[DÚVIDA] - MARCAÇÃO ERRADA DA TEMPERATURA DO MOTOR NO PAINEL?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

[DÚVIDA] - MARCAÇÃO ERRADA DA TEMPERATURA DO MOTOR NO PAINEL?

Mensagem por DML »

Como regular o ponteiro de temperatura do painel do corsa. Acho que o meu não está marcando a temperatura corretamente.

Troquei meu painel simples por um de RPM a pouco tempo e não tenho certeza mas, acho que ele não marca a temperatura real do motor, pois, troquei meu cebolão original por um de gol que faz disparar antes a ventuinha com relação ao cebolão do corsa e a marcação no painel de instrumentos dos dois cebolões continuam parecidas.

Vou passar num cara de injeção eletrônica para ver no computador qual a temperatura que faz disparar e desligar a ventuinha para ver em quantos graus o meu ponteiro está marcando errado.

Mesmo assim, quero já adiantar para saber como regular o ponteiro do painel, pois, já troquei a cebolinha e continua a mesma coisa na marcação. Existe algo mais que possa ser trocado e/ou regulado para o painel marcar a temperatura correta?

Espero ajuda de vocês.


Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16595
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Procure uma loja de paineis...
Mas a ventuinha, funciona geralmente aos 95 graus...
2Pac escreveu:Como regular o ponteiro de temperatura do painel do corsa. Acho que o meu não está marcando a temperatura corretamente.

Troquei meu painel simples por um de RPM a pouco tempo e não tenho certeza mas, acho que ele não marca a temperatura real do motor, pois, troquei meu cebolão original por um de gol que faz disparar antes a ventuinha com relação ao cebolão do corsa e a marcação no painel de instrumentos dos dois cebolões continuam parecidas.

Vou passar num cara de injeção eletrônica para ver no computador qual a temperatura que faz disparar e desligar a ventuinha para ver em quantos graus o meu ponteiro está marcando errado.

Mesmo assim, quero já adiantar para saber como regular o ponteiro do painel, pois, já troquei a cebolinha e continua a mesma coisa na marcação. Existe algo mais que possa ser trocado e/ou regulado para o painel marcar a temperatura correta?

Espero ajuda de vocês.

Detalhe, trocar a água do sistema ajuda e muito essa temperatura baixar....

Será que não é valvula termostática tb??????

No meu caso agora a temperatura chega a 93ºC e já dispara a ventuinha, bastei trocar a água...

Facinho...

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

sousaman escreveu:Cara,

Procure uma loja de paineis...
Mas a ventuinha, funciona geralmente aos 95 graus...
2Pac escreveu:Como regular o ponteiro de temperatura do painel do corsa. Acho que o meu não está marcando a temperatura corretamente.

Troquei meu painel simples por um de RPM a pouco tempo e não tenho certeza mas, acho que ele não marca a temperatura real do motor, pois, troquei meu cebolão original por um de gol que faz disparar antes a ventuinha com relação ao cebolão do corsa e a marcação no painel de instrumentos dos dois cebolões continuam parecidas.

Vou passar num cara de injeção eletrônica para ver no computador qual a temperatura que faz disparar e desligar a ventuinha para ver em quantos graus o meu ponteiro está marcando errado.

Mesmo assim, quero já adiantar para saber como regular o ponteiro do painel, pois, já troquei a cebolinha e continua a mesma coisa na marcação. Existe algo mais que possa ser trocado e/ou regulado para o painel marcar a temperatura correta?

Espero ajuda de vocês.

Detalhe, trocar a água do sistema ajuda e muito essa temperatura baixar....

Será que não é valvula termostática tb??????

No meu caso agora a temperatura chega a 93ºC e já dispara a ventuinha, bastei trocar a água...

Facinho...

Abraços!
A válvula termostática foi trocada recentemente junto com a bomba d'água. Tem algum sensor para marcação de temperatura no painel ou é somente aquela cebolinha mesmo?

FIz a limpeza do meu radiador abrindo ele. Acredito que o problema é mesmo com a marcação do painel mas, só vou tirar essa dúvida quando levar meu carro numa oficina de injeção eletrônica para ver a temperatura no computador.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16595
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

2Pac,

Um dos problemas apontados por um dos associados do fórum, foi que a válvula termostática estava invertida, ocasionando a alta temperatura....
2Pac escreveu:A válvula termostática foi trocada recentemente junto com a bomba d'água. Tem algum sensor para marcação de temperatura no painel ou é somente aquela cebolinha mesmo?

FIz a limpeza do meu radiador abrindo ele. Acredito que o problema é mesmo com a marcação do painel mas, só vou tirar essa dúvida quando levar meu carro numa oficina de injeção eletrônica para ver a temperatura no computador.
Mesmo assim, consulte uma loja de painéis...

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


rodmartinelli
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 16 2009f Junho 2009 02:51:13 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rodmartinelli »

Olha.. estou com o mesmo problema, já troquei tudo que foi possivel... valvula termostática, cebolinha q vai embaixo da bobina, o sensor de temperatura que fica perto da injeçao. Já tirei toda agua e coloquei denovo, troquei o oleo pra ver se nao é o motor esquentando....
ainda pra tirar duvida, medi a temperatura no computador e lá acusou a temperatura correta de ligar a ventuinha e ficar frio novamente...
fui na casa de painel, o rapaz mediu com o aparelho dele e a temperatura aquele e fica frio normal com o ponteiro.....
por ultimo me deram a opiniao de calibrar o ponteiro da temperatura...

ALGUÉM SABE COMO FAZ ISSO ?????


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Rapaziada esse marcador de temperatura do pianel desses corsas G1 nao confiem neles. O sistema adotado e antigo e agem por aquecimento, nao e por inducao a passagem de corrente continua.
Nesse link abaixo postei um msg do rogerio 2.2 que e reparador, membro do vetraclube onde ele relata sobre isso
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&start=45

Para voces terem ideia, o painel original do meu corsa 97 marca 95 graus quando arma o eletroventilador, troquei por outro com CG e marca quase 100 graus quando arma o eletroventilador, coloquei outro e marca 94 graus quando arma o eletroventilador, sendo que, pelo ano ate 99 o sensor de temperatura do painel ali proximo a flauta e o mesmo.

Depois que queimei muito fosfato tentando acertar isso, descobri que o ponto de armar o eletroventilador e quase 100 graus (vejam no link acima).

Como citei, apesar deles terem a mesma resistencia Ohmica, cada um teve uma indicacao diferente, com o mesmo sensor de temperatura do painel.

Aquele sensor de temperatura ali debaixo da bobina e so para a injecao eletronica, e atraves dele que a ECU monitora o sistema, bicos, ponto, aumenta/diminui consumo, e o mais importante discutido aqui, o rele do eletroventilador do radiador para armar quando a temperatura do motor chega la pelos quase 100 graus.

Agora achar alguem que calibrar esse marcador de temperatura do painel e dificil, mas, nao impossivel...

Quanto ao sensor de temperatura no bloco do motor debaixo da bobina, nao alterem seu codigi/modelo, pois, a ECU ja esta programada para receber informacao de tensao de refencia de acordo com ele.

tem um topico aqui que psotei uma tabelinha de valores temperatura/resistencia dos mesmos...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Opa faltou: o marcador de temperatura do painel nao confere indica temperatura abaixo do real.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


DougFanis
:: Sport ::
Mensagens: 1233
Registrado em: Terça-feira 11 2008f Março 2008 05:04:59 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DougFanis »

DML escreveu:
sousaman escreveu:Cara,

Procure uma loja de paineis...
Mas a ventuinha, funciona geralmente aos 95 graus...
2Pac escreveu:Como regular o ponteiro de temperatura do painel do corsa. Acho que o meu não está marcando a temperatura corretamente.

Troquei meu painel simples por um de RPM a pouco tempo e não tenho certeza mas, acho que ele não marca a temperatura real do motor, pois, troquei meu cebolão original por um de gol que faz disparar antes a ventuinha com relação ao cebolão do corsa e a marcação no painel de instrumentos dos dois cebolões continuam parecidas.

Vou passar num cara de injeção eletrônica para ver no computador qual a temperatura que faz disparar e desligar a ventuinha para ver em quantos graus o meu ponteiro está marcando errado.

Mesmo assim, quero já adiantar para saber como regular o ponteiro do painel, pois, já troquei a cebolinha e continua a mesma coisa na marcação. Existe algo mais que possa ser trocado e/ou regulado para o painel marcar a temperatura correta?

Espero ajuda de vocês.

Detalhe, trocar a água do sistema ajuda e muito essa temperatura baixar....

Será que não é valvula termostática tb??????

No meu caso agora a temperatura chega a 93ºC e já dispara a ventuinha, bastei trocar a água...

Facinho...

Abraços!
A válvula termostática foi trocada recentemente junto com a bomba d'água. Tem algum sensor para marcação de temperatura no painel ou é somente aquela cebolinha mesmo?

FIz a limpeza do meu radiador abrindo ele. Acredito que o problema é mesmo com a marcação do painel mas, só vou tirar essa dúvida quando levar meu carro numa oficina de injeção eletrônica para ver a temperatura no computador.
Tem um sensor de temperatura
que fica no cabeçote do motor, abaixo das mangueiras de respiro de oleo

eu ja tive problemas com ele....


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Apesar de estarem normais e conferindo com a tabela via link abaixo, troquei os dois: sensor do painel e da injecao.

veja a tabela fornecida pela iguacu no link abaixo...
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=52815
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”