[DÚVIDA] - Corsa Wagon 1.0 16v falhando. O q fazer?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
Thiago Petrucelli
:: Moderador ::
Mensagens: 813
Registrado em: Terça-feira 31 2006f Outubro 2006 11:39:58 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON SUPER 1.0 MPFI 16V
Ano de fabricação: 2001

[DÚVIDA] - Corsa Wagon 1.0 16v falhando. O q fazer?

Mensagem por Thiago Petrucelli »

Eai Corseiros!

Então, vejam se podem me ajudar, estou com um problema com meu Corsa que ninguem descobre. Ele falha quando frio, não é o carro que tu liga e já da pra sair rodando que ele fica segurando, não anda, antes ele fazia isso só frio, mas desde o ultimo abastecimento ele ta fazendo isso até quente.
Quando ele para de falhar, tu não pode afunda o pé em subida por exemplo, que ele engasga e volta tudo, fica manco de novo.

Ele tava quase bom, falhava só de manhã, até o dia que me deixou na mão, e descobri que a bobina NOVA que eu comprei tinha queimado, coloquei a antiga de volta e ele voltou a funcionar, isso foi semana passada, e essa semana ele voltou a fica ruim de novo...

Já fiz retifica no cabeçote, troquei velas, bomba de combustivel, filtro, sensor de temperatura, sonda lambda, já resetaram o modulo, passaram scanner e não deu nada, já fizeram limpeza de bico, descarbonização do motor, trocaram o liquido do radiador, etc... Não sei mais o que fazer, meu mecanico fica parado olhando pro motor do carro e não consegue descobrir isso.

No passado esse motor deu calço hidráulico, meu pai entro num trecho alagado e um onibus no sentido contrario jogou água no motor, e aspirou a água, o carro morreu. Ai já era, quebrou a biela.
O seguro pagou tudo, fizeram o motor todo, tudo novo, mas desde que saiu ele ficou meio lerdo, quando ele se soltou, começo esse problema de fica falhando de manhã.

Quem ta segurando a barra do carro aqui em casa sou eu, meu pai ta louco pra troca de carro mas eu não to deixando, quero descobri o porque dele falhar.

Do sistema de injeção, acho que só a flauta e os bicos e o sensor MAP são originais. E o regulador de pressão da bomba também é original.

Meu carro ta com 118mil km rodados, é nosso desde zero km.

E outra coisa também que ele faz, é quando você alivia o motor em baixa rotação, tipo, ta a uns 2500rpm, e pisa na embreagem, o giro cai pra umas 600 a 700rpm mas logo estabiliza de novo, mas não fica legal, fica meio falhando, tu sente isso, e é pisar e ele não anda legal. Vou trocar de posto de combustivel, mas acredito que não seje isso porque o Palio do meu pai também abastece e não falha e nem da nada...

Me ajudem, não sei mais o que fazer...
P e t r u c e l l i


Gabriel SW
:: GSI ::
Mensagens: 2282
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Gabriel SW »

Cara

Pra mim são algumas alternativas, já que vc disse que a injeção não acusa erro algum!
>> Verifica pressão na linha de combustível;
>> Cabos de vela, testa e vê se estão bons!
>> Combustível adulterado (procure sempre usar gasolina aditivada)
>> A retifica foi bem feita??? Revisaram cabeçote (empenado) ou o assentamento de cada uma das velas?? Interessante seria testar a compressão de cada cilindro, ai vc já tem uma boa noção do que está acontecendo!
>> Verifica os sensores da posicionamento da borboleta, atuador da marcha lenta, etc.

abraços!
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

alem do q ja foi sugerido, me preocupa o fato do seguro ter pago, sabemos como seguradora faz....o menor gasto possivel....

disse q quebrou biela, o pistao nao foi afetado? o vira sofreu algum empenamento?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Thiago Petrucelli
:: Moderador ::
Mensagens: 813
Registrado em: Terça-feira 31 2006f Outubro 2006 11:39:58 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON SUPER 1.0 MPFI 16V
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Thiago Petrucelli »

Acho que não. Porque quando o carro esquenta ele fica(va) normal, nem parecia que tinha nada. Se o vira estivesse empenado, o carro falharia o tempo todo.
Mas realmente foi o menos gasto possivel, quando meu mecanico mediu a compressão dos cilindros, estavam todos baixos, dai o cabeçote foi pra retifica, deu uma geral nele, coloco de volta, ficou quase 100% mas ainda segurava um pouco, fico andando pra caralho hehe, mas ainda continuava falhando...

Vou verificar a pressão da bomba de combustivel e os cabos de vela, só falta isso. O CENSURADO é que estou lhe dando com trocadores de peças, ninguem pega um multimetro pra sair testando os sensores pra saber se algum tem problema. Só diz: eu acho que é isso... A gente vai lá, compra, ele instala e continua falhando...

Combustivel pode até ser, vou trocar de posto, quando acabar esse tanque, vou por Shell V-Power e troca o óleo por sintetico 15W40, mais fino e melhor do que o mineral 20W50 que eu sempre uso. Sei que não tem nada a ver com o motor falhar, vou fazer isso por caprixo e curiosidade pra ve se realmente tu sente a diferença e o motor fica mais solto...

Valeu a ajuda ae galera!

E se tiver alguem aqui da Zona Norte que conheça um mecanico que mexa com injeção BOM, queria indicações, porque ta CENSURADO....


Abraços
P e t r u c e l l i


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tem q levar em conta realmente o fato de aquecer e parar....pode haver dilatacao de alguma peca movel, e eliminar a folga
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Thiago Petrucelli
:: Moderador ::
Mensagens: 813
Registrado em: Terça-feira 31 2006f Outubro 2006 11:39:58 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON SUPER 1.0 MPFI 16V
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Thiago Petrucelli »

Novamente acho que não seja questão de folga, pois ele falhava o tempo todo por falta de compressão, o cabeçote foi feito e ele ficou quase 100%, se fosse algo na parte debaixo do motor, iria continuar, creio eu que seje problema de alimentação mesmo, ou regulador de pressão da bomba, ou MAP, ou os cabos de vela, bobina, ou a flauta de injeção com os bicos... Só falta isso pra troca no carro HAHAHA, o resto ta tudo novo já...

O bom é que fico sucegado por um bom tempo, revisei ele sem querer....


Mas vou continuar na busca pra sanar o problema... CENSURADO é gastar a gasolina que minha mãe colocou, 50 conto, ta meio tanque ainda....


Abração!
P e t r u c e l l i


TADASHI
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Terça-feira 06 2004f Julho 2004 10:38:32 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por TADASHI »

petrucelli boa-tarde!

Eu sei muito bem deste problema no seu motor, eu tive um Corsa Super 1.0 16V 99/00 retirado desde zero e apresentava esse mesmo sintoma o carro falhar com motor frio a ponto de não ter força para subir qualquer subida leve, depois que esquentava não apresentava nenhum problema. Existiu um recall branco para esse motor, tanto é que levei o meu carro fora da garantia e fizeram o retrabalho no cabeçote. Infelizmente o carro não ficou bom, depois de várias tentativas eu vendi o carro. Hoje ainda não li em nenhum lugar uma solucão para esse problema, já vi relatos que era problema nos tuchos hidráulicos que não carregam com o motor frio, eu tentaria por esse caminho e usaria o óleo 5W30 que é mais fino no frio auxiliando na circulação do óleo no motor.
Corsa Classic Spirit 2008 Cinza Bluet


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

cuidado com viscosidade muito baixa, pode fazer o sistema ficar sem pressao no oleo e nao subir pro cabecote....

esse recall nao sabia

disse de possiveis folgas tipo motor com pistao forjado...qnd liga é uma barulheira até haver a dilatacao e ficar suave.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Gabriel SW
:: GSI ::
Mensagens: 2282
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Gabriel SW »

SemControle escreveu:cuidado com viscosidade muito baixa, pode fazer o sistema ficar sem pressao no oleo e nao subir pro cabecote....

esse recall nao sabia

disse de possiveis folgas tipo motor com pistao forjado...qnd liga é uma barulheira até haver a dilatacao e ficar suave.....
Ia citar isso mesmo! pode até carregar mais rápido os tuchos com óleo mais fino, mas e a pressão? Adianta o que carregar mais rápido os tuchos e perder eficiencia na lubrificação por baixa pressão no óleo???

No máximo um 15w40 (que eu uso na minha wagon 1.6 16v) o ideal seria 20w50.

abraços
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com


TADASHI
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Terça-feira 06 2004f Julho 2004 10:38:32 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por TADASHI »

Gabriel SW escreveu:
SemControle escreveu:cuidado com viscosidade muito baixa, pode fazer o sistema ficar sem pressao no oleo e nao subir pro cabecote....

esse recall nao sabia

disse de possiveis folgas tipo motor com pistao forjado...qnd liga é uma barulheira até haver a dilatacao e ficar suave.....
Ia citar isso mesmo! pode até carregar mais rápido os tuchos com óleo mais fino, mas e a pressão? Adianta o que carregar mais rápido os tuchos e perder eficiencia na lubrificação por baixa pressão no óleo???

No máximo um 15w40 (que eu uso na minha wagon 1.6 16v) o ideal seria 20w50.

abraços
O óleo 5w30 vem de fábrica (vem escrito no manual). A viscosidade baixa é para quando a temperatura está baixa favorecer a lubrificação do motor, portanto, não há problemas em baixar a pressão do óleo. O óleo tem multiviscosidade para isso.

Óleo de especificação API-SJ ou superior e viscosidade
SAE 5W30*, 15W40, 20W40 ou 20W50 - *
O veículo sai de fábrica abastecido com óleo de classificação API-SL e viscosidade SAE 5W30.
Corsa Classic Spirit 2008 Cinza Bluet


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”