Corsa Sedan na lanterna

Lista de discussão dos amantes do Chevrolet Corsa de todo o Brasil.
Responder
Avatar do usuário
Eduardo Sauner
:: Sport ::
Mensagens: 1120
Registrado em: Quinta-feira 06 2003f Novembro 2003 01:13:15 PM
Localização: Cachoeirinha - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Corsa Sedan na lanterna

Mensagem por Eduardo Sauner »

Modelo foi o sedã compacto menos vendido no primeiro semestre


Em 2002, ao lançar a atual geração do Corsa, a General Motors do Brasil optou por somar os números do novo Corsa Sedan aos do Corsa Classic, que era a versão antiga do mesmo modelo. A estratégia era (e é) óbvia: engrossar números de venda de um mesmo modelo. Naquela época, algumas empresas gostaram da idéia e ensaiaram somar os números de outros modelos, mas só a Fiat decidiu prosseguir até hoje com o Siena e o Siena Fire. Posteriormente, quando a empresa retirou o prenome do sedã antigo e o rebatizou apenas como Classic, a soma perdeu o sentido, mas a montadora insistiu.

E insistiu porque a notícia não é boa: o Corsa Sedan está vendendo mal. No primeiro semestre deste ano, foram apenas 5.847 unidades com a carroceria nova, o suficiente para ficar em último na categoria. O líder entre os sedãs compactos, mais uma vez, foi o Classic, com 43.764 carros emplacados, seguido pelo Siena, com 38.205. A seguir, Chevrolet Prisma (26.511), Ford Fiesta Sedan (21.828), VW Polo Sedan (12.462) e Renault Clio Sedan (7.708). Para a empresa, participar de um segmento com três modelos e emplacar o primeiro e o terceiro lugares não é nada mau, pelo contrário. O problema é que o lanterna requer atenção dos homens de vendas.

Quando foi lançado, em 1994, o Corsa passou a ser o modelo mais simples e barato da montadora (logo após o fim da produção do Chevette) e causou furor pelo estilo moderno, gerando enormes filas de espera. Quando passou para a geração atual, a estratégia da GM foi dar um “upgrade” no modelo, mantendo o mesmo nome, mas acrescentando refinamento técnico, luxo e espaço. Para o lugar dele veio o Celta. No entanto, o resultado saiu um pouco do roteiro: muita gente ignorou o salto técnico obtido pelo modelo e reclamou que o Corsa, que tinha sua imagem associada à de carro básico, tinha ficado muito caro.

A história do parágrafo anterior não é divagação minha, mas é uma análise de Samuel Russell, diretor de marketing da GM, proferida durante o lançamento do Prisma. Eu havia perguntado a ele sobre os motivos que levaram a empresa a criar um nome diferente para a versão sedã de um carro já existente. E Russell acrescentou mais um comentário: a idéia era associar o Prisma à imagem de carro de categoria superior, sem o risco de interferir (para o bem ou para o mal) na imagem do Celta. O mesmo aconteceu com a Corsa Pick-Up, que nunca fez sucesso por ser lembrada como “a picape do Corsinha”, sendo que a robustez é um dos maiores atributos positivos no segmento de picapes. O nome Montana enterrou o passado.

A introdução do motor 1.4 é a mais recente injeção de ânimo no Corsa Sedan. Por sinal, toda a linha Corsa foi reestruturada: o sedã perdeu a opção 1.0 e passou a oferecer o propulsor 1.8 somente para frotistas. No hatch, agora só o esportivo SS tem o propulsor mais potente. Antes era possível levar qualquer uma das três versões de acabamento (Joy, Maxx e Premium) com qualquer motor. Em outras palavras, dava para escolher um Joy 1.8 ou um Premium 1.0, situação que acabou agora. De quebra, os preços foram reposicionados e, no caso do sedã, um 1.4 custa praticamente o mesmo que os descontinuados 1.0.

É cedo para saber se as mudanças farão efeito, mas há mais um recado aos fãs do Corsa: já está no forno uma nova família de carros compactos. Não há detalhes sobre o assunto, mas os US$ 500 milhões que a empresa anunciou para as operações no Brasil e na Argentina contemplam esses produtos.

Fonte:
http://www2.uol.com.br/interpressmotor/ ... m18925.shl


Clovisbn SE/SP
:: Moderador ::
Mensagens: 6420
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 02:29:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Clovisbn SE/SP »

Que pena hein.....


Léo Loula
:: Rodeio ::
Mensagens: 797
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 09:37:26 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Léo Loula »

O corsa sedan é lindo, mas o preço é uma facada, é caro demais e meu classic basico tem mais itens de serie que ele... fora que o prisma tá encostado nele, e de boa... a briga é feia.... o siena é muito bonito, o fiesta é horrivel, e o polo já é outro nível....
Se o classic realmente sair de linha (e não virar um mille kkk) a GM vai passar por mals bocados....
Imagem
Azulão se foi... :( - Agora de Novo Uno nas 17" ;)


GennerPriaro
:: GLS ::
Mensagens: 1989
Registrado em: Terça-feira 28 2006f Novembro 2006 03:41:12 PM
Localização: Araraquara - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GennerPriaro »

Bom no finalzinho vem uma informação sobre uma nova linha de carros compactos GM - será que irão conseguir fazer algo pior que o Celta e o Prisma???

Quanto ao Corsa - infelizmente a GM melhorou um pouco o modelo; porem como todos sabemos esse "salto" tecnologico como eles dizem - fez ele dar um "salto" triplo em questão de preço.....

Felizmente meu corsinha irá durar um bom tempo ainda na minha mão.....


Avatar do usuário
Alexandre VAroto
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sábado 11 2007f Agosto 2007 05:33:56 PM
Localização: São Carlos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Alexandre VAroto »

Eu acredito que a queda nas vendas do Corsa Sedan ( carroceria nova), principalmente os equipados com motor 1.8 Flexpower vem de uma estratégia equivocada de vendas da GM. Com o lançamento da versão Advantage do Astra, os preços se aproximaram muito e ocorreu a concorrencia direta entre os dois GM, e nessa o Astra Advantage leva vantagem tanto nos acessorios ( ar cond, roda, trio eletr) como no propulsor 2.0 menos "aspero" que o 1.8 do corsa.


mmps
:: Wind ::
Mensagens: 40
Registrado em: Terça-feira 05 2006f Setembro 2006 06:16:46 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mmps »

Não sei, acho o Corsa Sedan com carroceria nova muito superior aos concorrentes como Siena, Clio Sedan, Fiesta Sedan...

Primeiro o espaço interno é bem superior, principalmente quem viaja no banco traseiro sabe que não tem comparação com, Siena e afins.

Tem itens que não encontro em carros na mesma categoria, como vidros eletricos em todas as portas, temporizados, com um toque para subida e descida e sensor enti-esmagamento.

E ainda um item bastante útil que até hoje não vi em nenhum outro carro, o temporizador do limpador do para-brisas com intervalo regulavel.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Corsa Clube List”