Na faixa etária de Manoela, Joana e Ana Clara, vítimas no capotagem de domingo, os números parciais de óbitos em 2006, de 13 a 17 anos, já superam os do ano passado. De janeiro a junho deste ano, 51 adolescentes morreram (4,5% dos óbitos) e 709 ficaram feridos (4,8%); quando em 2005 foram registradas 44 (1,7%) mortes e 1.137 feridos (3% do total).
145 ACIDENTES
Entre os bairros da Zona Sul com a maior ocorrência de acidentes no primeiro semestre, a Lagoa fica em quarto lugar. No bairro, as batidas de carro deixaram 52 feridos e dois mortos. Copacabana está em primeiro.
Em 2005, foram registrados 145 acidentes na Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa. Do total, 39 ocorreram de madrugada, o equivalente a 27% dos casos. Só neste fim de semana foram aplicadas 225 multas na Lagoa — 48 foram registradas entre 0h e 6h de domingo.
A Secretaria Municipal de Transportes informou, no entanto, que o Honda Civic em que os jovens estavam não foi flagrado pelo radar que controla a velocidade na Avenida Borges de Medeiros, onde o máximo permitido é de 70 km/h. O aparelho está instalado a 1.300 metros do local do acidente. Segundo o órgão, o mais provável é que Ivan tenha reduzido a velocidade com a proximidade do radar.
Para o engenheiro de Tráfego da Coppe-UFRJ, Paulo Cezar Ribeiro Martins, as campanhas de educação de trânsito podem ser elucidativas para os jovens, mas não são capazes de evitar acidentes, quando existe forte cultura de consumo de álcool entre eles.
“Precisam ser aplicados mais testes de bafômetro nos locais de bares e boates. Chega um momento em que as campanhas perdem a eficácia se a repressão é falha”, defende.
No Rio, só 10 campanhas ‘pontuais’ por ano
No Rio, segundo o coordenador de Educação do Detran, Gilberto Cytryn, são feitas 10 campanhas pontuais por ano, ao custo de R$ 4 milhões, para alertar motoristas sobre os perigos da imprudência no trânsito. “Distribuímos panfletos explicativos sempre nas épocas de feriados prolongados. Há também projetos de capacitação de professores de 1ª a 4ª série para que façam abordagem do assunto com os alunos”, explicou.
Segundo o Artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro, 95% da arrecadação com multas deve ser aplicadas em sinalização, engenharia de tráfego, policiamento, fiscalização e educação.
Os 5% restantes devem ir para o Fundo Nacional para Segurança e Educação de Trânsito (Funset). No ano passado foram gastos R$ 14 milhões em propagandas de televisão e rádio.
JORNAL O DIA, RIO DE JANEIRO
_______________________
