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[OPINIÃO] - PROB NA PARTIDA FRIO-ALCOOL 1.4 FLEX 2008

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
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alan premium
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Mensagem por alan premium »

Pessoal, notei que após a primeira troca de óleo (7.500 kms.) a qual colocaram 20w50 ,
o carro ficou péssimo para pegar de manhã, hoje mesmo foram 12 tentativas, já liguei
na Metronorte e agendei para sábado 19/04 as 8:00 da manhã, o que eu realmente gostaria
de saber é se o fato do óleo não ser o 5w30 que vem de fábrica influencia mesmo na partida
a frio ou isso é mito, gostaria de uma resposta técnica e objetiva para esse assunto, desde já
agradeço.
Alan Premium


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Firefox
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Mensagem por Firefox »

Alan.

Não tenho formação em engenharia ou química, para detalhar o motivo do ocorrido, mas como relatei neste tópico, baseado na minha própria experiência e relatos dos mecânicos da concessionária, além de outras pessoas que seguiram os mesmos passos, existe sim um problema no uso do óleo 20W50 (AC DELCO) para os Corsas e Montanas com motor 1.4 Econoflex. Até mesmo, vi relato de donos de Corsa 1.8 Flexpower com os mesmos sintomas.

Por isso, te digo que não é mito, pois houve constatação do fato por experiência. Não foi somente 1 caso, e sim vários (não sei quantificar com exatidão).

Pelo pouco conhecimento que tenho, a especificação 5W30 referencia um óleo menos viscoso (mais fino), com capacidade em não alterar suas característica em temperatura mais baixas, em relação ao 20W50. Não saberia lhe dizer se isto só acontece com óleos da AC DELCO, mas pelo relato do proprietário do Corsa 1.8 Flexpower, parece que usou o 20W50 da Shell (Helix) e teve também problema na partida a frio. Por se tratar de um padrão internacional, creio que o problema está na especificação 20W50. Um outro proprietário utilizou o 15W40 e parece que também solucionou o problema.

A história que um dos mecânicos da Caltabiano comentou, foi que o óleo 20W50 cria um acúmulo de uma mistura gasosa junto com o álcool na câmara de combustão e na saída de escape (acumula também no catalisador) ao desligar o motor. Ao esfriar o motor, esta mistura se condensa e continua acumulado no sistema de escape e motor. Ao dar a partida, esta mistura é liberada de forma concentrada e praticamente líquida (não há uma queima total) que passa pela Sonda Lambda (no Corsa/Montana fica muito próximo a saída do motor, já que o catalisador também ficou mais próximo) e dá uma leitura diferente que o álcool. Com isso, altera o ponto de ignição e injeção, insuficientes para manter o giro do motor com álcool. Enquanto não passar a mistura correta de álcool pela sonda lambda, fica esta teimosia em dar a partida. Eu cheguei a ficar umas 15 tentativas até começar a pipocar o escape, parecendo um carro velho. O mecânico comentou que os óleos 5W30 não gera esta mistura e condensação. Agora o porquê, eu não sei ...

[]´s


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Corsa Sedan Maxx 1.4 Econo.Flex - 2008

alan premium
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Mensagem por alan premium »

Firefox, agradeço muito sua colaboração, agora já sei bem como devo proceder
sábado, vou ficar o tempo todo ao lado do mecânico ¨premium¨ , segunda feira vou
postar aqui o resultado.

Um abraço.



EDIAS
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Mensagem por EDIAS »

Galera!!! Atenção!

Esse assunto é relativamente simples de se resolver, digo sobre o óleo...

Vejamos:
Todo motor novo, de 1995 em diante pode-se dizer, logo que começou a maciçamente ser difundido o uso de motores com injeção eletrônica e somado ao fato das novas tecnologias empregadas nos mesmos, tornou-se extremamente necessário o uso de óleos que lubrifiquem mais, e melhor, devido as altíssimas temperaturas obtidas dentro da câmara de combustão...
Todo o motor passou a trabalhar em rotações antigamente inatingíveis por carros de passeio...

Basta ver que um Corsa 1.4 Econoflex anda junto com Gol GTS 1.8, acredite, não só anda, mas anda na frente, o antigo esportivo da Volkswagen fica para frente... Já provei isso várias vezes com vários AP's 1.8, e até com outros novos, como Gol 1.6, Golf 1.6, Polo 1.6, Fiesta 1.6 etc etc etc... Punto, Peugeot e Clio nem contam porque não tem motor para sequer dar suador ao Corsinha 1.4. E repito, já provei ao vivo com todos esses carros aí que falei, todos eles vi pelo retrovisor do Corsinha irem aos poucos ficando para trás, uns com gritante dificuldade, outros com maior dificuldade, mas todos ficando para trás...

Enfim, tudo isso em cima de um motor 1.4 cilindradas, com alta taxa de compressão, basta ver a compressão do motor 1.8, que é 0.2 mais baixa, para ver que esse motor 1.4 já vem, bem dizer "preparado" de fábrica, tirando o máximo de performance do mesmo, basta ver também o comparativo dele com outro EconoFlex da Família GM, o motor Econo que equipa o Prisma, que é menos potente e tem menos torque que o Corsa, já dei umas puxadas com Prisma e é incrível o aumento de performance que se deu de um carro para outro... Com a substituição de algumas peças...

Agora, depois de feitas essas observações, analise, um motor que trabalha na forma acima citada, precisa de um óleo que rapidamente lubrifique as partes internas do motor, e logicamente que quanto menos viscoso for o óleo, mais eficiente será a lubrificação, logo, um motor que gira rápido necessita de uma lubrificação super eficiente, para que as peças não se desgastem prematuramente ou que forçe-as, devido a falta de lubrificação, e lógico que o óleo que atende a essa especificação é o 5W30, e nunca, mas NUNCA, o 20W50.

Digo isso porque tem bastante gente que compra um carro zerinho e depois de realizar a primeira e sequentes trocas de óleo do motor, aplica um óleo 20W50 em um motor que gira em altas rotações, isso é a mesma coisa que matar aos poucos o cachorro que se tem em casa, dando em doses homeopáticas para o bichano, veneno em sua comida... Literalmente falando, é o que acontece com o proprietário de automóvel que, desinformado ou querendo economizar aplica um óleo que não é adequado ao tipo de motor do carro que tem.

Veja que há inúmeros tipos de óleo, desde os Minerais aos Sintéticos, passando pelos Semi-Sintéticos, e de diversos especificações API etc etc. Cada uma dessas especificações se refere a um tipo específico de motor, tudo depende do motor, local e forma de uso desse motor.

Mais detalhes e informações, veja uma aula sobre lubrificação que conferi a tempos atrás em um outro fórum, no link a seguir: http://forum.clioclube.com/viewtopic.php?f=4&t=45

Então, espero que entendam que mesmo que o atendente da concessioária diga o contrário, o óleo correto para qualquer veículo é aquele indicado no manual do farbicante, lembrando que há o Código de Defesa do Consumidor para amparar aqueles que tiverem problemas provenientes de má informação prestada pelo comerciante atendente da concessionária.

Pessoal, desculpem o grande post, mas era necessário tecer essas informações importantes para os amigos aqui do clube, espero ter colaborado para tornar sanada essa dúvida.

Valeu a todos e parabéns para quem, calmamente, leu até esta última linha. :D :D



EDIAS
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Mensagem por EDIAS »

OPs!!! hahahaha, só consertando, quando disse do Corsa e do Gol GTS, então, onde se lê que o Gol anda na frente, leia-se que o Gol GTs anda atrás... Acredite, eu não acreditava, até dar pau em dois aqui e acreditar que o Golzinho leva bucha do Corsa, hahaha
Mais uma vez, abraço! :D



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