[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
Até o momento, só conheço dois filtros com o antirretorno, aquele da Tecfil, como informou o Manfio e o filtro Bosch. Ela é facilmente observada por fora do filtro...
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Esqueci, há outros. Achei uma mensagem minha de 2017, falando deles:
gtmski escreveu: ↑Domingo 29 2017f Janeiro 2017 12:28:54 PM Olá, filtros de ar Bosch (veja a comparação que fiz com o mann em http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 6&t=106454 ), filtro de combustível Bosch
E filtro de óleo com válvula anti retorno Mann W7 Multi 18. Segue uma mensagem que eu tinha postado em outro tópico:Outra ponto interessante é sobre filtros de óleo. Os filtros tradicionais do corsa, o Acdelco, o Mann w712/22, o Fram PH4701, o Bosch 0986B00021, o tecfil PSL619, não tem válvula anti retorno de óleo. Assim, com o motor desligado, parte do óleo do filtro retorna ao cárter e na próxima partida o filtro é carregado novamente. Contudo, há opções de filtros de óleo com válvula anti retorno e também com válvula de alívio (para o caso do filtro entupir, a circulação do óleo continua porém não é filtrado).
Filtros com válvula anti retorno: Tecfil TM3
Filtros com válvula anti retorno e válvula de alívio: Mann W7 Multi 18, Wega W0-130
Como curiosidade, vejam deste site alguns filtros de óleo do corsa por dentro:
http://diadegaragem.blogspot.com.br/201 ... -oleo.html
- gtmski
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Muito bom né? Eu havia comentado desse blog aqui no fórum faz uns 5 anos. Antigamente não era tão extenso, hoje em dia é uma leitura para várias horas.
- Manfio
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Cara o que me deixa chateado não é eu falar algo errado, pois aquilo da válvula não iria prejudicar, mas eu já achava suspeito essa válvula ser como dito pelo Jairo no vídeo, ou seja, falou que era para mantar o óleo no cabeçote e como você disse é para alívio no sistema. Da última vez que tirei um cabeçote da GM realmente não ficou óleo entre aquela esfera e a saída de óleo em cima do bloco. O Jairo falando errado nos vídeos é pra matar, pois trabalha com isso. Já perguntei uma vez para ele sobre essa nova flange central na bronzina de mancal que a GM alterou, onde só um lado tem flange. Como sabemos nos modelos antigos a flange era nas duas peças. Ele me disse que iria aumentar o desgaste no mancal central com esse novo modelo. Eu tenho essa peça aqui e pelo contrário essa alteração exigida pela GM visa reduzir o desgaste e não aumentar. É complicado!
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Foi, ali o Jairinho se empolgou... kkk... não tem nem como ser de outra forma, a válvula está na parte suja da lubrificação, o óleo limpo sai pelo meio, por dentro da parte roscada. E ela tem uma mola que a mantém fechada. Para ela ser uma válvula anti-retorno, não poderia ter a mola (pois a pressão do óleo para descer é mínima, com o motor desligado) e deveria estar ligada na parte limpa do óleo.
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Bom, eu nunca cheguei nessa parte, mas ainda insisto que tal válvula é para dar pressão ao óleo e não para inibir o retorno do óleo ao cárter (ou segurar o óleo no cabeçote), que cai por gravidade por aquela mangueira por trás do motor (uns chamam de suspiro do cárter)... posso estar equivocado.Manfio escreveu: ↑Sexta-feira 12 2022f Agosto 2022 02:09:39 PM Olá! Segue o vídeo com essa válvula. https://youtu.be/dCqc_a5XUMw?t=1185
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Sim, realmente foi um equívoco meu. Como o nome diz, é uma válvula de alívio e não tem função de evitar escoamento do lubrificante. No cabeçote o retorno do lubrificante ao cárter se dá por vários orifícios, inclusive pelo tubo de respiro dos gases vindos do cárter.
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Pelo que li até agora não vale apena usar aquele aditivo ZDDP da GM que vem na caixa do comando.
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É, eu nunca abri a parte de baixo, mas o retorno tem que ser farto e sem restrições, pois a missão de formar a película já foi feita com o óleo sob pressão... ele tem mais é que retornar ao cárter para recircular pela bomba.
Achei interessante a matéria sobre a abertura dos filtros... quase nenhum tem a válvula de by pass e a membrana anti dreno, que a meu ver é apenas para manter o filtro cheio, provavelmente para se evitar ressecamento em longos tempos de paralisação ou evitar pancada hidráulica no elemento filtrante.
Achei interessante a matéria sobre a abertura dos filtros... quase nenhum tem a válvula de by pass e a membrana anti dreno, que a meu ver é apenas para manter o filtro cheio, provavelmente para se evitar ressecamento em longos tempos de paralisação ou evitar pancada hidráulica no elemento filtrante.
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