[ajuda]Urgente Cornetas queimando

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Avatar do usuário
José Rodolfo-dudu
:: ST ::
Mensagens: 946
Registrado em: Quarta-feira 20 2010f Janeiro 2010 10:19:57 PM
Localização: Dourados - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[ajuda]Urgente Cornetas queimando

Mensagem por José Rodolfo-dudu »

Galera to com uma seria duvida, bom ja é a terceira vez que minha cornetas queimam reparo,
são 4 cornetas 370 d250 a 8 ohm e 2 tweeter st304 8 ohm, elas estão ligadas assim

2 cornetas e 1 tweeter em paralelo (+/+ e -/-)
2 cornetas e 1 tweeter em paralelo (+/+ e -/-)
Estão ligadas em um modulo stetsom 600.2 600 rms

Por gentileza me informem se esta ligação esta certa ou se tem algum outro meio para melhorar meu som, pois ja num aquento mais compra reparo, ta me falindo ja, lembrando que cada driver das cornetas estão com 1 capacitor 2.2uf cada

Eu tenho outro modulo um bbuster 1600gl 400 rms, a qual estão ligado 2 sub de 12" roadstar bobina dupla 250 rms e 4 ohm cada, sei que eles no stetsom ficaria melhor so que ja fiz o teste e o bbuster libere graves mais firmes doq o stetsom...

Por favor galera que entende bem ae de som da uma dica ai no que seria necessario mudar ou como regular sertinho as meus modulos sei la, segue abaixo link com as configurações dos modulos...
stetsom
http://www.americanas.com.br/AcomProd/17278/345795
bbuster 1600gl
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 1600gl-_JM

abraçosss a todos
"Quem não tem dinheiro, corta as molas..."
Imagem
95/EFI, foto da evolução. http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=59920


Avatar do usuário
zehnobody
:: Millennium ::
Mensagens: 176
Registrado em: Quinta-feira 08 2009f Janeiro 2009 01:52:27 PM
Localização: Maringá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por zehnobody »

Cara, a primeira opção é um crossover , pois o capacitor deixa passar ainda muitas frequencias indesejaveis, o ideal é um corte de no minimo 12db, e o capacitor só oferece 6db de corte.

Outra coisa, verifique se seus capacitores são de 22uf 250v DESPOLARIZADOS , se for polarizado gera distorção e queima por distorção.

2,2uf é pra twiter +/- 4500hz 8ohms
22uf corta em 900hz +/- 8ohms


outra coisa é que parece que está aplicando potencia de +, se for as d250 pretinha da selenium 50rms pra cada ta bom d+.

Abraços.


rodrigao.dom
:: Wind ::
Mensagens: 47
Registrado em: Terça-feira 15 2009f Dezembro 2009 02:14:51 AM
Localização: Ibitinga - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rodrigao.dom »

Blz amigo? O que o zehnobody disse esta tudo correto, só tem mais uma coisa pra falar.
Como voce disse que esta ligado 2 bridge no modulo, ta dando uma diferencinha ai. O modulo seu toca em bridge só em 4 Ohms, e de acordo com a ligação que voce diz ter feito,esta dando 2.66 Ohms, ou seja, ta forçando tudo. Geralmente na voz, toca, mais quando aumenta muito o som, queima. Se for no grave, o modulo entra em proteção. abração.


rodrigao.dom
:: Wind ::
Mensagens: 47
Registrado em: Terça-feira 15 2009f Dezembro 2009 02:14:51 AM
Localização: Ibitinga - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rodrigao.dom »

Desculpa...vi o modulo errado ..esquece todas as coisas que falei...deve ser excesso de potencia mesmo e os capacitores. Abração


Avatar do usuário
José Rodolfo-dudu
:: ST ::
Mensagens: 946
Registrado em: Quarta-feira 20 2010f Janeiro 2010 10:19:57 PM
Localização: Dourados - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Rodolfo-dudu »

zehnobody escreveu:Cara, a primeira opção é um crossover , pois o capacitor deixa passar ainda muitas frequencias indesejaveis, o ideal é um corte de no minimo 12db, e o capacitor só oferece 6db de corte.

Outra coisa, verifique se seus capacitores são de 22uf 250v DESPOLARIZADOS , se for polarizado gera distorção e queima por distorção.

2,2uf é pra twiter +/- 4500hz 8ohms
22uf corta em 900hz +/- 8ohms


outra coisa é que parece que está aplicando potencia de +, se for as d250 pretinha da selenium 50rms pra cada ta bom d+.

Abraços.

Valew amigão, muito obrigado pela ajuda, sobre os capacitores sei que eles são de 22uf de 250v mais não tenho certeza se são polarizados ou despolarizados, hoje vou na eletronica comprar novamente os reparos e pergunto pra atendente, uma pergunta: vc falou que os capacitores cortam apenas 6db e o ideal seria 12db, se eu colocar dois capacitores em cada driver então, daria alguma diferença ou não? sei que o ideal seria o crossover mesmo ou no minimo um divisor de frequencias, mais no momento to sem $$$ para ambos... agradeço mais uma vez pela sua atenção...



Blz amigo? O que o zehnobody disse esta tudo correto, só tem mais uma coisa pra falar.
Como voce disse que esta ligado 2 bridge no modulo, ta dando uma diferencinha ai. O modulo seu toca em bridge só em 4 Ohms, e de acordo com a ligação que voce diz ter feito,esta dando 2.66 Ohms, ou seja, ta forçando tudo. Geralmente na voz, toca, mais quando aumenta muito o som, queima. Se for no grave, o modulo entra em proteção. abração.
Obrigado Rodrigão pela ajuda, realmente o falantes que estão ligados em bridge no modulo bbuste 1600gl. veja se esta correto:
Como os falantes são duas bobinas elas estao ligadas em serie cada falante, ai liguei os dois falante ++ e --juntos em uma saida do modulo em bridge, por gentileza verifique se esta correto ou se é melhor ligar um falante em cada saida bridge, ja que o modulo são de 4 canais sendo dois canal para bridge, eu to meio atrapalhado na hora de fazer a soma de impedancia, so que em releção a essa ligação dos falante, esta bom ate o som, ta com grave perfeito e não esta distorcendo nada o modulo não esquenta muito e ate agora nao armou a proteção toca de boa...
Sei que em termos de potencia o stetsom seria melhor para os falantes, so que eu ja fiz o teste e os falantes no stetsom não rendem como no bbuster, não da muito grave fica mais no medio, ja os falantes no bbuster da um graves de disparar alarmes kk

cara agradeço muito pelo orientação de vcsss.... abraçoss
"Quem não tem dinheiro, corta as molas..."
Imagem
95/EFI, foto da evolução. http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=59920


Avatar do usuário
José Rodolfo-dudu
:: ST ::
Mensagens: 946
Registrado em: Quarta-feira 20 2010f Janeiro 2010 10:19:57 PM
Localização: Dourados - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Rodolfo-dudu »

zehnobody escreveu:Cara, a primeira opção é um crossover , pois o capacitor deixa passar ainda muitas frequencias indesejaveis, o ideal é um corte de no minimo 12db, e o capacitor só oferece 6db de corte.

Outra coisa, verifique se seus capacitores são de 22uf 250v DESPOLARIZADOS , se for polarizado gera distorção e queima por distorção.

2,2uf é pra twiter +/- 4500hz 8ohms
22uf corta em 900hz +/- 8ohms


outra coisa é que parece que está aplicando potencia de +, se for as d250 pretinha da selenium 50rms pra cada ta bom d+.

Abraços.

Valew amigão, muito obrigado pela ajuda, sobre os capacitores sei que eles são de 22uf de 250v mais não tenho certeza se são polarizados ou despolarizados, hoje vou na eletronica comprar novamente os reparos e pergunto pra atendente, uma pergunta: vc falou que os capacitores cortam apenas 6db e o ideal seria 12db, se eu colocar dois capacitores em cada driver então, daria alguma diferença ou não? sei que o ideal seria o crossover mesmo ou no minimo um divisor de frequencias, mais no momento to sem $$$ para ambos... agradeço mais uma vez pela sua atenção...



Blz amigo? O que o zehnobody disse esta tudo correto, só tem mais uma coisa pra falar.
Como voce disse que esta ligado 2 bridge no modulo, ta dando uma diferencinha ai. O modulo seu toca em bridge só em 4 Ohms, e de acordo com a ligação que voce diz ter feito,esta dando 2.66 Ohms, ou seja, ta forçando tudo. Geralmente na voz, toca, mais quando aumenta muito o som, queima. Se for no grave, o modulo entra em proteção. abração.
Obrigado Rodrigão pela ajuda, realmente o falantes que estão ligados em bridge no modulo bbuste 1600gl. veja se esta correto:
Como os falantes são duas bobinas elas estao ligadas em serie cada falante, ai liguei os dois falante ++ e --juntos em uma saida do modulo em bridge, por gentileza verifique se esta correto ou se é melhor ligar um falante em cada saida bridge, ja que o modulo são de 4 canais sendo dois canal para bridge, eu to meio atrapalhado na hora de fazer a soma de impedancia, so que em releção a essa ligação dos falante, esta bom ate o som, ta com grave perfeito e não esta distorcendo nada o modulo não esquenta muito e ate agora nao armou a proteção toca de boa...
Sei que em termos de potencia o stetsom seria melhor para os falantes, so que eu ja fiz o teste e os falantes no stetsom não rendem como no bbuster, não da muito grave fica mais no medio, ja os falantes no bbuster da um graves de disparar alarmes kk

cara agradeço muito pelo orientação de vcsss.... abraçoss
"Quem não tem dinheiro, corta as molas..."
Imagem
95/EFI, foto da evolução. http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=59920


Avatar do usuário
zehnobody
:: Millennium ::
Mensagens: 176
Registrado em: Quinta-feira 08 2009f Janeiro 2009 01:52:27 PM
Localização: Maringá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por zehnobody »

Amigo, só um detalhe, capacitor é um por driver , 22uf 250v despolarizado, pra dar esse corte de +/- 900hz, é 6db de corte quebra galho, no meu som utilizo um cross baratim (bx-55 da boss) de 12db + o capacitor.


tem um ótimo artigo sobre corte utilizando capacitores aqui (no pdf tem a tabela de utilização): http://www.qgdaluz.com.br/Apostilas%20e ... o%2001.pdf


Avatar do usuário
José Rodolfo-dudu
:: ST ::
Mensagens: 946
Registrado em: Quarta-feira 20 2010f Janeiro 2010 10:19:57 PM
Localização: Dourados - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Rodolfo-dudu »

zehnobody escreveu:Amigo, só um detalhe, capacitor é um por driver , 22uf 250v despolarizado, pra dar esse corte de +/- 900hz, é 6db de corte quebra galho, no meu som utilizo um cross baratim (bx-55 da boss) de 12db + o capacitor.


tem um ótimo artigo sobre corte utilizando capacitores aqui (no pdf tem a tabela de utilização): http://www.qgdaluz.com.br/Apostilas%20e ... o%2001.pdf
Valeu cara seu artigo me tirou muitas duvidas, vou fazer um esforço pra comprar esse cross, porq pelo oq pude notar meus capacitores estão corretos então, deve ser a regulagem do modulo que pode estar passando frequencia inadequadra, por enquanto estou aguardando o reparos chegarem, pois nao tem em nenhuma eletronica aqui ja faz tres semanas que estou sem.

obrigado!!!!
"Quem não tem dinheiro, corta as molas..."
Imagem
95/EFI, foto da evolução. http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=59920


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”