[DÚVIDA] - Como é o Funcionamento do Relé?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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Weco
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[DÚVIDA] - Como é o Funcionamento do Relé?

Mensagem por Weco »

Galera, boa tarde...
Sempre ouço falar que lampada de 100w, ligar farol alto junto com baixo(no caso de farol duplo) e outras coisas mais precisa de relé...mas eu gostaria de saber o que realmente o relé faz, tipo, eu vi que ele é composto de uma barra bimetalica e que qnd a corrente aumenta essa barra abre o circuito e tal...mas se eu colocar uma lampada de 100w e a corrente aumentar, ela vai apagar o farol??? se alguem ai puder me esclarecer melhor eu ficaria muito grato...
abraços
DML
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Mensagem por DML »

Eu instalei fárois duplos em meu corsa usando relê duplo bergson.

Com o relê duplo e um diodo retificador consegui fazer o alto acender juntamento com o baixo.

Gastei R$25,00 do relê duplo + R$0,20 do diodo.

Informações técnicas de como o relê duplo funciona internamente eu não tenho mas, recomendo o seu uso para fazer esse tipo de ligação. Outra coisa é não usar lâmpadas de 100w nesse tipo de farol, pois, eles não aguentam a temperatura.

Tou usando lâmpadas Blue Vision por enquanto neles. Final de ano eu troco para Crystal Vision.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
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Mensagem por renattoms »

A função de um rele aux é a mesma de uma bobina de campo! atravez de indução eletrica ela fecha contato e libera um sistema que e possivel uma carga em amperes mais alta do que as normalmente suportadas pelos botões!
Fiz uma ligação no meu corsa para acender o farol baixo junto com o alto! utilizei um rele normal! e fiz a ligação no proprio comando! vou desenha-lo e se quizer mando por email para vc
Weco
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Mensagem por Weco »

Mas tipo assim, como é q o relé protege a fiaçao do carro??? Ele abre contato qnd a corrente atinge seu limite???
É meio q uma dúvida didática msm...mas valew galera
abraços
DML
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Mensagem por DML »

weco escreveu:Mas tipo assim, como é q o relé protege a fiaçao do carro??? Ele abre contato qnd a corrente atinge seu limite???
É meio q uma dúvida didática msm...mas valew galera
abraços

O relê protege é o btão e a chave de seta não os fios. Para proteger os fios somente trocando mesmo eu acredito.

Agora eu acredito que se o relê passar da amperagem dele, ele deve queimar ou desarmar. Tem alguns relê que vem com fusível interno ou externo também. Se o relê não possuir fusível interno ou externo, deve-se colocar um pora-fusível com fusível de 30A.
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Mensagem por DML »

Eu mesmo comprei o relê duplo com fusíveis externos de 30A cada um. Caso de algum curto ou a amperagem passe do limite do fusível, ele queima e não danifica o relê e nem a fiação.
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Mensagem por GabrielD »

esse lance q vcs falam de farol duplo eh apenas para o corsa modelo antigo?

entendi o topico mas fiquei perdido nisso... hehehe
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Mensagem por GabrielD »

GabrielD escreveu:esse lance q vcs falam de farol duplo eh apenas para o corsa modelo antigo?

entendi o topico mas fiquei perdido nisso... hehehe
Putz desculpa gente.... realmente tava perdido mas agorinha mesmo fui para outro topico q era exatamente a minha pergunta... :?

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=15578

Mal e Abraços, por isso adoro esse forum sabemos tudo de q temos curiosidade sobre os corsinhas.... hehehe
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Mensagem por ide_pc »

Galera, vcs tão confundindo relê com disjuntor (estes que se usa nos relógios de luz das casas). O relê é um dispositivo que é usado para acionamento ou proteção de um interruptor ou circuito no qual a carga não pode ser muito grande. Funciona assim: existe em seu interior uma bobina de fio bem fininho (quanto mais fino, maie econômico ele é). Como vcs devem saber, uma bobina de fio vira um imã quando por ela passa uma corrente eletrica. Então o rele nada mais é do que uma bobina puxando um ferrinho, no qual está ligado um fio. Este ferrinho tem um contato eletrico, que faz a ligação a outros dois contatos, isto é, quando a bobina está desligada ele liga no contato de cima (normalmente fechado, é o termo técnico), quando a bobina é energizada, o ferrinho é atraído para ela e então a ligação se dá no contato de baixo (ou normalmente aberto). Num rele temos no mínimo quatro contatos, dois para ligar a bobina e dois para a ligação do circuito a ser alimentado (um no "ferrinho" e outro no contato). Quando o rele é de dois estados (normalmente fechado e normalmente aberto) ele tem 5 saídas.
A ligação de um relê para os faróis deve ser feita da seguinte forma: o fio que vem da chave do farol alimenta a bobina do relê (liga a um pino dela) o outro vai ao terra (negativo). Deve ser puxado então outra alimentação diretamente da bateria, (claro que com um fusivel de proteção) através de um fio mais grosso, que vai ser ligado ao pino comum (o do "ferrinho) e o outro pino (saída normalmente aberta) vai ligado aos faróis) Existem nas casas de acessórios para carro, relês apropriados para o que vcs querem, com dois reles juntos (um para o farol alto e outro para o baixo), com capacidade para 30 amperes, carcaça metálica, etc. Mais uma vez recomendo: Se vcs não tem conhecimento, não se metam a fazer adaptações na instalação eletrica do carro, a não ser que o seu pai seja dono da seguradora, pois pode provocar incêndio ou danos irreparáveis. Levem a alguém que entende. É melhor pagar um pouco mais e ter um bom serviço do que estar sujeito a riscos (vai que dá um "curto"e vocês vão ter que sair "compridos"de dentro do carro) :o
Weco
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Mensagem por Weco »

Agora eu saquei...valew aew pelas informaçoes...
abraços
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