[RECOMENDAÇÃO] - Instruções sobre Válvula Termostática

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

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alcineu
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Mensagem por alcineu » Quinta-feira 21 2011f Julho 2011 05:05:21 PM

Sim tendo paciencia e pratica da para fazer a limpeza no corpo da borboleta. É a melhor forma de deixar zerado de borras, fica novo de novo. Essas limpezas que citam por ai nas oficinas de injeção, só limpam a borboleta, o resto fica encrostado.

Preste muita atenção naquele bico curvo onde se encaixa aquela mangueira primária do respiro da tampa do comando de válvulas, aquela mangueira mais fina, veja se não tem entupimento por dentro, é o caso de não sugar ar ali, ai só desmontando.

Para a limpeza, gasolina tambem resolve. É uma boa a gasolina para deixar as peças de molho. Já o Car80 seria mais na hipotese de não desmontar nada, borrifando a borboleta para limpar sem desmontar, alojamento da válvula IAC e afins.

Sobre os bicos nunca desmontei nada ali ainda. Tem um tutorial aqui sobre o desmonte da flauta com os bicos e com fotos, muito bom o tuto.


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FernandoFM
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Mensagem por FernandoFM » Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 09:15:44 PM

alcineu escreveu:Parece que essa circula é normal. A circulação não passa no radiador, mas, o correto é:
- assim que o motor é ligado, ver se a mangueira que sai da valvula termostática e o radiador começam a esquentar...
estou com uma duvida as mangueiras tem que equentar juntas, porque se ñ me engano eu li que uma deve esquentar primeiro que a outra. a minha esquenta quase junto.


21/06/2008 à 01/03/2014 .Relacionamento mais duradouro Saudades. Passamos muitos momentos juntos. Já fazia parte de mim. Mais nem tudo e como agente quer. Obrigado

alcineu
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Mensagem por alcineu » Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 09:29:48 PM

TitanFM escreveu:
alcineu escreveu:Parece que essa circula é normal. A circulação não passa no radiador, mas, o correto é:
- assim que o motor é ligado, ver se a mangueira que sai da valvula termostática e o radiador começam a esquentar...
estou com uma duvida as mangueiras tem que equentar juntas, porque se ñ me engano eu li que uma deve esquentar primeiro que a outra. a minha esquenta quase junto.
é assim: assim que o motor é ligado, após alguns minutos a mangueira da esquerda, a que sai do motor/válvula termostática vai aquecendo, o radiador e a outra que sai do lado direito do radiador indo até o motor.
Isto estando de frente do motor.

Se começar a esquentar bem rápido, ou a válvula esta travada aberta ou esta sem. Deu para entender?


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FernandoFM
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Mensagem por FernandoFM » Quarta-feira 03 2011f Agosto 2011 04:59:50 AM

alcineu escreveu:
TitanFM escreveu:
alcineu escreveu:Parece que essa circula é normal. A circulação não passa no radiador, mas, o correto é:
- assim que o motor é ligado, ver se a mangueira que sai da valvula termostática e o radiador começam a esquentar...
estou com uma duvida as mangueiras tem que equentar juntas, porque se ñ me engano eu li que uma deve esquentar primeiro que a outra. a minha esquenta quase junto.
é assim: assim que o motor é ligado, após alguns minutos a mangueira da esquerda, a que sai do motor/válvula termostática vai aquecendo, o radiador e a outra que sai do lado direito do radiador indo até o motor.
Isto estando de frente do motor.

Se começar a esquentar bem rápido, ou a válvula esta travada aberta ou esta sem. Deu para entender?
valeu , a minha demora 1mim +/- , estava pensando que poderia ser a valvula termoestatica porque depois que mexi cabeçote e fiz uma limpeza no sistema dearrefecimento o ponteiro da temperatura ñ nem 1mm. e consumo nem se fala 3 por 1.


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Mensagem por alcineu » Quarta-feira 03 2011f Agosto 2011 10:35:17 AM

TitanFM escreveu:
alcineu escreveu:
TitanFM escreveu: estou com uma duvida as mangueiras tem que equentar juntas, porque se ñ me engano eu li que uma deve esquentar primeiro que a outra. a minha esquenta quase junto.
é assim: assim que o motor é ligado, após alguns minutos a mangueira da esquerda, a que sai do motor/válvula termostática vai aquecendo, o radiador e a outra que sai do lado direito do radiador indo até o motor.
Isto estando de frente do motor.

Se começar a esquentar bem rápido, ou a válvula esta travada aberta ou esta sem. Deu para entender?
valeu , a minha demora 1mim +/- , estava pensando que poderia ser a valvula termoestatica porque depois que mexi cabeçote e fiz uma limpeza no sistema dearrefecimento o ponteiro da temperatura ñ nem 1mm. e consumo nem se fala 3 por 1.
tem indicio de ser a válvula travada aberta ou esta sem, sensor de temperatura tambem interfere no consumo, caso esteja avariado. Se tiver muitos anos sem troca-lo, troque-o que o consumo melhora.
A válvula termostática mantem a temperatura de funcionamento, o sensor monitora, envia para a ECU.
Outro detalhe, se o sistema não usa aditivo, estando contaminado com ferrugem, falseia a leitura no sensor.


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Mensagem por arlemsena » Sábado 13 2011f Agosto 2011 03:47:09 PM

Caros amigos do CC, acompanhei este tópico, procurando uma solução mas meu caso parece diferente, no meu caso o carro sobreaquece.

Em condições normais, rodando, ele trabalha em torno de 90º a 95º, o problema começa quando paro em algum congestionamento, aquece muito rápido, e mesmo com o acionamento da ventoinha não resolve muito, chegando quase na faixa vermelha da temperatura.

Observo que as mangueiras que vem da bomba - radiador, motor - radiador incham muito.

Ja foi trocado apenas sensor de temperatura até o momento.

Esse sintoma esta mais para termostática ou para vazamento na junta do cabeçote? Alguém pode me dar uma luz no fim desse túnel? :(



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Mensagem por alcineu » Sábado 13 2011f Agosto 2011 08:17:52 PM

Usa aditivo na agua, já limpou o sistema...?


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Mensagem por pedrolyra » Quarta-feira 17 2011f Agosto 2011 10:51:06 PM

bom pessoal meu carro fervel por causa da termo static direi ela to andando sem tem algum poblema



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Mensagem por awaked » Quinta-feira 18 2011f Agosto 2011 11:39:48 AM

Sim, tem problema.
A válvula termostática fecha o fluxo do arrefecimento pra ajudar o motor a esquentar rápido. E fecha o fluxo quando pega vento direto de frente quando o carro está andando pra evitar que o motor se esfrie demais. Quando a temperatura sobe, ela fecha de novo. Enfim, ela controla o sistema de arrefecimento pra não esquentar demais e nem esfriar demais.

Sem a válvula, seu motor demora pra esquentar, com o motor mais frio do que o ideal a injeção (pelo sensor de temperatura) vai ler que está frio e injeta mais combustível pra manter o funcionamento do motor estável. O mesmo acontece com o carro em movimento, pouco tempo a 60 km/h é o suficiente pro seu motor esfriar. Motor frio, injeta mais combustível pra manter o funcionamento.

Resultado: Aumento no consumo de combustível.

Mais técnico ainda... os pistões precisam trabalhar na faixa ideal de temperatura porque eles expandem preenchendo perfeitamente o bloco. Se eles não estão na temperatura ideal, há uma falha de compressão (perda de potência) e acaba passando óleo demais pra câmara de combustão.

Resultado: Desgaste prematuro.

Lembre-se, o período em que mais se gasta combustível é com o motor frio. O período em que as peças mais se desgastam por atrito é com quando o motor está frio.



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Mensagem por Zulu » Segunda-feira 22 2011f Agosto 2011 07:49:06 PM

[quote="alcineu"]Parece que essa circula é normal. A circulação não passa no radiador, mas, o correto é:
- assim que o motor é ligado, ver se a mangueira que sai da valvula termostática e o radiador começam a esquentar...[/quote]

Oi, tudo bem?

Eu tenho dúvidas se minha válvula termostática está funcionando. Demora muito a esquentar, nunca chega na temperatura ideal e o ponteiro de temperatura fica variando sempre entre um quarto do medidor e zero. Ou seja, não mantem a temperatura constante.

Eu gostaria de fazer esse teste aí. Quero saber se entendi o teste. Se a mangueira que liga a válvula termostática ao radiador começar a esquentar (com o motor abaixo da temperatura ideal) significa que ela está aberta, deixando passar líquido do motor para o radiador?

Abraço pessoal.




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Mensagem por awaked » Segunda-feira 22 2011f Agosto 2011 08:23:12 PM

Isso, se antes e depois da válvula elas esquentam juntas e por igual é porque deve estar aberta. Quando funciona ou trava fechada um lado esquenta muito e o outro fica morno por tabela.



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Mensagem por leojmedeiros » Segunda-feira 22 2011f Agosto 2011 09:54:13 PM

tive m problema na sexta feira passada a valvula da minha wagon travou segundo o mecanico quase queimei a junta do cabecote, o mecanico removel a valvula e disse que poderia andar sem ela que ñ teria problema algum mas agora que li o topico amanha mesmo ja vou comprar outra e mandar colocar no lugar!!

8)


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Mensagem por awaked » Segunda-feira 22 2011f Agosto 2011 10:33:49 PM

Compre original se quiser evitar dor de cabeça.




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Mensagem por wesleyfabio » Terça-feira 06 2011f Setembro 2011 09:07:47 AM

BOm dia galera.

Li e reli, nao consegui achar instruçoes para trocar a valvula.

eu mesmo troco ou tenho q levar em um mecanico. o cebolao eu mesmo troquei, gosto d e aprender a mexer nessas coisas. tem algo mais q gasto alem da valvula;?


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Mensagem por awaked » Terça-feira 06 2011f Setembro 2011 04:29:22 PM

Wesley,
Escrevi lá no outro tópico. Mas veja.
Não é só trocar. 99% das vezes é altamente recomendada a limpeza no sistema. Afim de evitar problemas futuros com a válvula nova. Motivo pelo qual o melhor é troca numa oficina que tenha a máquina pra limpar. É a hora também pra verificar e resolver vazamentos (com uma espécie de bomba e relógio de pressão, não é só visual), conferir a situação das mangueiras.

Não adianta trocar a válvula do sistema e o resto estar ruim, não vai funcionar adequadamente.



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