Batendo a parte de cima do motor...

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Claudionor Maciel
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Segunda-feira 22 2008f Dezembro 2008 07:10:08 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Batendo a parte de cima do motor...

Mensagem por Claudionor Maciel »

:evil:
Amigos, estou com meu corsa a cerca dos 153 mil km, e já a uns 20 mil, tem batido a parte de cima, no inicio parecia um chaveirinho, clec clec clec, agora esta mais forte, parece motor a diesel, o que não entendo é que, não esta fumando, não tem vazamentos, não tem perda de potencia, não esquenta, esta economico, e todos os mecanicos que consultei fazem analise de queima e alegam que estão normais as emições, o que que eu faço, alguem já teve este problema? Conto com a experiencia do clube para ajudar....Abs
Maciel


franco-df
:: Super ::
Mensagens: 56
Registrado em: Domingo 19 2006f Novembro 2006 10:54:32 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por franco-df »

Cara eu tive um problema parecido com o seu, faça o seguinte verifique se a parte de cima do motor está sendo lubrificada, caso não esteja é possível que tenha entupido os dutos que mandam óleo para a parte de cima do motor e pode comprometer o comando e os balancins, eu mandei fazer a limpeza e a troca do comando e balancins, porque já estava no osso, ficou em torno de 600 mangos.
Ex Corsa Super hatch 4p 98/99 Azul Riviera
Atual Vectra CD 2.2 16V 2003


Claudionor Maciel
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Segunda-feira 22 2008f Dezembro 2008 07:10:08 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Claudionor Maciel »

[quote="franco-df"]Cara eu tive um problema parecido com o seu, faça o seguinte verifique se a parte de cima do motor está sendo lubrificada, caso não esteja é possível que tenha entupido os dutos que mandam óleo para a parte de cima do motor e pode comprometer o comando e os balancins, eu mandei fazer a limpeza e a troca do comando e balancins, porque já estava no osso, ficou em torno de 600 mangos.[/quote]

Pois é, eu levei a um mecanico que tirou a tampa de cima para verificar a lubrificação, ele pediu para ligar, segurando com um pano, ai verificamos que havia sim lubrificação, porem as pecinhas que aparecem logo de cara, estavam com as bordas desgastadas.

Já ouvi falar em troca dos tuchos, mas estou com receio de mexer, a propria GM, disse que se mexer tem que ser o motor todo....que loucura, tô na indecisão, mas valeu a informação!!
Maciel


coelho
:: Millennium ::
Mensagens: 187
Registrado em: Domingo 18 2004f Julho 2004 02:31:14 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por coelho »

olha se eu fosse vc eu ja trocaria isso logo antes que piore ainda mais, provavelmente é só trocar o comando os tuchos, os balancinhos vem tudo isso em um kit vc deve gastar uns 100,00 de mão de obra ja as peças no maximo uns 300 reais original no mercado car...
NA GUARDA GUERREIRO LEVANTA A CABEÇA TRUTA, ONDE ESTIVER SEJA LÁ ONDE FOR TENHA FÉ QUE ATÉ NO LIXÃO NASCE FLOR...


André José Alves da Silva
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Segunda-feira 07 2008f Julho 2008 12:44:36 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por André José Alves da Silva »

[quote="Claudionor Maciel"]:evil:
Amigos, estou com meu corsa a cerca dos 153 mil km, e já a uns 20 mil, tem batido a parte de cima, no inicio parecia um chaveirinho, clec clec clec, agora esta mais forte, parece motor a diesel, o que não entendo é que, não esta fumando, não tem vazamentos, não tem perda de potencia, não esquenta, esta economico, e todos os mecanicos que consultei fazem analise de queima e alegam que estão normais as emições, o que que eu faço, alguem já teve este problema? Conto com a experiencia do clube para ajudar....Abs[/quote]

Caro amigo leve o seu carro a uma oficina para ser feita uma limpesa no motor, pois ele deve está com os dutos de lubrificação entupido ou o oleo pode está baixo. Verifique o comando e os balancins pois os mesmo devem está precisando de uma retifica ou até mesmo de uma troca. Sempre esteja atento a limpesa e a lubrificação adequada, caso contrario este problema sempre retornara.


Claudionor Maciel
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Segunda-feira 22 2008f Dezembro 2008 07:10:08 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Claudionor Maciel »

Amigos do Clube, Muito obrigado pelas dicas, já me decidi, cotei e vai sair tudo por 750 mangos, mão de obra e peças, bem mais em conta do que fazer todo o motor.
Assim que fizer o serviço, vou postar a informação para registro, pois devem exitir mais colegas enfrentando este mesmo problema, e querendo se desfazer do vaiculo, que vamos combinar é muito bom!!
Maciel


Claudionor Maciel
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Segunda-feira 22 2008f Dezembro 2008 07:10:08 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Claudionor Maciel »

[quote="Claudionor Maciel"]Amigos do Clube, Muito obrigado pelas dicas, já me decidi, cotei e vai sair tudo por 750 mangos, mão de obra e peças, bem mais em conta do que fazer todo o motor.
Assim que fizer o serviço, vou postar a informação para registro, pois devem exitir mais colegas enfrentando este mesmo problema, e querendo se desfazer do veiculo, que vamos combinar é um carro muito bom!![/quote]
Maciel


ronaldocd
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 18 2007f Novembro 2007 02:55:56 PM
Localização: Ijuí - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ronaldocd »

O meu apresentava este mesmo sintoma. Motor com 130.000, tuchos batendo e sem queima de óleo. Hoje o motor parou e não ligou mais. Foi de guincho para a oficina. Resultado: tenho que trocar os tuchos e fazer uma limpeza no motor, além da retífica do cabeçote. As válvulas estavam tomadas de sujeira.

Espero que fique tudo OK. Se for só isso, vai sair em torno de R$ 450,00.


glauco.paulo
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Terça-feira 18 2008f Novembro 2008 05:23:25 PM
Localização: Volta Redonda - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por glauco.paulo »

Hoje a maioria dos carros novos, ou quase todos possuem possuem motores que utilizam tuchos hidráulicos. Os tuchos mecânicos foram substituídos pelos hidráulicos por causa do sistema de injeção eletrônica, pois seu funcionamento é mais silencioso e significa menor nível de vibração de funcionamento em elevados níveis de rotação do motor, o que tecnicamente é mais adequado ao funcionamento correta da injeção eletrônica.

Alguns tipos de injeção - nos motores mais avançados - têm um sensor de detonação que adianta ou atrasa o ponto de acordo com as características do combustível. Se fossem tuchos mecânicos, pelo som que eles emitem (de máquina de costura), este sensor poderia atuar de forma errada, detectando o barulho como uma batida de pino e consequentemente atrasando ou adiantando o ponto sem que realmente houvesse tal necessidade. Outra vantagem do tucho hidráulico é que ele dispensa a regulagem constante das válvulas, pois eles se auto-regulam com a própria pressão de óleo de alimentação.

Normalmente logo na primeira partida pela manhã, houve-se um barulho chato no parte de cima do motor, um "cléc- cléc" que logo desaparece quando o óleo ganha pressão. Alguns veículos podem demorar um pouco mais por diversos motivos, entre eles, óleo de má qualidade ou contaminado de impurezas (combustível batizado, por exemplo), além de baixa pressão de óleo devido à bomba desgastada ou entupida por borra de óleo, além do próprio desgaste natural do motor.

Agora porque os tuchos se descarregam? Por vários motivos, o primeiro deles é o fato do motor trabalhar com óleo sujo ou de baixa viscosidade, que terá seus canais entupidos e o motor pode em alguns casos não funcionar.


O tucho funciona de uma forma parecida com um amortecedor, só que ao contrário do amortecedor, o tucho não é totalmente fechado. Ele possui dois orifícios, um para admitir e o outro para descarregar o óleo que circula sob pressão no motor. Se uns desses orifícios estiverem “fechados” o óleo não vai entrar e os tuchos não serão carregados. Por isso se o barulho demorar em desaparecer ou se aparecer quando o motor estiver quente, é sinal que os tuchos necessitam de manutenção.

Para que isso não venha acontecer procure trocar o óleo e o filtro de óleo regularmente (a cada 5.000 km), utilizando sempre óleo de boa qualidade que é fundamental para uma boa vida útil do motor. Sempre que trocar o óleo troque o filtro também, pois essa eventual economia a longo prazo representará um aumento de custo, já que um filtro custa em média R$ 15,00. Por outro lado os custos provenientes de lubrificação inadequada do sistema, invariavelmente são muito mais caras.

Também não economize com gasolina barata (batizada), pois geralmente esta contém solventes que travam não só os tuchos mas toda a lubrificação do cabeçote e motor devido à criação de uma borra pastosa. Normalmente para se proceder a manutenção dos tuchos são necessários a remoção do comando de válvulas, balancins e dos próprios tuchos. Para a sua limpeza se faz necessário desmontá-los para lavagem. Em alguns casos com uma simples batida ele se abrem, e em outros basta retirar um trava com alicate para desmontá-los. Para esse tipo de serviço, recomendamos o auxílio de um profissional da área, pois esse serviço requer ferramentas apropriadas e um alto grau de conhecimento.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”