Bom galera, falando em motor sou muito leigo ainda...
mas to querendo dar mais "força" pro meu wind 1.0.. e me falaram pra rebaixar o cabeçote que já dá uma diferença legal no desempenho..
é verdade??
como funciona?
como se faz??
quais os riscos?
e principalmente, como pretendo ficar um bom tempo com esse carro, se isso naum me trará dor de cabeça futuramente???
e se alguém tiver mais algo pra comentar além do que eu escrevi aqui fiquem a vontade...
quero ouvir o máximo possível pra não fazer nenhuma besteira com meu filhote....
abraço a todos
Rebaixar cabeçote? O que é? Pra que serve? Como se faz?
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Rebaixar cabeçote? O que é? Pra que serve? Como se faz?
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Dá uma boa diferença no desempenho sim!Carlos Lana escreveu:Bom galera, falando em motor sou muito leigo ainda...
mas to querendo dar mais "força" pro meu wind 1.0.. e me falaram pra rebaixar o cabeçote que já dá uma diferença legal no desempenho..
é verdade??
como funciona?
como se faz??
quais os riscos?
e principalmente, como pretendo ficar um bom tempo com esse carro, se isso naum me trará dor de cabeça futuramente???
e se alguém tiver mais algo pra comentar além do que eu escrevi aqui fiquem a vontade...
quero ouvir o máximo possível pra não fazer nenhuma besteira com meu filhote....
abraço a todos
Consiste em rebaixar o cabeçote para comprimir mais a mistura ar/combustível (aumento da taxa de compressão)
Vc tem que retira o cabeçote e mandar para a retifica para o rebaixamento, a medida do rebaixamento irá definir a nova taxa.
Riscos? é uma opeeração sem volta! uma vez rebaixado, nã tem volta! só trocando o cabeçote por um novo!
Além disso, teria que converter pra alcool o motor, pois taxa de compressão alta e gasolina não combinam bem! Ai vão bicos, bomba de combustível, kit de partida a frio, etc.
Procura se informar, mas acho que a simples substituição dos pistões pelos que equipam os motores VHC (vão aumentar a taxa de compressão da mesma forma que o rebaixamento do cabeçote! com a vantagem de ser possível a reversão da modificação)
abrass!
Gabriel Pires
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70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!
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Valeu Gabriel..
já esclareceu bastante, eu naum sabia que teria que passar pro alcool.. ai é mais uma despesa..
valeu cara..
Alguem tem algo mais pra me ajudar??
abraço
já esclareceu bastante, eu naum sabia que teria que passar pro alcool.. ai é mais uma despesa..
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MPFI..
valeu pela dica amigo..
to pensando num jeito de dar um gás no motor sem judiar muito dele e sem gastar tanto como pra colocar um turbo.. se naum taco logo o turbo e pronto... valeu mesmo..
abraço
valeu pela dica amigo..
to pensando num jeito de dar um gás no motor sem judiar muito dele e sem gastar tanto como pra colocar um turbo.. se naum taco logo o turbo e pronto... valeu mesmo..
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Bom tópico Carlos...
Tbm tenho essas dúvidas...
Pessoal, o meu corsa é 1.0 EFI, pra rebaixar é o mesmo processo do MPFI?
Tenho que passar pro alcool, trocar bicos, bomba, etc?
Vlw.
Tbm tenho essas dúvidas...
Pessoal, o meu corsa é 1.0 EFI, pra rebaixar é o mesmo processo do MPFI?
Tenho que passar pro alcool, trocar bicos, bomba, etc?
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O processo pra rebaixar o EFI e o MPFI é o mesmo, porém depois do rebaixamento será necessario reprogramar a injeção e nao tenho certeza se no EFI dá pra fazer. Só pra explicar em que consiste rebaixar o cabeçote: imagina que seu cabeçote é um pedaço de 1 kg de presunto. Voce coloca esse presunto na maquiina pra fatiar. Tira apenas 1 ou duas fatias. O restante que está inteiro vc coloca de volta no motor. Com essa "fatia" a menos, a taxa de compressao vai aumentar, melhorando o desempenho.
Opiniao minha: o ideal ao rebaixar um cabeçote é colocar um comando de valvula mais "bravo" e de preferencia retrabalhar o coletor de admissao. O ganho de potencia nao é TAO grande, acredito que seja na casa dos 10 cv, porém o torque em baixa rotação fica prejudicado e o que mais faz falta no 1.0 é torque em baixa, tanto é que ao esticar as marchas, o desempenho fica satisfatório. Minha sugestao seria colocar um kit turbo mesmo. Até um tempo atras, a Garrett tinha um kit turbo específico para veículos 1.0. Lembro-me que tinha pro Corsa 1.0, pro Palio 1.0 (antes do motor FIRE) e pro Gol, porém nao tenho certeza se ainda existe esse kit pronto. As adaptaçoes eram mínimas e no kit já vinha tudo específico para aquele veículo. Acredito que esta seja a melhor opção em termos de custo X desempenho.
Se voce pretente usar o carro no dia a dia e nao desfazê-lo tao cedo, coloca uma pressao baixa. Dos 60 cv ele passa pra 85 ou 90 sem afetar quase nada a durabilidade e nao vai precisar do intercooler.
Opiniao minha: o ideal ao rebaixar um cabeçote é colocar um comando de valvula mais "bravo" e de preferencia retrabalhar o coletor de admissao. O ganho de potencia nao é TAO grande, acredito que seja na casa dos 10 cv, porém o torque em baixa rotação fica prejudicado e o que mais faz falta no 1.0 é torque em baixa, tanto é que ao esticar as marchas, o desempenho fica satisfatório. Minha sugestao seria colocar um kit turbo mesmo. Até um tempo atras, a Garrett tinha um kit turbo específico para veículos 1.0. Lembro-me que tinha pro Corsa 1.0, pro Palio 1.0 (antes do motor FIRE) e pro Gol, porém nao tenho certeza se ainda existe esse kit pronto. As adaptaçoes eram mínimas e no kit já vinha tudo específico para aquele veículo. Acredito que esta seja a melhor opção em termos de custo X desempenho.
Se voce pretente usar o carro no dia a dia e nao desfazê-lo tao cedo, coloca uma pressao baixa. Dos 60 cv ele passa pra 85 ou 90 sem afetar quase nada a durabilidade e nao vai precisar do intercooler.
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