Turbinar 1.0 EFI !!! AJUDAS POR FAVOR !!!

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
Gus®
:: Piquet ::
Mensagens: 317
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 10:07:52 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Turbinar 1.0 EFI !!! AJUDAS POR FAVOR !!!

Mensagem por Gus® »

Galera...

Sou novo no Forum....apresentei meu Corsinha nesse topico aqui:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=42924

Seguinte...

Tenho muita vontade de fazer um Swap no meu Corsinha, sair do ultrapassado motor 1.0 EFI pra uma coisinha um pouco melhor como os 1.6 16v !
Porém, agora nao vou ter como fazer isso, pois o custo é um pouco alto, e eu não estou trabalhando, sou formado em Direito e estou apenas estudando e fazendo Curso pra Concurso Publicos, além disso nos mudamos a pouco tempo e tamos tendo muitos gastos com isso.


Mas ao mesmo tempo, estou cansado do meu carrinho já, estou com ele desde 2003 e queria fazer algo pra ficar mais motivado com Corsinha. E uma das coisas q sempre me encomodou muito foi o triste desempenho desse motor EFI...hehehe

Andei vendo preço de uns Kits usados e sai em torno de R$ 1.000,00.
Contactei um mecanico conhecido meu de outro Fórum relacionado a carros que me cobrou R$ 800,00 pra revisar meu motor todo e trocar tudo que ja estiver condenado (eu teria que comprar ainda as peças necessarias a serem trocadas) e instalar o Kit Turbo + R$ 400,00 para fazer o acerto do carro com o Kit instalado.
Particularmente achei muito caro, queria que o pessoal desse umas dicas de preparadores bons aqui pelo RJ se possivel.


E as minhas PRINCIPAIS DUVIDAS nesse projeto são:
- Como será feito o acerto do carro pra ficar liso, já que não tem como remapear essa injeção nem mudar Chip ??
- Devo trocar o bico injetor original ou "alarga-lo" ???
- Qual bico extra deve entrar (de qual carro) ??
- Teria q usar um gerenciador, tipo HPI ou HIS pra controlar esse bico Extra ?? O resultado seria bom ??
- A embreagem e bomba de combustivel devem ser alteradas/trocadas ???
- Quanto de pressão eu devo andar pra NÃO ter risco de quebras ?? Corsinha 1.0 bem acertado aguenta bem 1.0 Kg. de pressão ???
- Quantos cv. da pra tirar do EFI sem exageros, usando pouca pessão, algo em torno de 0.8 ou 1 kg. de pressão ???

Não quero nenhum carro canhão....ficaria super satisfeito se conseguisse algo entre 110 a 120 cv. e de preferencia sem risco de quebras !!!

Quem pode me dar dicas sobre Turbinar esse 1.0 EFI ??

Eu vi q um usuario aqui comprou um 1.0 EFI turbo e ja fiz algumas perguntas a ele...

Mas queria que alguem me ajudasse com todas essas perguntas acima...hehhe

Desculpa o tamanho do texto...

Grato a todos.

Abraço.


rafael2san
:: Piquet ::
Mensagens: 261
Registrado em: Terça-feira 22 2008f Janeiro 2008 11:48:20 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rafael2san »

Cara, sempre quis saber isso


Pauloskar
:: GSI ::
Mensagens: 2203
Registrado em: Segunda-feira 20 2004f Dezembro 2004 12:59:43 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pauloskar »

Gus, manda uma MP para RMOLIVEIRA. Ele é daqui da Bahia e teve um Corsa 1.0 EFi. Com certeza ele vai te ajudar, mas te adiando que ele teve dor de cabeça e acabou tirando o kit. Abração e boa sorte.

Aí o perfil dele:

http://www.corsaclube.com.br/profile.ph ... file&u=726


Avatar do usuário
Gus®
:: Piquet ::
Mensagens: 317
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 10:07:52 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gus® »

Valeu Paulo


Eu li as 32 paginas to teu topico....hehehe

Que historia grande essa sua com o Motor 2.0 !!! :)

Mas no final, a recompensa deve ser ótima....o prazer q deve dar fazer um projeto desses...

Em breve eu farei no meu...só q pretendo fazer algo mais simples....tipo um 1.6 16v e depois Turbo...

Vamos ver o q eu conseigo fazer nesse motor 1.0 EFI por enquanto...heheh
Vou mandar MP pra pessoa que vc me indicou...

Vc sabe dizer q tipo de dores de cabeça ele teve !??!

Eu pretendo torcar tudo no meu motor, mesmo o q ainda tiver bom e ai sim turbinar....sendo que meu motor ainda está legalzinho, qualquer barulhinho que surge nele eu ja levo no mecaninco....nunca tive um problema nele, e olha q eu sou Cupim....mas to sempre verificando tudo....pra ter uma idéia, meu motor SEMPRE está limpo....e olha que eu não tenho os "Para-barros" de plastico !!! hehehe

Espero que eu consiga manter ele com 110cv. Turbo sem mtas dores e cabeça....depende só do acerto...

Vlw....abraçao !!!


rmoliveira
:: Rodeio ::
Mensagens: 790
Registrado em: Quinta-feira 22 2004f Abril 2004 09:22:48 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rmoliveira »

AÊ!

Algumas respostas c/ minha breve experiencia :)

- Como será feito o acerto do carro pra ficar liso, já que não tem como remapear essa injeção nem mudar Chip ??
=> Ponto no distribuidor, pressões de combustivel na HPI e talvez uma polia de comando regulavel.

- Devo trocar o bico injetor original ou "alarga-lo" ???
=> Se for usar bico extra colocaria um de Gol 1.6L "EFI" (talvez o de monza cabeça branca) e usaria o seu original como suplementar.

- Qual bico extra deve entrar (de qual carro) ??
- Teria q usar um gerenciador, tipo HPI ou HIS pra controlar esse bico Extra ?? O resultado seria bom ??
=> Seria mais facil acertar, carro menos "gastão", usaria um HIS anaógico mesmo, talvez digital controlando o bico extra.

- A embreagem e bomba de combustivel devem ser alteradas/trocadas ???
=> Bomba fraca e não aguenta álcool, embreagem ao meu ver sem problemas (parece superdimensionada p/ o carro)

- Quanto de pressão eu devo andar pra NÃO ter risco de quebras ?? Corsinha 1.0 bem acertado aguenta bem 1.0 Kg. de pressão ???
=> Como vc falou, bem acertado e com manutençao correta dificilmente quebrara, mas pressao max p/ não ter dor de cabeca é 0.8kg.

- Quantos cv. da pra tirar do EFI sem exageros, usando pouca pessão, algo em torno de 0.8 ou 1 kg. de pressão ???
=> Estimo uns 100CV bem acertado (dobrar a original).


VALEU!!

Rodrigo
Ex.Corsa 1.0L EFI 95 (Agora de "Corsão"!): http://www.corsaclube.com.br/forum/prof ... file&u=726#
Corsa Clube Bahia


Avatar do usuário
Gus®
:: Piquet ::
Mensagens: 317
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 10:07:52 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gus® »

Valeu Rodrigão....brigado pelas respostas....

Acho q vou usar o Bico de monza como suplementar......meu preparador falor q esse bico ja fica legal....vc acha melhor colocar ele no local do original e o original como suplementar ???

Outra coisa q vc falou ai e eu tinha esquecido de perguntar....
Vc tinha passado o seu pra alcool ???

Fica redondo o Corsinha no alcool ?? Eu tinha pensado em deixar na gasolina, mas o acerto e ganho no alcool eh melhor neh, só tenho medo pq nao reprogramando a injeção ele aceita legal o alcool ???pra ligar o carro de manha e tals eh tranquilo ???

Vou comprar o Kit semana q vem, com Turbina T2 .48 da Master Power...

E vou comprar um Digipulse pra regular o bico extra, pq acredito q vá ficar muito mais beberrão se nao usar ele....ai vai ser CENSURADO manter $$ o consumo....hahaha

Vou trocar tudo possivel logo.....comando (o meu ja apresenta riscos/desgaste), tuchos, balancins, juntas, bombada d´agua e de oleo se forem necessarios, correias, vou deixar tudo OK e instalar o turbo em seguida.....ai de inicio vou deixar com 0.8 de pressao ate amaciar e tal...depois experimento ele com 1 kg. !! Vamos ver no q dá...

Outra coisa....o freio dele aguenta tranquilo....tava pensando em só mudar o fluido de freio pra DOT 4 ou 5....apesar de falarem q DOT 5 acaba causando entupimento....entao devo deixar DOT 4 e acredito q de conta legal.....

Vlw pela atenção ai cara...

Abraço !!


GSI T
:: ST ::
Mensagens: 991
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:55:19 PM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GSI T »

Oi, tudo bem? Bom, é o seguinte... com o Bico do Monza no lugar do original dá pra alimentar até 0,8 bar de turbo sem que vc precise de suplementar.
A turbina compre uma T2 igual as utilizadas na Mercedes Sprinter, bomba de combustível dá pra usar uma de Astra Flex no lugar da original, use velas grau 8 NGK, escape de 2" é suficiente pra até 150cv.
A turbina não deve ser apenas fixada no coletor de escape com a flange que vem no kit, voce deve serrar o coletor de escape e soldar a flange bem em cima pra turbina ficar alta e assim o retorno de óleo não ficar abaixo do nível do óleo, a sonda deve sempre ficar após a turbina.
Boa sorte.
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!


Gabriel SW
:: GSI ::
Mensagens: 2282
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Gabriel SW »

GSI T escreveu:Oi, tudo bem? Bom, é o seguinte... com o Bico do Monza no lugar do original dá pra alimentar até 0,8 bar de turbo sem que vc precise de suplementar.
A turbina compre uma T2 igual as utilizadas na Mercedes Sprinter, bomba de combustível dá pra usar uma de Astra Flex no lugar da original, use velas grau 8 NGK, escape de 2" é suficiente pra até 150cv.
A turbina não deve ser apenas fixada no coletor de escape com a flange que vem no kit, voce deve serrar o coletor de escape e soldar a flange bem em cima pra turbina ficar alta e assim o retorno de óleo não ficar abaixo do nível do óleo, a sonda deve sempre ficar após a turbina.
Boa sorte.
Falou a voz da sabedoria!

abrass!
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com


Avatar do usuário
DAN Skywalker
:: ST ::
Mensagens: 829
Registrado em: Segunda-feira 05 2008f Maio 2008 12:53:24 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DAN Skywalker »

rafael2san escreveu:Cara, sempre quis saber isso
+1 :D
"Vencer é o que importa. O resto é a consequência. "
Ayrton Senna


Avatar do usuário
Gus®
:: Piquet ::
Mensagens: 317
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 10:07:52 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gus® »

[quote="GSI T"]Oi, tudo bem? Bom, é o seguinte... com o Bico do Monza no lugar do original dá pra alimentar até 0,8 bar de turbo sem que vc precise de suplementar.
A turbina compre uma T2 igual as utilizadas na Mercedes Sprinter, bomba de combustível dá pra usar uma de Astra Flex no lugar da original, use velas grau 8 NGK, escape de 2" é suficiente pra até 150cv.
A turbina não deve ser apenas fixada no coletor de escape com a flange que vem no kit, voce deve serrar o coletor de escape e soldar a flange bem em cima pra turbina ficar alta e assim o retorno de óleo não ficar abaixo do nível do óleo, a sonda deve sempre ficar após a turbina.
Boa sorte.[/quote]

Opa...

Muito obrigado pelas dicas...

Uma coisa muito importante, pois devo ir a loja na terça q vem...

Seguinte....vc acha q é besteira eu comprar um Digipulse e colocar um bico extra pro projeto q pretendo fazer ???

O q eu quero é andar com no maximo 1 kg. de pressão, mas quero o carro o mais acertadinho possivel, logico. Tirando o maximo de potencia q puder até esse limite de 1 kg. !!!

Eu vi no topico Fixo, q no meu caso é melhor só trocar o bico original e fazer o acerto só pelo HPI....colocano um bico extra e um Digipulse nao ficaria melhor no caso do meu EFI, ate mesmo pra otimizar um pouco o consumo dele com o Digipulse !?

Outra pergunta...
Vc acha q o corsa EFI vai dar conta legal se mudar ele pra alcool, mesmo com esse injeção "burra" ???? Vale a pena passar pra alcool ???

Quanto a Turbina na parte de cima do coletor, quais prejuizos eu teria no projeto se ela ficasse mais abaixo como todo mundo faz, no caso do retorno do oleo ??? Diminui a vida util da turbina ela ficando mais em baixo ???

Queria fazer tudo de uma vez só.....por isso se for ficar mais liso e com mais ganho, prefiro gastar um pouco mais de dinheiro e colocar bico extra e Digipulse logo, mas logico, só se for mta mais vantagem do q turbinar com 1 bico so e regulando so pelo HPI...

Obrigado mesmo pelas dicas e pela atenção...

Sou novato quanto a turbo, e dicas de quem sabe são otimas nessas horas....

QUERO SABER O Q O PROFISSIONAL VAI ESTAR FAZENDO NO MEU CARRO....PRA PODER RECLAMAR SABENDO DO Q TO FALANDO....QUERO TIRAR O MAXIMO DE APROVEITAMENTE E TENDO UM CARRO LISO, COM MENOS RISCOS DE QUEBRAS, E COM UM CONSUMO OTIMIZADOO DENTRO DO POSSIVEL COM TURBO...

Abraçosssss.....


Responder

Voltar para “Motor e Preparação”