[DÚVIDA] Turbocompressor

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
rodrigo_alaby
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Segunda-feira 08 2007f Janeiro 2007 05:43:54 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] Turbocompressor

Mensagem por rodrigo_alaby »

tava dando uma olhada no site da biagio e la tinha
"Hoje em dia com as novas leis de emissão de poluentes, para os motores ciclo diesel não seria possível atingir as metas estabelecidas sem um turbocompressor, além de proporcionar potência e uma significativa diminuição de consumo de combustível..."
http://www.biagioturbos.com/processo_3.asp

mas a instalaçao de turbo o carro nao aumenta o consumo d combustivel??



vlw pela ajuda galera
abraço


Gontijo
:: Classic ::
Mensagens: 1428
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 08:35:42 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gontijo »

rodrigo_alaby escreveu:tava dando uma olhada no site da biagio e la tinha
"Hoje em dia com as novas leis de emissão de poluentes, para os motores ciclo diesel não seria possível atingir as metas estabelecidas sem um turbocompressor, além de proporcionar potência e uma significativa diminuição de consumo de combustível..."
http://www.biagioturbos.com/processo_3.asp

mas a instalaçao de turbo o carro nao aumenta o consumo d combustivel??



vlw pela ajuda galera
abraço
Não necessariamente...

Essa lenda é igual a lenda que Turbo f*de o motor.... isso é conversa pra boi dormir...

Se for um serviço bem feito concerteza o consumo vai até melhorar...

além disso temos que considerar que o ciclo do motor a diesel é diferente da gasolina....

Abraços!
Gontijo
Moderador Corsa Clube MG
Belo Horizonte!


Fotos ?! : Clica no link aí : viewtopic.php?t=37150


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

rodrigo_alaby escreveu:tava dando uma olhada no site da biagio e la tinha
"Hoje em dia com as novas leis de emissão de poluentes, para os motores ciclo diesel não seria possível atingir as metas estabelecidas sem um turbocompressor, além de proporcionar potência e uma significativa diminuição de consumo de combustível..."
http://www.biagioturbos.com/processo_3.asp

mas a instalaçao de turbo o carro nao aumenta o consumo d combustivel??
A utilização do turbocompressor aumenta sim o consumo de combustível, mas o consumo absoluto. O que deve ter acontecido é que o texto na hora de ser editado, a secretária ou sei lá quem escreveu, retirou uma palavrinha mágica ali do meio, o correto seria "significativa diminuição de consumo ESPECÍFICO de combustível", dai a estória é outra.

O consumo específico é o consumo de combustível dividido pela potência gerada pelo motor, ou seja, Litros por CV, ou qualquer outra unidade. Então, quando se utiliza o turbo, a potência aumenta e o consumo aumenta também só que numa proporção menor, assim, o consumo de combustível aumenta, mas o consumo específico diminui. Como exemplo pode ser usado o caso do gol 1.0 16 v turbo que tem 112 cv se não me engano e o gol 1.0 16 v que tem 69 cv (eu acho), vamos chutar um consumo do turbo de 12 Km/L e o normal de 15 km/L, então pode-se concluir que com o uso do turbo, este teve um aumento de 62,5% na potência enquanto o consumo aumentou só 25%, então, o consumo específico diminuiu, mesmo que o consumo normal tenha aumentado.

Quanto a emissão de poluentes que é citado também no texto, com o uso do turbo, a pressão no interior da câmara de compressão aumenta, o que eleva também a temperatura da combustão e isso faz com que haja um aumento da eficiência dessa combustão, melhorando a queima da mistura e reduzindo a emissão de poluentes.

Espero que a linguagem que utilizei tenha sido trânquila para o entendimento.

Abraço.


Gontijo
:: Classic ::
Mensagens: 1428
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 08:35:42 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gontijo »

exatamente wevertonvb

só que com um detalhe.... os turbos instalados, ou seja que não são originais de fabrica, entram em uma determinada roatação especifica do motor, em média rntre 3500 rpm e 4000 rpm... então.. somente qndo o turbo é acionado que o consumo momentaneo, ou especifico aumenta, mas se voce conseguir utilizar o carro no dia a dia sem ficar espirrando toda hora, na minha opiniao o carro tende a consumir menos, isso eu falo pois meu carro é 1.0 e faz 10~11km/l na cidade na gasolina e o ex corsa turbo de uma cara da minha sala da Facu, fazia 9km/l no alcool... ou seja.... o cara tinha um ganho muito grande de potencia e um grande economia de combustivel... mas conforme eu disse.... isso requer uma preparação bem feita!....

Abraços!
Gontijo
Moderador Corsa Clube MG
Belo Horizonte!


Fotos ?! : Clica no link aí : viewtopic.php?t=37150


rodrigo_alaby
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Segunda-feira 08 2007f Janeiro 2007 05:43:54 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rodrigo_alaby »

entao e so conversa d vendedor
hahaha
mais entao se anda na manha trocando a marcha em uns 2500 rpm +- o consumo nao fica muito diferente do original?


vlw ai
abraço


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

rodrigo_alaby escreveu:entao e so conversa d vendedor
hahaha
mais entao se anda na manha trocando a marcha em uns 2500 rpm +- o consumo nao fica muito diferente do original?


vlw ai
abraço
Principalmente se você usar bico suplementar ao invés de HPI. Mas HPI aliado com remapeamento tb trás bom resultados.


JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

Bom, dica de quem tem, montou e acertou com as próprias mãos: se quer economia, não "invente de mexer" no desempenho do carro.

"Cavalo que anda, come"

Desgaste de peças móveis, troca em intervalos menores dos fluídos, danos constantes a periféricos são algumas coisas que ocorrem constantemente com os turbo-adaptados...

...assim como prazer em dirigir, acelerar e um ótimo hobby para os finais de semana/noites e madrugadas.

Bico suplementar (01) é coisa que eu não utilizo.

Abraço

JMarcelo
Editado pela última vez por JotaMarcelo em Quinta-feira 22 2007f Novembro 2007 11:33:30 AM, em um total de 1 vez.
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

JotaMarcelo escreveu:Bico suplementar (01) é coisa de quem não tem conhecimento aplicado em bicos injetores e acerto correto de HPI: esse era meu caso a algum tempo...
Bom, para mim HPI é para quem tem conhecimentos muito superficiais a respeito de bicos suplementares (mesmo que seja só 1), transporte de fluidos, eletrônica, etc.


rodrigo_alaby
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Segunda-feira 08 2007f Janeiro 2007 05:43:54 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rodrigo_alaby »

sei dos problemas gerados
como toda adaptaçao geral problemas bem como seus gastos
isso estou conciente
mais a vontade fala mais alto
hahaha
ainda to em duvida entre turbino mau 1.0 ou troco pelo 2.0 MPFI..
o 1.0 p economia e bom! mais se vc der uma apertada no bicho bebe q so!
entao melhor beber andando msm pq eu moro a 30 km da facul e tal...ai compesa fazer uma troca dessas ai do que levar 40 min+- em uma rodovia!

vlw


JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

wevertonvb escreveu:
JotaMarcelo escreveu:Bico suplementar (01) é coisa que eu não utilizo
Bom, para mim HPI é para quem tem conhecimentos muito superficiais a respeito de bicos suplementares (mesmo que seja só 1), transporte de fluidos, eletrônica, etc.
Conforme solicitado por MP, fiz as alterações que supostamente o ofenderam.

Mesmo assim, fica aqui o meu registro: meu carro é mais potente do que qualquer Corsa que utiliza peças STD e montado com 01 bico suplementar. Tenho um zilhão de gráficos de dinamômetro para comprovar tal feito.

...e quem me ensinou a acertar corretamente o HPI foi o Dalton_sp e o GST, ususários aqui do Clube.

Não estou "rasgando" a história da engenharia automotiva: só estou dando meus resultados.

Como bem sabe, sou um mero psicólogo aficcionado por carros...

Bom, é isso aí.

Abraço e desculpas mais uma vez.

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”