[TUTORIAL] - Teste ECU - Código Lampejante

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
alanflanker
:: Champ ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alanflanker »

Fiz o teste:

12 que é o normal

29 Relé da bomba de combustível - Tensão baixa

22 Sensor de posição de borboleta -(TPS) Tensão baixa

34 Sensor de pressão absoluta do coletor (MAP) Tensão baixa

44 Sonda lambda mistura pobre

Desconectei o negativo as 14h, vou lá de novo as 15h.

Não deu nenhum erro relacionado a ventuinha do radiador, que é o meu principal problema, fica armada direto, tomara que com esse reset funcione. O sensor que estava não era Iguaçu 801, pode ser que o reset ache o novo sensor e se adapte a ele, vamos torcer...
alanflanker

Pessoal, o reset funcionou mas somente apagou os erros, agora só informa erro 12, os outros não são mais informados, porém a ventuinha ainda fica armada, acho que R$300,00 vai ter q sair do meu pequeno bolso...
alcineu
:: GSI ::

Mensagem por alcineu »

alanflanker escreveu:Pessoal, o reset funcionou mas somente apagou os erros, agora só informa erro 12, os outros não são mais informados, porém a ventuinha ainda fica armada, acho que R$300,00 vai ter q sair do meu pequeno bolso...
alan acompanhe nesse link, vamos ver a resposta...

www.xpeedclub.com.br/viewtopic.php?f=3&t=60906
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
alcineu

Mensagem por alcineu »

Alan om o motor totalmente frio, desconecte o plug do eletroventilador próximo a ele e de a partida funcione só por uns 3 minuitos e acelere e desacelere. Depois veja que erros aparece.
veja se da esse...

51 Falha na unidade de comando ou na EPROM
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
alanflanker

Vou fazer esse teste, como vi no link que você postou, realmente pode ser o aterramento, ficou assim depois que fiz balanceamento, alinhamento e cambagem, o cara ficou embaixo do carro balançando ele pra cima e pra baixo pode ter soltado o terra do sistema...
alcineu

Mensagem por alcineu »

Bem lembrado, aterramento da canseira em muita gente. La em Eletrica e Iluminação tem um tópico "Os pontos de aterramentos", passe por lá e confira ai.
O simples fato de revisra tudo que é conector e plug do carro pode dar de cara com algum ponto com zinabre causando mau contato dando resistencia eletrica e da panes.
Um método que limpa os contatos é ficar conectando e desconectando várias vezes. Caso tenha zinabre, aquele pó verde carateristico do cobre, tem que limpar bem, ha tambem aquele limpa contatos a venda em loja de eletronicos.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
alanflanker

Alcineu, fiz o teste com o plug do ventilador desplugado, deixei 5 min e a temperatura nem saiu do azul (subiu quase saindo) depois verifiquei e não deu erro 51, somente o 12 e o 44 que já vou providenciar uma sonda lambda depois de resolver isso. Olhei o topico dos terras e parecem estar bons, só não achei um que é duplo que você disse que fica em cima do motor abaixo do mangueira secundaria...
alanflanker

Eu posso testar um modulo de um corsa igual ao meu mas sendo que é 1.6 e vice versa?
alcineu

Mensagem por alcineu »

alanflanker escreveu:Alcineu, fiz o teste com o plug do ventilador desplugado, deixei 5 min e a temperatura nem saiu do azul (subiu quase saindo) depois verifiquei e não deu erro 51, somente o 12 e o 44 que já vou providenciar uma sonda lambda depois de resolver isso. Olhei o topico dos terras e parecem estar bons, só não achei um que é duplo que você disse que fica em cima do motor abaixo do mangueira secundaria...
ok 12 normal.
44 mistura pobre. Tem alguma coisa deixando a mistura empobrecida, por isso esta dando esse erro 44. Essa sonda foi trocada algum dia? Te adianto que a sonda não causa isso.

Veja esse relato, funciona, ai vioce vai ter certeza do modulo, mas, o rendimento fica precario, veja...

Dica 190 - GM Corsa 1.6
Veículo fraco e com alto consumo de combustível
Diagnóstico: Todo o sistema foi rastreado e não encontramos nada de anormal. A pressão de combustível e a compressão do motor eram perfeitas. Após muito tempo procurando o defeito, resolvemos substituir o módulo. Para nossa surpresa, os sintomas sumiram imediatamente. Percebemos, então, que o módulo que estava no veículo era do Corsa 1.0 e não do 1.6.
Solução: Substituição da UCE.
Obs.: Só depois do defeito solucionado o proprietário do veículo disse que o módulo da injeção já havia sido substituído em outra oficina.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
alanflanker

Acho que nunca foi trocada a sonda...
Responder