[DÚVIDA] - O Corsa Hatch 96 1.6 MPFI Possui Plug de Octanagem?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Leonardo Gonçalves Secco
:: Rodeio ::
Mensagens: 788
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:11:14 AM
Localização: Feira de Santana - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Leonardo Gonçalves Secco »

Dudis... Não se preocupe, se o ponto avançar em baixa ele tb avança em alta.
Mais tem um porém, tem carro como é turbo voce tem que testar, pois a depender da taxa de compressão, da pressão da turbina e do combustivel, se voce avançar pode ficar ruim (engasgar) por pré-ignição. Teste, se ficar bom pode deixar.

Eddie13, se voce mudou o pino e mudou o ronco do motor, então toma cuidado, não é entrada de ar não, é pré-ignição. A pré-ignição tem várias formas de aparecer.
Em uns carros pode grilar, em outros faz um ronco grave e em outros nem barulho faz, só sente o carro travar.

Qualquer duvida entrte em contato.
ATENCIOSAMENTE, LEONARDO - FEIRA TUNING RACE CHIPS.


Corsera 1.6
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Quarta-feira 10 2007f Janeiro 2007 10:23:38 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Corsera 1.6 »

Entao como esta sendo tratado no Forum..no Omega...como eu so andava com Gasolina Aditivada Boa..e sempre q dava usava a Podium tbm...dava um senhora diferença....eu notei q o carro ficava mais esperto..e por isso....notei q o meu consumo aumentava significantemente....algo em torno de menos de um litro por km..nossa vou ficar pobre kkkk
Na posição 91 parecia q o consumo ficava pouca coisa menor..mas em contra partida o carro ficava mais "amarrado" pelo ponto da ignição...
Por isso fiquei interessado em saber...se o meu corsa possui..ja q o carro nao consome em relaçao ao omega q eu tinha e tbm para q dessa forma....o motor fique mais esperto do já e..rs
aproveitando..lancei a pergunta no forum por ser uma dúvida minha e tbm pq o unico "defeito" do carro q comprei..não vir com o manual por descuido do ex proprietario..
se alguem tiver o manual em arquivo escaneado....e puder disponibilizar..agradeço.

abraços


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Pessoal, acredito que todos corsas já devem estar no 95, ou pelo menos deveriam, depois chequem no manual. Este conector de octanagem, como o Leo disse, serve mesmo p/ alterar o avanço da ignição, tudo em função da octanagem da gasolina a ser utilizada. O propósito do conector é para exportação, como a gasolina dos paises para onde o corsa era exportado tinha octanagem inferior deveria ser passado para 91, mas no Brasil era para ser usado o 95 mesmo.


Corsera 1.6
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Quarta-feira 10 2007f Janeiro 2007 10:23:38 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Corsera 1.6 »

Agora..se estiver no Plug 95 com a gasolina Podium da BR....ai da uma diferença boa..pena q em campinas o litro esta mais de 3 reais..mas em uma cidade vizinha ( Valinhos ) o litro esta saindo a R$ 2,50 e como sempre estou la....ja aproveito e abasteço...

abraços


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

leonardosecco escreveu:Dudis... Não se preocupe, se o ponto avançar em baixa ele tb avança em alta.
Acho que a preucupação dele é o contrário do que vc disse, carro turbo tem que atrasar o ponto em alta e não avançar, não é mesmo?
Ou seja quanto maior a octanagem mais pode avançar o ponto e quando se avança o ponto voce ganha potencia. Isso quer dizer: gasolina tem menos octanagem que alcool e o alcool menos que o gnv dai então o alcool precisa adiantar o ponto em relação ao gnv e o gnv tem que adiantar o ponto em relação ao alcool... simplesmente isso.
Não entendi onde vc quiz chegar. Não sei se interpretei mal. Mas o conector é para gasolina com octanagens diferentes em casos de exportação e sua regulagem não serve para álcool ou gnv. E ainda, como disse anteriormente, acredito que o certo para a gasolina brasileira é ser o 95, então a única possibilidade de alteração no avanço seria para atrasar utilizando o 91.

Outro ponto que quero ressaltar, é que o avanço do ponto está ligado com a velocidade da chama do combustível e não com a octanagem, para este só serve como um ajuste fino, que é o caso do conector de octanagem. Para gasolina, a velocidade da chama é de 0,8 m/s, para o álcool é de 0,6 m/s e GNV, 0,45 m/s, é ai que entra o avanço da ignição, para corriger esta defasagem. Blz?

Abração.


eddie13
:: ST ::
Mensagens: 907
Registrado em: Sexta-feira 20 2006f Outubro 2006 12:48:47 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eddie13 »

Se levarmos ao pé da letra, a nossa gasolina não chega nem a 90 octanas...

Fiquei sabendo também, q o correto seria se aproximar das 110 octanas!

Bom, pelas mps que eu e o Leonardo estavamos nos comunicando, segundo ele, sempre da problema com a gasolina da ipiranga aditivada quando ele vai chipar os carros, bate pino e etc.

Também me disse que se o barulho do carro aumentou e etc, é um comportamento de pré-ignição. O carro faz um som mais grave e tal.

Como teste, ele me sugeriu que tirasse o filtro esportivo e colocasse o normal, se o ronco voltar ao normal, tudo ok. Caso contrario eu posso ficar sem pistão.

O certo não seria dar uma escaneada na injeção, por exemplo? Dai caso esteja acontecendo algo fora do normal vamos descobrir, correto?

Eu gostei mto do novo ronco! heuheuh


Leonardo Gonçalves Secco
:: Rodeio ::
Mensagens: 788
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:11:14 AM
Localização: Feira de Santana - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Leonardo Gonçalves Secco »

eddie13 escreveu:Se levarmos ao pé da letra, a nossa gasolina não chega nem a 90 octanas...
Fiquei sabendo também, q o correto seria se aproximar das 110 octanas!
Bom, pelas mps que eu e o Leonardo estavamos nos comunicando, segundo ele, sempre da problema com a gasolina da ipiranga aditivada quando ele vai chipar os carros, bate pino e etc.
Também me disse que se o barulho do carro aumentou e etc, é um comportamento de pré-ignição. O carro faz um som mais grave e tal.
Como teste, ele me sugeriu que tirasse o filtro esportivo e colocasse o normal, se o ronco voltar ao normal, tudo ok. Caso contrario eu posso ficar sem pistão.
O certo não seria dar uma escaneada na injeção, por exemplo? Dai caso esteja acontecendo algo fora do normal vamos descobrir, correto?
Eu gostei mto do novo ronco! heuheuh
Na verdade era para nossa gasolina ter mais octanagem, pois tem alcool adicionado a ela...
Só que no Brasil a CENSURADO é tão grande, que colocam monte de porcaria na gasolina além do álcool que a octanagem cai mais do que o normal...
Scannear a injeção não vai dar nada...
Um abração.


Corsera 1.6
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Quarta-feira 10 2007f Janeiro 2007 10:23:38 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Corsera 1.6 »

Onde será q podemos nos informar sobre a real octanagem da nossa gasolina?
Assim acabariamos com a duvida rss


eddie13
:: ST ::
Mensagens: 907
Registrado em: Sexta-feira 20 2006f Outubro 2006 12:48:47 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eddie13 »

As informações sobre a octanagem eu descobri no site da petrobrás...

procure pela gasolina pódium, lá eles explicam...


dudis
:: Super ::
Mensagens: 84
Registrado em: Terça-feira 29 2006f Agosto 2006 03:58:56 PM
Localização: Londrina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por dudis »

É, o meu medo é avançar o ponto em alta....quando a turbina está em plena carga...

Quando o ponto está avançado em alta, ele segura o carro???....digo, o carro não rende como renderia se estivesse atrasado em alta?????


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”