Pessoal, sei que esse post vai um pouco na direção contrária de alguns que são publicados aqui, mas mesmo assim, vamos lá.
Ao invés de envenenar e turbinar o carro, aumentar a potência, colocar um motor mais forte, chipar e outras coisas que aumentam o consumo de combustível e a poluição, alguém tem conhecimento de alguma forma de tornar os nossos Corsas mais econômicos, menos poluentes e mais ecológicos, ajudando o nosso bolso e a natureza?
É uma coisa para pensarmos, considerando alguns fatos recentes: algumas cidades como Corumbá, Cuiabá e Rondonópolis registraram mais de 40°C em pleno inverno; informações sobre as mudanças climáticas, derretimentos de geleiras e problemas da poluição; divulgação do ranking apontado o Corsa como um dos carros mais poluentes do País; e outros fatos que todos estão carecas de saber.
Sei de iniciativas que converteram veículos para rodar com motor elétrico (www.gurgel800.com.br/adaptacoes/superminieletrico e www2.itaipu.gov.br/ve, só para citar alguns exemplos). Alguém ai, um engenheiro ou mecânico, tem conhecimento ou mesmo já se arriscou a fazer isso com um carro convencional, mesmo que somente para testes?
Também sei que alguns carros com motorização maior, equipados com V8 ou V6, tem um recurso programado na central eletrônica do motor que desliga alguns cilindros quando não está sendo exigida muita potência. Será que não existe alguma forma de programar a central do Corsa para fazer isso? Ou quem sabe, e talvez seja até mais fácil, mais barato e menos arriscado, algum aparelho no estilo desses conversores flex, que vão ligados no chicote dos injetores e não alteram as características originais do carro nem a programação da central, podendo ser retirados depois. Enfim, alguma maneira de desligar um ou dois cilindros automaticamente ou mesmo manualmente em situações de engarrafamento e/ou pouca exigência do motor... Talvez desligando um só já gere algum benefício sem muita perda, já que sabemos que na Europa os Corsinhas contavam com a opção de motor Ecotec de 3 cilindros.
Enfim, lanço esse tópico para discutir o tema e ver se alguém tem alguma forma de viabilizar alguma dessas soluções ou até mesmo outras sugestões para economia de combustível e diminuição da poluição, já que as opções apresentadas pelas montadoras, como veículos híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio, somente estão disponíveis fora do Brasil e custam o olho da cara.
[DÚVIDA] Economia de combustível e ajuda ao ambiente
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um amplificador de faisca ainda é uma otima saida, melhora a queima, gerando mais potencia com isso se acelera menos, logo bebe menos, e com queima melhor acho eu q polui menos tmb
Rua não é disputa, é convivência.
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Esses amplificadores de faísca seriam uma boa, pena que um fabricante tem histórico policial, outro não fabrica pra Corsa com bobina quadrada, o outro não sabe se serve ...
Na tentativa de reduzir o consumo, uso a vários meses velas iridium. Minha última média no corsinha 1.0 MPFI foi de 11,87 km/l de alcool. Já pensei em alimentar a bobina direto da bateria com o carro ligado pra ver se dá um up na faísca, mas ninguém me respondeu se teria efeito positivo, além de ter que fazer uma pequena gambiarra no chicote, coisa que eu não queria.
Rogério.
Na tentativa de reduzir o consumo, uso a vários meses velas iridium. Minha última média no corsinha 1.0 MPFI foi de 11,87 km/l de alcool. Já pensei em alimentar a bobina direto da bateria com o carro ligado pra ver se dá um up na faísca, mas ninguém me respondeu se teria efeito positivo, além de ter que fazer uma pequena gambiarra no chicote, coisa que eu não queria.
Rogério.
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Vejo na meteorologia, as vezes no tele jornal, dizendo que irá fazer muito calor, 32°C em Sao Paulo, por exemplo. Acho super engrassado, Calor é Cuiabá, 40° praticamente todo dia, não muito raro, picos de 42°C no Centro. Não é mole não.rodrigo.marassa.ojeda escreveu:Pessoal, sei que esse post vai um pouco na direção contrária de alguns que são publicados aqui, mas mesmo assim, vamos lá.
Ao invés de envenenar e turbinar o carro, aumentar a potência, colocar um motor mais forte, chipar e outras coisas que aumentam o consumo de combustível e a poluição, alguém tem conhecimento de alguma forma de tornar os nossos Corsas mais econômicos, menos poluentes e mais ecológicos, ajudando o nosso bolso e a natureza?
É uma coisa para pensarmos, considerando alguns fatos recentes: algumas cidades como Corumbá, Cuiabá e Rondonópolis registraram mais de 40°C em pleno inverno; informações sobre as mudanças climáticas, derretimentos de geleiras e problemas da poluição; divulgação do ranking apontado o Corsa como um dos carros mais poluentes do País; e outros fatos que todos estão carecas de saber.
Sei de iniciativas que converteram veículos para rodar com motor elétrico (www.gurgel800.com.br/adaptacoes/superminieletrico e www2.itaipu.gov.br/ve, só para citar alguns exemplos). Alguém ai, um engenheiro ou mecânico, tem conhecimento ou mesmo já se arriscou a fazer isso com um carro convencional, mesmo que somente para testes?
Também sei que alguns carros com motorização maior, equipados com V8 ou V6, tem um recurso programado na central eletrônica do motor que desliga alguns cilindros quando não está sendo exigida muita potência. Será que não existe alguma forma de programar a central do Corsa para fazer isso? Ou quem sabe, e talvez seja até mais fácil, mais barato e menos arriscado, algum aparelho no estilo desses conversores flex, que vão ligados no chicote dos injetores e não alteram as características originais do carro nem a programação da central, podendo ser retirados depois. Enfim, alguma maneira de desligar um ou dois cilindros automaticamente ou mesmo manualmente em situações de engarrafamento e/ou pouca exigência do motor... Talvez desligando um só já gere algum benefício sem muita perda, já que sabemos que na Europa os Corsinhas contavam com a opção de motor Ecotec de 3 cilindros.
Enfim, lanço esse tópico para discutir o tema e ver se alguém tem alguma forma de viabilizar alguma dessas soluções ou até mesmo outras sugestões para economia de combustível e diminuição da poluição, já que as opções apresentadas pelas montadoras, como veículos híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio, somente estão disponíveis fora do Brasil e custam o olho da cara.
1.0 mpfi 98. corsa é corsa, os outros, apenas carros.
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Acredito que manter a manutenção do carro em dia, peças boas, bicos limpos, velas e cabos bons, fazer sempre a manutenção preventiva em tudo ja ajude muito.
O amplificador de ignição é uma boa, embora seja meio caro...
Desligar cilindro do carro... acho que da até pra fazer um teste disso, colocar um interruptor em 1 dos bicos pra ver como fica... eu acho que o motor vai dar cabaçadas e ficar péssimo de andar...
O amplificador de ignição é uma boa, embora seja meio caro...
Desligar cilindro do carro... acho que da até pra fazer um teste disso, colocar um interruptor em 1 dos bicos pra ver como fica... eu acho que o motor vai dar cabaçadas e ficar péssimo de andar...
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.Talvez desligando um só já gere algum benefício sem muita perda, já que sabemos que na Europa os Corsinhas contavam com a opção de motor Ecotec de 3 cilindros
Esses motores 3 cilindros são barulhentos e causam muita vibração. Foi uma das poucas atitudes sensatas das montadoras instaladas aqui em não traser estes motores.
abrass!
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!
Km atualizada!
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gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com
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Seria este produto aqui??
http://www.techcar.com.br/product/7133.html
Ele funciona mesmo? pelo preço acho q compensaria ... teria q fazer mais alguma ajuste se o carro estiver chipado pra alcool?
http://www.techcar.com.br/product/7133.html
Ele funciona mesmo? pelo preço acho q compensaria ... teria q fazer mais alguma ajuste se o carro estiver chipado pra alcool?
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O produto é esse. Uma vez conversei com o instalador da fábrica e ele me alertou que o amplificador não funciona com a bobina quadrada de 4 pinos do Corsa, seria preciso substituir pela bobina redonda de 3 pinos. No CeltaClube tem algumas pessoas com bastante experiência no uso deste tipo de amplificador.
Rogério.
Rogério.
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Eu estou estudando sobre usar outras alternativas de combustiveis para auxiliar na queima nos cilindros...
Estou fazendo isso em parceria com um engenheiro mecanico da PUCRS do laboratorio de motores...
mas por enquanto isso estou apenas fazendo testes!
penso que se fosse desligar cilindros teria que desligar dois se náo iria fibrar nuito!
tira o cabo das velas e ve, nao vai estar ecoomizando pois ele continuará enviando gasolina, mas por dois seguntos vai ver como ficaria a vibraçao
Estou fazendo isso em parceria com um engenheiro mecanico da PUCRS do laboratorio de motores...
mas por enquanto isso estou apenas fazendo testes!
penso que se fosse desligar cilindros teria que desligar dois se náo iria fibrar nuito!
tira o cabo das velas e ve, nao vai estar ecoomizando pois ele continuará enviando gasolina, mas por dois seguntos vai ver como ficaria a vibraçao
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esse nao conheco, mas seria algo do genero sim.....alanrudi escreveu:Seria este produto aqui??
http://www.techcar.com.br/product/7133.html
Ele funciona mesmo? pelo preço acho q compensaria ... teria q fazer mais alguma ajuste se o carro estiver chipado pra alcool?
eu estou pensando em pegar pro meu carro, nao pela economia, q tmb sera beneficiada diretamente, mas pela potencia pra faisca pq ar comprimido dificulta a faisca, e um booster de faisca cai muito bem
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