MANUTENÇÃO NO COMANDO DE VÁLVULAS

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Bruno Romanini
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Quarta-feira 25 2009f Fevereiro 2009 04:41:14 PM
Localização: Lins - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Bruno Romanini »

E o pior aconteceu...vou ter que trocar o comando msm...
A facada ficou em R$ 700,00 :cry: ...com comando, jogo de balancins, mão de obra e mais algumas outras peças e descarbonização...
Peças todas originais...
Fica pronto quinta de manhã...depois eu digo como ficou.


Bruno Romanini
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Quarta-feira 25 2009f Fevereiro 2009 04:41:14 PM
Localização: Lins - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Bruno Romanini »

Opa corsinha jah ta de volta :D
fico bom o serviço
Ai vai a lista de peças e o valor de cada uma

1 Comando de Válvula (original) - 299,00
8 Balancinho - 95,00
1 Retentor comando válvula - 15,00
3l Oleo motor - 42,00
1 Filtro oleo - 15,00
1 Descarbonizante - 25,00
1 Silicone - 10,00
1 Junta de carter - 25,00
1 Anel vedador distribuidor - 5,00
1 Junta tampa de valvula - 20,00
1 Mangueira respiro - 10,00

Mão de obra - 150,00

Aproveitei e dei uma geral na suspensão e nos freios....
Carro fiko uma delicia pra andar de novo. :D


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

MO bem em conta
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

E aí parceiros do Corsa Clube!!!

É certo que custou um pouco pra sair o concerto, mas finalmente em dezembro/2009 fiz tudo o que precisava no motor do verdinho!!!

Tive que aguardar para poder comprar as peças todas de uma vez e pagar à vista, já que o desconto oferecido era significativo. Assim, comecei a fazer orçamentos de peças e serviços em outubro/2009, sendo que após estudar bem as marcas e os mecânicos aqui da minha cidade optei pelo seguinte:

SERVIÇOS: Estive em 4 mecânicos, sendo que apesar de todos diagnosticarem como sendo o comando de válvulas e demais peças envolvidas, as opiniões eram divergentes sobre quais peças trocar e também sobre limpar internamente ou não o motor. Os valores variaram entre R$ 120,00 e R$ 240,00. Por fim, acabei acertando com um mecânico que me pareceu muito experiente, pois ele tem convênio com a Polícia Militar e como aqui no Rio Grande do Sul a maioria da frota da PM é da GM ele conhece esse tipo de motor, inclusive nos dias em que estive fazendo os serviços ele estava com dois Corsas desmontados e aguardando autorização para compra de peças para montar as viaturas. Por realizar esse tipo de serviço para PM ele tem materiais interessantes a disposição, além de peças sobressalentes. Com isso, ele disse que o melhor serviço era o seguinte: Trocar o kit comando completo e fazer limpeza interna do motor, até porque o carro esta com quase 100.000km e provavelmente já estaria bastante prejudicado pelo longo tempo e desgaste natural, que gera acumulo de impurezas dentro do motor. O valor ficou em R$ 200,00, isso já com o produto para limpeza, que é um detergente especial da ACDelco (Original GM) que ele me mostrou e que sobra dos carros da GM que ele repara para PM.
O interessante, e serve de conhecimento para quem como eu não saiba, é que, como eu disse que o mecânico trabalha bastante com carros da GM, ele tem umas chaves e equipamentos especiais que permitem a extração do comando e de todas as peças do cabeçote sem precisar abrir o motor, muito bom, já que assim não gera possíveis problemas, como descompressão, etc.
Ele retira a caixa de ar, que fica a esquerda do motor e desmonta tudo por aquele lado, extraindo o eixo comando pela lateral, depois tem umas chaves que extraem as outras pecinhas (tuchos, balancins, retentores, etc.) tudo por cima, só abrindo a tampa de válvulas. Particularmente como disse, eu não sabia e achei muito interessante, tanto por não precisar abrir o cabeçote e também pelo tempo, muito mais rápido para fazer o serviço.
Além disso, a limpeza com um detergente especial da ACDelco também é feita só abrindo a tampa de válvulas e derramando esse liquido, que escorre e vai limpando tudo por dentro do motor, sem precisar estar em funcionamento. Depois é só abrir o cárter e limpar toda sujeira lá embaixo.

PEÇAS: As peças vou listar no final, mas incluiu o kit comando de válvulas, que acabei optando pelo original GM, não que as outras marcas sejam ruins, inclusive me falaram muito bem da Aplike/Resolit e também da Napa, mas sabe como é né, original é original. Além disso, no meu caso a diferença de valores foi muito pequena, já que um amigo que trabalha na autopeças conseguiu um desconto especial para mim. A título de comparação o valor do mesmo kit, incluindo 1 Eixo comando de válvulas, 8 tuchos, 8 balancins, 8 retentores de válvulas e 1 fluído especial para amaciamento de motores novos retificados – Napa R$ 425,00 – Aplike R$ 465,00 – ACDelco/GM R$ 500,00.

Peças:
- 1 Kit comando de válvulas ACDelco/GM contendo:
1 eixo comando de válvulas
8 tuchos
8 balancins
8 retentores de válvulas
1 concentrado para amaciamento de motores novos retificados
VALOR: R$ 500,00 (Já com desconto de 10% para pagamento à vista)

- 1 Retentor para o eixo comando de válvulas SABO
VALOR: R$ 8,00

- 1 Junta para tampa de comando de válvulas
VALOR: R$ 6,00

- 1 Junta para cárter SABO
VALOR: R$ 16,00

- 3,5 Litros de óleo ACDelco SAE 20W-50 API SJ
VALOR: R$ 13,50/litro (4 Litros X 13,50 = R$ 54,00)

- 1 Filtro de óleo
VALOR: R$ 12,00

TOTAL DE PEÇAS:
R$ 596,00 – 5% de desconto =
R$ 566,20 – arredondamento de R$ 1,20 =
R$ 565,00.

TOTAL DE MÃO DE OBRA E SERVIÇOS:
R$ 200,00 (mão de obra + limpeza do motor + produtos + scaner para parte eletrônica)

TOTAL GERAL:
R$ 765,00


IMPRESSÕES: Achei muito bom o serviço e muito interessante o desmonte e substituição das peças com as chaves especiais. A limpeza foi importante, pois o que desceu de sujeira para o cárter deixa o motor com fôlego novo. O cárter estava realmente sujo, isso que sempre usei óleos bons (a uns 5 anos que o carro só utilizava o Havoline 20W-50), mas com a limpeza ficou limpo. E principalmente, o serviço ficou ótimo, o carro parou de bater válvulas e sem nenhum ruído no motor, aproveitei para trocar a descarga que estava furada no silencioso central e o barulho do carro parece como zero. A propósito, troquei a descarga na Argentina e o valor saiu bem menos, os 2 silenciosos (central e ponta) ficou em R$ 150,00 colocado (até porque tem que colocar lá, pois não dá para trazer esse tipo de peça para o Brasil). Mais uma coisa, não comprei as peças na Argentina porque eles não tem quase 1.0 lá e não quis arriscar comprar as peças errado, mas com certeza o valor seria menor. Tinha minhas dúvidas se ia ficar bom, mas me surpreendi. Até agora ficou nota 10. Fiz o serviço nos dias 18 e 19 de dezembro/2009 e até agora já viajei e andei bastante, percorri mais de 2.000km e está tudo ok.

OBS.: Tenho fotos das peças novas, mas não sei como postar, o serviço não deu para registrar, pois minha câmera estragou nos dias.


Avatar do usuário
eduzanatta
:: Millennium ::
Mensagens: 121
Registrado em: Quarta-feira 14 2009f Janeiro 2009 11:46:14 AM
Localização: Içara - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eduzanatta »

O meu 1x começo a fazer tec tec....e eu bem cavalo
naum levei pra olha...rodei 1 mes e meio! ateh o dia que
o carro naum ando mais! eeeeee 1 dos calombinhos do comando fico liso!
750 conto pra troca o comando! =/

quarta passada começo a piscaa luz do oleo..fui troca pq tava na hora!
oleo e filtro novo! a bendita naum paro de pisca! meu mecanico abriu o carter!
crééééédoooo!! que imundiça! tava uma crosta preta grudada no cart e no filtro
da peneira! agora vai fazer uma geral no carter!

mas ele me fal oque o certo era desmonta o motor e limpa tudo!
sai uns 500 reiais de mao de obra e juntas e essas coisas!
acho que mes que vem vo manda fazer e jah troco os anéis!


Avatar do usuário
Zmey
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Terça-feira 24 2010f Agosto 2010 10:45:46 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zmey »

Boa noite pessoal. Bem, sou novo no fórum e comprei meu corsa há aproximadamente 1 mês. Um super 98 1.0. Estou bem feliz com o carrinho =D
O unico problema é que o carro está fazendo um tec tec tec que acredito ser tuchos. Não tenho certeza, pois entendo pouco de mecanica. Bom, um mecanico conhecido meu disse que é o comando de válvulas que está gasto e sugeriu a troca. E aí pessoal, será que vale a pena trocar o comando? O carro está com 88 mil km.
Outra coisa, quando eu ligo o carro, ele fica um pouco aceleradinho e com os "tec tec" um pouco mais forte. Depois de alguns segundos ele deixa de ficar acelerado e as batidas ficam bem mais fracas. O mecanico disse que as batidas ficam mais fortes quando o carro é recem ligado frio porque os tuchos demoram para carregar.
Agradeço desde já as opniões =D


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

entao tudo indica q sao tuchos e nao comando.....
so olhando mesmo se o comando apresenta desgaste assim
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Zmey
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Terça-feira 24 2010f Agosto 2010 10:45:46 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zmey »

Pois é, vou dar mais umas pesquisadas aqui e vou levar em outros mecanicos.
De qualquer forma, alguém sabe me dizer onde arrumar peças originais da GM pro meu corsinha aqui em curitiba?
Os tuchos originais são de qual marca? Eu vejo no mercado livre os caras anunciando como original e dizendo que é da marca X ou marca Y. Tá certo isso?
Valeu ae gurizada =D


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a maior parte das pecas vem sempre na caixinha acdelco, mas a acdelco apenas coloca sua marca ali, nao fabrica nada na verdade...

assim se qnd liga ta fazendo um tectec bem alto, e com o tempo baixa e praticamente some, sao tuchos, agora se o tec tec é constante tanto frio como quente, ai pode ser comando sim
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Zmey
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Terça-feira 24 2010f Agosto 2010 10:45:46 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zmey »

Quanto em média custa um jogo de tuchos originais? Eu achei um por 70 conto. Diz ser original, porém não tenho certeza, pois no mercado livre o jogo está em média por 150.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”