[DÚVIDA] - Será verdade? Não precisa usar aditivo?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Se enferrujou já era, pois as camaras de passagem de água enferrujaram.
Só trocar a água agora e fazer isso a cada seis meses.
bigdbixu escreveu:iaee rapazeada blz ?
acabei de ver uma materia no youtube sobre liquido de arrefecimento e sobre a questaõ do aditivo ...
então fiquei meio preocupado !!!!!
tenho um corsa wind 2001 mpfi 1.0 e esta com 107000 rodados e é claro que a agua esta enferrujada, pois bem gostaria de saber oq eu faço !
abraço
A ferrugem não sairá jamais.
O aditivo não é recomendado, pois pode arrancar as crostas de onde o ferrugem se formou e trazer vazamentos futuros.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

Parece q o pessoal aki prefere ir empurrando com a barriga de q fazer a coisa certa
Se tem ferrugem não interessa faça o serviço de limpeza do sistema de arrefecimento, de maneira correta, em oficinas especializadas com profissionais sérios e competentes e coloque o aditivo correto com monoetilenoglicol em sua fórmula para dar a proteção, nessas oficinas existem um teste q é feito antes do serviço para detectar vazamento com uma bomba e manometro de pressão.
Se aparecer algum vazamento é pq o problema já existia só estava camuflado podendo estourar a qualquer momento até no meio de uma viajem ou quando menos se esperar
Então vc providencia o reparo da peça q apresentou problema e assim estará com a manutenção do sistema em dia prolongando a vida útil dos outros componentes q tem contato com essa água enferrujada
Isso se chama manuteção preventiva vc está antecipando um problema maior q pode vir a acontecer a qualquer monento e não deixando tudo estragar de vez quando vc for ver as paredes do bloco do motor estaram finas q nem papel e o cabeçote se precisar fazer uma retifíca pode esquecer joga fora e compra outro, aí vc escolhe oq fazer muitas pessoas não se importam com isso pq vão vender ou trocar o carro mais p frente e o resultado são carros q vc compra e tem q gastar a maior nota em manutenção para poder rodar tranquilo pois o antigo proprietário não dava o devido valor ao seu veículo.


Amauri_Capao
:: Moderador ::
Mensagens: 3961
Registrado em: Domingo 09 2007f Dezembro 2007 02:02:59 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Amauri_Capao »

Fiquei no dilema agora limpar ou não o sistema de arrefecimento é colocar o fluído ou só água mesmo.

Estou neste impasse porque quando tinha a pick-up fiz a limpeza naquelas máquinas acho que devem conhecer e coloquei fluído é no outro dia fui para um encontro do Corsa Clube é a bomba de água estourou na Praça Charles Miller - Pacaembu, muitos aqui lembram desse episódio.

É agora o que eu faço??

Abraços


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Cara, se não limpar e deixar só água vai dar problema mesmo, e sempre na pior hora.

Eu limparia e passaria a usar aditivo. Com um pouco de sorte você acaba com a corrosão e fica em ordem. Agora se a corrosão estiver em processo adiantado vai ocorrer como você descreveu acima. Por isso eu faria numa semana tranquila.

Melhor ter o problema sob controle do que ignorar e dar zica na pior hora.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

'Acaba" no sentido de parar e evitar que ela aumente.


Amauri_Capao
:: Moderador ::
Mensagens: 3961
Registrado em: Domingo 09 2007f Dezembro 2007 02:02:59 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Amauri_Capao »

awaked escreveu:'Acaba" no sentido de parar e evitar que ela aumente.
Blz,

Entendi o que você quis dizer. Vou fazer a limpeza, já estou até pensando em trocar logo a valvula termostatica e a bomba de água.

Abraços


gabrielmike
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 25 2012f Outubro 2012 12:27:09 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gabrielmike »

Agora ficou a dúvida meu corsa tá desde o começo do ano sem aditivo só agua e agora preciso trocar e colocar aditivo, será que vai estourar alguma coisa? A agua tá praticamente preta...


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

gabrielmike, tem que analisar os pontos.
Se tem pouca corrosão, pelo menos para o processo e boa.
Se tem muita corrosão, alguma coisa pode sim abrir o bico.

O fato é que se não fizer nada vai acabar tendo problemas da mesma forma.


JulioAraujo
:: ST ::
Mensagens: 944
Registrado em: Domingo 20 2012f Maio 2012 02:31:10 PM
Localização: Ibirité - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JulioAraujo »

Olha já passei por isso, comprei o carro que estava usando água (obviamente), comecei usar aditivo sabendo dos futuros vazamentos, dito e feito, o radiador foi o primeiro a pedir pra sair.

Eu recomendo que você continue usando água e junte dinheiro até poder comprar o kit: Radiador/termostato/mangueiras/bomba de agua e demais componentes, ou seja uma revisão completa no sistema. Se você colocar aditivo e não se preparar para os vazamentos você vai ter bom negativo na sua conta bancária, além de correr o risco de ficar na mão.


Ivan Iva
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 19 2014f Outubro 2014 08:55:57 PM
Localização: Maceió - AL
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ivan Iva »

rogdigue escreveu:Olha, eu usava aditivo e água desmineralizada no sistema. Um dia percebi q um adaptador pra sensor de temperatura q coloquei na mangueira do radiador tinha umas pontinhas de ferrugem aparecendo e resolvi tirar pra ver. Noooooosssssssaaaaaaaa, o negócio tava podre por dentro, totalmente comido de ferrugem, logo logo iria furar e me deixar na mão. Então, quanto a ferrugem tenho dúvidas sobre a eficácia desses aditivos.

Rogério.

Cara, você deve ter usado algum aditivo ruim. Cuidado! o mercado tá cheio de aditivos que,
em vez de melhorar o sistama, danifica mais ainda. Só se deve usar aditivos que contenha
"etilenoglicol" e na proporção exata. Isso é muito importante.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”