[DÚVIDA] - Como realizar a retifica do motor em casa?

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lipe_caipira
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[DÚVIDA] - Como realizar a retifica do motor em casa?

Mensagem por lipe_caipira »

Aeee galera blz ???

bom...to pensando em fazer o motor do corsa em ksa msm...colocar em pratica meu rotulo de mecanico que nunca usei...rsrsrs...

mas para isso estou precisando da ajuda de vc's...se alguem puder eh claro....

o serviço não sera muito complicado...vou retirar cabeçote, pistões e bielas...com a intenção de mandar o cabeçote para retifica e substituir aneis, bronzinas de biela, carter e juntas...tudo sem retirar o bloco do lugar...

bom...para isso to precisando saber qual o torque dos parafusos do cabeçote e da biela...

e saber se alguem ai tem alguma dica para me dar...ou ateh msm critica...

vou montar um book da operação e vou postando aqui conforme o tempo for deixando...

espero poder contar com ajudas...

abs a todos...


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Silvio Junior
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Mensagem por Silvio Junior »

Vc fez senai na CPTM neh, rsrs

Lembra da galera??

Abç





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lipe_caipira
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Mensagem por lipe_caipira »

Silvio Junior escreveu:Vc fez senai na CPTM neh, rsrs

Lembra da galera??

Abç
eu msm...to ai na area...

e vc...??? soh me lembro de um silvio que era da turma antes da minha ??? eh vc msm ???

Abs


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SemControle
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Mensagem por SemControle »

temos o pesquisar, temos materias tecnicas e temos solucoes tmb é so procurar

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=52693


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lipe_caipira
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Mensagem por lipe_caipira »

SemControle escreveu:temos o pesquisar, temos materias tecnicas e temos solucoes tmb é so procurar

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=52693
vlw pela dica...naum tinha me atentado a esse detalhe...

abs...


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SemControle
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Mensagem por SemControle »

ja coloquei o endereco do topico pq é um topico meio morto, dificil alguem fazer um servico de retirada e colocação do cabecote em casa, agora o das bielas eu nao sei nao


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lipe_caipira
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Mensagem por lipe_caipira »

SemControle escreveu:ja coloquei o endereco do topico pq é um topico meio morto, dificil alguem fazer um servico de retirada e colocação do cabecote em casa, agora o das bielas eu nao sei nao
owww...mas jah deu moh adianto...jah ateh passei um e-mail para o leandro, pra ver se ele tem mais alguma coisa para me ajudar...

e se mais alguem tiver informações...to no aguardo...rsrsrs...

espero ver meu carro ligado de novo...rsrsrs...e pelas minhas mãos....a pura medicina caseira...rsrsrsr...


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SemControle
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Mensagem por SemControle »

se fosse mais proximo eu até participaria desse processo


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lipe_caipira
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Mensagem por lipe_caipira »

SemControle escreveu:se fosse mais proximo eu até participaria desse processo
opa....mas td isso sera feito na Lapa...vou desmontar no meu trampo....qualquer coisas eh soh dar um toque...

agora soh mais uma coisa q eu não achei aqui no forum...

Para trocar a junta original de cortiça pela de metal dos motores flex 1.8...tenho q mexer alguma coisa no cabeçote ???

abs


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SemControle
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Mensagem por SemControle »

pode trocar, so nao sei se a do 1.8 é totalmente compativel, parece q tem flexpower ou vhc q serve certinho, nao esquece de buretar pra ver a taxa como vai ficar


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wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

lipe_caipira escreveu:
SemControle escreveu:se fosse mais proximo eu até participaria desse processo
opa....mas td isso sera feito na Lapa...vou desmontar no meu trampo....qualquer coisas eh soh dar um toque...

agora soh mais uma coisa q eu não achei aqui no forum...

Para trocar a junta original de cortiça pela de metal dos motores flex 1.8...tenho q mexer alguma coisa no cabeçote ???

abs
Pode usar a de metal sim, dá certo e não tem que fazer nada. Uso na minha picape, mas nela tirei a parte de metal para dar mais taxa, se vc usar a junta completa que possui duas camadas externas de "plástico" e a parte de metal no meio, vai destaxar seu motor.





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Silvio Junior
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Mensagem por Silvio Junior »

lipe_caipira escreveu:
Silvio Junior escreveu:Vc fez senai na CPTM neh, rsrs

Lembra da galera??

Abç
eu msm...to ai na area...

e vc...??? soh me lembro de um silvio que era da turma antes da minha ??? eh vc msm ???

Abs
Entao mano...

sou eu mesmo, hehe

nem sabia q vc era membro daki...

ja faz tempo q vc eh membro???





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lipe_caipira
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Mensagem por lipe_caipira »

Silvio Junior escreveu:
lipe_caipira escreveu:
Silvio Junior escreveu:Vc fez senai na CPTM neh, rsrs

Lembra da galera??

Abç
eu msm...to ai na area...

e vc...??? soh me lembro de um silvio que era da turma antes da minha ??? eh vc msm ???

Abs
Entao mano...

sou eu mesmo, hehe

nem sabia q vc era membro daki...

ja faz tempo q vc eh membro???
faz pouco mais de 2 anos...

e vc vai aos encontros ???

nunca nos vimos...

abs


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lipe_caipira
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Mensagem por lipe_caipira »

wevertonvb escreveu:
lipe_caipira escreveu:
SemControle escreveu:se fosse mais proximo eu até participaria desse processo
opa....mas td isso sera feito na Lapa...vou desmontar no meu trampo....qualquer coisas eh soh dar um toque...

agora soh mais uma coisa q eu não achei aqui no forum...

Para trocar a junta original de cortiça pela de metal dos motores flex 1.8...tenho q mexer alguma coisa no cabeçote ???

abs
Pode usar a de metal sim, dá certo e não tem que fazer nada. Uso na minha picape, mas nela tirei a parte de metal para dar mais taxa, se vc usar a junta completa que possui duas camadas externas de "plástico" e a parte de metal no meio, vai destaxar seu motor.
cara...desculpa mas naum entendi direito...

vc tirou a parte metalica ???

ai ficou soh o plastico ???

mas a ideia naum eh deixar justamente o metal ???

vlw pela força ...

abs


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wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

lipe_caipira escreveu:
cara...desculpa mas naum entendi direito...

vc tirou a parte metalica ???

ai ficou soh o plastico ???

mas a ideia naum eh deixar justamente o metal ???

vlw pela força ...

abs
Isso mesmo. Depende de qual a sua intenção. Como a minha era aumentar a taxa de compressão, economizando no plainamento do cabeçote, coloquei as duas faces externas da junta que é mais fina do que a junta original. Agora se o objetivo é aumetar a resistência nessa área, deixa a parte de metal, mas saiba que vai destaxar seu motor. Lembrando que o que veda mesmo os canais de resfriamentto e lubrificação, enfim o que veda o cabeçote são as faces externas de "plástico".

A junta original de "papel" tem 1,3 mm.

A Junta de metal (3 folhas) - Camada 1 - 0,4 mm; Camada 2 (metal) - 0,8mm; Camada 3 - 0,4 mm - Total - 1,6 mm.

No meu caso, diminui 0,5 mm de altura, usando só as duas faces da junta de metal o que aumentou a taxa em 0,46 pontos.

Se usar a folha toda, aumenta-se a altura 0,3 mm, diminuindo a taxa em 0,25 ponto, ou seja, no original cai de 9,4:1 para 9,15:1.

Minha picape usa 12,8:1 de taxa, 2,3 mm rebaixado no cabeçote e 0,5 na junta.

Qualquer dúvida estamos ai.





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lipe_caipira
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Mensagem por lipe_caipira »

wevertonvb escreveu:
lipe_caipira escreveu:
cara...desculpa mas naum entendi direito...

vc tirou a parte metalica ???

ai ficou soh o plastico ???

mas a ideia naum eh deixar justamente o metal ???

vlw pela força ...

abs
Isso mesmo. Depende de qual a sua intenção. Como a minha era aumentar a taxa de compressão, economizando no plainamento do cabeçote, coloquei as duas faces externas da junta que é mais fina do que a junta original. Agora se o objetivo é aumetar a resistência nessa área, deixa a parte de metal, mas saiba que vai destaxar seu motor. Lembrando que o que veda mesmo os canais de resfriamentto e lubrificação, enfim o que veda o cabeçote são as faces externas de "plástico".

A junta original de "papel" tem 1,3 mm.

A Junta de metal (3 folhas) - Camada 1 - 0,4 mm; Camada 2 (metal) - 0,8mm; Camada 3 - 0,4 mm - Total - 1,6 mm.

No meu caso, diminui 0,5 mm de altura, usando só as duas faces da junta de metal o que aumentou a taxa em 0,46 pontos.

Se usar a folha toda, aumenta-se a altura 0,3 mm, diminuindo a taxa em 0,25 ponto, ou seja, no original cai de 9,4:1 para 9,15:1.

Minha picape usa 12,8:1 de taxa, 2,3 mm rebaixado no cabeçote e 0,5 na junta.

Qualquer dúvida estamos ai.
isso eh q eh informação de qualidade...rsrsrrs..

vlw pelas dicas...

com isso, vou montar com a parte metalica, pois a intenção eh por um kit turbo mais pra frente...

Vlw...Domingo começo a desmontagem...


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lipe_caipira
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Mensagem por lipe_caipira »

salve galera...

serviço de desmontagem concluido...

depois de um dia inteiro de serviço...das 8 ateh as 17 (dava ateh para bater cartão...rsrsrs)...consegui desmontar todo o motor...

um serviço realmente duro, mas divertido...a peça que mais deu trabalho foi a polia fonica (não queria sair nem na marretada) o restante foi tranquilo...

naõ sobrou peça sobre peça...e infelizmente fui surpreendido por um belo degrau e um risco no cilindro 4....mas bola pra frente...

agora vou dar uma lavada no cofre...que está muito sujo...e dar uma organizada na fiação da injeção....dar uma embelezada...

amanha irei levar bloco e cabeçote para a retifica e comprar parte das peças...se td der certo na quinta feira começo a montar o motor de novo...e tomara que ele ligue...rsrsrs..

tirei bastante fotos...mas no meu trampo não consigo entrar no photobucket, em ksa eu posto elas...

bom...vlw pela força de todos...


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lipe_caipira
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Mensagem por lipe_caipira »

e ai galera...segue abaixo as fotos...


O começo...

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sem velas, protteção do coletor, flauta e mangueiras...

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A correia dentada...

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Correias e polias desmontadas...

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Cabeçote com os coletores...

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Bloco com os pistões...tudo muito sujo...

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Bloco sem os pistões 1,2 e 3...o cilindro 4 esta com um degrau taum grande que nem saiu o pistão...

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Os pistões...

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As peças...

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Bom espero que tenham gostado...

Se Deus quiser...na sexta feira começo postar fotos da montagem...

abs


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