[DÚVIDA] Melhor regime de rotação

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

Caro wevertonvb

Minha resposta fou tão somente didática: como pode perceber minhas colocações são sempre simples, já que não creio este seja o melhor canal para discussões de engenharia ou química.

O fato é: motor que gira mais se desgasta mais rápido.

Caso não concorde, mande suas conclusões sobre este tema.

Abraço

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

JotaMarcelo escreveu:Caro wevertonvb

Minha resposta fou tão somente didática: como pode perceber minhas colocações são sempre simples, já que não creio este seja o melhor canal para discussões de engenharia ou química.

O fato é: motor que gira mais se desgasta mais rápido.

Caso não concorde, mande suas conclusões sobre este tema.

Abraço

JMarcelo
Meu amigo JMarcelo,

Apesar de ser eng. usei termos bem simples para expressar minhas explicações, só corrigi o que julgava estar errado para enriquecer e fortalecer um pouco mais o fórum. Concordo exatamente com o fato dito, motor que gira mais, desgasta mais, não discordei disso em nenhum ponto, só discordei da sua explicação.

Bom e agora descordei também de você ter dito que aqui não é o melhor canal para discutir engenharia, desde que seja automobilística só tem a ajudar não? Só vejo vantagens para todos nós...

Abraço.


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Yoshitow escreveu: Conclusão?
Devo usar a faixa de 2000 a 4000 ao invés de 1500 a 3000?
Posso continuar esticando, as vezes, até 6100?
Obrigado! Abração!
É o que o rmoliveira disse lá em cima, se vc percorrer 1 km a 100 km/h, vc pode fazê-lo em quinta marcha 3000 RPM (por exemplo), ou em quarta marcha a 4000 RPM (por exemplo), suponhamos que vc leve 1 minuto para transpor tal distância, então em quarta marcha seu motor irá realizar 1000 ciclos a mais do que em quinta, ou seja, terá um desgaste maior se vc continuar a andar em rotações mais elevadas.

Mas também existe outro fator. Mesmo que o óleo já tenha atingido a temperatura adequada e sabendo que a vazão e pressão do óleo aumentam conforme se aumenta a rotação, em altas rotações as forças geradas pelo movimento das peças iternas são bem superiores as de baixas rotações, isso faz com que aquela distância entre as peças diminua, ou seja, a folga diminua, por isso é necessário uma maior pressão do óleo, mas o que pode acontecer é que em um momento ou outro aquele filme de óleo entre as peças pode ser rompido havendo um certo contato entre as peças havendo assim, no mínimo um desgate. Em um carro original, as chances desse fato acontecer é bem pequena, mas em altas rotações isso acontece microscópicamente, o que nos leva a acreditar que o desgaste do motor é maior em alta rotação.

Já em baixa rotação, a vazão e pressão do óleo gerada é suficiente para garantir melhor eficiência, lembrando que em baixa rotação as forças geradas são menores e portanto as folgas são maiores também.

Então siga o conselho de todos, ande em rotações mais baixas mesmo.

Abraço.


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

JotaMarcelo escreveu:Bom, a discussão ficou mais técnica.

Melhor a dissipação das partes externas e não das internas.

Quando você cita "fico de olho na temperatura", você cita a temperatura da água que é apenas parte do sistema de arrefecimento... se você tiver um manômetro de temperatura do óleo, aí sim você terá uma idéia de como um motor em regime elevado esquenta.
Bom, JMarcelo, vc vai ficar bravo, mas vou discordar de vc novamente! rs

Na situação que o Yoshitow citou, a dissipação de calor é em todas as partes sim, externas e internas, lembrando que todas são um conjunto só e a troca de calor é feita entre elas, assim resfriando externamente, o calor da parte interna tende aquecer a parte externa que está sendo resfriada, o que acaba resfriando todo o motor.

O maior exemplo disso, é que quando vc está viajando num horário com temperatura mais amena, a noite por exemplo, repare que a temperatura do seu motor fica pouca coisa acima de 90 graus, e nessa temperatura a válvula termostática está fechada, ou seja não é a água que está fazendo o resfriamento e sim a ventilação causada pela velocidade. Já viajei várias vezes com meu sistema de refrigeração com vazamento, e mesmo depois de andar 400 km, a água do tanque de expansão estava no mesmo nível, e chegando na cidade, ao andar 15 minutos já baixava um dedo no nível.

Abraço.


JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

Opa, aprendi ainda mais!

Então wevertonvb

...quanto a termos mais técnicos, sou até leigo, já que deves saber que minha formação superior é, digamos, inusitada para esse ramo: sou psicólogo.

Meu hobby é carro!

...desde os 17 anos mexendo em meus carros e acumulando conhecimento: o que sei de teoria (e grande parte da prática) devo ao meu avô (seu colega, só que engenheiro mecânico do exército) e a alguns amigos como o GilsonPiloto (no caso de Corsas).

E te falo, com segurança absoluta da PRÁTICA, que motor que "gira" mais, desgasta mais... creio que este seja o assunto por esse tópico, não? Posso ter até me equivocado com minhas analogias (digamos que até bem pouco) mas as orientações de regime de funcionamento e o tema fundamental não estão corretos?

...e falo isso com extrema segurança já que a área de conhecimento automitivo que domino - preparação - e sei (pela prática) que giro = temperatura = perda de eficiência da capacidade lubrificante do óleo = atrito = desgaste.

E creio que certos tópicos não devam ter explicações extremamentes técnicas para perguntas leigas: imagine se toda vez que alguém exigisse alguma explicação neste Fórum eu divagasse sobre a teoria de Kohut sobre disfunções da sintaxe psíquica...

E não sou de ficar bravo quando aprendo ou quando discordam de minha opinião: só não gosto de acomodação ou preguiça de pesquisar.

Abraço

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”