Gasolina comum ou aditivada?

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PorScH_GSi
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Mensagem por PorScH_GSi »

EU USO GASOLINA SUPER DA ARGENTINA
MENOS DE 5% DE ALCOOL
E PAGO R$1,66

ANDA MUITO MAIS QUE QUALQUER GASOLINA DO BRASIL
FAZ 6 ANOS QUE O CARRO EH ABASTECIDO COM ELA E NUNCA DEU PROBLEMA


Gontijo
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Mensagem por Gontijo »

PorScH_GSi escreveu:EU USO GASOLINA SUPER DA ARGENTINA
MENOS DE 5% DE ALCOOL
E PAGO R$1,66

ANDA MUITO MAIS QUE QUALQUER GASOLINA DO BRASIL
FAZ 6 ANOS QUE O CARRO EH ABASTECIDO COM ELA E NUNCA DEU PROBLEMA
ah cara... mas num vale,... eu moro em Belo Horizonte...
bem que eu qeuria abastercer a 1,66
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PorScH_GSi
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Mensagem por PorScH_GSi »

Gontijo escreveu:
PorScH_GSi escreveu:EU USO GASOLINA SUPER DA ARGENTINA
MENOS DE 5% DE ALCOOL
E PAGO R$1,66

ANDA MUITO MAIS QUE QUALQUER GASOLINA DO BRASIL
FAZ 6 ANOS QUE O CARRO EH ABASTECIDO COM ELA E NUNCA DEU PROBLEMA
ah cara... mas num vale,... eu moro em Belo Horizonte...
bem que eu qeuria abastercer a 1,66
certo
se achar muito caro
tem a comum que custa 1,55
ehehehe

eita blza


Marquinhus
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Mensagem por Marquinhus »

Prefiro colocar gas. comum e depois um frasco de aditivo AC delco gas., isso a cada 3 vezes que encho o tanque, e de vez enquando coloko a V-Power, porém essa gas. parece q evapora mais rápido do tanque, porém o desempenho com ela realmente eh melhor, mas acho q sempre colokar gas. aditivada deve prejudicar o motor, aditivo como dizem limpa, sempre estar limpando oq ja está limpo com o componente na gasolina que faz isso deve prejudicar o motor se usar d+ eu acho, sei lá,


mos.2000
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Mensagem por mos.2000 »

Bom, faço parte no CC a dois dias somente, por isso hj estou vendo várias msg...
A diferença entre as gasolinas são:
Aditivada: Possui detergentes para a limpeza do sistema, mas não muda a potência
De alta octanage (v-power, podium, etc) É uma aditivada com mais octangem, ou seja, a explosão é maior, com isso ganha-se potência.

Atenção!!
Se vc usa gasolina comum, não deve mudar para adtivada de uma vez, pois pode haver muita sugeira na seu sistema (tanque principalmente) e soltar muita sugeira de uma vez e entupir td...
O ideal é ir misturando aumento qtde de aditivada, até usar somente aditivada.

Ex. 20l de comum + 5l de adtivada
depois, 20 +10
depois 15 + 15
depois 10 + 20
e assim sucessivamente.

Abraços a tds.
Marcelo Silva
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LucasRP
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Mensagem por LucasRP »

octanagem das gasolinas brasileiras:

· Podium = RON 95 (no mínimo);
· Premium = RON 91 (no mínimo);
· Comum e aditivada = RON 87 (no mínimo).

Resumindo: a gasolina brasileira é uma PORCARIA

O S3 requer uma gasolina no mínimo RON 95, portanto usar a Podium não é um luxo ou frescura, é uma necessidade mínima! Nos EUA tem a RON 98 que sequer existe no Brasil, nem falar no preço que é menos da metade. Sem contar os 20% de álcool. Absurdo...

Quais as gasolinas comercializadas no Brasil, suas características e diferenças?

Existem 3 tipos de gasolina automotiva comercializadas no Brasil: Comum, Comum Aditivada, Premium. Todas recebem, por força de lei federal, a adição de álcool anidro, cujo teor varia de 20 a 25% dependendo da disponibilidade de álcool no mercado. Hoje o percentual é de 20% de álcool anidro.

GASOLINA COMUM - É a gasolina mais simples e barata. No caso da Petrobras, não recebe corante, possuindo a cor natural da gasolina que varia de incolor a amarelada.

Aplicação: pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina que não requeira propriedades superiores como dispersância de depósitos ou alta octanagem. Embora muita gente desconheça, a gasolina comum não é recomendada como primeira opção para os carros a injeção eletrônica, sendo neste caso indicado a gasolina aditivada.

GASOLINA COMUM ADITIVADA (BR Supra) - É obtida pela adição de dispersantes na gasolina comum. Os aditivos dispersantes têm a função de manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor). A gasolina aditivada da BR é denominada BR SUPRA e recebe um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferenciá-la da gasolina comum.

Aplicação: pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina que não requeira propriedades de alta octanagem. É especialmente recomendada para carros à injeção eletrônica, como é a maioria dos carros atualmente no Brasil (onde praticamente não se vendem mais carros a carburador).

GASOLINA PREMIUM (BR Premium ou BR Podium) - Gasolina com maior octanagem que a comum (no mínimo 91 octanas de IAD, Índice Antidetonante, enquanto a comum tem mínimo de 87); no caso da Petrobras, recebe os mesmos aditivos da Gasolina BR Supra, mas não recebe corante, possuindo assim a coloração natural da gasolina (incolor a amarelada).
A Podium é um tipo superior de Premium descrita em separado abaixo.

Aplicação: Pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina, mas é especialmente recomendada para veículos com motores que exijam gasolina de alta octanagem. Geralmente são veículos importados e sofisticados, equipados com alta taxa de compressão (maior que 10:1). No caso especial do Brasil, onde há incentivo governamental para a produção de carros populares de 1000 cm3, alguns destes carros possuem alta taxa de compressão e se beneficiam do uso desta gasolina, obtendo-se com ela maior desempenho.

GASOLINA PETROBRAS PODIUM - É a melhor gasolina do mercado, sendo uma premium de qualidade superior uma vez que a Petrobras adotou requisitos ainda mais exigentes que a premium usual. Possui octanagem mínima de 95 octanas de IAD, baixa formação de depósitos, baixo teor de enxofre (máximo de 30 ppm) e é isenta de benzeno, causando assim uma redução das emissões de poluentes no meio ambiente. Não tem coloração (incolor).

Aplicação: Pode ser utilizada em qualquer veículo movido à gasolina, mas é especialmente recomendada para veículos com motores que exijam gasolina de alta octanagem. Geralmente são veículos importados e sofisticados, equipados com alta taxa de compressão (maior que 10:1). No caso especial do Brasil, onde há incentivo governamental para a produção de carros populares de 1000 cm3, alguns destes carros possuem alta taxa de compressão e se beneficiam do uso desta gasolina, obtendo-se com ela maior desempenho.


Como são obtidas as gasolinas?

A gasolina é um combustível obtido do refino do petróleo e composto, basicamente, por uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contêm átomos de carbono e hidrogênio). Os processos de refino utilizados na produção da gasolina compreendem vários processos. De um modo geral, o processo começa com uma simples separação física, denominada destilação. Da destilação aproveita-se a nafta para a produção da gasolina. Dessa mesma destilação obtêm-se várias parcelas, uma delas denominada gasóleo. O gasóleo passa por processo complexo, que modifica a estrutura das moléculas, chamado craqueamento catalítico. Deste processo é obtida uma outra nafta chamada nafta de craqueamento que pode ser adicionada à nafta de destilação para a produção de gasolina.

Para a produção da gasolina Premium são utilizados processos ainda mais sofisticados que fornecem correntes de elevada octanagem, como a alquilação e a reforma catalítica. O tempo para produção de uma gasolina varia muito dependendo do tipo de petróleo, do(s) processo(s) utilizado(s), da quantidade que se precisa produzir e do tipo de gasolina (comum ou premium). Este tempo pode levar de algumas horas até mesmo 1 semana. Além da octanagem, outros fatores devem ser considerados para a produção de uma gasolina de qualidade elevada, como, por exemplo, a sua volatilidade, a sua estabilidade e a sua corrosividade, de forma a garantir o funcionamento adequado dos motores.


O que é gasolina batizada?

Gasolina batizada é o mesmo que gasolina adulterada, ou seja, quando alguém adiciona solvente ou outros compostos à gasolina de modo a se obter um produto mais barato, porém com qualidade inferior à exigida pela especificação do produto. É bom lembrar que o uso de gasolina adulterada, ou "batizada", pode causar danos aos motores dos veículos.


Qual o teor de álcool usado na gasolina e o porquê de seu uso?

A adição de álcool é obrigatória devido à lei federal e varia de 20 a 25% em volume, dependendo da disponibilidade de álcool no mercado. Atualmente está em vigor a Resolução nº 30 da ANP, de 15/05/03, determinando que o percentual de mistura de álcool anidro nas gasolinas passe a ser, a partir do dia 1º de junho de 2003, de 20%. Esta Resolução se aplica a todas as gasolinas (Gasolina Comum, Gasolina Supra, Gasolina Petrobras Podium e Gasolina Premium).


Qual é a cor original das gasolinas?

As gasolinas – com exceção da gasolina Podium, que é incolor – variam de incolor a amareladas. Isto acontece em função da composição química e dos diversos processos de refino.


A gasolina tem chumbo?

Não. O Brasil, em 1989, foi um dos primeiros países a retirarem o chumbo de suas gasolinas automotivas. O chumbo era utilizado para aumentar a octanagem da gasolina, mas, por questões ambientais, foi eliminado. O chumbo somente é utilizado na gasolina de aviação, sendo seu uso prejudicial aos carros modernos, equipados com catalisadores e sonda-lâmbda.


O metanol é utilizado na gasolina?

Não. Por ser extremamente tóxico, o metanol não é utilizado como combustível no Brasil. Foi utilizado durante uma época em substituição temporária ao álcool, em virtude de uma grande falta deste produto que se fez no mercado.


O que é octanagem?

É a resistência que a gasolina tem a auto-ignição (detonação), o que pode levar à detonação localizada, causando perda de potência e sérios danos ao motor, dependendo de sua intensidade e persistência. A detonação é mais conhecida como batida de pino, que é igual a um barulho metálico. Um combustível com maior octanagem tem melhor poder de combustão e resiste a altas pressões no interior dos cilindros, sem sofrer detonação. Os projetistas de motores levam em conta a octanagem do combustível utilizado para determinar a taxa de compressão, curvas de avanço de ignição e tempo de injeção.


O que são os métodos conhecidos como octanagem RON, MON e IAD?

Esses métodos determinam a octanagem da gasolina. O RON (Research Octane Number) avalia a resistência do combustível à detonação, quando o motor trabalha com carga total em baixa rotação. O método MON (Motor Octane Number), avalia a resistência da gasolina à detonação com carga total em alta rotação. IAD (Indice Antidetonante)é a média dos anteriores.


Uma gasolina com maior octanagem pode ser mais econômica?

Sim, nos carros que requerem este tipo de gasolina. Não utilizá-la vai aumentar o consumo, reduzir a potência disponível e pode causar danos ao motor do veículo.


É comercializado no Brasil algum produto que elimine a água da gasolina?

A gasolina não possui água na sua composição. Devido ao percentual de álcool na gasolina, se estiver presente em alto teor, a água se separa da gasolina, inclusive extraindo o álcool.


Quais os produtos mais utilizados para adulterar a gasolina? (Esta resposta é para pessoas questionando sobre adulteração dos combustíveis)

Em geral, os produtos com que mais se adultera a gasolina são o álcool e solventes. Como solventes, há diversos tipos de produtos como aguarrás e solvente para borracha (SPB). O SPB, também conhecido como benzina industrial, é citado informalmente como um dos mais empregados para uso fraudulento em gasolina, depois do álcool. Cabe lembrar que oficialmente não há estatística a respeito, uma vez que quem frauda não declara que o faz. Por esta razão é difícil encontrar relatórios detalhados a respeito de adulteração: quem publica é obrigado a citar que são apenas suposições, já que se fosse sabido de fonte fiel os dados da fraude, por lei isto teria que ser encaminhado à polícia para autuação.


Gostaria de saber qual a diferença da Gasolina Tipo A e a gasolina Tipo C?

A gasolina tipo A é a gasolina sem álcool, ou seja, conforme ela é produzida nas refinarias ou petroquímicas. Aqui no Brasil, por lei, é obrigatória a adição de álcool, gerando-se assim a gasolina C, que é vendida nos postos.


Qual o peso de 1 litro de gasolina, diesel ou álcool?

A relação entre peso e volume é chamada de densidade. Se o peso for expresso em gramas (g) e o volume em litros (L), a densidade será expressa em g/L. Como a densidade dos líquidos varia com a temperatura, é importante que esta propriedade seja fixada. Geralmente no Brasil assume-se como referência a temperatura de 20°C.
O álcool anidro é uma substância pura e sua densidade é 790 g/L, ou seja, 1 litro pesa 790 gramas.
O álcool hidratado é uma mistura de 2 substâncias puras (álcool anidro e água), sendo a sua densidade especificada pela ANP de 808 a 811 g/L.
A gasolina e o diesel são misturas de várias substâncias, de forma que o peso de 1 litro dependerá de quais são estas substâncias e em que teor está presente.
Em geral, a gasolina sem álcool (gasolina A) apresenta uma densidade variando de 700 a 770 g/L (esta faixa inclui tanto gasolina comum como a premium). No Brasil adiciona-se álcool anidro à gasolina A (gerando a gasolina C), em teores que variam de 20 a 25%. Devido a isto, a densidade da gasolina encontrada nos postos brasileiros irá variar de 718 a 775 g/L.
Os aditivos para gasolina geralmente têm um impacto muito pequeno na densidade e podem ser desprezados. Em outras palavras, a densidade do combustível aditivado pode ser considerada igual ao do comum.


wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

LucasRP escreveu:octanagem das gasolinas brasileiras:

· Podium = RON 95 (no mínimo);
· Premium = RON 91 (no mínimo);
· Comum e aditivada = RON 87 (no mínimo).

Resumindo: a gasolina brasileira é uma PORCARIA

O S3 requer uma gasolina no mínimo RON 95, portanto usar a Podium não é um luxo ou frescura, é uma necessidade mínima! Nos EUA tem a RON 98 que sequer existe no Brasil, nem falar no preço que é menos da metade. Sem contar os 20% de álcool. Absurdo...
Na verdade esta lista de octanagens das gasolinas brasileiras que vc citou está errado, não é RON e sim IAD, o que muda tudo.
O certo seria assim:

Podium: Iad = 95 (no mínimo);
Premium: Iad = 91 (no mínimo);
Comum e aditivada: Iad = 87 (no mínimo).

Para RON, os valores seriam:

Podium: RON = 102 (no mínimo);
Premium: RON = 98 (no mínimo);
Comum e aditivada: RON = 95 (no mínimo).

Vc pode notar então que para o S3, a gasolina comum ou aditivada já serve então. Quanta a octanagem, as gasolinas brasileiras são umas das melhores do mundo. Se a do S3 não puder usar a gasolina daqui, não vai poder rodar em lugar nenhum do mundo.

Falou, amigo.


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Mensagem por wevertonvb »

mos.2000 escreveu: Aditivada: Possui detergentes para a limpeza do sistema, mas não muda a potência
Amigão, não importa qual gasolina vc use a potência continua a mesma, o que define a potência é o seu próprio motor, ele é projetado usando como referência um determinado tipo de gasolina, se vc utilizar uma gasolina com características inferiores, a potência atingida será menor, mas se vc usar uma com melhores caracteísticas, a potência vai ser a mesma definida no projeto. Ou seja, se seu carro foi projetado para usar gasolina comum e vc colocar premium ou podium, seu carro não terá um desempenho melhor.
mos.2000 escreveu: De alta octanage (v-power, podium, etc)
A V-Power é somente uma gasolina aditivada da Shell, não é de alta octanagem. As únicas são Premium e a Podium da Petrobras.
mos.2000 escreveu: É uma aditivada com mais octangem, ou seja, a explosão é maior, com isso ganha-se potência.
Na verdade é uma gasolina aditivada com maior octangem, mais octanas. Octanagem é a resistência à detonação. Vou te dar um exemplo, a gasolina comum aguenta suponhamos trabalhar com 9,5:1 de taxa de compressão, a premium com 10,5:1 e a podium 11:1 (são valores exemplificados). Qto maior a taxa de compressão, maior será a energia produzida pela combustão, é ai que está a vantagem das gasolinas de maior octanagem, podem trabalhar com maiores taxas de compressão. Mas se vc colocar a podium para trabalhar na taxa de 9,5:1, a energia liberada vai ser a mesma da gasolina comum, entendeu?

Amizade, só te corrigi, pra vc entender melhor a respeito, blz. Continua postando ai. Falou.


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Mensagem por DML »

Eu sempre alterno entre aditivada F1-Master e a comum. Se gasolina não fosse tão cara só utilizaria V-Power.

Vou fazer um esforço para somente usala-lá daqui por diante. O problema que mais pessoas da minha familia andam no corsa, então, vou ter que falar com todo mundo que caso abasteça só coloque Shell V-Power. Vai ser complicado mas, tem que tentar.


Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!


mos.2000
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Mensagem por mos.2000 »

[quote="wevertonvb"][quote="mos.2000"] Aditivada: Possui detergentes para a limpeza do sistema, mas não muda a potência [/quote]

Amizade, só te corrigi, pra vc entender melhor a respeito, blz. Continua postando ai. Falou.[/quote]

Amigo, pode corrigir a vontade, td q eu postar aqui se estiver incorreto gostaria q fosse corrigido...

Abraços,
Marcelo Silva
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