[SOLUÇÃO] - Ligar Aviso Luminoso de Cinto de Segurança Solto

Responder
Daniel®
:: GLS ::
Mensagens: 1825
Registrado em: Segunda-feira 07 2008f Janeiro 2008 08:19:41 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Daniel® »

vo desmontar a fivela do cinto do banco de tras pra ficar mais facil de imaginar o projeto.
qdo eu tiver algo mais concreto, volto a postar aqui.
Pics Do Meu Corsa Classic Spirit Preto 2007
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=52326
Avatar do usuário
WJUNIOR
:: Moderador ::
Mensagens: 1628
Registrado em: Sábado 02 2007f Junho 2007 08:55:23 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012
Contato:

Mensagem por WJUNIOR »

Olá de novo rapazes,

como podem ver, não é muito fácil encontrar os pontos de conexão pro(s) LED(s) do cinto de segurança do motorista...

Soldei um LED de 3mm no local sendo o positivo do LED do lado direito (todos eles estavam nesta posição): http://www.postimage.org/Ts1Sqhni.jpg

Não acho legal puxar um par de fios "ambulantes" pelo lado direito do motorista, então:

Sugiro utilizarmos um REED SWITCH (chave magnética de vidro) instalado "na coluna" do lado esquerdo do motorista que quando aproximamos um ímã (tb está na foto) elle fecha o contato (acendendo assim o LED) e quando afastarmos o ímã (colado no cinto de segurança);

No circuito estão localizados os 2 pontos do conector (pino 3 negativo do LED e pino 24 positivo) basta ler dentro do conector azul os números 1 à 16 e 17 à 32;

A alimentação que usei foi uma fonte de bancada regulada com 4Volts para testar os LEDs,
mas imagino que um resistor de 1Kohm seja ideal para não queimar o LED em 12Volts;

Gostaria de mais sugestões para a instalação da ampola sensora magnética (Reed Swich), uma vez que pretendo puxar um par de fios pela lateral inferior do motorista até a base interna do cinto;

em seguida posto mais fotos com mais detalhes.
abraço e bom proveito!
Editado pela última vez por WJUNIOR em Terça-feira 10 2012f Janeiro 2012 05:33:13 PM, em um total de 2 vezes.
Daniel®
:: GLS ::
Mensagens: 1825
Registrado em: Segunda-feira 07 2008f Janeiro 2008 08:19:41 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Daniel® »

wjunior escreveu:Imagem
vai ae uma imagem de um reed switch
Imagem

"Este tipo de relê é usado em alarmes. É formado por duas lâminas dentro de um tubinho de vidro. Aproximando um imã do tubinho, as lâminas encostam e ligam o circuito. Retirando o imã as lâminas desfazem o contato"

o problema é conseguir encaixar um switch desse dentro da caixinha da fivela do cinto e um local para o imã.

acho q é mais facil arrumar um micro switch NF e dar um jeito de encaixar dentro. pq eu abri um e vi q o espaço pra encaixar algo dentro é mto reduzido.
Pics Do Meu Corsa Classic Spirit Preto 2007
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=52326
Avatar do usuário
WJUNIOR
:: Moderador ::
Mensagens: 1628
Registrado em: Sábado 02 2007f Junho 2007 08:55:23 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012
Contato:

Mensagem por WJUNIOR »

Olá de novo PessoALL,
aqui estão as fotos do meu painel com LEDS

neste caso, reparem no LED amarelo (a direita) aviso do cinto de segurança solto
Imagem
como na imagem (da placa abaixo), soldei o led amarelo no meu painel usando um resistor de 470ohms no lugar do fiozinho amarelo (abaixo do LED) e nos contatos 3(-) e 24(+) liguei em 12V.

Imagem

Imagem

aqui vcs podem ver os fios que alimentam os leds: Cinto(cabinho cinza (era usado em áudio de drives de CDROM de computadores)) os fios verde e amarelo são das luzes de neblina...
Imagem

OBS: experimentem aproveitar este cabinho de CDROM de quatro fios (desmontem as pontas sem cortar os conectores q eles encaixarão feitamente no conector/chicote no carro)
Imagem
Editado pela última vez por WJUNIOR em Terça-feira 10 2012f Janeiro 2012 05:38:34 PM, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
WJUNIOR
:: Moderador ::
Mensagens: 1628
Registrado em: Sábado 02 2007f Junho 2007 08:55:23 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012
Contato:

Mensagem por WJUNIOR »

Amigos, fiz um esquema junto com um outro técnico em eletrônica:
Este circuito deverá manter o LED (de aviso do cinto solto) aceso por alguns segundos (acho que uns 10s no máximo), que é suficiente para que o motorista possa lembrar de afivelar o(s) cinto(s).
Assim, evitamos fios passando até o banco do motorista e sem falar de ter de mexer em peças delicadas que possam comprometer a segurança do veículo.
Imagem
Só falta calcular os valores de carga/descarga do capacitor. Se algum membro quiser e/ou puder colaborar, aí está a chance!
Forte abraço,
WJunior
Clique na foto abaixo p/ conhecer meu Classic LTZ personalizado:Imagem
dionempires
:: Piquet ::
Mensagens: 208
Registrado em: Terça-feira 17 2007f Julho 2007 11:46:56 AM
Localização: Goiatuba - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por dionempires »

o meu tá com a fiação já pronta
é o fio do negativo do lado do tensionador do cinto só falta a maneira de como ligar
Corsa Super 98 1.0 Completo
Troca-ló? Jamais carros populares novos são descartavéis e bebem demais
Daniel®
:: GLS ::
Mensagens: 1825
Registrado em: Segunda-feira 07 2008f Janeiro 2008 08:19:41 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Daniel® »

WJUNIOR escreveu:Amigos, fiz um esquema junto com um outro técnico em eletrônica:
Este circuito deverá manter o LED (de aviso do cinto solto) aceso por alguns segundos (acho que uns 10s no máximo), que é suficiente para que o motorista possa lembrar de afivelar o(s) cinto(s).
Assim, evitamos fios passando até o banco do motorista e sem falar de ter de mexer em peças delicadas que possam comprometer a segurança do veículo.
Imagem
Só falta calcular os valores de carga/descarga do capacitor. Se algum membro quiser e/ou puder colaborar, aí está a chance!
Forte abraço,
WJunior
cara, show de bola esse esquema q vc montou. mas e no afivelador do cinto? ja fez o esquema ou ainda so fez do painel?
e sobre o capacitor, cada um pode escolher o tamanho q quer. assim o tempo q ele fica aceso varia como a pessoa quer.
ou entao, como eu estava pensando em fazer, deixar ele aceso direto e so apagar qdo afivelar o cinto de segurança. igual ao do civic. so apaga qdo coloca o cinto.
mas parabens pelo esquema feito!!!
Pics Do Meu Corsa Classic Spirit Preto 2007
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=52326
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Senhores,

Terminem este tópico que com certeza será um belo tutotrial depois.

Aguardamos a finalização.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
ALEX_BHZ
:: Maxx ::
Mensagens: 3545
Registrado em: Quinta-feira 21 2010f Janeiro 2010 02:33:18 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ALEX_BHZ »

Pessoal,

To acompanhando, pois pretendo realizar esse up muito interessante!
brunoborga
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Quarta-feira 10 2010f Março 2010 01:33:13 PM
Localização: Maringá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brunoborga »

ola pessoal como hoje tava sem fazer nada, resolvi tirar o meu velocimetro para limpalo por dentro pois havia uma sujeira que me incomodava.
eu ja tinha lido esse topico e resolvi dar uma olhada se teria essa luz no meu painel, mas como é o simples sem contra giro nao tem, mas sim uma luz de um homenzinho com cinto e uma bola na frente, alguem sabe dizer oq é esse simbolo?? e ja tem a lampada e o fio ligado no borne. quem sabe se for interresante eu ligo...
aguardo.
Corsa sedan premium 1.4 econoflex

esse vai deixar saudade
Corsa Super MPFI 1.0 97/97  branco



http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 222#588222
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Personalização”