Muito bom esse manual, fabriciogcbh, não precisei instalar barra alguma, funcionou legal.
Mais uma vez obrigado ao wevertonvb!
Abraços
[TUTORIAL] - Teste ECU - Código Lampejante
-
- :: Wind ::
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Boa noite pessoal
Meu corsa ascendeu a luz de erro na injeção ha alguns dias. Fiz o teste e apresentou o erro 15. Tensão alta no sensor de temperatura do motor.
Percebi também que a ventoinha do radiador fica ligada na segunda velocidade o tempo todo, mesmo com o carro frio. Isso deve ser pq o sensor com tensão alta a injeção interpreta que o motor está quente.
Gostaria da ajuda de vcs pra testar o sensor de temperatura do motor. Pra saber se ele esta mesmo com defeito ou se é algum tipo de mal contato na afiação ou outra coisa que esteja causando esse problema
Obrigado
Meu corsa ascendeu a luz de erro na injeção ha alguns dias. Fiz o teste e apresentou o erro 15. Tensão alta no sensor de temperatura do motor.
Percebi também que a ventoinha do radiador fica ligada na segunda velocidade o tempo todo, mesmo com o carro frio. Isso deve ser pq o sensor com tensão alta a injeção interpreta que o motor está quente.
Gostaria da ajuda de vcs pra testar o sensor de temperatura do motor. Pra saber se ele esta mesmo com defeito ou se é algum tipo de mal contato na afiação ou outra coisa que esteja causando esse problema
Obrigado
-
- :: GSI ::
Olá WillyNelson. Quando o sensor de temperaturada agua do motor altera suas carateristicas todo o comportamento do motor altera, como; consumo, aceleração insconstante, etc...desligue a bateria por pelo menos uma 1 h para apagar os códigos de defeitos e depois de dar umas voltas com o carro veja se volta...ou seja de um reset na ECU.
Tem esses valores (aproximados) para comparação...teste com o multimetro na escala de resistencia...mergulhe a ponta do sensor na agua após ebulição e meça rapidamente. deverá estar em 320 Ohms aproximadamente...
20ºC de temperatura medir resistencia:2950 Ohms;
40ºC ------------------------------------ 1450 Ohms;
70ºC ------------------------------------- 500 Ohms;
100ºC ----------------------------------- 320 Ohms;
Ontem eu medi a resisencia do sensor do meu corsa, em tempertura ambiente, deu 2700 OHms ou 2,7KOhms ou 2K7 Ohms...
Esta é a tabela do xpeedclu. Se estiver certa...veja o link abaixo...
Temperatura graus 20 - 30 - 40 - 50 - 60 - 70 - 80 - 90 - 100 - 110
Resistencia em Ohms 3530 - 2230 - 1450 - 630 - 660 - 465 - 325 - 235 - 175 - 129
http://www.xpeedclub.com.br/site/tecnic ... a54.htm#02
http://www.xpeedclub.com.br/site/tecnic ... =ModGM.htm
Tem esses valores (aproximados) para comparação...teste com o multimetro na escala de resistencia...mergulhe a ponta do sensor na agua após ebulição e meça rapidamente. deverá estar em 320 Ohms aproximadamente...
20ºC de temperatura medir resistencia:2950 Ohms;
40ºC ------------------------------------ 1450 Ohms;
70ºC ------------------------------------- 500 Ohms;
100ºC ----------------------------------- 320 Ohms;
Ontem eu medi a resisencia do sensor do meu corsa, em tempertura ambiente, deu 2700 OHms ou 2,7KOhms ou 2K7 Ohms...
Esta é a tabela do xpeedclu. Se estiver certa...veja o link abaixo...
Temperatura graus 20 - 30 - 40 - 50 - 60 - 70 - 80 - 90 - 100 - 110
Resistencia em Ohms 3530 - 2230 - 1450 - 630 - 660 - 465 - 325 - 235 - 175 - 129
http://www.xpeedclub.com.br/site/tecnic ... a54.htm#02
http://www.xpeedclub.com.br/site/tecnic ... =ModGM.htm
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
-
- :: GSI ::
Para quem interessar...
MTE-THOMSON 4050 - A 25°C 2500 a 3100 Ohms ou (2,5 kohms a 3,1 kOhms)
GM 93247291 / 12146897
Corsa 1.0/1.6 MPFI / Pick-up Corsa 1.6 / Omega / S-10 / Blazer 2.2 EFI
Siemens /VDO D- 22181 (preto) a 20°C 1800 a 2400 Ohms
MTE-THOMSON 4050 - A 25°C 2500 a 3100 Ohms ou (2,5 kohms a 3,1 kOhms)
GM 93247291 / 12146897
Corsa 1.0/1.6 MPFI / Pick-up Corsa 1.6 / Omega / S-10 / Blazer 2.2 EFI
Siemens /VDO D- 22181 (preto) a 20°C 1800 a 2400 Ohms
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
-
- :: Super ::
Brother, o meu corsa 16v apresentou esse mesmo problema ontem e converti ele pra alcool com o chip do Léo há uma semana.Trevor escreveu:Pessoal, meu corsa e um sedan 1.6 16v e os codigos gerados sao de 4 algarismos, no meu caso estou com o erro de codigo 1-4-10-5 ou 1-4-0-5 pois de acordo com a interpretacao o codigo 10 equivale ao zero. O problema e que acho manuais de todos os carros e ate do gsi contudo do corsa 1.6 16v eu nao acho, queria saber se alguem sabe qual e o significado deste codigo. vale ressaltar que meu carro esta falhando muito tbm.
Pesquisando na net achei a resposta: valvula EGR
Dê uma olhada aqui, tem todos os códigos, por gentileza, alguém poderia fixar esse link como um tópico fixo:
http://www.autoxuga.net/cursos/averiasp.htm
VocÊ já resolveu o problema?
-
Bom dia pessoal
Resolvi o problema. Era o sensor da temperatura do motor mesmo.
Só que ele estava desligado !
de alguma forma ele se soltou e por isso a luz de erro no painel.
Mesmo assim muito obrigado pela ajuda de todos
valeu !
Proxima etapa e ver o que esta fazendo a aceleração do carro oscilar. É só apertar na embreagem pra parar no sinal ou entao passar numa lombada que o carro fica acelerado. to desconfiando do sesor de posicao da borboleta ou entao o motor de passo. Engraçado que não apareceu nenhum erro relacionado a esses sensores.
Vou fazer uma limpeza pra ver se ajuda, e depois troca-los.
tem algum teste que eu possa fazer pra ver se eles estão funcionando perfeitamente ?
Resolvi o problema. Era o sensor da temperatura do motor mesmo.
Só que ele estava desligado !

de alguma forma ele se soltou e por isso a luz de erro no painel.
Mesmo assim muito obrigado pela ajuda de todos
valeu !
Proxima etapa e ver o que esta fazendo a aceleração do carro oscilar. É só apertar na embreagem pra parar no sinal ou entao passar numa lombada que o carro fica acelerado. to desconfiando do sesor de posicao da borboleta ou entao o motor de passo. Engraçado que não apareceu nenhum erro relacionado a esses sensores.
Vou fazer uma limpeza pra ver se ajuda, e depois troca-los.
tem algum teste que eu possa fazer pra ver se eles estão funcionando perfeitamente ?
-
- :: Super ::
gostei muito do seu topico
então eu parei meu carro ontem e quando fui ligar a lampada da injeção só pisca, fiz o jumper na porta de diagnostico e apareceu os seguintes codigos
12 que aparece normalmente
85 que não tem na lista de codigos
refiz o teste tres vezes
ele da 8 piscadas e depois 5 e repete 3 vezes esse codigo e depois volta para o 12
alguem tem ideia do que seja esse codigo
meu corsa é um 1.0 97 super Mpfi
Se alguem puder dar um hellp
Obrigado!!!!!!!
Msn/e-mail flockz@hotmail.com
então eu parei meu carro ontem e quando fui ligar a lampada da injeção só pisca, fiz o jumper na porta de diagnostico e apareceu os seguintes codigos
12 que aparece normalmente
85 que não tem na lista de codigos
refiz o teste tres vezes
ele da 8 piscadas e depois 5 e repete 3 vezes esse codigo e depois volta para o 12
alguem tem ideia do que seja esse codigo
meu corsa é um 1.0 97 super Mpfi
Se alguem puder dar um hellp
Obrigado!!!!!!!
Msn/e-mail flockz@hotmail.com
-
MEU CARRO ESTA BEBENDO MUITO E EU ESTAVA DESCONFIADO DA SONDA. FIZ O TESTE E APARECEU CODIGO 13(SONDA). SERÁ QUE A SONDA ESTA COM DEFEITO. FAZER LIMPEZA COM ALCOOL SEM AGUA(NAO SEI O NOME) AJUDA?
-
- :: Champ ::
o codigo que aparece sao dos ultimos erros na memoria.DIEGO GOMES escreveu:MEU CARRO ESTA BEBENDO MUITO E EU ESTAVA DESCONFIADO DA SONDA. FIZ O TESTE E APARECEU CODIGO 13(SONDA). SERÁ QUE A SONDA ESTA COM DEFEITO. FAZER LIMPEZA COM ALCOOL SEM AGUA(NAO SEI O NOME) AJUDA?
este erro pode estar ha meses na memoria.
agora se a luz acendeu a pouco tempo, bem provavel, mas antes de trocar verifique as conexoes e o estado da sonda, se possivel veja com seu mecanico se é possivel trocar para teste, este peça é cara e se nao for ela o motivo do problema vai jogar dinheiro fora.
abs
-
FIZ O TESTE A POUO TEMPO ATRAS E SÓ DAVA CODIGO 12. OUTRO COISA, SE EU SOLTAR O CONTATO DA SONDA TEM COMO EU FAZER O TESTE DE VOLTAGEM? POR QUE SE EU DESCASCAR O FIO E FIZER EMENDA PODE AUMENTAR A RESISTENCIA. A MINHA SONDA É DE UM FIO ROXO. MEU CORSA É 1.0 SEDAN SUPER MPFI. AJUDEM. ESTÁ APARECENDO CÓDIGO 13 (SONDA) E ESTÁ BEBENDO MUITO
-