Então tem um filtro la na turbina para restringir a poeira é claro, mais depois da turbina so tem o cano da pressurização vou ter k cassar a mangueira na tbi.fabriciogcbh escreveu:
sem filtro nenhum? nem um esportivo? so pra filtrar de leve a poeira?
voce é muito doido, fazendo o motor engolir a poeira toda da rua.
[TUTORIAL] - Teste ECU - Código Lampejante
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1.8 Flexa Preta ! A cada farol é uma nova largada ...
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E quando aprensenta erro no próprio módulo? O que poderia ser? O carro dá partida e anda normalmente, Será algum mal contato no chip?
Outra coisa, baixei o manual de injeção que foi divulgado aqui e vi uma coisa que me chamou a atenção.
O funcionamento do ventilador do radiador do arrefecimento e do A/C é comandado pela ECU em função da informação do sensor de têmperatura do motor. Em caso de falha deste sesnor a ECU grava o código do erro na epron e aciona o ventilador do radiador do arrefecimento (o do ar fica desligado) em velocidade máxima.
Ai que vem minha dúvida. Se é a ECU que comanda o ventilador porque o radiador possui interruptor térmico? No caso do meu carro, um corsa sedan gls 1.6 16V, existem dois, que ficam do lado esquerdo do radiador na parte inferior vendo o carro pela frente.
Outra coisa, baixei o manual de injeção que foi divulgado aqui e vi uma coisa que me chamou a atenção.
O funcionamento do ventilador do radiador do arrefecimento e do A/C é comandado pela ECU em função da informação do sensor de têmperatura do motor. Em caso de falha deste sesnor a ECU grava o código do erro na epron e aciona o ventilador do radiador do arrefecimento (o do ar fica desligado) em velocidade máxima.
Ai que vem minha dúvida. Se é a ECU que comanda o ventilador porque o radiador possui interruptor térmico? No caso do meu carro, um corsa sedan gls 1.6 16V, existem dois, que ficam do lado esquerdo do radiador na parte inferior vendo o carro pela frente.
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Galera, fiz o teste essa semana e deu o seguinte...
18 - Sem sinal de regulagem do sensor de detonação
meu mecanico passou o scanner e acusou a mesma coisa tambem...disse que tem que trocar o sensor...mas meu corsa eh o gsi, entao estou a procura....gls 1.6 16v serviria ?
acabei de fazer o teste em casa novamente e deu o erro 18 e mais um...o erro 19
19 - Sinal incorreto do sensor de rotação e PMS
o que seria o 19 ? porque apresentou esse problema ?
aguardo instruções
18 - Sem sinal de regulagem do sensor de detonação
meu mecanico passou o scanner e acusou a mesma coisa tambem...disse que tem que trocar o sensor...mas meu corsa eh o gsi, entao estou a procura....gls 1.6 16v serviria ?
acabei de fazer o teste em casa novamente e deu o erro 18 e mais um...o erro 19
19 - Sinal incorreto do sensor de rotação e PMS
o que seria o 19 ? porque apresentou esse problema ?
aguardo instruções
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Problema resolvido.
O meu estava com a luz de injeção acesa e sempre em 3 mil giros.
Fiz o teste so dava 12. varios loops e só 12
Sensor de posição de borboleta (TPS) Trokado.
Zero denovo
O meu estava com a luz de injeção acesa e sempre em 3 mil giros.
Fiz o teste so dava 12. varios loops e só 12
Sensor de posição de borboleta (TPS) Trokado.
Zero denovo

1.8 Flexa Preta ! A cada farol é uma nova largada ...
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Para o corsa 1.4 EFI, pode-se lipar o atuador de marcha lenta desta mesma maneira? A peça seria igual mas em local diferente?wevertonvb escreveu:Para o pessoal que está com a marcha-lenta irregular, existe a possibilidade se ser somente sujeira que esteja obstruindo o motor de passo. Apesar da lenta da minha picape não estar irregular, eu observei que ela não estava tão lisa qto gostaria e resolvi tirar o atuador de marcha-lenta para dar uma limpada tanto nele, quanto na sua caixa que fica na TBI. Então, vou colocar algumas fotos do antes-e-depois pra vcs terem idéia de quão sujo podem estar o de vcs e para que todos vcs se animem e façam o mesmo em casa mesmo. É super fácil.
Ferramentas utilizadas: Chave Torx T20, alcool (aquele residencial mesmo), papel, pano ou cotonete.
Para quem ainda não conhece a posição dele no cofre e o próprio, é este da foto abaixo, fica posicionado na TBI ao lado so sensor de posição da borboleta (TPS).
Desconectem o plug do atuador e retirem os dois únicos parafusos que existem e pode puxá-lo, atente para o anel de borracha vermelho que faz a vedação. Não existe nada solto lá dentro, então podem ficar trânquilos, todo atuador é uma peça única. Retirem de lá, e podem fazer a limpeza do local e do atuador com álcool mesmo. Na TBI, limpe tb um canal lateral que vc verão qdo estiver aberto.
Bem, ai está o atuador todo sujo. A qualidade desta foto não ficou boa e só vi depois que estava limpo.
Aqui o atuador está limpo, reparem na ponta dele, comparem as duas fotos (cima e em baixo).
Abaixo está a o local dele, muito sujo, o flash da câmera nem consegue pegar lá dentro.
E agora limpo. Fica um espelho!
Repararam a sujeira que pode ficar lá dentro. E a maior parte desta é originada do respiro dos vapores de óleo que são jogados na TBI. Já estou pensando em colocar um respiro externo.
É isso ai, preferi postar este pequeno tutorial aqui, pois já temos alguns assuntos relacionados neste tópico e aproveitar que ele já é fixo.
E quanto ao resultado, a marcha-lenta ficou lisinha agora.
Falou.
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O meu deu
12 Sem sinal de rotação
21 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão alta
45 Sonda lambda indica mistura rica
Estes tres problemas,
O que eu posso fazer pra tentar arrumar?
12 Sem sinal de rotação
21 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão alta
45 Sonda lambda indica mistura rica
Estes tres problemas,
O que eu posso fazer pra tentar arrumar?
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Reforçando o assunto da valvula IAC, após a limpeza da mesma e reposicionamento, achei esse apendice sobre a mesma, vejam:
Para reparar a válvula IAC, a chave principal de contato devera ser desligado, pelo menos, cerca de 10 segundos antes da conexão ou desconexão da IAC válvula. Depois de desligar a chave de contacto, a ECM fixa a válvula IAC. Para a próxima partida do motor, sendo necessário um período de 10 segundos para que a IAC válvula seja deslocada para a posição estacionada.
Se este procedimento for ignorado, o ECM não irá receber informações corretas sobre a posição da válvula IAC, com isto, haverá problemas com a partida e controle da marcha lenta em cima.
Para reparar a válvula IAC, a chave principal de contato devera ser desligado, pelo menos, cerca de 10 segundos antes da conexão ou desconexão da IAC válvula. Depois de desligar a chave de contacto, a ECM fixa a válvula IAC. Para a próxima partida do motor, sendo necessário um período de 10 segundos para que a IAC válvula seja deslocada para a posição estacionada.
Se este procedimento for ignorado, o ECM não irá receber informações corretas sobre a posição da válvula IAC, com isto, haverá problemas com a partida e controle da marcha lenta em cima.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
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Dica 61: Sistema MULTEC CELTA (parte final) 08/2004
Nessa edição continuaremos a falar sobre o sistema de injeção
eletrônica da família Celta. Desta vez, explanaremos sobre os códigos de defeitos
Como acessar os códigos de defeitos
Os códigos de defeitos na linha GM são formados normalmente por 2 dígitos. Porém, em alguns veículos como o Corsa 1.0 16V e na família Celta, os códigos indicadores de falhas possuem 4 dígitos. Um dos métodos de aquisição desses códigos está descrito a seguir.
Procedimento
Para acessar os códigos de defeitos nos veículos da família Celta proceda da seguinte forma:
1 - Com a chave de ignição desligada, interligue os terminais 3 e 4 ou 3 e 5 do conector de diagnósticos , curto-circuitando-os (figura 1);
2 - Ligue a chave de ignição (sem dar partida);
3 - Conte as piscadas da lâmpada de manutenção urgente, conforme os exemplos (figura 2);

4 - Desligue a ignição;
5 - Retire o jumper;
6 - Compare os códigos obtidos com a tabela (vide dica 1).
Dica 1: Tabela de códigos de defeitos
Código Descrição
P0105 Falha no circuito do sensor de pressão absoluta - MAP
P0110 Falha no circuito do sensor de temperatura do ar - ACT
P0115 Falha no circuito do sensor de temperatura da água - CTS
P0120 Falha no circuito do sensor de posição da borboleta de aceleração - TPS
P0130 Falha no circuito da sonda lambda - EGO
P0170 Falha na sonda lambda. Mistura (rica ou pobre)
P0200 Falha no circuito dos injetores
P0201 Falha no circuito do injetor 1
P0202 Falha no circuito do injetor 2
P0203 Falha no circuito do injetor 3
P0204 Falha no circuito do injetor 4
P0230 Falha no relé da bomba de combustível
P0325 Falha no circuito do sensor de detonação (somente VHC)
P0335
Falha no circuito do sensor de rotação
P0351 Falha no circuito da bobina de ignição (1/4)
P0352 Falha no circuito da bobina de ignição (2/3)
P0443 Falha no circuito elétrico da válvula de purga do canister
P0480 Falha no circuito da velocidade baixa da ventoinha
P0481
Falha no circuito da velocidade alta da ventoinha
P0500 Ausência de sinal do sensor de velocidade
P0505 Falha no atuador da marcha-lenta - IAC
P0530 Falha no circuito do sensor de pressão do ar condicionado
P0560 Tensão de bateria fora da faixa
P0602 Falha na UCE
P0607 Falha no circuito do sensor de detonação (somente VHC)
P0650 Falha no circuito elétrico da lâmpada de manutenção
P0660 Falha no circuito elétrico da lâmpada de temperatura
P1231 Falha no circuito do relé da bomba de combustível
P1484 Falha no circuito do relé da velocidade alta da ventoinha
P1530 Falha no circuito de solicitação do ar condicionado
P1540 Falha no sinal do sensor de pressão do ar condicionado
P1600 Falha na UCE
P1604
Falha na UCE
P1605 Falha na UCE
P1610 Falha na programação do imobilizador
P1611 Falha na entrada do código de segurança
P1612 Ausência de sinal do imobilizador
P1613 Sinal incorreto do imobilizador
P1614 Falha no transponder (chave incorreta ou não programada)
LEGENDA:
AZ: AZUL / VD: VERDE / VM: VERMELHO / PR: PRETO / RO: ROXO
AM: AMARELO / MR: MARROM / CZ:CINZA / BR: BRANCO.
Nessa edição continuaremos a falar sobre o sistema de injeção
eletrônica da família Celta. Desta vez, explanaremos sobre os códigos de defeitos
Como acessar os códigos de defeitos
Os códigos de defeitos na linha GM são formados normalmente por 2 dígitos. Porém, em alguns veículos como o Corsa 1.0 16V e na família Celta, os códigos indicadores de falhas possuem 4 dígitos. Um dos métodos de aquisição desses códigos está descrito a seguir.
Procedimento
Para acessar os códigos de defeitos nos veículos da família Celta proceda da seguinte forma:
1 - Com a chave de ignição desligada, interligue os terminais 3 e 4 ou 3 e 5 do conector de diagnósticos , curto-circuitando-os (figura 1);
2 - Ligue a chave de ignição (sem dar partida);
3 - Conte as piscadas da lâmpada de manutenção urgente, conforme os exemplos (figura 2);

4 - Desligue a ignição;
5 - Retire o jumper;
6 - Compare os códigos obtidos com a tabela (vide dica 1).
Dica 1: Tabela de códigos de defeitos
Código Descrição
P0105 Falha no circuito do sensor de pressão absoluta - MAP
P0110 Falha no circuito do sensor de temperatura do ar - ACT
P0115 Falha no circuito do sensor de temperatura da água - CTS
P0120 Falha no circuito do sensor de posição da borboleta de aceleração - TPS
P0130 Falha no circuito da sonda lambda - EGO
P0170 Falha na sonda lambda. Mistura (rica ou pobre)
P0200 Falha no circuito dos injetores
P0201 Falha no circuito do injetor 1
P0202 Falha no circuito do injetor 2
P0203 Falha no circuito do injetor 3
P0204 Falha no circuito do injetor 4
P0230 Falha no relé da bomba de combustível
P0325 Falha no circuito do sensor de detonação (somente VHC)
P0335
Falha no circuito do sensor de rotação
P0351 Falha no circuito da bobina de ignição (1/4)
P0352 Falha no circuito da bobina de ignição (2/3)
P0443 Falha no circuito elétrico da válvula de purga do canister
P0480 Falha no circuito da velocidade baixa da ventoinha
P0481
Falha no circuito da velocidade alta da ventoinha
P0500 Ausência de sinal do sensor de velocidade
P0505 Falha no atuador da marcha-lenta - IAC
P0530 Falha no circuito do sensor de pressão do ar condicionado
P0560 Tensão de bateria fora da faixa
P0602 Falha na UCE
P0607 Falha no circuito do sensor de detonação (somente VHC)
P0650 Falha no circuito elétrico da lâmpada de manutenção
P0660 Falha no circuito elétrico da lâmpada de temperatura
P1231 Falha no circuito do relé da bomba de combustível
P1484 Falha no circuito do relé da velocidade alta da ventoinha
P1530 Falha no circuito de solicitação do ar condicionado
P1540 Falha no sinal do sensor de pressão do ar condicionado
P1600 Falha na UCE
P1604
Falha na UCE
P1605 Falha na UCE
P1610 Falha na programação do imobilizador
P1611 Falha na entrada do código de segurança
P1612 Ausência de sinal do imobilizador
P1613 Sinal incorreto do imobilizador
P1614 Falha no transponder (chave incorreta ou não programada)
LEGENDA:
AZ: AZUL / VD: VERDE / VM: VERMELHO / PR: PRETO / RO: ROXO
AM: AMARELO / MR: MARROM / CZ:CINZA / BR: BRANCO.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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- Localização: Canoas - RS
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
eai pessoal, preciso de ajuda!
fiz o teste e deu:
12 Sem sinal de rotação
15 Sensor de temperatura do motor (ECT) - Tensão alta
como faço o reparo do sensor?
é fácil?
barato?
vlw pessoal!
fiz o teste e deu:
12 Sem sinal de rotação
15 Sensor de temperatura do motor (ECT) - Tensão alta
como faço o reparo do sensor?
é fácil?
barato?
vlw pessoal!
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- Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 12:52:02 PM
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Eai galera blza.......
Seguinte, algum tempo o meu corsinha vem dando problemas...
1° Andando ele apaga, bato chave e nada, olho nos cabos não vem FAISCA;
-Estou achando que a bobina esta com problemas.
Depois de algum tempo ele pega e anda normal.
2° Fica acelerado, e ocilando a lenta;
3° Consome combustivel;
OBS.: Ele é um sedan 2002 mpfi 1.0 com GNV!!!!!
Fiz o teste de erros e apresentou o erro 12.
- Esse teste tbem funciona no GNV???
- Será que alguem pode me dar uma ideia???
Desde ja agradeço!
Valew AMIGOS do CC....
Seguinte, algum tempo o meu corsinha vem dando problemas...
1° Andando ele apaga, bato chave e nada, olho nos cabos não vem FAISCA;
-Estou achando que a bobina esta com problemas.
Depois de algum tempo ele pega e anda normal.
2° Fica acelerado, e ocilando a lenta;
3° Consome combustivel;
OBS.: Ele é um sedan 2002 mpfi 1.0 com GNV!!!!!
Fiz o teste de erros e apresentou o erro 12.
- Esse teste tbem funciona no GNV???
- Será que alguem pode me dar uma ideia???
Desde ja agradeço!
Valew AMIGOS do CC....
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