Corsa 1.4 X Siena

Lista de discussão dos amantes do Chevrolet Corsa de todo o Brasil.
Responder
Rcarvalho
:: Classic ::
Mensagens: 1287
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 09:29:15 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Corsa 1.4 X Siena

Mensagem por Rcarvalho »

Agora com novo motor 1.4 Econo.Flex, colocamos o Corsa Sedã frente ao seu rival, Fiat Siena. Veja qual se saiu melhor

Chevrolet Corsa Sedã 1.4 Premium Econo.Flex Fiat Siena ELX 1.4 Flex
Imagem

Com a entrada da família Corsa e Montana, equipadas com motores 1.4 l, já são 13 o número de carros disponíveis e 6 marcas disputando a fatia do mercado de veículos compactos com propulsores desta cilindrada. Um segmento que preza tanto pela economia quanto pelo fato de sair de vez do carma dos populares.

A vinda do Corsa Sedã com este motor também tira de vez o suposto sossego que o Siena tinha, especificamente nesta área, já que o único sedã com propulsor 1.4 l que o Fiat encarava até então era o Prisma, um carro com diversas qualidades, mas bem menos favorecido que a versão ELX da fábrica mineira.

Mecânica
Apesar da cilindrada parecida, a Chevrolet sai na frente em termos de potência com seus 105 cv a 6 000 giros contra os 81 cv a 5 5000 rpm do Siena, ambos utilizando álcool. O novo motor VHC da Chevrolet, o 1.4 Econo.flex, já é uma evolução do motor utilizado no Prisma, com melhorias na parte de “respiração” do motor, entrada e saída de gases.

A diferença de mais de 20 cv entre os dois modelos não se reflete no torque dos dois propulsores, onde o Corsa ainda leva a melhor, mas com uma diferença de apenas 1 kgfm. Enquanto o Siena apresenta 12,4 kgfm a 2 250 rpm, o Corsa consegue oferecer 13,4 kgfm a 2 800 giros, um ganho na faixa de 8% a mais de rendimento nas saídas para o GM.

Desempenho/consumo
De fato, é bem isso, seguindo uma regra geral onde potência reflete na velocidade final do carro, enquanto o torque influencia na arrancada do veículo. Pelos números, podemos ver que mesmo com a disparidade de potência, no dia-a-dia urbano, a vantagem do Corsa Sedã não chega a ser um grande diferencial.

A aceleração dos dois fica na casa dos 12 segundos, sendo que o Siena faz de 0 a 100 km/h em 12s9, enquanto o Corsa faz em 12s2. Já na velocidade final, o Chevrolet vai mais longe, chegando aos 180 km/h, 14 km/h a mais que seu concorrente.

As vantagens tanto do motor quanto do desempenho, até agora, estão do lado da GM, no entanto, na hora da bomba de combustível, o Siena reacende pelo menos um pouco a disputa. Segundo dados de fábrica, o Econo.Flex faz 8,7 km/l de álcool na cidade e cerca de 12 km/l na estrada. O Siena por sua vez consegue fazer 9,2 km/l de álcool no ciclo urbano e 12,6 km/l nas rodovias.

Dirigibilidade
Com uma suspensão mais rígida e pneus menos moles, o Corsa remete uma sensação de segurança maior, principalmente em situações estressantes de uma conduta rápida e mais agressiva. Mesmo com a suspensão e pneus mais moles, o Siena nos mostra uma dirigibilidade muito boa apesar de não transmitir a mesma sensação que o Corsa confere. Ambos são bem agradáveis e fáceis de dirigir, principalmente na cidade.

Design
Dois carros, dois problemas diferentes. O Corsa Sedã não mudou praticamente nada em sua linha 2008 – apenas recebeu novos faróis e lanternas, cromado na grade do radiador e pára-choque dianteiro levemente remodelado. No entanto, as mudanças não fazem do carro um modelo novo, e o visual do Corsa ainda é mais antigo que a do Fiat. Por outro lado, o Siena, mesmo melhor resolvido, receberá em breve os novos elementos da família Fiat que remetem à cara do novo Grande Punto, fazendo com que possíveis compradores aguardem pelo novo modelo.

Manutenção/Seguro
Pelo fato do Corsa Sedã 1.4 mal ter chegado às concessionárias, não foi possível levantar a cesta básica de peças. Entretanto, no ranking da Cesvi Brasil, que mede o custo de reparação dos modelos, o sedã da Chevrolet está melhor colocado já que o Siena é também o pior dos modelos nessa análise. Quando receber o face-lift do Palio, certamente o carro da Fiat melhorará sua posição. .

Nossa simulação apontou uma leve vantagem do Corsa, seguindo um perfil masculino, casado e com idade acima de 30 anos. Um novo seguro custaria em torno de 6,3% do preço do Corsa enquanto no Siena esse percentual seria de 7,2%.

Preço/equipamentos
A diferença de preço é praticamente inexistente. São apenas R$ 100 reais de diferença a favor do Siena ELX, que custa R$ 35 890, para o Corsa Premium, que sai por R$ 35 990.

Mas o Corsa entrega muito mais equipamentos por esse preço. Enquanto o Fiat prioriza itens como computador de bordo, Follow Me Home e My Fiat, o Chevrolet, traz equipamentos como direção hidráulica, vidros, retrovisores e travas elétricas, mostrando diferenças de interesse das fabricantes.

Acabamento/espaço/ergonomia
Não podemos considerar nenhum dos dois carros como padrões de acabamento excelentes e luxuosos, mas ambos estão acima da média dentro do segmento apresentando propostas coesas sem aquele festival de plásticos desmedidos e de baixa qualidade, geralmente comuns neste segmento.

Com entreeixo maior, de 2,49 m, o Corsa oferece uma posição de dirigir que parece encaixar melhor que a do Fiat, além de possuir um pouco mais de conforto para os ocupantes traseiros. Já com o banco mais vertical, o Siena oferece melhor visão. Seu entreeixo é menor, de 2,37 m. No quesito porta-malas, o Siena é bem superior ao Corsa oferecendo 500 litros contra 432 litros de seu rival.

Mercado
O Atualmente o Corsa Sedã não chega perto dos números de venda do Siena, exceto se somar seus números com os do Classic, ou se preferir, nosso “antigo” Corsa Sedã.

Com a entrada do novo modelo 1.4 l Econo.Flex, a GM pretende implementar seus números de vendas no segmento. Aliado ao fato do Siena já ter mudanças previstas em seu visual, a disputa deverá ficar acirrada neste primeiro momento, e esquentar ainda mais com a entrada do novo Siena.

Conclusão
Embora venda mais, tenha um porta-malas generoso e um motor mais econômico, o Siena acabou em desvantagem em muitos quesitos. Um dos principais é a lista de equipamentos que, para se igualar a do Corsa, geraria um custo a mais de quase R$ 4 000. O Corsa Sedã anda mais, mas isso não chega a ser algo tão nítido assim. Itens como seguro e manutenção também favorecem o carro da Chevrolet. Quanto à design, acabamento e espaço interno, ambos se equivalem praticamente.


Para finalizar, quem pensa em comprar um Siena mesmo com esses argumentos contrários, precisa levar em conta que a nova geração deverá chegar até o final do ano. Ou seja, melhor esperar ou levar o Corsa Sedã.
FONTE: Terra http://carroonline.terra.com.br
Nab's
:: Classic ::
Mensagens: 1377
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 12:44:14 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Nab's »

Muito bom....... Corsa sempre a frente.....
Clovisbn SE/SP
:: Moderador ::
Mensagens: 6420
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 02:29:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Clovisbn SE/SP »

Eu optaria pelo Corsa mesmo sem ler esta matéria, hehehe
Mas foi um belo comparativo!!!
Abs
Gabriel SW
:: GSI ::
Mensagens: 2282
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Gabriel SW »

Que diferença!!!!!!

GM 1.4 Econoflex > 105 cv
Fiat 1.4 Flex > 80 cv

tá parecendo comparar 1.0 com 1.6!!
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com
Sonafarra
:: Premium ::
Mensagens: 4355
Registrado em: Sexta-feira 08 2005f Abril 2005 11:08:26 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sonafarra »

BELA MATERIA
Apos muitas alegrias, o corsinha se foi, esse vai deixar saudades!!!

Fotos do corsinha pag 5 a 7: http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 5&start=60
Andre - Maionese
:: Rodeio ::
Mensagens: 714
Registrado em: Terça-feira 05 2006f Dezembro 2006 04:59:48 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Andre - Maionese »

isso é pra frizar mais uma vez... Vá de CORSA e chegue lá....
- > 1.8 GTE
- > 16"
Avatar do usuário
peca_schin
:: Millennium ::
Mensagens: 182
Registrado em: Quarta-feira 11 2007f Julho 2007 07:45:46 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por peca_schin »

Eu vou de corsa sem duvidas
tive um siena 1.0 que ave maria
hj tenho um corsa 1.8 que é outra historia hehehe...
Avatar do usuário
andre.santos
:: Millennium ::
Mensagens: 187
Registrado em: Terça-feira 17 2007f Julho 2007 10:22:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por andre.santos »

peca_schin escreveu:Eu vou de corsa sem duvidas
tive um siena 1.0 que ave maria
hj tenho um corsa 1.8 que é outra historia hehehe...
Qdo estava na dúvida em q carro comprar, acabei vendo uma matéria comparando o Fiat Siena 1.0 Flex e o Classic 1.0 Flex.

Todos os itens como conforto, resposta de aceleração, preço de seguro, desempenho em diversos tipos d pistas e etc, o Classic foi superior, exceto um: Ruído. A materia dizia q o Classic produzia mais ruídos depois dos 100 Km/h. E daí? O som vai estar ligado msm. hahaha


Abraços
cunhajr
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Terça-feira 28 2007f Agosto 2007 01:27:58 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cunhajr »

Fui fiel proprietário de um Siena Fire durante 2 anos.

Ia trocar por outro Siena, até ir com minha esposa ver um prisma para ela. Andei nele gostei. Me convenceram andar no Corsa Premium 1.4 Econoflex.

Não deu outra: Saí de lá com o "Negão", e deixei o meu "Pratinha" de entrada.

PS: Quem ficou com raiva foi a patroa, que não ganhou o prisma, mais saiu de lá com um Celtinha zero, deixando o Celta 2005 também prata lá.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Corsa Clube List”