O som é alimentado por 3 fios:
-12v pós chave = o que alimenta de verdade o aparelho
-12v direto = apenas para memória e relógio do aparelho
-negativo
Vc tem que ligar no 12v que seria do pós chave. Normalmente os instaladores colocam no 12v direto pra pode ligar o som com o carro desligado. Estando seu aparelho funcionando com o carro desligado tb, ai precisa fazer um teste. Se seu cd tiver iluminação qd vc tira a frente (algum led piscando, por exemplo) dá pra fazer um teste simples. Vc vai ter 2 fios unidos na saida do seu cd ligados no positivo que vem da bateria. Eliminando 1 desses fios, o seu aparelho vai ter a luz piscando mas não vai ligar, esse é o fio que vc tem que fazer a ligação, ok? Tem que estar a luz piscando e o aparelho não ligar, pq vc pode tirar o outro fio e o aparelho não ligar mais a luz tb não piscar, daí não serve. Sacou?
[DÚVIDA] - Como desligar o SOM e APAGAR os faróis no alarme?
- LEO.UFF (Kreator)
- :: Piquet ::
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
-
- :: Classic ::
- Contato:
kreator escreveu:Tem que tomar cuidado com a bitola do fio, pq vc vai jogar o fio roxo em um novo rele (não é o rele que vc já tem de 100w) Esse rele vai alimentar todo o controle do farol no painel, mesmo vc tendo o seu farol de 100w ligado em outro rele, esse controle alimenta as lanternas tb, então coloca na saida do do rele um fio com a mesma bitola do fio que vc vai eliminar no controle. Lembrando que o fio que vc vai puxar da bateria tem que ter a mesma bitola tb.
Isso pra cada circuito, ok? No circuito do farol e no circuito do som.
Eu tou quase desistindo da idéia de por esse relê e colocar somente o de aviso sonoro mesmo. O do som é mais fácil mas, dos fárois e lanternas tá meio complicado.
Eu instalei meu vidro-elétrico, alarme e travas puxando um fio mais grosso direto da bateria. Os de saída do relê são de bitola normal igual ao do alarme. Para os vidros coloquei um relê para pós-chave e as travas e alarme deixei direto. Coloquei um fusível com porta-fusível na saída da bateria.
Eu acho que o relê para desligar o farol e lanternas quando for acionado o alarme deverá ser ligado na chave do botão de farol mesmo e daí tem que saber qual o fio ligar.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.
Classic 2009/2010 VHC E Preto
PELO SPORT, TUDO!!!
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.
PELO SPORT, TUDO!!!
-
- Contato:
O meu som pode ser ligado sem pós-chave.kreator escreveu:O som é alimentado por 3 fios:
-12v pós chave = o que alimenta de verdade o aparelho
-12v direto = apenas para memória e relógio do aparelho
-negativo
Vc tem que ligar no 12v que seria do pós chave. Normalmente os instaladores colocam no 12v direto pra pode ligar o som com o carro desligado. Estando seu aparelho funcionando com o carro desligado tb, ai precisa fazer um teste. Se seu cd tiver iluminação qd vc tira a frente (algum led piscando, por exemplo) dá pra fazer um teste simples. Vc vai ter 2 fios unidos na saida do seu cd ligados no positivo que vem da bateria. Eliminando 1 desses fios, o seu aparelho vai ter a luz piscando mas não vai ligar, esse é o fio que vc tem que fazer a ligação, ok? Tem que estar a luz piscando e o aparelho não ligar, pq vc pode tirar o outro fio e o aparelho não ligar mais a luz tb não piscar, daí não serve. Sacou?
Mas com esse fio dá para desligar o aparelho quando ativar o alarme e ligar o aparelho quando desativar o alarme?
Acho que somente vou ligar o relê do som mesmo por enquanto. Depois vejo que que se faz com relação aos fárois e lanternas.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
PELO SPORT, TUDO!!!
PELO SPORT, TUDO!!!
-
- Contato:
kreator escreveu:Tem que tomar cuidado com a bitola do fio, pq vc vai jogar o fio roxo em um novo rele (não é o rele que vc já tem de 100w) Esse rele vai alimentar todo o controle do farol no painel, mesmo vc tendo o seu farol de 100w ligado em outro rele, esse controle alimenta as lanternas tb, então coloca na saida do do rele um fio com a mesma bitola do fio que vc vai eliminar no controle. Lembrando que o fio que vc vai puxar da bateria tem que ter a mesma bitola tb.
Dá para colocar uma bitola mais grossa e por um porta-fusível com fusível de baixa amperagem?
Eu coloquei um fio grosso direto da bateria para ligar o alarme + vidros-elétricos + trava com um fusível de 30A com porta-fusível para proteger em caso de curto.
Esse fio entra no carro e alimenta o trio-elétrico. Desse fio coloquei um relê somente para os vidros funcionarem com o pós-chave. O alarme e as travas funcionam direto no +12V. Como tem um fusível para proteção la na saída da bateria, não tem problemas com relação a bitola, correto? Só teria problemas se fosse um fio mais fino.
PELO SPORT, TUDO!!!
PELO SPORT, TUDO!!!
- LEO.UFF (Kreator)
É como eu te falei, o 12v que vc tem que "matar" e ligar na saída do relê é o fio que alimenta o controle dos farois no painel, independente do seu rele de farol. Não é dificil achar, deve ser o fio mais grosso que vai naquele soquete do botão. Procurando um 12v direto por ali fica fácil. Vc pode cortar ele mesmo, e usar ligar o relê ali mesmo. Só fica faltando ligar o fio negativo e o fio rx, mas pode colocar tudo por ali perto da caixa de fusiveis, não precisaria nem puxar outro 12v. Entendeu? Vou fazer um desenho mais tarde e coloco pra vc ver.2Pac escreveu:kreator escreveu:Tem que tomar cuidado com a bitola do fio, pq vc vai jogar o fio roxo em um novo rele (não é o rele que vc já tem de 100w) Esse rele vai alimentar todo o controle do farol no painel, mesmo vc tendo o seu farol de 100w ligado em outro rele, esse controle alimenta as lanternas tb, então coloca na saida do do rele um fio com a mesma bitola do fio que vc vai eliminar no controle. Lembrando que o fio que vc vai puxar da bateria tem que ter a mesma bitola tb.
Eu tou quase desistindo da idéia de por esse relê e colocar somente o de aviso sonoro mesmo. O do som é mais fácil mas, dos fárois e lanternas tá meio complicado.
Eu instalei meu vidro-elétrico, alarme e travas puxando um fio mais grosso direto da bateria. Os de saída do relê são de bitola normal igual ao do alarme. Para os vidros coloquei um relê para pós-chave e as travas e alarme deixei direto. Coloquei um fusível com porta-fusível na saída da bateria.
Eu acho que o relê para desligar o farol e lanternas quando for acionado o alarme deverá ser ligado na chave do botão de farol mesmo e daí tem que saber qual o fio ligar.
-
- Contato:
O meu relê duplo fica no cofre do motor mesmo e um fio direto da bateria que o alimente. Do resto é a mesma coisa de como se tivesse sem ele, pois, os fios do alto e baixo entrada + saida são ligados no próprio relê então, só me interessa saber como fazer a ligação no botão principal dos fárois.
O relê eu vou ligar perto do botão mesmo. Já tenho relê demais instalado em meu corsa. Um para dois para vidro-elétrico, um que alimenta o vidro e outro do temporizador do módulo, um do farol de neblina, outro do farol de milha. Eu poderia eliminar um do farol de milha, pois, coloquei outro relê duplo no cofre do motor para instalar lâmpadas de 100w nos milhas mas, para abrir tudo por ali em baixo e desfazer todas as ligações, preferi deixar como que tá e deixar um relê sem muita utilidade. São quatro relês extras próximos da caixa de fusíveis.
mas também, coloquei fusíveis em todos os relês. Não puxei da caixa de fúsiveis para aproveitar como muitos fazem. Coloquei os relês e para cada um um porta fusível com fusíveis de minima amperagem possivel.
E ainda vou colocar o do som e do farol.
Vou aguardar esse esquema da ligação no botão principal do farol.
O relê eu vou ligar perto do botão mesmo. Já tenho relê demais instalado em meu corsa. Um para dois para vidro-elétrico, um que alimenta o vidro e outro do temporizador do módulo, um do farol de neblina, outro do farol de milha. Eu poderia eliminar um do farol de milha, pois, coloquei outro relê duplo no cofre do motor para instalar lâmpadas de 100w nos milhas mas, para abrir tudo por ali em baixo e desfazer todas as ligações, preferi deixar como que tá e deixar um relê sem muita utilidade. São quatro relês extras próximos da caixa de fusíveis.
mas também, coloquei fusíveis em todos os relês. Não puxei da caixa de fúsiveis para aproveitar como muitos fazem. Coloquei os relês e para cada um um porta fusível com fusíveis de minima amperagem possivel.
PELO SPORT, TUDO!!!
PELO SPORT, TUDO!!!
- LEO.UFF (Kreator)
Bem, vc puxou um fio da bateria pra alimentar o seu trio. Vc tem que pegar o somatório da corrente do trio e adequar um fio praquela corrente. Se vc tem um fio grosso, e entra num porta fusivel de fio fino ou que sua caixa plastica não suporte muita corrente, dai tá errado. Sua dimensão ficou igual à que eu fiz, só que eu coloquei independente.2Pac escreveu:kreator escreveu:Tem que tomar cuidado com a bitola do fio, pq vc vai jogar o fio roxo em um novo rele (não é o rele que vc já tem de 100w) Esse rele vai alimentar todo o controle do farol no painel, mesmo vc tendo o seu farol de 100w ligado em outro rele, esse controle alimenta as lanternas tb, então coloca na saida do do rele um fio com a mesma bitola do fio que vc vai eliminar no controle. Lembrando que o fio que vc vai puxar da bateria tem que ter a mesma bitola tb.
Dá para colocar uma bitola mais grossa e por um porta-fusível com fusível de baixa amperagem?
Eu coloquei um fio grosso direto da bateria para ligar o alarme + vidros-elétricos + trava com um fusível de 30A com porta-fusível para proteger em caso de curto.
Esse fio entra no carro e alimenta o trio-elétrico. Desse fio coloquei um relê somente para os vidros funcionarem com o pós-chave. O alarme e as travas funcionam direto no +12V. Como tem um fusível para proteção la na saída da bateria, não tem problemas com relação a bitola, correto? Só teria problemas se fosse um fio mais fino.
O meu eu fiz assim:
1-peguei o positivo do ar condicionado (30A) e liguei no vidro elétrico+modulo com fusivel de 20A. O consumo do vidro é de 15A, logo no fio de 30A original eu estaria jogando 45A (se ligar o ar), mas pq não torra tudo? Qd o ar tá ligado eu não fico abrindo e fechando os vidros. Esse consumo de 15A do vidro é em caso de uso extremo e contínuo nos 2 vidros, e qd eu tô no ar eu só uso o vidro ocasionalmente, não ocorrendo excesso de temperatura nos fios pela alta corrente.
2-peguei o positivo do plug do farol (que alimenta o controle todo) e liguei num fusivel de 10A pra trava + alarme. Nesse , não deu problema de sobrecarga no fio original pq o pico do consumo do alarme se dá qd o alarme dispara, e pra dar sobrecarga, teria que o alarme disparar, os farois alto e baixo estarem aceso e a luz interna acesa. Muita azar isso acontecer.
Se vc puxou um fio direto e fez as ligações, ficou beleza, mas tem que ver se a bitola que vc utilizou aguenta esses 30A de pico. Vou fazer um esqueminha pra vc ver que dá pra ligar na boa os 2 reles sem muito esforço. É pq agora eu não lembro qual o fio 12v que alimenta o controle dos farois, teria que tirar o plug pra descobrir.
- LEO.UFF (Kreator)
Uma última pergunta, depois eu coloco o esquema certinho.2Pac escreveu:O meu relê duplo fica no cofre do motor mesmo e um fio direto da bateria que o alimente. Do resto é a mesma coisa de como se tivesse sem ele, pois, os fios do alto e baixo entrada + saida são ligados no próprio relê então, só me interessa saber como fazer a ligação no botão principal dos fárois.
Pq vc colocou um rele no vidro? (não to falando do temporizador)
-
- :: Moderador ::
O relê p/ o som vc tem que perguntar p/ o vendedor um Relê que tenha 3 pinos sendo eles, o 1º sempre positivo, e o 2º que é acionado quando o 3º tb for... ele é o mesmo relê que utilizam pra instalar + de um módulo (som) no mesmo carro, eles vao saber quando vc pedir...marra escreveu:tu é o cara velho hahaha ta entao no caso pra desligar o som qdo ativa o alarme eu compro aqueles reles de lampada de 100watts mesmo? q vendem no ML?? ta e pra desligar os faróis qdo aciona o alarme é com o mesmo rele?? minhas lampadas sao 55w normal...MatheusM escreveu:É o mesmo rele das lampadas de 100W, o rele funciona da seguinte forma:
Possui 3 fios:
31A: Positivo da Bateria
32B: Positivo do que você quer LIGAR
33C: Positivo do alarme
funcionaria assim:
quando 33C tiver contato +12v (alarme desligado ou chave da ignição ligada que foi o que fiz no meu para o som) ele vai deixar passar a corrente de 31A para 32B.
Simples, e cada relê tem uma resistencia, para o farol teria que ser um relê de até 200W ( para os 2 faróis) e para o som teria que ser um outro relê, nao pode por o mesmo se não você pode comprometer a fiação do som ou do farol...
tens como explicar ai como eu faço as ligacoes? eh q nao manjo.... se puder fazer um "mini tutorial" eu agradeço!!!
falo abraço
O do alarme tem que ser um relê meio inverso, o 2º pino corta a energia quando o 3º é energizado.. Se vc fosse utilizar o farol p/ acender somente quando a chave tiver ligada vc usaria o mesmo relê do som
-
- :: Moderador ::
Rapaz no lugar do porta-fuzível bota logo um disjuntor igual de casakreator escreveu:Bem, vc puxou um fio da bateria pra alimentar o seu trio. Vc tem que pegar o somatório da corrente do trio e adequar um fio praquela corrente. Se vc tem um fio grosso, e entra num porta fusivel de fio fino ou que sua caixa plastica não suporte muita corrente, dai tá errado. Sua dimensão ficou igual à que eu fiz, só que eu coloquei independente.2Pac escreveu:kreator escreveu:Tem que tomar cuidado com a bitola do fio, pq vc vai jogar o fio roxo em um novo rele (não é o rele que vc já tem de 100w) Esse rele vai alimentar todo o controle do farol no painel, mesmo vc tendo o seu farol de 100w ligado em outro rele, esse controle alimenta as lanternas tb, então coloca na saida do do rele um fio com a mesma bitola do fio que vc vai eliminar no controle. Lembrando que o fio que vc vai puxar da bateria tem que ter a mesma bitola tb.

-