E aí galera....já que sou novato e não entendo quase nada de motores venho mais uma vez pedir ajuda a vocês...
Tenho um amigo que possui um celta movido a gasolina e uma vez ele colocou R$ 20 de gasolina e R$ 10 de alcool, segundo ele o carro dele nunca deu problema fazendo isso, mas tenho lá as minhas dúvidas.
O que pode acontecer aos motores fazendo essa mistura maluca? alguém aqui já fez isso nos corsinhas?
Mto obrigado galera...
Colocando R$ 20 G + R$ 10 Alcool
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ALERTA,nunca misture álcool na gasolina
Alexandre Alves (e-mail: alvez@automovel.com.br)
Motoristas de diferentes regiões do país estão misturando álcool e gasolina no motor do carro, adaptado apenas para gasolina, na hora de abastecer. A prática, apelidada de "rabo de galo", pode ser tão prejudicial ao veículo quanto a utilização de gasolina adulterada. Com o objetivo de explicar aos motoristas e revendedores os danos causados por essa prática, a Ipiranga iniciou um trabalho de orientação em sua rede de postos. "O que muitos desconhecem é que a economia momentânea é extremamente danosa ao motor do veículo e a mistura de álcool hidratado (que pode conter até 7,4% de água na sua composição) à gasolina pode ocasionar uma série de problemas ao veículo", alerta Marcelo Gonçalves, assessor técnico de combustíveis da Ipiranga.
A gasolina comum não contém água e possui 25% de álcool anidro, que é um componente fundamental. No entanto, quando o motorista faz o "rabo de galo", ele mistura na gasolina álcool hidratado (que contém água). A presença de água provoca uma instabilidade na composição e pode separar a mistura em duas fases: álcool-gasolina e álcool-água. "Como a mistura álcool-água é mais pesada que a gasolina, ela ficará no fundo do tanque. A gasolina, contendo ainda um pouco de álcool, ficará na parte superior do tanque. A retirada de álcool da gasolina reduz a octanagem da gasolina comum e provoca perda de potência e aumento de consumo, podendo causar ainda a chamada "batida de pino". Esse carro, a médio e longo prazo terá sérios problemas mecânicos", explica Marcelo Gonçalves.
Segundo o professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Franco Guiseppe Dedini, a curto prazo o veículo com combustível inadequado fica com pior rendimento e o consumo aumenta. "Depois de um prazo de dois anos é que aparecem os principais problemas como corrosão dos componentes, piora na situação do motor e no sistema de combustão", explica. Franco acrescenta que o álcool acaba corroendo alguns sistemas e peças, tanto metálicas como de plástico. "Como o álcool hidratado é mais barato, na hora de abastecer há uma economia. O que o motorista não está contabilizando é o aumento de consumo e o desgaste prematuro de peças, exigindo trocas antecipadas. Sem contar com o tempo que o veículo fica parado na oficina", ressalta Marcelo Gonçalves.
Para mostrar que a economia momentânea pode custar caro, a Ipiranga fez uma simulação. Um motorista que esteja hoje consumindo 200 litros de gasolina por mês a um preço hipotético de R$ 1,60, gasta mensalmente R$ 320,00. Misturando meio a meio os dois combustíveis, gastaria R$ 220,00, considerando o preço de R$ 0,60 para o álcool hidratado. Devemos levar em consideração que, por ter o álcool menor poder energético, um carro consome uma quantidade maior de "rabo de galo" do que consumiria de gasolina para percorrer um mesmo trecho. Então, o consumo desta mistura poderá ser cerca de 20% maior, ou seja, um custo de R$ 264,00. A economia mensal seria de R$ 320,00 - 264,00 = 56,00. Porém, o custo de substituição de peças que podem sofrer danos (bomba de combustível, válvula reguladora de pressão, mangueiras, bicos injetores e filtros) oscilará de R$ 870,00 até R$ 1.570,00. Foram considerados valores médios para um veículo motor 1.0 L, sem incluir o custo da mão-de-obra.
fonte: http://www.automovel.com.br/00_Noticias ... =3&Id=1857
Respondido ? abraço!
Alexandre Alves (e-mail: alvez@automovel.com.br)
Motoristas de diferentes regiões do país estão misturando álcool e gasolina no motor do carro, adaptado apenas para gasolina, na hora de abastecer. A prática, apelidada de "rabo de galo", pode ser tão prejudicial ao veículo quanto a utilização de gasolina adulterada. Com o objetivo de explicar aos motoristas e revendedores os danos causados por essa prática, a Ipiranga iniciou um trabalho de orientação em sua rede de postos. "O que muitos desconhecem é que a economia momentânea é extremamente danosa ao motor do veículo e a mistura de álcool hidratado (que pode conter até 7,4% de água na sua composição) à gasolina pode ocasionar uma série de problemas ao veículo", alerta Marcelo Gonçalves, assessor técnico de combustíveis da Ipiranga.
A gasolina comum não contém água e possui 25% de álcool anidro, que é um componente fundamental. No entanto, quando o motorista faz o "rabo de galo", ele mistura na gasolina álcool hidratado (que contém água). A presença de água provoca uma instabilidade na composição e pode separar a mistura em duas fases: álcool-gasolina e álcool-água. "Como a mistura álcool-água é mais pesada que a gasolina, ela ficará no fundo do tanque. A gasolina, contendo ainda um pouco de álcool, ficará na parte superior do tanque. A retirada de álcool da gasolina reduz a octanagem da gasolina comum e provoca perda de potência e aumento de consumo, podendo causar ainda a chamada "batida de pino". Esse carro, a médio e longo prazo terá sérios problemas mecânicos", explica Marcelo Gonçalves.
Segundo o professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Franco Guiseppe Dedini, a curto prazo o veículo com combustível inadequado fica com pior rendimento e o consumo aumenta. "Depois de um prazo de dois anos é que aparecem os principais problemas como corrosão dos componentes, piora na situação do motor e no sistema de combustão", explica. Franco acrescenta que o álcool acaba corroendo alguns sistemas e peças, tanto metálicas como de plástico. "Como o álcool hidratado é mais barato, na hora de abastecer há uma economia. O que o motorista não está contabilizando é o aumento de consumo e o desgaste prematuro de peças, exigindo trocas antecipadas. Sem contar com o tempo que o veículo fica parado na oficina", ressalta Marcelo Gonçalves.
Para mostrar que a economia momentânea pode custar caro, a Ipiranga fez uma simulação. Um motorista que esteja hoje consumindo 200 litros de gasolina por mês a um preço hipotético de R$ 1,60, gasta mensalmente R$ 320,00. Misturando meio a meio os dois combustíveis, gastaria R$ 220,00, considerando o preço de R$ 0,60 para o álcool hidratado. Devemos levar em consideração que, por ter o álcool menor poder energético, um carro consome uma quantidade maior de "rabo de galo" do que consumiria de gasolina para percorrer um mesmo trecho. Então, o consumo desta mistura poderá ser cerca de 20% maior, ou seja, um custo de R$ 264,00. A economia mensal seria de R$ 320,00 - 264,00 = 56,00. Porém, o custo de substituição de peças que podem sofrer danos (bomba de combustível, válvula reguladora de pressão, mangueiras, bicos injetores e filtros) oscilará de R$ 870,00 até R$ 1.570,00. Foram considerados valores médios para um veículo motor 1.0 L, sem incluir o custo da mão-de-obra.
fonte: http://www.automovel.com.br/00_Noticias ... =3&Id=1857
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Orra....mais do que respondido
Ainda bem que nunca fiz isso na minha wagon...
Vou mostrar isso ao meu amigo...
Abraço
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Abraço
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Bom dia amigos
Achei muito interessante a materia acima, nao descordo de nada dito ali porem, só me responde uma coisa se é tao prejudiacial assim por que hoje vende-se carros flex de fabrica, sendo que as unicas alterações de mecanismo são ,Modulo de leitura para alcool ,Talvez bicos reforçados - acredito eu , Bomba de combustivel flex , Filtro de combustivel flex.
Ja conversei sobre este assunto com varios tecnicos mecanico, e tbm com oficinas
de preparação de motores, e o que ouvi e que os motores sao os mesmos
e detalhe , até hoje nao se inventou nada que o alcool não estrague
Eu sou suspeito a falar pois ja estou andando com meu só no alcool ja tem 2 anos e até agora so desempenho e custo baixo de combustivel nem bomba troquei
Apenas alterei a os bicos para injetar mais e coloque um kit partida a frio
Achei muito interessante a materia acima, nao descordo de nada dito ali porem, só me responde uma coisa se é tao prejudiacial assim por que hoje vende-se carros flex de fabrica, sendo que as unicas alterações de mecanismo são ,Modulo de leitura para alcool ,Talvez bicos reforçados - acredito eu , Bomba de combustivel flex , Filtro de combustivel flex.
Ja conversei sobre este assunto com varios tecnicos mecanico, e tbm com oficinas
de preparação de motores, e o que ouvi e que os motores sao os mesmos
e detalhe , até hoje nao se inventou nada que o alcool não estrague
Eu sou suspeito a falar pois ja estou andando com meu só no alcool ja tem 2 anos e até agora so desempenho e custo baixo de combustivel nem bomba troquei
Apenas alterei a os bicos para injetar mais e coloque um kit partida a frio
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ai nao vou saber te dizer....mas quem tem carro flex nao vai fazer a mistura..... só vai usar alcool....o mais barato... o ponto em questão é de quem tem carro a gasolina somente, fazer tal mistura...mcf_marcelo escreveu:Bom dia amigos
Achei muito interessante a materia acima, nao descordo de nada dito ali porem, só me responde uma coisa se é tao prejudiacial assim por que hoje vende-se carros flex de fabrica, sendo que as unicas alterações de mecanismo são ,Modulo de leitura para alcool ,Talvez bicos reforçados - acredito eu , Bomba de combustivel flex , Filtro de combustivel flex.
Ja conversei sobre este assunto com varios tecnicos mecanico, e tbm com oficinas
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e detalhe , até hoje nao se inventou nada que o alcool não estrague
Eu sou suspeito a falar pois ja estou andando com meu só no alcool ja tem 2 anos e até agora so desempenho e custo baixo de combustivel nem bomba troquei
Apenas alterei a os bicos para injetar mais e coloque um kit partida a frio
abraço!!
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- andre.santos
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Cara, a gasolina já vem com 25% (até onde sei) de álcool em sua composição, colocando mais álcool vc acaba invertendo a mistura.
Vamos aos cálculos:
Se o litro da gasolina custar R$ 2,50 e o álcool R$ 1,20, assumimos que ele coloca 8 litros de gasolina e 8,3 litros de álcool.
Destes 8 litros de gasolina, 2 litros são álcool (25%).
2 litros (misturados a gasolina) + 8,3 litros (que ele coloca por fora) = 10,3 litros de álcool.
Nessa brincadeira ele acaba invertendo a mistura p/ 10,3 litros de ácool por 8 litros de gasolina.
O carro desse seu amigo está andando, basicamente, com álcool.
Vamos aos cálculos:
Se o litro da gasolina custar R$ 2,50 e o álcool R$ 1,20, assumimos que ele coloca 8 litros de gasolina e 8,3 litros de álcool.
Destes 8 litros de gasolina, 2 litros são álcool (25%).
2 litros (misturados a gasolina) + 8,3 litros (que ele coloca por fora) = 10,3 litros de álcool.
Nessa brincadeira ele acaba invertendo a mistura p/ 10,3 litros de ácool por 8 litros de gasolina.
O carro desse seu amigo está andando, basicamente, com álcool.
- andre.santos
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Corrigindo a frase acima:andre.santos escreveu:...
Nessa brincadeira ele acaba invertendo a mistura p/ 10,3 litros de ácool por 8 litros de gasolina.
Nessa brincadeira ele acaba invertendo a mistura p/ 10,3 litros de ácool por 6 litros de gasolina.
Isso é muito prejudicial p/ um carro movido somente a gasolina.
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O motor a gasolina e o motor flex são os mesmos? Então os VHC a gasolina e os VHC Flex tem o mesmo motor, somente mudando o sistema de injeção?
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.
Classic 2009/2010 VHC E Preto
PELO SPORT, TUDO!!!
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Beleza amigos, vamos a questão:
1º os carros flex tem todos eles os motores iguais aos carros somente a gasolina;
2º um tio meu comprou um gol zero flex e o vendedor disse e tá escrito no manual que o carro pode andar com qualquer mistura de proporções variadas alcool/gasolina;
3º porque pra esses carros então não faz mal a tal mistura??
Não sou nenhum expert no assunto mas alguém está equivocado nesta explicação, ou a Ipiranga ou as montadoras.....
Grande abraço a todos.........
1º os carros flex tem todos eles os motores iguais aos carros somente a gasolina;
2º um tio meu comprou um gol zero flex e o vendedor disse e tá escrito no manual que o carro pode andar com qualquer mistura de proporções variadas alcool/gasolina;
3º porque pra esses carros então não faz mal a tal mistura??
Não sou nenhum expert no assunto mas alguém está equivocado nesta explicação, ou a Ipiranga ou as montadoras.....
Grande abraço a todos.........
Corsa 1.6 completo ô carrinho andador!!!!!
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MarcosS escreveu:Beleza amigos, vamos a questão:
1º os carros flex tem todos eles os motores iguais aos carros somente a gasolina;
2º um tio meu comprou um gol zero flex e o vendedor disse e tá escrito no manual que o carro pode andar com qualquer mistura de proporções variadas alcool/gasolina;
3º porque pra esses carros então não faz mal a tal mistura??
Não sou nenhum expert no assunto mas alguém está equivocado nesta explicação, ou a Ipiranga ou as montadoras.....
Grande abraço a todos.........
Então a diferença entre um VHC FlexPower e um VHC Gasolina está somente no sistema de injeção e bomba de combustível? DO resto é tudo a mesma coisa (velas, cabos de velas, filtros, etc.)?
Quem souber ajuda a galara.
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