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È realmente precisamos saber. Até agora ninguem me falou sobre algum tampaõ de esgotamento geral da agua do motor/radiador. Vou procurar alguem mais intedido no assunto e depois posto. Há 1 ano me orientaram retirar aquela mangueira grossa perto da buzina, mas, não achei isso lógico. A exemplo do motor Ford Corcel/Belina, havia um parafuso no bloco do motor para esgotar todo liquido e enxendo o radiador por cima, fazia-se o esgotamento total. Mas tem que haver algo parecido no Corsa!!
Ola, Amigo.
Semana passada fui trocar a agua do reservatorio, e o cara q me atendeu
era novato. Resultado: Ar no sistema e superaquecimento do motor com a
queima da valvula temostatica.
Existe um sensor (parafuso) no lado esquerdo, na parte de tras de motor, e por Ele que se faz o chamado "Sangrar" solte ele enquanto coloca agua no reservatorio, Qdo sair agua de forma continua, sem ar. feche-o.
No dia seguinte de manha, verifique se o nivel da agua esta no meio
da seta.
Oderson este sensor fica na parte superior do bloco, ok. Me parece que é o sensor de temperatura da agua no bloco. O interessante é a parte baixa do bloco, pra secar todo o sistema, tirando qualquer resuduo. Valeu a deixa.
alcineu escreveu:Oderson este sensor fica na parte superior do bloco, ok. Me parece que é o sensor de temperatura da agua no bloco. O interessante é a parte baixa do bloco, pra secar todo o sistema, tirando qualquer resuduo. Valeu a deixa.
ja pensei em tirar a mangueira ali..to pra fazer isso...
ai galera eu uso bardhal, na minha opiniao e o melhor, mas tbm o mais caro, 12 conto 1/2 litro...
olhem nas instrucoes no verso e sigam direitinho, e a melhor cois aa se fazer.
quanto a como sangrar todo o sistema:
bom galera vai ai um mini tutorial de como trocar a agua dos nossos queridos corsinhas.
1 - de preferencia retirar a "cuba" onde fica a agua e limpa-la BEM, por dentro, recoloca-la;
2 - no corsa vc tem duas mangueiras laterais no radiador, a da direita - mais baixa - , retirar essa da direita onde sera drenada boa parte da agua;
OBS.: para se ter um dreno completo pode-se tirar a cebolinha - n recomendavel frequentemente para nao danificar sua vedacao.
3 - recolocar a mangueira no lugar, usando vaselina no seu interior pra a mangueira nao "colar" e nos atrapalhar na proxima troca - e a cebolinha quando tirada;
4 - apos toda a sangria retirar a tampa do reservatoria da agua ("cuba')
com motor ligado encher com agua mineral (pois agua de torneira possui cloro e o mesmo ajuda a prejudicar o sistema). motor ligado pois o sistema só é acionado por completo (circulacao de completa de agua pelo motor) com o carro aquecido.
5 - repetir os passos 3 e 4 de duas a tres vezes. Resultando em 3 ou 4 sangrias.
6 - apos a ultima sangria, colocar o aditivo, 1L, e completar com agua mineral novamente.
7 - fechar a tampa do reservatorio de agua e permanecer olhando o reservatorio se ainda cheio por alguns dias, se sim tudo OK, se nao, completar sempre q necessario com agua mineral.