Anular EGR manualmente
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Anular EGR manualmente
Pessoal, vi em alguns sites que e possível anular a EGR manualmente colocando uma junta "cega" entre ela e o coletor inferior do carro, essa junta é nada mais que uma chapa de ferro ou aço que ira tampar os orificios por onde deveriam entrar e retornar os gases da recirculação, contudo a central de injeção usa alguns parâmetros de leitura e queria saber se a EGR fornece informações à central ou se somente é comandada pela central. Se a central não usar informações da EGR, é possível usar a junta a anular seu funcionamento evitando assim travamento desta aberta e consequentes prejuízos em baixa rotação. Entretanto se ela fornecer dados à central a sua anulação desta maneira causaria uma leitura errada e consequentemente a central trabalharia com dados incorretos. Comentem a proposição e dêem sugestões. Um abraço a todos!
Sedan GLS 1.6 16v
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A EGR atua no controle de marcha lenta de que forma?
E segundo alguns mecanicos e pessoas do site, a EGR deveria funcionar somente depois de 4000 RPM.
E segundo alguns mecanicos e pessoas do site, a EGR deveria funcionar somente depois de 4000 RPM.
Sedan GLS 1.6 16v
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Outra duvida, se a EGR atuar no controle da marcha lenta, qualquer posicao que ela travar, aberta ou fechada devera interferir na lenta embora eu penso que ela deve permanecer fechada em baixa rotacao e permitir a recirculação dos gases somente apos atingir um giro mais alto senao na baixa rotação, com a valvula aberta, haveria a formação de uma mistura muito "poluida" dentro da camara o que ocasionaria as falhas tao relatadas pelos membros e inclusive o que eu creio que esta acontecendo com o meu carro. Agraceço ao jbsonora pelo questionamento e pela foto da junta "cega" que ele postou. Mandem mais duvidas e questoes sobre esse assunto.
Sedan GLS 1.6 16v
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A função básica da EGR é diminuir a formação dos Oxidos de Nitrogenio, que são gases altamente poluentes e formados pela reação entre Oxigenio e Nitrogenio em altas temperaturas.
Isso é feito permitindo que parte dos gases provenientes da exaustão retornem à admissão "contaminando" a mistura.
Essa mistura "contaminada" possui um [i]calor especifico[/i] maior que a "pura", isso quer dizer que sua temperatura aumenta menos para uma mesma quantidade de energia recebida, logo tornando a temperatura da combustão mais baixa e reduzindo a formação dos Oxidos de Nitrogenio.
Além disso, há outras vantagens na utilização da valvula EGR:
- Ao diminuir o calor especifico da mistura, menor é a energia perdida em forma de calor, tornando o motor mais eficiente.
- Reduz a perda por bombeamento, pois a maior quantidade de gás inerte na mistura faz com que se abra mais a borboleta para obtenção da mesma potência, reduzindo assim a perda por bombeamento e melhorando o consumo.
- Diminuindo a temperatura na camara de combustão, diminui-se a chances de ocorrer denonação, permitindo portanto que se avance um pouco mais a ignição, melhorando consequentemente a eficiencia do motor.
Há também algumas desvantagens no seu uso:
- Os gases provenientes da exaustão estão em temperatura elevada, logo a sua recirculção na admissão tende a aumentar a temperatura da mistura, reduzindo portando a sua densidade, ou seja, para um mesmo volume de mistura há menos ar, dominuindo a eficiencia volumetrica do motor.
- Os gases da exaustão juntamente com o vapor de oléo podem provocar a formação de uma carbonização da admissão.
Quando anulamos o funcionamento da EGR, o que pode acontecer, além da maior formação dos Oxidos de Nitrogenio, é a ocorrencia de alguma detonação, caso o mapeamento da ignição tenha sido feito prevendo essa menor temperatura.
Isso é feito permitindo que parte dos gases provenientes da exaustão retornem à admissão "contaminando" a mistura.
Essa mistura "contaminada" possui um [i]calor especifico[/i] maior que a "pura", isso quer dizer que sua temperatura aumenta menos para uma mesma quantidade de energia recebida, logo tornando a temperatura da combustão mais baixa e reduzindo a formação dos Oxidos de Nitrogenio.
Além disso, há outras vantagens na utilização da valvula EGR:
- Ao diminuir o calor especifico da mistura, menor é a energia perdida em forma de calor, tornando o motor mais eficiente.
- Reduz a perda por bombeamento, pois a maior quantidade de gás inerte na mistura faz com que se abra mais a borboleta para obtenção da mesma potência, reduzindo assim a perda por bombeamento e melhorando o consumo.
- Diminuindo a temperatura na camara de combustão, diminui-se a chances de ocorrer denonação, permitindo portanto que se avance um pouco mais a ignição, melhorando consequentemente a eficiencia do motor.
Há também algumas desvantagens no seu uso:
- Os gases provenientes da exaustão estão em temperatura elevada, logo a sua recirculção na admissão tende a aumentar a temperatura da mistura, reduzindo portando a sua densidade, ou seja, para um mesmo volume de mistura há menos ar, dominuindo a eficiencia volumetrica do motor.
- Os gases da exaustão juntamente com o vapor de oléo podem provocar a formação de uma carbonização da admissão.
Quando anulamos o funcionamento da EGR, o que pode acontecer, além da maior formação dos Oxidos de Nitrogenio, é a ocorrencia de alguma detonação, caso o mapeamento da ignição tenha sido feito prevendo essa menor temperatura.
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OLA J
A ISOLEI A VALVULA EGR FICA BOM MAS FICA ACUSANDO NA LUZ INDICADORA
DA INJEÇAO NO PAINEL
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Vc deve ter desligado ela. A procedimento mais correto seria anular o funcionamento dela (recircular os gases) porém deixando ela ligada!jefergsi escreveu:OLA J
A ISOLEI A VALVULA EGR FICA BOM MAS FICA ACUSANDO NA LUZ INDICADORA
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abrass!
Gabriel Pires
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Somente os Corsas 16v tem essa válvula. Os 8v tão livres desse problema!!nicmar22 escreveu:Boa noite amigos onde fica essa VALVULA EGR NO CORSA 1.6 SEDAN 97 8V GLS... desde já muito obrigado...aguardo..
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