Manutenção Basica

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
_ViTaUm_
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 28 2007f Fevereiro 2007 09:44:22 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Manutenção Basica

Mensagem por _ViTaUm_ »

Comprei uma pickup 1.6 96 mpfi, e ja fiz alguns ajustes basicos, como trocar oleo, filtro de oleo, velas, correa dentada... ainda falta trocar os cabos de vela !

fazem 2 semanas q estou com ela ! pior q quanto mais agente fuça, mais zica aparece. mas desde o inicio o q mais me incomoda é o cheiro de gasolina q esta dando dentro do carro. ja dei uma olhada na parte do motor e não tem nenhum vazamento aparente... vi um topico parecido, e disseram q poderia ser uma borracha q pode ter ressecado..

sou leigo em mecanica, 1º carro sempre surge duvidas !!
queria pedir a ajuda da galera aki pra que desse algumas dicas, de basico de manutenção em geral do carro, o q eu devo olhar pra mecher pra manter o carro estável e sem muito gastos ou problemas !!

graaaaaaato !!!
rgobato
:: Super ::
Mensagens: 79
Registrado em: Sábado 04 2004f Setembro 2004 05:40:23 PM
Localização: Goiatuba - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rgobato »

Colega, quanto as manutenções básicas do meu carro, eu sigo a tabela de manutenções preventivas, q constam no seu manual, q são mais ou menos assim:

A cada 10 mkm, no máximo, eu faço rodízio, balanceamento e alinhamento, e mando checar freios e suspensão.

A cada 15 mkm, ou a cada 01 ano (o q der primeiro), eu mando fazer a tal revisão geral sugerida pela GM, q consta no manual. Faço a observação, de q existem peças de desgaste normal - velas, pastilhas, sapatas, filtros, correias, fluídos, etc. - q tem tempo de troca variados, ou seja, alguns se troca com 01 ano e outros com 02 ou mais anos, portanto, tem q se fazer este acompanhamento, para não ter q desperdiçar dinheiro, com trocas de peças desnecessárias.

Não tem necessidade de fazer as revisões preventivas básicas em concessionária. Procure um bom mecânico q entenda de GM, o q não é difícil de achar, e pronto. Fica bem mais em conta, e é assim q eu faço.

[s]
ex-Corsa Hatch 1.8 Flexpower 2004 Vermelho Lyra.
Agora de Astra Hatch Elegance 2.0 Flexpower 2005 Prata Escuna.
walter lacerda
:: Super ::
Mensagens: 75
Registrado em: Domingo 04 2007f Fevereiro 2007 03:49:30 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por walter lacerda »

Aê Colega,


Eu fiz o seguinte, Peguei a km das principais peças do corsinha e fiz uma planilha no excel. É simples e prático. Com base na km de cada peça eu faço a revisão, com isso, consigo reunir o maior número de peças a trocar/revisar economizando na mão-de-obra.


Abraços.
Lucídio Serves
:: Piquet ::
Mensagens: 254
Registrado em: Sexta-feira 10 2004f Setembro 2004 02:21:55 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucídio Serves »

O cheiro de combustível no carro, pode ter diversos motívos, mas o principal item a ser verificado é a tampa da bomba de combustível, essa tampa fica em cima do tanque.
Caso tudo esteja sêco, verifique a mangueira que conecta o bocal do tanque com a tampa de abastecimento, se ele rachar vai vazar combustível e o cheiro fica no carro todo.
Boa sorte com o seu carro.
_____________________
Lucídio-Curitiba-Pr.
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Lucídio,

Sinceramente estava pensando que você apareceria com esta resposta na ponta da língua!
Lucídio Serves escreveu:O cheiro de combustível no carro, pode ter diversos motívos, mas o principal item a ser verificado é a tampa da bomba de combustível, essa tampa fica em cima do tanque.
Caso tudo esteja sêco, verifique a mangueira que conecta o bocal do tanque com a tampa de abastecimento, se ele rachar vai vazar combustível e o cheiro fica no carro todo.
Boa sorte com o seu carro.
É isso aí!

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
RICARDO_75
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Domingo 03 2006f Setembro 2006 07:10:00 PM
Localização: Ponta Grossa - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RICARDO_75 »

Caros colegas. Eu tenho um corsa wind 1.0 MPFI e nos últimos meses o carro apresentava um forte cheiro de gasolina, dava prá sentir o cheiro dentro do carro. Semana passada levei o carro prá trocar o óleo do motor. Quando o frentista suspendeu o carro eu achei a fonte do forte cheiro de gasolina. A mangueira de retorno de combustível (uma mangueira preta com aproximadamente 1" de diâmetro e menos de 1 m de comprimento) que fica entre a boca do tanque e a entrada de combustível estava rachada na entrada do tanque. Eu mesmo troquei a mangueira, mas sofri bastante com as abraçadeiras originais que são de pressão. A abraçadeira do tanque eu troquei por uma com parafuso. O cheiro de gasolina acabou e provavelmente o consumo diminuiu já que a gasolina estava evaporando mesmo. Espero que ajude! Aqui em Ponta Grossa eu paguei 20 reais na mangueira.

Boa sorte!
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Caras,
José Ricardo Galvão escreveu:Caros colegas. Eu tenho um corsa wind 1.0 MPFI e nos últimos meses o carro apresentava um forte cheiro de gasolina, dava prá sentir o cheiro dentro do carro. Semana passada levei o carro prá trocar o óleo do motor. Quando o frentista suspendeu o carro eu achei a fonte do forte cheiro de gasolina. A mangueira de retorno de combustível (uma mangueira preta com aproximadamente 1" de diâmetro e menos de 1 m de comprimento) que fica entre a boca do tanque e a entrada de combustível estava rachada na entrada do tanque. Eu mesmo troquei a mangueira, mas sofri bastante com as abraçadeiras originais que são de pressão. A abraçadeira do tanque eu troquei por uma com parafuso. O cheiro de gasolina acabou e provavelmente o consumo diminuiu já que a gasolina estava evaporando mesmo. Espero que ajude! Aqui em Ponta Grossa eu paguei 20 reais na mangueira.

Boa sorte!
Foi esse o meu problema!

E resolvido assim!

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

no caso especifico da pickup pra estar verificando a tampa do tanque, tem q baixar o mesmo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”