Limpar sonda LAMBDA

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
lioncblu
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Terça-feira 07 2007f Agosto 2007 07:45:08 PM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GL 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Limpar sonda LAMBDA

Mensagem por lioncblu »

Prezados, preciso de um help, o carango tá estranho, sem entrar no mérito das coisas, não quero aqui discutir o problema em si, (pelo menos não agora :lol: ) o mecânico sempre cisma que o defeito vem do sistema do GNV (simuladores e tals) e to ficando cabreiro com isso.
O lance é que o carro tá afogando, falhando a 2500RPM e a 3500RPM e tendo perdas de potência, mas isso só acontece na gasolina! e ontem ele disse que simulador de sonda, está queimando a sonda lambda, mas acho que o problema é outro, ou seja sonda suja.

Por estar em contato com os gazes do escapamento, e este estar com uma mistura muito rica/pobre, gerando assim muita fuligem a soda com algum tempo de uso nesta situação pode ficar suja ocasionado uma leitura errada, não nescessariamente esteja danificada, Minha pergunta é
1º posso limpar ela? qual o produto que eu usaria para limpar e ver se resolve a leitura errada dela? pensei em usar um spray limpa contatos que é vendido em lojas de eletrônica!
2ºQual seria a leitura correta dela? "travada" em um valor único, como por exemplo 500? ou oscilando em "pulos" baixos, como por exemplo entre 400 a 500? ou ainda em "pulos" longos, como por exemplo oscilando entre 10 a 700?

Preciso destas informações para poder reclamar com algum fundo de convicção!

Obrigado a todos


Gato Mijado
:: Champ ::
Mensagens: 428
Registrado em: Segunda-feira 30 2007f Julho 2007 02:26:22 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gato Mijado »

Geralmente a sonda qd apresentado problema deve ser trocada imediatamente, pois é um sensor q vive em contato com os mais diversos tipos de gases produzidos pelo escape, a sonda lambda não foi projetada para veículos a GNV porém acho q o problema pode ser ela como também a bomba de combustivel q tb pode estar com pouca pressão, ocasionando essas condiçoes de uso, o meu estava com esse mesmo problema, porém o meu não é GNV e sim a alcool, qd eu forçava mt aceleração entre 2800 a 3000 RPM ele falhava cortando aceleração e engasgando e logo acendia a luz da injeção, levei na oficina e so de funcionar o carro o mecanico disse q era a bomba, foi feito o teste e comprovado q a bomba havia perdido a pressão. troquei a bomba, pois era ela q causava os engasgos, e tb troquei a sonda pois era ela q fazia com q a luz da injeção acendesse em esforço do motor, dpois disso o carro ficou um avião, nunca mais deu problemas, aconselho tb retirar o filtro de ar e limpalo, pois esses dias peguei mt pueira e o carro ficou marrando na estrada, retirei o filtro e limpei batento ele em algo macio para q assim saia toda o pó, dpois ficou ótimo, tenta limpar o filtro de ar, se não melhorar olha sua bomba se a presão esta boa e por ultimo se não melhorar troca a sonda.


Gato Mijado
:: Champ ::
Mensagens: 428
Registrado em: Segunda-feira 30 2007f Julho 2007 02:26:22 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gato Mijado »

O Valor de cada sensor esta na mão:

Rotação de marcha-lenta 850 a 950 RPM (com motor aquecido)
Pressão da linha de combustível De 0,7 a 0,8 bar
Sinal do sensor de temperatura
da água - CTS De 2,00 a 1,60 Volts VDC (com o motor
aquecido em temperatura operacional
entre 80 e 100ºC)
Sinal do sensor de posição
da borboleta - TPS - Borboleta fechada aproximadamente
0,50 volts VDC
- Borboleta totalmente aberta
aproximadamente 4,50 volts VDC
Sinal da sonda lambda - EGO Oscilando rapidamente entre 0,10 volts VDC
(mistura pobre) e 0,90 volts VDC (mistura rica)
Sinal do sensor de velocidade
do veículo - VSS Pulsos que variam proporcionalmente com
a velocidade do veículo
Sinal do sensor de pressão
absoluta no coletor - MAP Entre 1,0 e 2,0 volts VDC (em marcha-lenta
ao nível do mar)
Resistência elétrica da válvula injetora Entre 1,5 e 2,7 OHMs
Resistência elétrica do motor
do passos - IAC Medir entre os terminais da UCE:
- C5 e C6 - Entre 40 e 60 Ohms;
- C8 e C9 - Entre 40 e 60 Ohms.
Resistência elétrica do conector
de Octanas Medir entre os terminais da UCE:
- D2 e C12 - aproximadamente 220 Ohms
(na posição 95 octanas);
- D2 e C12 - Aproximadamente 0 Ohms (na
posição 91 octanas).

Espero ter ajudado


Gato Mijado
:: Champ ::
Mensagens: 428
Registrado em: Segunda-feira 30 2007f Julho 2007 02:26:22 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gato Mijado »

Não sei se no caso de carro convertidos para alcool ou GNV os valores continuam os mesmo, pois esse é o valor citado na minha apostila de injeção para corsas a gasolina originais, no caso do alcool acho q deve dar uma variação pelo motivo do alcool ser mais frio q a gasolina, agora no caso de carro convertidos a GNV não tenho certeza, porém não tem como responder, mais faz os testes talvez é a mesma coisa, ou quem sabe assim encontra o defeito q tanto te atormenta.

Qualquer coisa chama, q agente te socorre!!!!!!!!
Boa Sorte


Avatar do usuário
igorfeijo
:: Wind ::
Mensagens: 41
Registrado em: Domingo 05 2006f Novembro 2006 07:02:30 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por igorfeijo »

Uma vez tive problemas com a sonda tbm...
Então perguntei pro mecanico se nao tinha como só limpar...
Ele me disse q nao existe limpeza de sonda, tem q trocar mesmo...
Saiu 70,00 R$ a sonda nova.

Abraço


Avatar do usuário
lioncblu
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Terça-feira 07 2007f Agosto 2007 07:45:08 PM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GL 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por lioncblu »

Por enquanto Obrigado a todos, vou levar as informações de medidas a um amigo meu que entende de eletrônica e pode entender melhor as medições com o voltímetro!
Então limpar a sonda não dá e tb não é recomendado.
Colocarei respostas!


ueda
:: Super ::
Mensagens: 85
Registrado em: Domingo 28 2007f Outubro 2007 03:52:34 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ueda »

passa no scanner em alguma auto eletrica que ele faz o diagnostico na hora pois tudo influencia como temperatura do motor e no computador dá para ver no grafico se a sonda está boa ele tem de subir na aceleração e logo estabilizar acho que fica mais facil de ver...ele verifica a temp. rpm, pressão da bomba , variação na sonda lambda,voltagem tudo ao mesmo tempo...só que tipo, se gasolina estiver alterada ela demora para estabilizar o grafico de sonda no seu caso que é a gás acho melhor ir num lugar que entenda isso. :lol: senão vc pode trocar uma peça que não precise trocar...


Leonardo Gonçalves Secco
:: Rodeio ::
Mensagens: 788
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:11:14 AM
Localização: Feira de Santana - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Leonardo Gonçalves Secco »

A sonda é feita para ler qualquer tipo de queima de combustivel, não importando que seja gnv ou álcool ou gasolina, ela simplesmente lê os gases que passa pela descarga que já estão queimados.
Aqui tenho muitos clientes com carro usando gnv com o chip que nunca mais deram defeito na sonda lambda.
No seu caso e o defeito for na sonda pode ser mesmo o emulador de sonda que essas porcarias só servem para dar defeito.
Não adianta tentar limpar, para vc entender pegue uma sonda na mão, vai ver que ela tem umas grandes que n da para passar nada e o leitor fica lá dentro... sem chances de limpeza.
A pressão do combustivel se seu carro for MPFI deve ser de 2,8 a 3,2 bar de pressão.
Passa o scanner e veja o defeito.
falou.


Avatar do usuário
lioncblu
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Terça-feira 07 2007f Agosto 2007 07:45:08 PM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GL 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por lioncblu »

ok, a sonda foi colocada de volta e funcionava, se bem que o mecânico condenou ela da primeira vez pq ela ficava oscilando só entre o 500 e o 550, sabendo que os valores limite vai de 0 a 750, pergunto:

O funcionamento correto da sonda é oscilar bem loca indo de uns 50 até uns 600 por exemplo? ou a qualquer valor dentro desta escala, seja ela ficando fixa ou oscilando o mínimo como citado tb é o correto?
o scanner do mecânico acusa só o tempo de injeção alto, todos os outros valores estão dentro de suas respectivas intolerâncias!
------------------- Marcelo -------------------
Wagon GL 1997 1.6 v8 MPFI Gasolina / GNV - comAR


Leonardo Gonçalves Secco
:: Rodeio ::
Mensagens: 788
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:11:14 AM
Localização: Feira de Santana - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Leonardo Gonçalves Secco »

lioncblu escreveu:ok, a sonda foi colocada de volta e funcionava, se bem que o mecânico condenou ela da primeira vez pq ela ficava oscilando só entre o 500 e o 550, sabendo que os valores limite vai de 0 a 750, pergunto:

O funcionamento correto da sonda é oscilar bem loca indo de uns 50 até uns 600 por exemplo? ou a qualquer valor dentro desta escala, seja ela ficando fixa ou oscilando o mínimo como citado tb é o correto?
o scanner do mecânico acusa só o tempo de injeção alto, todos os outros valores estão dentro de suas respectivas intolerâncias!
A sonda deve ocilar entre 250-750mv quando tiver parado ou em aceleração fraca... qualquer valor dentre eles está ok, em aceleração maxima deve fica na casa dos 900mv.
Talvez estivesse ocilando entre 500-550 só porque estava com emulador de sonda, pois ai o emulador cria um número qualquer para n dar erro na central... aquilo eh um lixo...
Falou ai...
se precisar de ajuda me avisa.
Se o tempo de injeção estiver alto e a sonda marcando baixo, a sonda ta com defeito...
se tiver tempo de injeção alto e a sonda marcando baixo e se vc tiver certeza que a sonda ta boa então os bicos estão BEM sujos...
valeu...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”