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[PROJETO] - MOTOR PREPARADO -Cabeçote, bloco, pistão e biela

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
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marcelmm
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Mensagem por marcelmm »

aí galera, valeu pela força...
as coisas não sairam como eu esperava... saíram melhores! hahaha
agora acredito naquele ditado: HÁ MALES QUE VEM PARA O BEM!!!
Vou contar o que aconteceu:

No meio do mes de Dezembro tive que encostar o carro na oficina para trocar a junta do cabeçote, em razão do carro estar superaquecendo e etc... Aproveitei a oportunidade e mandei preparar o cabeçote. Levei-o à retífica especializada em preparação para polir dutos, angular sede de válvula e retrabalhar guias e rebaixar um pouco. Até então, o projeto era apenas esse: melhorar um pouco o desempenho do meu motor 1.6.

Pois bem, cabeçote pronto, sistema de arrefecimento limpo e em ordem, motor montado.
Primeiro dia com o carro. Hora de acertar (Obs.: já estava com escape dimensionado 4x1 e álcool, com bomba de combustível do astra flex e bicos do astra 2.0 gasolina, de 35ml na linha comandados por uma dosadora DS, aquelas "originais" que regulam pressão).
Tomei por base a preparação básica do cabeçote: mais admissão mais saída, logo, necessidade de mais combustível. Assim o fiz, primeiramente aumentei em 0,3 BAR a pressão de combustível e acelerei pra ver como ficou. Nesse instante, senti o carro "pedindo" mais "cana". Subi mais 0,3 BAR a pressão, totalizando 3,5 BAR de pressão (pouca pressão devido aos bicos de 35ml).

Tudo ajustado, acelerei. Senti que o carro melhorou um pouco. Quando parei no sinal vermelho, aproveitei para "arrancar" e ver como tinha ficado. Nesse instante, o carro "amarrou" e começou a fazer um barulho estranho. Logo percebi que era alguma coisa na parte de baixo. Algo estava errado.

Na mesma noite, tiramos a tampa de válvula na esperança de ser algum "balancim" quebrado. Ilusão. Era algum problema lá dentro do bloco. Ele estava andando, mas fazia um barulho muito feio e alto que dava medo!!! Fui embora de guincho. No outro dia cedo, o guincho descarregou o carro na oficina e constatamos o problema. Como houve aumento na taxa de compressão, e o motor contava lá com seus 90 mil KM, uma das bronzinas (casquilhos) do pistão 3 não aguentou e acabou "rodando". O resultado: pistão subiu demais e ficou batendo no cabeçote. Olha o estado da bronzina:

[/img]http://www.arrancadams.kit.net/bronzina.jpg[/img]

Por sorte não empenou válvula e no pistão ficou apenas uma marquinha quase imperceptível do choque dele com a "bolinha" da rosca da vela e ficou também uma marca que quase passou despercebida, que era da válvula.

Quando ví o que tinha acontecido, fiquei assustado e me penitenciando: "porque fui faze essa CENSURADO de cabeçote... não devia ter mexido..." etc...

O resultado, foi uma biela pro saco e o virabrequim com passe de 0,75 no mínimo. Começou então a jornada para encontrar a "mosca branca de olhos azuis" que é o virabrequim stander e UMA biela do corsa 1.6. Nisso, já se aproximava o natal, os feriados e a minha viajem, que já estava programada.

Por sorte, encontrei um virabrequim stander, levei-o à oficina e fui viajar no outro dia cedo.
Veio Natal e dois dias depois, entro no orkut e vejo um recado do mecanico: KD VC? PRECISO FALAR COM VC. Pensei: deu CENSURADO. Dito e feito, o virabrequim era da montana 1.8 e não dava certo porque o pistão do 1.6 é mais alto e sairia fora do bloco. CARACA... e agora?

Como estava longe de casa, pensei em pedir para o mecânico fazer a correria pra mim atras do virabrequim, até que surgiu a idéia: se o vira ja está lá, porque não as bielas e os pistões do 1.8 também???

Eu já havia medido as válvulas do cabeçote da montana 1.8 para ver se compensava trocar ou preparar o meu e descobri que elas eram do mesmo tamanho. Não tive dúvidas. Peguei o telefone e retornei para o mecânico e troquei idéia com ele sobre arrombar o bloco e ajustar mancal para adaptar o "miolo" 1.8.

Conversa vai, conversa vem, ele falou: pera um poco, tenho 1 pistão de montana aqui, liga daqui uns 10 minutos. Retornei a ligação e ele me disse que só de olhar ele percebeu que dava certo, mas que ia levar lá na retífica pra medir tudo certinho pra ver se dava tudo certo mesmo e perguntou que se desse tudo certo, se poderia fazer. AUTORIZEI e seja o que Deus quiser!

Aproveitei minhas férias, mas confesso que fiquei com a cabeça lá naquele motor hahahaha...

Passado uns 5 dias, liguei para saber como estava indo tudo e fiquei surpreso ao saber que ja estava tudo pronto e que o mecanico tinha saído pra dar uma volta para testar o carro, ver se não ficou "grilando", etc...

Quando voltei de viajem, fui logo buscar o carro pra ver como tinha ficado e me surpreendi...
Ficou melhor do que eu esperava. Assim, não ficou um carro forte ao ponto de andar com os TURBOS da vida, mas ficou um carro gostoso, que vc pisa e ele responde, assim como tabém ficou um carro muito bom de se andar "de boa", pois não "engasga", não falha, etc... e o melhor de tudo: é um motor original, que atualmente já está com mais de 1.000KM rodado e faz cerca de 6.8... 7.0 KM/L de álcool. Com 25 litros eu rodo 170km.

Não sei quantos CV de potência aumentaram com esse UP, mas sei que o custo X benefício foi muito bom. Meu amigo tem um Civic Si com escape SKUNK 2 e aceleramos para ver o que dava... arrancamos juntos e até 130km/h (cerca de 300 metros) eu fico na frente dele e olha que o cara sabe mandar bem no Civic. Depois disso, o civic vai embora, LÓGICO hehehe. Afinal, são mais de 200cv ali né... 192 original + 5cv da PODIUM + uns 10cv do escape SKUNK.

Confiram o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=JIgo5z0zuEs

Se alguém tiver em mente a realização de planos de SET parecido, dou total apoio e to a disposição para dúvidas.

IMPORTANTE: saibam onde mexer!! Eu confio plenamente nesse mecâncio pois ele tem anos e anos de preparação em turbo e aspirado. É um dos melhores preparadores aqui da minha cidade, isso se não for o melhor!! Há controvérsias!
E quanto a retífica, eu conheço o pessoal e sei que eles mandam bem em preparação também.

Por fim, era isso que tinha pra contar! desculpe pelo LIVROOOO, mas sou detalhista e acho que contar os detalhes é crucial para alguém na mesma situação, e é bom porque levo em consideração a ajuda que o pessoal aqui do fórum presta aos usuários!
Obrigado.


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SemControle
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Mensagem por SemControle »

adorei, so vou mover pra preparacao, pq é digna de uma preparacao...
achei surpreendente andar junto com o si q é forte pra danar


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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guilherme_sonorização
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Mensagem por guilherme_sonorização »

Bela historia mano, a minha começõu exatamente assim, meus retentores de valvula foram pro saco, mas continuei andando com o carro até a junta morrer tambem, ai fiz a parte de cima, mas nem mexi muito, apenas rebaixei o cabeçote (ele ja havia sido mexido alguma coisa pelo outro dono, deve ter dado quase 2mm de rebaixamento) ai montei o carro, ja ficou bem mais esperto e tal, só que peguei o carro demanha, e denoite, no mesmo dia, a parte de baixo foi pro vinagre ehehe, 2 bielas, bronzina e outras coisitas mas hehe, ai a ideia foi a mesma da sua, passar pra 1.8, poremmmm, resolvi ligar o CENSURADO hehe e comprei um motor 2.4 que meu amigo tinha parado hehe, mas me admirei que sua historia começou identica a minha hehe

abraço


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leosk8board
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Mensagem por leosk8board »

posta ai um videozinho no "dinamometro" p/ gente dar uma sacada!


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marcelmm
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Mensagem por marcelmm »

Dia 20 de março agora vai ter um Dynoday aqui na minha cidade... vou passar pra ver quantos CV renderam... mas creio que deva estar com uns 120cv no MÁXIMO, pois ANTES de eu fazer tudo isso, rodava com ela na gasolina e só com o dimensionado e SEM FILTRO... e
me rendeu 105cv contra os 92 originais... 13 cavalos só de escape e filtro.
Agora eu não sei, mas se der 115, 120cv ja ta de bom tamanho.
Também tem a relação PESO X POTÊNCIA, muito embora o Civic Si pese apenas 370 KG a mais do que a pickup corsa. Mas eu gostei mesmo é de PULAR na frente dele e lá ficar até 140km/ hauhauhauhuahua
:D
[]´s


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