Agora com novo motor 1.4 Econo.Flex, colocamos o Corsa Sedã frente ao seu rival, Fiat Siena. Veja qual se saiu melhor
Chevrolet Corsa Sedã 1.4 Premium Econo.Flex Fiat Siena ELX 1.4 Flex
Com a entrada da família Corsa e Montana, equipadas com motores 1.4 l, já são 13 o número de carros disponíveis e 6 marcas disputando a fatia do mercado de veículos compactos com propulsores desta cilindrada. Um segmento que preza tanto pela economia quanto pelo fato de sair de vez do carma dos populares.
A vinda do Corsa Sedã com este motor também tira de vez o suposto sossego que o Siena tinha, especificamente nesta área, já que o único sedã com propulsor 1.4 l que o Fiat encarava até então era o Prisma, um carro com diversas qualidades, mas bem menos favorecido que a versão ELX da fábrica mineira.
Mecânica
Apesar da cilindrada parecida, a Chevrolet sai na frente em termos de potência com seus 105 cv a 6 000 giros contra os 81 cv a 5 5000 rpm do Siena, ambos utilizando álcool. O novo motor VHC da Chevrolet, o 1.4 Econo.flex, já é uma evolução do motor utilizado no Prisma, com melhorias na parte de “respiração” do motor, entrada e saída de gases.
A diferença de mais de 20 cv entre os dois modelos não se reflete no torque dos dois propulsores, onde o Corsa ainda leva a melhor, mas com uma diferença de apenas 1 kgfm. Enquanto o Siena apresenta 12,4 kgfm a 2 250 rpm, o Corsa consegue oferecer 13,4 kgfm a 2 800 giros, um ganho na faixa de 8% a mais de rendimento nas saídas para o GM.
Desempenho/consumo
De fato, é bem isso, seguindo uma regra geral onde potência reflete na velocidade final do carro, enquanto o torque influencia na arrancada do veículo. Pelos números, podemos ver que mesmo com a disparidade de potência, no dia-a-dia urbano, a vantagem do Corsa Sedã não chega a ser um grande diferencial.
A aceleração dos dois fica na casa dos 12 segundos, sendo que o Siena faz de 0 a 100 km/h em 12s9, enquanto o Corsa faz em 12s2. Já na velocidade final, o Chevrolet vai mais longe, chegando aos 180 km/h, 14 km/h a mais que seu concorrente.
As vantagens tanto do motor quanto do desempenho, até agora, estão do lado da GM, no entanto, na hora da bomba de combustível, o Siena reacende pelo menos um pouco a disputa. Segundo dados de fábrica, o Econo.Flex faz 8,7 km/l de álcool na cidade e cerca de 12 km/l na estrada. O Siena por sua vez consegue fazer 9,2 km/l de álcool no ciclo urbano e 12,6 km/l nas rodovias.
Dirigibilidade
Com uma suspensão mais rígida e pneus menos moles, o Corsa remete uma sensação de segurança maior, principalmente em situações estressantes de uma conduta rápida e mais agressiva. Mesmo com a suspensão e pneus mais moles, o Siena nos mostra uma dirigibilidade muito boa apesar de não transmitir a mesma sensação que o Corsa confere. Ambos são bem agradáveis e fáceis de dirigir, principalmente na cidade.
Design
Dois carros, dois problemas diferentes. O Corsa Sedã não mudou praticamente nada em sua linha 2008 – apenas recebeu novos faróis e lanternas, cromado na grade do radiador e pára-choque dianteiro levemente remodelado. No entanto, as mudanças não fazem do carro um modelo novo, e o visual do Corsa ainda é mais antigo que a do Fiat. Por outro lado, o Siena, mesmo melhor resolvido, receberá em breve os novos elementos da família Fiat que remetem à cara do novo Grande Punto, fazendo com que possíveis compradores aguardem pelo novo modelo.
Manutenção/Seguro
Pelo fato do Corsa Sedã 1.4 mal ter chegado às concessionárias, não foi possível levantar a cesta básica de peças. Entretanto, no ranking da Cesvi Brasil, que mede o custo de reparação dos modelos, o sedã da Chevrolet está melhor colocado já que o Siena é também o pior dos modelos nessa análise. Quando receber o face-lift do Palio, certamente o carro da Fiat melhorará sua posição. .
Nossa simulação apontou uma leve vantagem do Corsa, seguindo um perfil masculino, casado e com idade acima de 30 anos. Um novo seguro custaria em torno de 6,3% do preço do Corsa enquanto no Siena esse percentual seria de 7,2%.
Preço/equipamentos
A diferença de preço é praticamente inexistente. São apenas R$ 100 reais de diferença a favor do Siena ELX, que custa R$ 35 890, para o Corsa Premium, que sai por R$ 35 990.
Mas o Corsa entrega muito mais equipamentos por esse preço. Enquanto o Fiat prioriza itens como computador de bordo, Follow Me Home e My Fiat, o Chevrolet, traz equipamentos como direção hidráulica, vidros, retrovisores e travas elétricas, mostrando diferenças de interesse das fabricantes.
Acabamento/espaço/ergonomia
Não podemos considerar nenhum dos dois carros como padrões de acabamento excelentes e luxuosos, mas ambos estão acima da média dentro do segmento apresentando propostas coesas sem aquele festival de plásticos desmedidos e de baixa qualidade, geralmente comuns neste segmento.
Com entreeixo maior, de 2,49 m, o Corsa oferece uma posição de dirigir que parece encaixar melhor que a do Fiat, além de possuir um pouco mais de conforto para os ocupantes traseiros. Já com o banco mais vertical, o Siena oferece melhor visão. Seu entreeixo é menor, de 2,37 m. No quesito porta-malas, o Siena é bem superior ao Corsa oferecendo 500 litros contra 432 litros de seu rival.
Mercado
O Atualmente o Corsa Sedã não chega perto dos números de venda do Siena, exceto se somar seus números com os do Classic, ou se preferir, nosso “antigo” Corsa Sedã.
Com a entrada do novo modelo 1.4 l Econo.Flex, a GM pretende implementar seus números de vendas no segmento. Aliado ao fato do Siena já ter mudanças previstas em seu visual, a disputa deverá ficar acirrada neste primeiro momento, e esquentar ainda mais com a entrada do novo Siena.
Conclusão
Embora venda mais, tenha um porta-malas generoso e um motor mais econômico, o Siena acabou em desvantagem em muitos quesitos. Um dos principais é a lista de equipamentos que, para se igualar a do Corsa, geraria um custo a mais de quase R$ 4 000. O Corsa Sedã anda mais, mas isso não chega a ser algo tão nítido assim. Itens como seguro e manutenção também favorecem o carro da Chevrolet. Quanto à design, acabamento e espaço interno, ambos se equivalem praticamente.
Para finalizar, quem pensa em comprar um Siena mesmo com esses argumentos contrários, precisa levar em conta que a nova geração deverá chegar até o final do ano. Ou seja, melhor esperar ou levar o Corsa Sedã.
FONTE: Terra http://carroonline.terra.com.br
Corsa 1.4 X Siena
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 6420
- Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 02:29:33 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
- Ano de fabricação: 1999
Eu optaria pelo Corsa mesmo sem ler esta matéria, hehehe
Mas foi um belo comparativo!!!
Abs
Mas foi um belo comparativo!!!
Abs
-
- :: GSI ::
- Mensagens: 2282
- Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
- Localização: Farroupilha - RS
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Que diferença!!!!!!
GM 1.4 Econoflex > 105 cv
Fiat 1.4 Flex > 80 cv
tá parecendo comparar 1.0 com 1.6!!
GM 1.4 Econoflex > 105 cv
Fiat 1.4 Flex > 80 cv
tá parecendo comparar 1.0 com 1.6!!
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!
Km atualizada!
Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!
Km atualizada!
Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com
-
- :: Premium ::
- Mensagens: 4355
- Registrado em: Sexta-feira 08 2005f Abril 2005 11:08:26 AM
- Localização: Brasília - DF
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
BELA MATERIA
Apos muitas alegrias, o corsinha se foi, esse vai deixar saudades!!!
Fotos do corsinha pag 5 a 7: http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 5&start=60
Fotos do corsinha pag 5 a 7: http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 5&start=60
-
- :: Rodeio ::
- Mensagens: 714
- Registrado em: Terça-feira 05 2006f Dezembro 2006 04:59:48 PM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
isso é pra frizar mais uma vez... Vá de CORSA e chegue lá....
- > 1.8 GTE
- > 16"
- > 16"
- peca_schin
- :: Millennium ::
- Mensagens: 182
- Registrado em: Quarta-feira 11 2007f Julho 2007 07:45:46 PM
- Localização: Natal - RN
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Eu vou de corsa sem duvidas
tive um siena 1.0 que ave maria
hj tenho um corsa 1.8 que é outra historia hehehe...
tive um siena 1.0 que ave maria
hj tenho um corsa 1.8 que é outra historia hehehe...
- andre.santos
- :: Millennium ::
- Mensagens: 187
- Registrado em: Terça-feira 17 2007f Julho 2007 10:22:23 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Qdo estava na dúvida em q carro comprar, acabei vendo uma matéria comparando o Fiat Siena 1.0 Flex e o Classic 1.0 Flex.peca_schin escreveu:Eu vou de corsa sem duvidas
tive um siena 1.0 que ave maria
hj tenho um corsa 1.8 que é outra historia hehehe...
Todos os itens como conforto, resposta de aceleração, preço de seguro, desempenho em diversos tipos d pistas e etc, o Classic foi superior, exceto um: Ruído. A materia dizia q o Classic produzia mais ruídos depois dos 100 Km/h. E daí? O som vai estar ligado msm. hahaha
Abraços
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 13
- Registrado em: Terça-feira 28 2007f Agosto 2007 01:27:58 PM
- Localização: Recife - PE
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Fui fiel proprietário de um Siena Fire durante 2 anos.
Ia trocar por outro Siena, até ir com minha esposa ver um prisma para ela. Andei nele gostei. Me convenceram andar no Corsa Premium 1.4 Econoflex.
Não deu outra: Saí de lá com o "Negão", e deixei o meu "Pratinha" de entrada.
PS: Quem ficou com raiva foi a patroa, que não ganhou o prisma, mais saiu de lá com um Celtinha zero, deixando o Celta 2005 também prata lá.
Ia trocar por outro Siena, até ir com minha esposa ver um prisma para ela. Andei nele gostei. Me convenceram andar no Corsa Premium 1.4 Econoflex.
Não deu outra: Saí de lá com o "Negão", e deixei o meu "Pratinha" de entrada.
PS: Quem ficou com raiva foi a patroa, que não ganhou o prisma, mais saiu de lá com um Celtinha zero, deixando o Celta 2005 também prata lá.
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 6 Respostas
- 6384 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 1 Respostas
- 610 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 8 Respostas
- 4792 Exibições
-
Última mensagem por caio1996
-
- 1 Respostas
- 10750 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 5 Respostas
- 3564 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 2 Respostas
- 3531 Exibições
-
Última mensagem por Denilsonf87
-
- 1 Respostas
- 1505 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 4004 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 9 Respostas
- 5285 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 1 Respostas
- 3091 Exibições
-
Última mensagem por Wilson