resultado de todo o investimento, eu sou louco por preparação, queria tbm dar um UP na minha Pick up, mas não tenho $$$tempo$$$, hehehehehe......

abraço.....



fabio luiz fortes (logan)
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Sábado 06 2010f Fevereiro 2010 11:03:22 PM
Localização: Canoas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabio luiz fortes (logan) » Sexta-feira 16 2010f Abril 2010 08:17:52 AM

velho que esse vai se o gsi loko do rs.



Responder

Voltar para “Projeto e Preparação”