[DÚVIDA] - Porque meu carro está acelerando sozinho?

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jackjsilva
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Mensagem por jackjsilva » Segunda-feira 31 2011f Janeiro 2011 09:54:14 PM

no meu foi uma mangueira de ar que vai para a adimiçao que estava souta



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Nandinhot
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Mensagem por Nandinhot » Sábado 19 2011f Março 2011 01:03:37 PM

o meu estava assim e era a sonda lambda que estava desregulada


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Adrian
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Mensagem por Adrian » Sábado 18 2011f Junho 2011 11:30:53 AM

eu mesmo ja estou perdendo a paciencia, desde q comprei ele em setembro de 2009 ele tem esse problema d acelerar sozinho, vai e volta, agora levei no mecanico ele disse q era essa Lambda e era so limpar q ficaria de boa, nao ficou, continua acelerando mtooo em marcha lenta e em ponto morto!!!!!!

to pensando em passar ele pra frente se continuar assim, ele eh um EFI 95/95

todo mundo q ve gosta do carrinho, mas nao sabem a dor d cabeça q já me deu, apesar d qdo mais precisava ele nunca me deixou na mao!!



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Nandinhot
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Mensagem por Nandinhot » Sábado 18 2011f Junho 2011 01:11:52 PM

o meu tinha dado isso de novo outro dia mas dessa vez foi por causa da bateria o mecanico me informo que quando a bateria não fornece a carga nescessaria para que o motro possa trabalhar ele fica assim o polo estava todo zinado levei a um local onde mechem com bateria trocaram os conectores dos polos e parou na hora!



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Mensagem por drunha123 » Terça-feira 24 2012f Abril 2012 12:51:25 PM

fspimenta,amigo, pode me dar o contato deste mecanico para eu levar o meu corsa para ele dar uma olhada?


obrigado!




Valnei Alves
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[DÚVIDA] - Meu corsa Hatch Acelera Sozinho

Mensagem por Valnei Alves » Terça-feira 18 2012f Dezembro 2012 12:00:10 AM

Saudações irmão!

Essa semana deixei meu corsa parado desde sexta feira dia 14/12 ai hoje dia 17/12 fui sair de casa e senti uma soluções na criança, deu uma pisada e reduziu mais, certo! Moro em uma ladeira, fazendo a meia embreagem ele comecou a cantar pendeu mais depois saiu, ai quando estava na rua quando reduzi da 3ª para 2ª marcha o rpm disparou indo ate 5 mil giros como senão estivesse engatado a marcha, tipo quanto fiz a redução pisei na embreagem e coloquei a 2ª no automatico ele disparou sozinho, imediatamente desliguei o carro e fui verificar; se tinha algum cabo prendendo o acelerado sei lá, ai não vi nada!

Liguei novamente e funcionou normal, quando cheguei na casa do brother falei com ele, ele disse que poderia ser o atuador, mais depois não apresentou nada! Nada mesmo! Ele percebeu que o reservatorio de partida a frio tava bem baixo e sugeriu que eu completasse também, passei logo no posto e coloquei a Podium da Petrobrás cara pra C...... $ 3,86 mais blz! Vim pra casa estar funcionado tudo 100%

Alguem com mais experiencia poderia dar alguma dica ou até mesmo ja teve o problema e o que constatou?

Amanhã dia 18/12 vou liga-lo novamente e avaliar se ocorre novamente.

Desde já obrigado a atenção!


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Mensagem por Valnei Alves » Terça-feira 18 2012f Dezembro 2012 12:00:48 AM

* Soluços


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SemControle
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Mensagem por SemControle » Terça-feira 18 2012f Dezembro 2012 04:03:40 AM

provavel q seja alguma coisa com o atuador de marcha lenta.....
uma limpeza no TBI, nada serio nao....

e nao foi pelo tempo parado nao.....sou campeao nisso...


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Valnei Alves
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Mensagem por Valnei Alves » Terça-feira 18 2012f Dezembro 2012 09:13:37 AM

Alguma dica como realizar a limpeza?


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Rorion
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Mensagem por Rorion » Domingo 16 2013f Junho 2013 02:55:31 PM

Entrei para a lista dos corsas que aceleram do nada (1500 a 3500 RPM), seja frio ao ligar, rodando pisando na embreagem tá lá a rotação em 2000 RPM, paro num sinal tá lá rotação a 2000 RPM 2500 RPM, e depois também do nada ele vai caindo a rotação até estabilizar na lenta normal 950 RPM porém acendendo a luz anomalia amarela dando código 035 marcha lenta não presente. Tem outro detalhe quando liga o ar condicionado nessa loucura toda a rotação aumenta mais ainda chegando a ir a quase 4000 RPM e depois do nada tb vai baixando até a lenta normal porém acende a luz de anomalia amarela código 035.
Já troquei aproveitando que ocorreu o problema atuador de marcha lenta, sensor de posição de borboleta, sensor de temperatura do líquido de arrefecimento, já analisei os aterramentos e não encontrei nada visual fora da normalidade (todos bem fixos), já resetei a central (desliguei a bateria por um pernoite). E quando dou a partida a aceleração vai nas alturas a 3000 a 3500 RPM. Já dei uma olhada por busca de entrada falsa de ar, nos tubos que chequei nada de anormal. Tem um macete que não fiz ainda, de arrancar a mangueira que encaixa no corpo da borboleta e tapar com a mão a entrada de ar com o motor em funcionamento, se o carro não morrer , tem entrada falsa de ar em algum lugar. Vou ver se faço isso.
Um detalhe desliguei o atuador de marcha lenta (retirei o plug dele) após a marcha lenta estabilizar e depois disso não vejo o problema ocorrer mais. Ou seja , anulei qualquer informação da central para este atuador. Isso pode me dizer 3 coisas: a central está mandando sinais ao atuador de forma louca ou o atuador que comprei novo pode estar com problemas, ou ainda ele veio a queimar depois que liguei.
Estou quase chegando a conclusão que a central está louca ou algum chicote com mau contato, aí complicaria, teria que encontrar um excelente mecânico investigativo. Pesquisando na web vejo muitos colegas totalmente sem saber o que fazer com seus corsas que entram nessa loucura de lentas aceleradíssimas do nada e depois se comportam normal , acendendo luz de anomalia da central. Mas eu vou atrás de achar qual é o problema.



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Mensagem por Rorion » Terça-feira 18 2013f Junho 2013 09:04:48 PM

Retorno ao tópico com boas notícias, pois hoje terça-feira vejo meu carro em ordem, ou seja , a central felizmente rege a orquestra bem agora.
No meu caso, leva-se a crer que o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento pode ter resolvido o problema de aceleração de marcha lenta. Digo leva-se a crer, pois desde quando instalei o sensor de temperatura o carro veio se comportando meio louco com a marcha lenta, alternando em bom momento com péssimos momentos. Da instalação pra cá fiz o seguinte, não sei se isso veio a contribuir também, mas limpei os códigos de erro da central, joguei spray limpa contato em todos os plugs: do atuador de marcha lenta, sensor de posição de borboleta, sensor do cânister. E rodei com o carro, pegando estrada, deixado parado durante o dia de trabalho, usando ar condicionado, neblinas xênon ligado. Ontem no final do dia o carro se transformou estabilizando a marcha lenta nos 950 RPM, ar ligado sobe para 1050 RPM e depois estabiliza nos 980RPM, ou seja normal.
Conclusão: Creio que a central precisa de tempo e rodagem para um aprendizado dos novos sensores. Ela deve ficar louca e dando situações de modo de emergência pegando parâmetros pré-estabelecidos porém se depara com sensores ativos e aí enrola tudo sei lá.Inclusive somente agora li que ao instalar o atuador de marcha lenta é necessário fazer um procedimento com a central (resetá-la) e ligar a chave aguardar um tempo e só depois ligar o carro, o que não fiz. Agora eu particularmente acredito que o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento novo resolveu o problema. Inclusive a temperatura do painel em trânsito parado não passa mais de 96 graus, tava batendo os 100 graus fácil (nada muito fora da normalidade, só que batia essa marca em trânsito parado nesse clima atual ameno e sem ficar muito tempo parado, já vinha ficando cabreiro). Outra coisa, hoje o carro está mais torqudo, solto, onde já li que se deve ao novo sensor de posição de borboleta que proporciona isso. Mas assim, eu saí trocando peças pois as do meu carro já estavam bem rodadas, aproveitei e troquei e agora que tudo voltou a sintonia com a central, experimento o carro em ótimas condições. No meu caso relato a situação acima, a necessidade de trocar a peça certa, resetar central e limpar códigos de erro, realizar alguns procedimentos de ignição com os sensores instalados, verificação geral de aterramentos, entrada de ar falso,verificação e limpeza dos contatos dos conectores dos sensores, ver seus estados (fios partidos) e depois disso rodar, dar carga (ligar ar condicionado por exemplo) e ir sentindo o comportamento do carro. Não adianta ficar 1 semana com o carro acelerado depois desses procedimentos achando que resolve, pois aí há realmente a necessidade de investigar outras coisas como bomba de combustível, carga da bateria, alternador, regulador de pressão de combustível etc.
Felizmente resolvido , relatei acima em linhas gerais o que aconteceu e sem muita certeza de como foi a solução mas tendo minhas desconfianças de ter sido o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento.




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awaked
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Mensagem por awaked » Terça-feira 18 2013f Junho 2013 09:14:41 PM

Rorion, o Spray era limpa contatos mesmo? Não era WD-40 ou algum micro óleo certo?

Pode ter sido muita coisa mesmo, kkk... que bom que aparentemente acertou.

A galera fica perdida na internet quando o giro sobe assim porque não são razoáveis na hora de tentar entender o motor. Pode reparar. Diversos defeitos provocam esse sintoma (subir a rotação). Aí pra um o defeito era X. No outro era Y. Mas quem tem problema em Z diz que trocou o X e "não sabe mais o que fazer"... fica difícil, não testou Y e muito menos Z. Como você disse tem que investigar. As vezes são 2 ou 3 defeitos juntos que provocam isso, um problema isolado a central compensaria e pronto.



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Mensagem por Rorion » Terça-feira 18 2013f Junho 2013 09:57:12 PM

Exatamente awaked é por aí mesmo, uma loucura. Rapaz, vc não vai acreditar, ontem final da tarde voltando do trabalho saí de lá com o carro oscilando em loucura e normalidade. Desânimo bateu. No caminho, várias coisas passando pela cabeça, rapaz, cheguei a pensar em comprar outro sensor de posição de borboleta original na concessionária ( comprei em autopeças da marca Delphi que não deixa de ser original né) mas neura mesmo, pois no mesmo momento veio a razão e cheguei a parar num mecânico que mexe com injeção mas assim, meio desanimado mesmo, pois ter que explicar tudo para o cara e conheço ele a pouco tempo, oficina cheia, será que vai dar aquela atenção? Cara, parei lá , pra quem acredita como eu, foi coisa de Deus, o mecânico estava atendendo uma mulher e lá vai tempo, eu pensei comigo, sabe de uma coisa vou embora . Desanimadaço. Cara ,vindo embora, comecei a sentir o carro reagindo bem nas retomadas, me deu uma animada. Aí parei numa praça e deixei ele funcionando , lenta estabilizada, liguei o ar , lenta estabilizada, rodei de novo com o carro com ar, sem ar, carro normal, torcudo. Parei o carro, desliguei, dei um tempo liguei de novo. lenta subiu um pouquinho 1100 rpm e depois estabilizou 950 RPM. Fiquei feliz pois normalizou e desliguei o carro na garagem. Hoje de manhã liguei o carro e tudo normal, a tarde ao voltar do trabalho também normal. Achei super doido a coisa.

Ah, usei limpa contato mesmo que comprei para instalar um chip positron na chave canivete daqueles modelos antigos que não vinham com circuito do alarme, seguindo um vídeo do youtube. WD-40 é pra tirar os nhec nhec, desengripar os parafusos travados entre outros igual Bombril.



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Mensagem por junior almeida 33 » Quinta-feira 21 2014f Agosto 2014 08:03:01 AM

o meu ta do mesmo jeito, levei em varios mecanicos e não acharam o problema, trocamos até o modulo e nada, to quase desistindo dele, quando pisa na embreagem ele aumenta o giro do motor e quando ligo e as vezes ele morre,




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Mensagem por junior almeida 33 » Quinta-feira 21 2014f Agosto 2014 08:03:58 AM

detalhe o meu corsa é um 2007 2008 flexpower



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Mensagem por Rorion » Quinta-feira 21 2014f Agosto 2014 09:03:49 AM

Rapaz, passado o tempo e observando o comportamento do carro, creio que este problema tem a ver com uma auto-adaptação da Central comunicando com outros sensores, qualidade de combustível e etc. Se vc troca um sensor no carro é preciso tempo para que a orquestra fique afinada novamente. Vc, proprietário, trocando peças infelizmente tem que depender disso. Zera a central de um dia para o outro deixando bateria desligada , conecta a bateria de manhã, não liga nada no carro, gira a chave e liga o carro sem pisar nada nada no acelerador e deixa ele lá na lenta ligado até por três vezes ligar e desligar a ventuinha. Detalhe deixe o capot aberto para vc observar a ventuinha entrando em ação e desacionando por 3 vezes. Normal ao ligar nessa condição o giro ir lá no alto inicialmente mas depois ele vai baixando até ficar la nas 900- 950 rpm. O carro não morre ok? Se morrer em algum momento, deve ter problema mesmo. Depois disso fui dar uma volta com o carro em diferentes situações: peguei inicilamente trânsito de cidade (naquele anda e pára, sinais, quebra-molas etc) e depois uma estrada dando uma puxada boa quando o fluxo permitia. Outra coisa, não liguei ar condicionado em nenhum momento. Deixei para ter ligado ele após ter rodado bem com o carro. E isso que veio a normalizar a lenta do meu carro: rodar com ele não de uma vez só mas diariamente e do nada o carro voltou a normalidade. Coisa meia louca mas foi assim comigo.
Agora o que me espanta é vc levar numa mecânica e o carro sair assim louco. Creio que uma mecânica com scanner atualizado e um mecânico competente em injeção eletrônica resolva. Não é mecânico que decora situações e vive aplicando aonde vê. É aquele cara que conhece o por que das coisas e vai analisando pelo seu conhecimento em alimentação e ignição motor os pontos chaves que podem causar o defeito. Difícil encontrar um mecânico assim.



Bange
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Mensagem por Bange » Quinta-feira 21 2014f Agosto 2014 10:59:43 AM

Rorion,

Me desculpe a critica que vou fazer quanto ao "tempo de adaptação", pois isto me leva a crer que a ECU, tem um programa de IA (Inteligência Artificial), o que requer computadores de altíssima performance com multiprocessadores e memórias gigantescas para os programas e para a montagem de monstruosas tabelas...

A ECU é uma coisa simples e muito longe da capacidade de tais máquinas...

Ela depende de informações externas (dos sensores) e tem parâmetros pré definidos que são assumidos em casos críticos em que as leituras dos sensores são falhas por abertura, curto ou fora de faixa.

As duas únicas coisas em que a ECU precisa se adaptar para a ML são o IAC e o TPS.

O TPS ela identifica no momento em que se liga a chave...ela assume ser zero ou borboleta em posição de repouso (por isso é que não se deve pisar no acelerador antes de se dar a partida).

O IAC, tem uma porrada de posições (passos ou "steps"), que posicionam uma válvula mecânica de modo a permitir uma certa passagem de ar para manter a ML. Ela precisa saber em que posição essa válvula fica completamente fechada e daí em diante ela gradua a posição de acordo com o necessário. Quando se retira o IAC para troca ou manutenção, existe um procedimento que deve ser feito para que a ECU reaprenda a posição zero (ou completamente fechada), que é a elevação do giro até 3500RPM e o desligamento da chave com o giro alto...na próxima ligada, gire a chave e aguarde 30s para dar a partida...pronto ela já se acertou...

Demais sensores não influem tão diretamente na ML a ponto de elevar o giro acima de 1000RPM, eles são mais voltados a fornecer valores para a melhor performance de queima/consumo.

Muitos de nós só avaliam o carro quando está com problemas...pegue um carro normal e retira o conector do sensor e veja o que ocorre...agora dá um curto nos terminais (abertura e curto são previstos no projeto e não causam danos), compare as duas situações...recoloque e repare a normalização imediata (vai ficar apenas gravado o erro na memória, mas o funcionamento normaliza).

A ECU, pode apresentar defeitos ou problemas como qualquer equipamento eletrônico que use algum processador (PC, Laptop, celular, etc...), e um resset pode ser necessário em algum momento e isto poderá normalizar o problema...fora isto o resset serve apenas para zerar a memória dos defeitos ocorridos, porém quando ocorrer o resset, a ECU perdeu a informação do zero do IAC...tem que fazer novamente o processo de aprendizado. Fora isto ela não deve ultrapassar mais de 5s para estar de posse de todas as informações necessárias ao funcionamento normal, dentro das situações encontradas.

Portanto esse "tempo de adaptação" é muitíssimo curto...nada de dias ou horas...




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[DICA] -

Mensagem por carlinhos7777 » Segunda-feira 25 2014f Agosto 2014 08:19:28 PM

MEU CORSA HATCH 1999 A GASOLINA ESTAVA ASSIM, LIGAVA E JÁ FICAVA ACELERADO A UMAS 2.000 RPM E O DEFEITO ESTAVA NA VÁLVULA QUE REGULA A ENTRADA DE AR, É A VÁLVULA QUE FAZ A REGULAGEM DA MISTURA DE AR , FICA NA ENTRADA ANTES DA VÁLVULA DE AJUSTE DA BORBOLETA. RETIREI ELA PUS ÓLEO SPRAY WD40 DENTRO DO PISTÃOZINHO, FAZENDO TIPO UMA LIMPEZA SAIU ATÉ UMA SUJEIRA PRETA DE DENTRO CUIDADO QUE TEM UM ANEL DE BORRACHA DE VEDAÇÃO. COLOQUEI DE VOLTA DEI PARTIDA E A ACELERAÇÃO FOI NORMALIZANDO ATE CHEGAR A UM NORMAL. PRETENDO TROCAR ESTA VÁLVULA LOGO.



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Re: [DÚVIDA] - Porque meu carro está acelerando sozinho?

Mensagem por Gutonoise » Quarta-feira 18 2017f Janeiro 2017 11:36:44 AM

Olá pessoal, ligo meu carro de manhã e ele acelera um pouco,já disseram q isso é normal, mas quando ando com ele a tarde , e paro no sinal ,assim q piso na embreagem a rotação dele sobe muito, como se eu tivesse pisando na embreagem e acelerando ao mesmo tempo, e quando passo a Machar ele para porém ele anda sozinho,não é sempre mas acontece todos os dias,e sinto q ele não está econômico por ser 1.0, gostaria de saber oq pode ser? Será módulo? Bico,se alguém puder tirar essa dúvida agradeço,abc!!



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Re: [DÚVIDA] - Porque meu carro está acelerando sozinho?

Mensagem por Bange » Quarta-feira 18 2017f Janeiro 2017 04:33:00 PM

Gutonoise, veja o post do carlinhos777, na maioria daz vezes o problema está na admissão do ar...o que ele chamou de válvula de regulagem da mistura de ar, é o tal motor de passo que fica na boca do TBI, antes da borboleta...

Sujeiras ali, perturbam a regulagem que é feita automaticamente pela ECU...a própria borboleta, que é um sensor, também pode estar informando sua posição erradamente para a ECU...entradas falsas de ar também perturbam (tipo vedação, mangueira do MAP, do canister, etc)

Tem que revisar e acertar essa parte para se passar para outras, incluindo problemas com a própria ECU, mas na grande maioria tem a ver com os itens acima.




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