Giuliano MO escreveu:Estou no segundo 1.0 16v e quando passei do 2P para a Wagon procurei uma 1.016v pois acho muito bom o motor.
Realmente em giro baixo no arranca e para da cidade ela perde um pouco pro 8v mas isso é costume do motorista em se adaptar, depois de acostumado quando ando num 8v acho pior, sei lá!!
Acima dos 3mil rpm o carro já é outro, muito mais elástico e com maior pique, na estrada pra ultrapassagens eu achei melhor, mas tb é questão de costume.
O único ponto negativo é a manutenção "correia dentada". A cada troca convém trocar também o esticador e os 2 roletes auxiliares (16v) e as peças são bem mais caras que as do 8v e nem pense em usar peças paralelas, esse motor não aceita peças ruins e se estoura a correia dentada prepare-se prum gasto de no mínimo 3mil reais.
Eu acabei de trocar a correia, o esticador e os roletes auxiliares e gastei só de peça quase 500 reais, mas vale a pena pois só daqui a 60000km pra se preocupar novamente.
Eu questionei esses 60mil mas o mecânico garantiu!!!
Como minha wagon está com 48K só daqui a 10 anos pra chegar aos 108k, heheheheh
Estou muito satisfeito com o 16v, mas é aquilo, cada um cada um.
Grande abraço.
Cara,
O ideal é fazer revisão das correias de 15.000 em 15.000km, pode acontecer dela estar precisando de regulagem de tensão ou algum rolamento ter estourado prematuramente. Caso esteja tudo ok, só fechar o conjunto e esperar chegar os próximos 15.000... por exemplo, a minha correia ficou suja de óleo quando um retentor da bomba de óleo estragou. Como faço sempre a revisão, percebi o óleo e fui atrás, sem perceber ele, a correia poderia estourar e como o vazamento é muito pequeno, demoraria pra eu perceber e corrigir ele, o que poderia se agravar.
O limite de km pra correia é de 45.000km, mesmo em boas condições deverá ser trocada quando essa km for atingida. Outro problema é quando acontece a retirada da correia para alguma manutenção... os fabricantes aconselham a não colocar a correia de volta, e sim substituir por outra.
[]s