Publicidade

[INFO] - Susp. alterada para carros de passeio Legalizada!

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Moderadores: awaked, José Leal, Organizadores do Fórum
Responder
CÉSAR DO RS
:: Millennium ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CÉSAR DO RS »

[quote="GABRIEL-ZAGO"][quote="pide"]Alguém aí já sabe a altura q vai ser permitida?
Como vai ser medida?[/quote]

Creio que a altura seja de acordo com o gosto do dono, desde que tenha condições seguras de rodar.

A altura, se continuar no padrão das Saveiro/Pick-up Corsa e similares, que já possuem essa possibilidade de rebaixar "no documento" segue sendo medida da base do farol principal pra baixo.

Caso eu esteja errado, alguém me corrija! :D

Abração.[/quote]

Vamos corrigir o amigo. Com todo o respeito que cabe, é claro.
Zago, fui me informar e o negócio é o seguinte: quem define a nova altura do carro é o engenheiro do INMETRO. Você tem que levar o carro lá, original, para vistoria. Aí eles medem o vão livre do solo com ele original. Aí autorizam você a abaixar um tanto % desse vão livre, não se dizer exatamente quanto, mas por exemplo se seu carro possui 15 cm de vão livre, pode abaixar para 10; se possui 18, pode abaixar para 12... entende? Mas já vale a pena adiantar que essa % não é muito, não. Os "socados" jamais serão legalizados! Aqueles com o pneu enfiado dentro do pára-lama, por exemplo (que além de medonho de feio, ainda por cima é super perigoso). Depois de abaixar, você volta lá e é conferida toda a geometria da suspensão, que deve ser igual à original para que o laudo seja expedido.
Não é preciso (e nem correto) mostrar a resolução aos fiscais de trânsito, eles só querem saber e só aceitam a observação da regularização constando no documento, se não tiver, é multa na certa. Para quem usa sistema a ar, mesmo que pudesse regularizar, creio que não iria valer a pena, pois a altura pode voltar ao original em instantes.
Quanto às picapes, a resolução para elas já tinha sido revogada o ano passado, mas agora, com a nova resolução, há possibilidade de regularizar novamente. Era isso, abraços.

Publicidade

corsandro

Mensagem por corsandro »

Galera....pelas minhas simples contas aqui teria um monte de rodas irregualares quanto ao diâmetro da roda.......vejam só : original- 175 70 R13 certo?!!.....ok então o diÂmetro original tem que possuir 20 polegadas ... visto que, 7 do pneu e 13 do aro...certo?!! bom... portanto:
185 60 R14 --- estão corretos = 6" do pneu com 14" do aro totalizando as 20 "
195 50 R15 --- tb estão regulares = 5'' do pneu com 15'' do aro = 20"
agora 205 45 R16 -- estaria irregular = pois 4,5" do pneu com 16" do aro = 20,5" certo?!!
e as 205 40 R17 --- tb estariam irregular = pois 4'' do pneu com 17 do aro = 21'' certo?!!
... é ... as contas acho que até estão certo, mas eu escrevi que elas ESTARIAM irregulares pois lendo uma reportagem da Quatro Rodas, ... eis uma parte dela ai :

(''...A MUDANÇA DE ARO - O turn-over, troca de rodas originais por outras de maior diâmetro, deve respeitar uma regra básica: a circunferência externa do novo conjunto roda/pneu (perímetro) não deve ultrapassar o limite de 3% a mais em relação ao original. Esse cuidado é importante por várias razões: não altera as marcações do velocímetro, a suspensão é preservada, o comportamento do veículo em condução normal permanece quase igual, não há perigo de contato de pneus e rodas nos pára-lamas ou na suspensão e, finalmente, a relação final do diferencial praticamente não se altera...")

..., percebi que as rodas 16 com perfil 45 estão REGULARES e as 17 com perfil 40 estariam IRREULARES,....... pois 3% a mais que a relação original daria margem para uma Roda de 20,6" visto que 3% de 20" = 0,6" ... mas calma galera!!!......segundo esses dados ai hein....rs...... tenho certeza que alguém vai achar alguma informação que digam que são regulares.....hehe
..... bom pessoal ....isso foi o que eu pensei ....vejam se vcs concordam ou discordam de minhas conclusões ... será que estou certo Gotijo?!!....... falou galera abraço!!!

Publicidade

CÉSAR DO RS

Mensagem por CÉSAR DO RS »

Não, colega, o pneu 175/70 R13 tem 13 polegadas de diâmetro da roda, mas a altura do pneu é 70% de 175 mm e não polegadas. Porque os fabricantes de pneus misturam as duas unidades, não sei.
Portanto o pneu em questão tem 12,25 cm de altura do perfil, ou então, convertendo a unidade, 4,9 polegadas. Abraços.

Publicidade

Zico
:: Wind ::

Mensagem por Zico »

Baseado em %, pelas contas que fiz:
175/70 13"+9,65"= 22,65"
185/60 14"+8,74"= 22,74"
185/65 14"+9,47"= 23,47"
195/50 15"+7,68"= 22,68"
205/45 16"+7,26"= 23,26"

já passou bastante de 20"

a não ser que minhas contas estejam equivocadas

Publicidade

Lucian_Woytovicz

Mensagem por Lucian_Woytovicz »

quanto a roda jah entendi, mas desviando um pouco o assunto;;;

as lanternas pintadaas inteiras de vermelha tbm poder dar problema junto à fiscalização?

abrass :D

Responder

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”

Publicidade