Ajuda na instalação da sonda de 4 fios

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Ajuda na instalação da sonda de 4 fios

Mensagem por rogdigue »

Pessoal, comprei uma sonda de 4 fios da MTE Thonson universal e instalei no Corsinha. O sinal usei o fio original, o terra liguei na posição 10 do conector pequeno da centralina, bem ao lado do fio do sinal, o positivo do aquecedor puxei da bomba e o negativo aterrei no assoalho perto da porta do motorista. Tenho um hall da Guster no carro então dá pra perceber que o comportamento mudou. Com a sonda original depois q aquecia, pisando fundo o hall ia até mistura rica e em marcha lenta mantinha na metade de ideal. Agora com a sonda de 4 fios o hall mantem sempre 3 a 4 pontos ideal e não sai disso. Quando liga o carro já vai pra 2 ou 3 ideal com a sonda de 4 fios, antes com a sonda original ficava uns 20 minutos em pobre e ia pra ideal.

Eu acho q o comportamento da sonda+hall não está bom pq não varia quando afunda o pé. Fiquei em dúvida sobre o terra da sonda, pois no manual diz pra colocar ele o mais perto possível da sonda, mas no Celta Clube fizeram medições de terra no bloco e na centralina e dava uma diferença de 100ma, melhorando quando o terra era na centralina. Antes com a sonda original o corsinha soltava um cheiro insuportável pelo escape, principalmente antes de aquecer, agora diminuiu, mas continua cheiro forte. Ainda não medi consumo, mas o comportamento na gasolina está normal, sendo q este carro é GNV tb, então pode ser q a gasolina do tanque esteja velha, em todo caso tinha meio tanque, acabei de encher com V- Power e vou prestar atenção. Na ligação do fio do sinal é o seguinte, meu fio tava cortado pra fazer a ligação do GNV, então na emenda tinha estanho, mas no manual da sonda diz pra não fazer estanho. Vem uma emenda junto com a sonda que é um tubinho de metal de um centimetro. Tem q colocar as duas pontas descascadas dos fios em cada lado do tubinho bem socado e apertar o tubinho com alicate pra fazer a emenda, achei muito jeca isso.

Oq os colegas acham.


helshira
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Sábado 10 2007f Março 2007 12:41:02 PM
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por helshira »

[quote="rogdigue"]Pessoal, comprei uma sonda de 4 fios da MTE Thonson universal e instalei no Corsinha. O sinal usei o fio original, o terra liguei na posição 10 do conector pequeno da centralina, bem ao lado do fio do sinal, o positivo do aquecedor puxei da bomba e o negativo aterrei no assoalho perto da porta do motorista. Tenho um hall da Guster no carro então dá pra perceber que o comportamento mudou. Com a sonda original depois q aquecia, pisando fundo o hall ia até mistura rica e em marcha lenta mantinha na metade de ideal. Agora com a sonda de 4 fios o hall mantem sempre 3 a 4 pontos ideal e não sai disso. Quando liga o carro já vai pra 2 ou 3 ideal com a sonda de 4 fios, antes com a sonda original ficava uns 20 minutos em pobre e ia pra ideal.

Eu acho q o comportamento da sonda+hall não está bom pq não varia quando afunda o pé. Fiquei em dúvida sobre o terra da sonda, pois no manual diz pra colocar ele o mais perto possível da sonda, mas no Celta Clube fizeram medições de terra no bloco e na centralina e dava uma diferença de 100ma, melhorando quando o terra era na centralina. Antes com a sonda original o corsinha soltava um cheiro insuportável pelo escape, principalmente antes de aquecer, agora diminuiu, mas continua cheiro forte. Ainda não medi consumo, mas o comportamento na gasolina está normal, sendo q este carro é GNV tb, então pode ser q a gasolina do tanque esteja velha, em todo caso tinha meio tanque, acabei de encher com V- Power e vou prestar atenção. Na ligação do fio do sinal é o seguinte, meu fio tava cortado pra fazer a ligação do GNV, então na emenda tinha estanho, mas no manual da sonda diz pra não fazer estanho. Vem uma emenda junto com a sonda que é um tubinho de metal de um centimetro. Tem q colocar as duas pontas descascadas dos fios em cada lado do tubinho bem socado e apertar o tubinho com alicate pra fazer a emenda, achei muito jeca isso.

Oq os colegas acham.[/quote]



Sei la , vou escrever o que sei e entendo de sonda 4 fios , se eu estiver errado em algo,peco correcao dos amigos do clube.
Entao, sonda de 4 fios sao para carros onde a sonda fica distante do cabecote,coletor de escape.Porque 4 fios? 2 fios(brancos) sao da resistencia interna da sonda , 1 fio preto/sinal da sonda, 1 fio cinza/aterramento. Porque da resistencia interna?Devido a distancia a qual ela eh colocada ocorre um erro de leitura do oxigenio que sobra da queima de combustivel, e para corrgir esse erro foi colocada essa resistencia que aquece a sonda evitando erros (a sonda so comeca a operar quando atinge +- 300 graus).
Nos corsas , celtas e vectras,etc...eh usada a sonda de um fio, devido a sua colocacao bem proxima da saida dos gases , dispensando o aquecimento por resistencia.
Com respeito aos tubinhos de metal para fixacao da sonda: Essa eh a melhor maneira de se fixar ela , e se possivel , podesse usar estanho sim. Ah,deve-se usar tbm akela graxa cor de cobre que vem junto com a sonda, ela eh uma graxa condutora e melhora a qualidade da fixacao.Nunca se esqueca de isolar os terminais com os tubinhos de plastico retratil que tbm vem no kit...
Quando ao erro eu nw sei direito o que falar , pois nw entendi direito o que esta ocorrendo...mas, com certeza alguem ja passou por isso...espero ter ajudado...
abcs,
helshira.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”