Blz galera,
Então tenho um corsa 1.0 efi turbinho, não tem jeito, em baixa ele é manco, responde melhor em alta, mas existem uma série de fatores que acho que posso melhorar, só que sou uma pessoa com o mínimo de noção e prefiro compartilhar informações aqui no fórum.
minha configuração:
T2 com coletor dimencionado (pino de regulagem soldado no máximo) vem 1.3, 1.4 kg turbo direto;
Bico do monza a alcool sem suplementar (no hallmeter mostra que somente esse bico da conta da pressão usada);
Pop-off (não sei mexer nesse troço) com ela e sem ela da no mesmo (se alguem souber mexer nela por favor me explique);
Sinceramente, sou um autentico curioso, e minha curiosidade me levou a montar esse carro sozinho, muita experiencia e conhecimento foi adquirido e com a ajuda da galera aqui quero chegar mais longe.
Voltando ao assunto...
Na fase aspirada, dependendo do tempo parece pior q a original, ai o acham? será q o carro esta fora de acerto?
- esse motor possui apenas 50 cv ( que vida ), percebi q a T2 enche muito tarde:
Opções:
dizem que a turbina do gol mil turbo seria ideal (mas é um up grade fora de cogitação no momento);
Agora alguns mecânicos dizer que poderia melhorar a fase aspirada e adiantar a entrada da turbina com um comando do efi 1.4 e uma polia graduada, será q vou obter ganhos significativos?
Claro qnd entrar uma grna um intercooler.
Quais outras opções eu tenho? se é que existem!
Valeu Galera
Polia + comando de 1.4 no 1.0 EFI turbo melhora em baixa?
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todo carro q recebe um turbo adaptado, é de certa forma assim, so vai se notar a diferenca, qnd o fluxo de gases fizer a turbina entrar num regime de trabalho q gere pressao positiva no seu coletor...
muita coisa pode ser feita a fim de fazer a turbina entrar mais cedo....
sim uma turbina de Gol/parati entraria mais cedo, mas ainda assim nao seria sair da marcha lenta e ela estar fazendo a diferenca...
a diferenca de comando entre 1.0 1.4 1.6 é minima, e na minha ignorancia vc estaria melhorando em alta e nao em baixa com a colocacao de um comando mais graduado...
precisa ver como esse bico esta se comportando em baixa, ele é bem grande e pode dar exesso, isso faz ficar manco....do mesmo jeito q pouco combustivel é ruim...muito tmb...tem q ser na medida...
vc regulou a mistura com dosador?
muita coisa pode ser feita a fim de fazer a turbina entrar mais cedo....
sim uma turbina de Gol/parati entraria mais cedo, mas ainda assim nao seria sair da marcha lenta e ela estar fazendo a diferenca...
a diferenca de comando entre 1.0 1.4 1.6 é minima, e na minha ignorancia vc estaria melhorando em alta e nao em baixa com a colocacao de um comando mais graduado...
precisa ver como esse bico esta se comportando em baixa, ele é bem grande e pode dar exesso, isso faz ficar manco....do mesmo jeito q pouco combustivel é ruim...muito tmb...tem q ser na medida...
vc regulou a mistura com dosador?
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Sim, eu regulo pelo dosador, enquanto ao comando eu tinha a seguinte duvida, com o comando do 1.4 eu melhorando em alta ajudando na tardia entrada da turbina, e com a polia adiantar alguns graus ajustando tbm pelo distribuidor , só que essa teoria sinceramente não sei se faz sentido.SemControle escreveu:todo carro q recebe um turbo adaptado, é de certa forma assim, so vai se notar a diferenca, qnd o fluxo de gases fizer a turbina entrar num regime de trabalho q gere pressao positiva no seu coletor...
muita coisa pode ser feita a fim de fazer a turbina entrar mais cedo....
sim uma turbina de Gol/parati entraria mais cedo, mas ainda assim nao seria sair da marcha lenta e ela estar fazendo a diferenca...
a diferenca de comando entre 1.0 1.4 1.6 é minima, e na minha ignorancia vc estaria melhorando em alta e nao em baixa com a colocacao de um comando mais graduado...
precisa ver como esse bico esta se comportando em baixa, ele é bem grande e pode dar exesso, isso faz ficar manco....do mesmo jeito q pouco combustivel é ruim...muito tmb...tem q ser na medida...
vc regulou a mistura com dosador?
será que com comando original e polia ganho em baixa sem afetar em alta!
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nao tem como, vc ganha de um lado perde do outro....
como esta o controle de ponto do carro hj? qnd vem pressao ta atrasando como?
depende como esta atrasando poderia ver de dar mais ponto em baixa, e tirar mais em alta....
a mistura vai sempre linear? ta tendo algum buraco?
vamos tentar deixar essa do comando como ultima saida....um comando graduado (1.4) vc vai ganhar muito pouco em alta, e perder um pouco mais em baixa....vai usar a polia pra enquadrar corretamente, nao vai conseguir milagres de avancar ou atrasar com ela....
nao sei como esta o coletor de escap, mas as vezes ele faz com q a turbina demore a entrar
qnd montou a mecanica estava em ordem? digo sem problemas no carro
como esta o controle de ponto do carro hj? qnd vem pressao ta atrasando como?
depende como esta atrasando poderia ver de dar mais ponto em baixa, e tirar mais em alta....
a mistura vai sempre linear? ta tendo algum buraco?
vamos tentar deixar essa do comando como ultima saida....um comando graduado (1.4) vc vai ganhar muito pouco em alta, e perder um pouco mais em baixa....vai usar a polia pra enquadrar corretamente, nao vai conseguir milagres de avancar ou atrasar com ela....
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Sinceramente, não sei como esta hoje, sei que atarsei um pouco para rodar no alcool e em alta avança bastante..SemControle escreveu:nao tem como, vc ganha de um lado perde do outro....
como esta o controle de ponto do carro hj? qnd vem pressao ta atrasando como?
depende como esta atrasando poderia ver de dar mais ponto em baixa, e tirar mais em alta....
Sobe linear sim e sem burados com inicial 0.8 e final quase 5kg para pressão de turbo 1.4 kg em médiaSemControle escreveu:a mistura vai sempre linear? ta tendo algum buraco?
Então o escap é de 2" com dois abafadores, será que esta restringindo?SemControle escreveu:vamos tentar deixar essa do comando como ultima saida....um comando graduado (1.4) vc vai ganhar muito pouco em alta, e perder um pouco mais em baixa....vai usar a polia pra enquadrar corretamente, nao vai conseguir milagres de avancar ou atrasar com ela....
nao sei como esta o coletor de escap, mas as vezes ele faz com q a turbina demore a entrar
Quando montei, tudo em perfeito estado, sem folgas, motor a toda prova, com cabeçote do mpfi e comando do efi..SemControle escreveu:qnd montou a mecanica estava em ordem? digo sem problemas no carro
Valeu
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assim pra se andar no alcool geralmente se avanca o ponto....avanca bem na fase aspro e qnv vem pressao vai atrasando.....Pedrock escreveu: Sinceramente, não sei como esta hoje, sei que atarsei um pouco para rodar no alcool e em alta avança bastante..
Então o escap é de 2" com dois abafadores, será que esta restringindo?
se ele ta super ruim em baixa pode ter certeza q o motivo ta no atraso do ponto.....
so q vc precisa ter alguma estrategia, algum controle sobre o ponto pra poder atrasar em alta (qnd vem pressao)
motor tem a taxa de compressao, estatica, akela q se le em manual, se mede...e a taxa dinamica, q é com o motor em funcionamento....essa taxa dinamica sobe muito mesmo qnd se tem pressao positiva, dai tem q atrasar o ponto pra nao quebrar.....
como descreveu eu imagino seu carro bem manco em baixa até a entrada da turbina, qnd vem pressao realmente deve estar um demonio pq o ponto ta la em cima, vamos dizer no limite....
qnt ao escap conforme forem os abafadores nao, e pelo q disse do ponto é esse o problema, mas eu digo sobre coletor entre o motor e a turbina....
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Realmente vc descreveu o que ocorre com meu carro em alta ta no limite vem muito forte...mas fico meio receioso em mexer no ponto do carro...pois errar ali consequencias drasticas...
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com certeza...aconselho procurar um mecanico e acertar isso e ja conferir o atraso em alta...nao conheco a estrategia dos corsas qnt a isso.....
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opa. faz tempo q nao posta por aki heim cara.
nao troca o comando nao. só coloque uma polia graduada e avance 4 graus.
resolve seus problemas. vai vir mais torque.
depois de fazer isso, fique de olho no hall, pois vai mudar o regime de funcionamento do motor. pode dar uma faltinha.
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ah, lembrando: se vc tem o controle de ponto em alta e em baixa, avance o ponto na fase aspirada e atrase qdo a turbina entrar.
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