LIMPESA DO ATUADOR DE MARCHA LENTA

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

LIMPESA DO ATUADOR DE MARCHA LENTA

Mensagem por L u i z »

Bom, lendo os tutoriais e dicas que encontro pelo site do Corsa Clube, li a respeito da limpeza do atuador de marcha lenta, que por sua vez quando limpo, proporciona maior economia de combustível.

O fato é que nesse último domingo (16.08.2009), realizei a limpeza desse sensor no meu Corsa (1.0/MPFI/1997), pois nunca tinha limpado antes. Posso dizer que estava realmente muito sujo, preto de óleo que vem do respiro de óleo do motor. Limpei com calma, usando estopa seca e depois limpei o local onde ele vai encaixado.

O problema que eu não esperava foi que após a limpeza o funcionamento do carro esta completamente desregulado. Ele sequer segura a lenta, se apaga direto, e o pior, não pega sem que eu acelere, coisa que sei que não se deve fazer em carros com injeção eletrônica.

Quem puder me ajudar, aceito sugestões, pois antes o carro tinha o funcionamento perfeito, era bater a chave que pegava, e nunca teve oscilações na marcha lenta, o que consequentemente eu relaciono esses problemas com a limpeza desse sensor.


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá L u i z.
Faça assim, retire o motor de passo, deixe ele de lado, peça a alguem para ligar a ignição sem dar a partida, senão vai ser a maior zueira, veja se o embolo do motor de passo se retrai para dentro ou para fora.
Geralmente se nota um ruido do motor de passo ao ligar a ignição sem dar a partida no motor, tanto ao ligar assim e ao desligar, cheque este primeiro. Se sim o motor esta bom, funcionando.

Pelo que voce citou sobre o estado do corpo da borboleta, eu aconselharia a tirara-lo e limpar tudo, pois, deve estar uma zorra ai de borra por dentro.

Para a limpeza perfeita da válvula, deve-se deixa-la de babeça para baixo imersa em gasolina até o meio por algum tempo para amolecer os residuos e depois coloque um pouco nela de cabeça para baixo e vá vendo se não sai mais nada, volte para a posição contrariaa para sair o resto de gasolina.
Veja se melhora.
Como citei: ao ligar a ignição sem virar o motor, tem que ouvir o ruido dela.

OBS: não force ou gire o embolo da válvula.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

Valeu pela dica Alcineu.

Só para constar ainda não tive tempo de mexer no carro de novo, mas o interessante é que ele apresentou uma melhora no controle de aceleração sem precisar fazer nada.

Será possível que ele corrija a marcha lenta sozinho?

Bom, qualquer novidade aviso aqui.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tem muitas coisas numa injecao eletronica q sao auto adaptativas
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


marciopaz
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Segunda-feira 10 2009f Agosto 2009 08:56:42 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por marciopaz »

use k-80 é o melhor que há para esse tipo de serviço.


NANDO_SG
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 04 2009f Agosto 2009 08:57:27 AM
Localização: Lucélia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por NANDO_SG »

Olá Luiz!

Por coincidencia eu tbm limpei o meu atuador de marcha lenta no sábado dia 15/08/09. O fato é que o carro teve os mesmos sintomas...não podia parar de acelerar que o corsa afogava, totalmente desregulado, até engasgando estava.

O problema foi resolvido andando mesmo, o engasgado foi passando, e o afogamento também.. o corsa chegou até a ficar acelerado mas andando se passou.

Creio que no seu caso também não precise fazer nada.


L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

É isso aí Nando, hoje, passados 5 dias da limpeza, o carro parece que normalizou.

Acho que o sistema de injeção esta corrigindo pequenas diferenças, já que como relatei acima, o sensor estava realmente muito sujo (pretão e com uma borra grossa de óleo), e ao limpar, de uma hora para outra pode ter surgido diferença na leitura da injeção.

O bom é que parece que esta voltando ao normal.

Valeu!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”