Mangueira da valvula West Gate....

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
dudis
:: Super ::
Mensagens: 84
Registrado em: Terça-feira 29 2006f Agosto 2006 03:58:56 PM
Localização: Londrina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mangueira da valvula West Gate....

Mensagem por dudis »

E ai galera...

Existe alguma implicação em isolar a mangueirinha da valvula west gate, aquela acoplada na turbina......

Se ela está lá, é por que tem algum motivo..óbvio, porém, qual a função dela....

Estou com problemas para fazer o carro subir pressão...nao sobe mais que 0.8 e gostaria de colocar 1 bar...

Falei com um cara que estava com esse mesmo problema e ele isolou essa mangueira, e a pressão aumentou e ele regulou oara 1 bar...mas, gostaria de saber das implicações desse alteração...

Quem souber, dá uma mão aeee.....

Valewwww....
rmoliveira
:: Rodeio ::
Mensagens: 790
Registrado em: Quinta-feira 22 2004f Abril 2004 09:22:48 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rmoliveira »

AÊ!

É ela q "controla" a válvula de alívio, com a pressão da carcaça fria faz "abrir" a portinhola da carcaça quente, fazendo um by pass e "aliviando" a pressão da turbina.

A implicação é q vc não vai conseguir regular a pressão, podendo até mesmo dar um "overspeed" na sua turbina.

Talvez sua válvula de alívio não vai além de 0.8, procura uma q tem o "range", um "alcance" maior! A galera do turbo pode dar algumas dicas?


VALEU!!

Rodrigo
Ex.Corsa 1.0L EFI 95 (Agora de "Corsão"!): http://www.corsaclube.com.br/forum/prof ... file&u=726#
Corsa Clube Bahia
JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

rmoliveira escreveu:AÊ!

É ela q "controla" a válvula de alívio, com a pressão da carcaça fria faz "abrir" a portinhola da carcaça quente, fazendo um by pass e "aliviando" a pressão da turbina.

A implicação é q vc não vai conseguir regular a pressão, podendo até mesmo dar um "overspeed" na sua turbina.

Talvez sua válvula de alívio não vai além de 0.8, procura uma q tem o "range", um "alcance" maior! A galera do turbo pode dar algumas dicas?


VALEU!!

Rodrigo
Perfeita colocação.

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)
dudis
:: Super ::
Mensagens: 84
Registrado em: Terça-feira 29 2006f Agosto 2006 03:58:56 PM
Localização: Londrina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por dudis »

Então...


A turbina enchia 1.2 antes de ocorrer um problema com a fixação da valvula na carcaça fria..mas, resolvido esse problema, enconteri outro. O novo ângulo de fixação da valvula ficou errado. E quando procurei o preparador que fez o serviço de fixação para mim ele se recusou a mecher novamente, alegando que não tinha nada a ver minhas colocações quanto ao ângulo correto da válvula....peguei meu dinheiro de volta e fiquei sem norte, pois levei em um monte de lugar, e cada um falava uma coisa....enfim, ontem fui em um cara que me deu uma luz, e lendo alguns posts no orkut, vi o relato de um amigo que estava com o mesmo problema que o meu, porém, a sua regulagem não passava de 0.5.
Ele fez o seguinte:

Retirou a mangueira da válvula, que liga a carcaça fria à valvula, isolou a mangueira(tampou) e colocou novamente no lugar.
Resultado:
A turbina encheu 1.2....

Mas, eu não sabia quais eram as implicações dessa atitude. Então, resolvi ligar na Master Power, no RS, e pedi para falar com um técnico da empresa chamado Laercio. Ele me disse que essa mangueira faz o trabalho de controle da pressão, aliado à regulagem na vareta, e que uma vez desligada a turbina poderia gerar muita pressão ou "overspeed", como relataram, e poderia prejudicar o motor..claro...
Porém, quando disse para ele que um conhecido havia feito o isolamento da mangueira e que a pressão não havia passado de 1.2, ele disse que ai não haveria problemas em desligar a mangueira, uma vez que a turbina apenas chegaria à essa pressão...mas pediu para que eu tomasse cuidado com a pressão quando isolasse a mangueira..

Sendo assim, diante ao relato do técnico, vou providenciar o isolamento da mangueira, e se der muita pressão, regulo na vareta, já que a mesma está na última regulagem...

Bom, é isso....
E fica aqui o meu relato quento ao fato...

Obrigado pelas respostas
Rodrigo sales
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Sexta-feira 11 2006f Agosto 2006 09:21:31 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigo sales »

E ai dudis beleza cara!! eu sou o Rodrigo de bh que andei conversando com vc quando eu tava turbinando meu corsa!!eu tive o mesmo problema que vc...minha valvula ficou num lugar que nao regulava direito...fiz isso que vc ta querendo vazer isolei a mangueira, ai deu pressão total, nao deu zebra nenhuma,,pode fazer sem medo,depois posta ai pra falar c deu certo falo..abraços
rmoliveira
:: Rodeio ::
Mensagens: 790
Registrado em: Quinta-feira 22 2004f Abril 2004 09:22:48 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rmoliveira »

AÊ!

E qual foi a pressão máxima conseguida por vcs sem usar a válvula de alívio?


VALEU!!

Rodrigo
Ex.Corsa 1.0L EFI 95 (Agora de "Corsão"!): http://www.corsaclube.com.br/forum/prof ... file&u=726#
Corsa Clube Bahia
dudis
:: Super ::
Mensagens: 84
Registrado em: Terça-feira 29 2006f Agosto 2006 03:58:56 PM
Localização: Londrina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por dudis »

Eu fiz o que comentei em fazer....a´pressão em 3500 foi em 1.6k....ai trei o pé de medo.....então, desobstrui a mangueira e coloquei uma abraçadeira nela para fechar apenas parcialmente. Tentei novamente e ai subia até 1.2 e caia em 0.8.....começei a ficar F..dido com tudo aquilo....Então, resolvi mandar retirar a valvula fora, para mandar fazer mais rosca no parafuso......Porém, foi grande a minha surpresa quando retirei a válvula e vi que ela tinha rosca até o final........(eu não sabia disso e nenhum preparador que eu fui sabia tbm, tanto que me recomendaram faze isso..retirar a valvula e fazer mais rosca....)mas, então, uma vez retirada a válvula, peguei ela na mão, soltei mais o parafuso dela e mandei instalar de novo....
Agora pasmem.....ai que eu fui entender como era feita a regulagem da pressão...não era apenas a porca que tinha que ser apertada, era neceessário desencachar a vareta, e rodar também o corpo do parafuso........E o pior é que em todo lugar que eu ia ninguém disse isso para mim.....estou revoltado com todos os "preparadores" que fui tentar resolver meu problema.......

Bom, uma vez instalada novamente a válvula, agora devidamente regulada, retirei a abraçadeira que obstruia a mangueira de regulagem e fui dar uma volta.....encheu 0.6...mas, eu havia girado a varetinha para o lado errado, e já tinha consciência disso...então, desencaichei a vareta novamente e girei corretamente.....encheu 1.2....e pronto.....

Se algum "preparador' tivesse gasto 15 minutos no meu carro e visto que ainda tinha regulagem para apertar a vareta eu estava disposto a pagar o q ele cobrasse para resolver meu problema.......mas, como ninguém enchergou isso...por falta de interesse em ganhar dinheiro....eu mesmo cosertei, e sem gastar nada.....

Problemas resolvido e lição aprendida....

Valew galera....
tartaruga
:: Super ::
Mensagens: 85
Registrado em: Segunda-feira 02 2006f Outubro 2006 01:15:52 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tartaruga »

hhehee eu ja falei pra n fazer gambi eheheh
ja penso em comprar so west nova???
ou trocar por uma sem problema

depois sua gambi pode sair mt mais cara
GSI T
:: ST ::
Mensagens: 991
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:55:19 PM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GSI T »

[quote="tartaruga"]hhehee eu ja falei pra n fazer gambi eheheh
ja penso em comprar so west nova???
ou trocar por uma sem problema

depois sua gambi pode sair mt mais cara[/quote]

Não entendí o comentário acima? Ele fez o correto.
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!
dudis
:: Super ::
Mensagens: 84
Registrado em: Terça-feira 29 2006f Agosto 2006 03:58:56 PM
Localização: Londrina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por dudis »

GSI T, o amigo Tartaruga se referiu ao fato de eu ter isolado a mangueira da West Gate para tentar subir mais a pressão, porém, descartei a possibilidade depois pelo que a turbina demonstrou...encheu muito...então, retirei a valvula, para ver se estava boa, mandar fazer mais rosca como comentei em cima, ou até mesmo comprar uma nova, que ficaria em torno de 200,00, entretanto, entendi como funcionava a regulagem dela, e resolvi fazer um novo teste, dessa vez com a regulagem correta e deu certo...subiu pressão...

O que aconteceu foi o seguinte:
Quando precisei mandar fixar novamente a válvula na carcaça fria, pelo fato de ter espanado o parafuso de fixação dela, o ângulo de trabalho dela ficou comprometido, e com a regulagem anterior não dava a pressão anterior tbm.....só que eu não sabia como se dava a regulagem na válvula...eu pensei que era só apertar o parafuso da vareta, como alguns preparadores haviam me dito, e não era. Teria que desencaixar a vareta na peçinha que fica acoplada na carcaça quente da turbina e girar a vareta......isso que eu não sabia....mas....

Vivendo e aprendendo....hehehehhe....
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”