Chip Obrigatorio no carros e motos....

Responder
Avatar do usuário
nando965
:: Champ ::
Mensagens: 490
Registrado em: Segunda-feira 22 2008f Setembro 2008 01:00:07 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Chip Obrigatorio no carros e motos....

Mensagem por nando965 »

Sistema de identificação de carros por chip vai começar a operar!
publicado em 17/10/2007

Tudo sobre eletro-eletrônicos!

O sistema RFID (Radio Frequency Identification) será implantando em todos os carros do Brasil a partir de 2008.

O Sistema Nacional de Identificação Veicular (Siniav) foi criado a partir da Resolução 212, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e oficializado no dia 13 de novembro do ano passado. A lei determina que até 2011 todos os carros da frota nacional estejam com a identificação eletrônica.

Pioneirismo do Brasil
O Brasil é pioneiro na implantação maciça e obrigatória desse sistema. São Paulo será o primeiro Estado a adotá-lo. O sistema é composto por uma pequena placa eletrônica (onde está o minúsculo chip) instalada no vidro dianteiro do veículo e em outro local nas motocicletas.

Primeiro em São Paulo
Antenas espalhadas pela cidade de São Paulo (2.500) irão identificar o código do veículo. Todos os veículos paulistas com licenciamento em dia devem ser identificados até maio de 2009. O chip irá conter o código do Renavam, placa e números do chassi.

Os motoristas paulistas não terão que pagar pelo chip, e a tendência é que a instalação em todo país também seja gratuita, apesar da resolução do Contran não determinar quem paga a conta.

Mais controle e segurança
Os carros roubados, que estão com impostos atrasados, com multas e problemas no licenciamento serão identificados. A medida será uma ferramenta de segurança e controle dos motoristas e dará mais condições ao planejamento do tráfego. O sistema irá fornecer informações para o banco de dados nacional sobre veículos irregulares e roubados.

Obrigatoriedade
O uso do chip será obrigatório em todo o território nacional, variando somente os prazos de estado para estado. O sistema será instalado em todo país a partir de maio de 2008 e finalizado em novembro de 2011.

Quem não regularizar seu veículo até a data que os Detrans estaduais estipularem, será multado em infração grave de R$ 126,69, mais 5 pontos na CNH e retenção do veículo para regularização. Veículos novos receberão os chips no licenciamento.

Violação do sistema
Segundo a resolução, o chip deverá ser fixado de maneira que seja inutilizado quando alguém tentar removê-lo. Os sistemas em cada estado podem ser diferentes, mas irão obedecer a um mesmo protocolo de comunicação.

Um terço da memória do chip será destinado à iniciativa privada. Através de convênios com os Detrans, as empresas poderão fornecer serviços, como pagamento de pedágios e rastreamento de veículos. Esta tecnologia já funciona através do sistema de cobrança “Sem Parar”, das rodovias pedagiadas do estado de São Paulo.

Polêmica
A clonagem das etiquetas eletrônicas é uma preocupação dos motoristas. A possibilidade de clonagem existe, mas é muito difícil porque a transmissão de dados é criptografada. Outra questão que existe, é a possibilidade de ladrões conseguirem retirar o chip do pára-brisa sem inutilizá-lo ou remover o pára-brisa e colocá-lo em outro veículo.

Estas preocupações poderão ter fundamento ou não, só depois que o sistema estiver funcionando regularmente. Vale dizer que a tecnologia RFID não é nova, e que em todo o mundo existem aplicações diferentes para ela, como na logística, por exemplo.


Texto: Gisele Galvão, da Equipe MotorClube
Avatar do usuário
Trick
:: Champ ::
Mensagens: 478
Registrado em: Quarta-feira 25 2008f Junho 2008 12:40:33 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Trick »

Interessante, mas até ai só vi benefícios ao governo mais uma vez. Em caso de assalto os bandidos violaram o chip e pronto. Passaram normalmente com o veículo sem que seja localizado. Vão para um desmanche e já era. O governo só pensa em tirar dinheiro do povo. Tudo isso so vai piorar as coisas. Com o tempo vão reduzir o número de blitz já que o chip por si só já faz o trabalho por eles. E infelizmente a tecnologia tem falhas, não irá demorar muito tempo para burlar o sistema. e lá vão outros "milhões" investidos, para mais uma tentativa do governo de tirar o suado dinheiro da maioria. Seria muito mais fácil os carros saírem de fábrica com rastreadores chumbados na lataria.

No meu ponto de vista o governo NUNCA acerta. São diversas idéias incompetentes, que até uma criança de 11 anos teria. Se todas as exigencias que iniciam, fosse primeiramente impostas a eles acredito que o brasil iria a frente. Começando pelo concurso público a cargos eleitorais. Só quem passasse no concurso, iria a votação popular. Acredito que teriamos no máximo 2 candidatos a vereador.

Desculpa a revolta pessoal. um forte abraço a todos
rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Olha, está em fase de implantação o plano nacional dos governos para esfolar vivo os donos de veículos.

Esse chip aí é mais um passo pra chegar na concretização do plano.

Olha só, já pagamos IPVA, DPVAT, Licenciamento, vistoria, inspeção veicular, 40% de carga tributária no carro novo, sem falar na indústria das multas. E ainda tem a manutenção dos veículos, que conta com peças caríssimas e mão de obra quase sempre desqualificada.

É claro que recebemos em troca excelentes ruas para trafegar, segurança total para estacionar nossos veículos nas ruas, 100% de garantia de que o combustível que compramos é de ótima qualidade e a certeza de que as vias estão sempre sem trânsito.

Ter carro nesse país é padecer no inferno.

Rogério.
phenrique79
:: Classic ::
Mensagens: 1472
Registrado em: Segunda-feira 14 2007f Maio 2007 05:13:48 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por phenrique79 »

Trick escreveu:...Começando pelo concurso público a cargos eleitorais. Só quem passasse no concurso, iria a votação popular. Acredito que teriamos no máximo 2 candidatos a vereador...
Caraca isto seria um MUNDO PERFEITO!

Há muito tempo que já penso assim e acredito que isto é uma utopia!!!

Amanhã devo pegar o meu Corsa na concessionária e postarei a veracidade desse tal chip, já que ele foi emplacado em SP. Acho que ainda não colocaram isto em prética!

Abraços
Pedro Henrique
phenrique79508@gmail.com
Garagem: 1ZZ-FBE, MR18DE, 4NK, JF25E.
phenrique79
:: Classic ::
Mensagens: 1472
Registrado em: Segunda-feira 14 2007f Maio 2007 05:13:48 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por phenrique79 »

Peguei o carro e veio sem chip!

Ele foi emplacado em SP!
Pedro Henrique
phenrique79508@gmail.com
Garagem: 1ZZ-FBE, MR18DE, 4NK, JF25E.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Rio de Janeiro”