Como agir em uma abordagem policial

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JotaMarcelo
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Como agir em uma abordagem policial

Mensagem por JotaMarcelo »

Caros Corseiros

Visando informar e orientar nossos membros, esse tópico explica como deve ser o procedimento correto em caso de abordagem policial.

Sua elaboração contou com a colaboração com o 1º Tenente Jorge, da Força Tática – PM-SP, e as orientações visam evitar “confusões” e minimizar conflitos, entre os policiais e os condutores dos veículos. Vamos a elas:

1 – Modalidades de Abordagem:

As abordagens a veículos e condutores podem ser de 03 maneiras:
- preventivas ou averiguações
- ostensivas
- blitz ou “comandos”

1.1 – Preventivas: é realizada uma abordagem em veículo para orientação do condutor que deve ser motivada por alguma manobra ousada, características alteradas do veículo e outras irregularidades. São conferidos os documentos do veículo e condutor. Geralmente não duram mais que 5min. e não geram nenhuma autuação;
1.2 – Ostensivas: quando as características do veículo são semelhantes a informações fornecidas pelo COPON, como veículo que participou de algum crime ou em alguma atividade suspeita, a autoridade policial aborda o veículo e os passageiros do mesmo de arma em punho, seguindo as Normas de Abordagem da PM. A colaboração dos passageiros, sendo educados e não fazendo movimentos bruscos é essencial para o bom andamento deste tipo de abordagem;
1.3 – Blitz ou “comandos”: de acordo com estudos e informações obtidas junto ao DETRAN da cidade, são realizadas inspeções por triagem em determinado local, que existam ocorrências. Tiroteios, rachas ou pegas, assaltos e infrações rotineiras a ordem pública são os fatos que colaboram para a realização da inspeção em determinado local. Neste tipo de abordagem são checados itens de segurança, documentação, condições gerais de rodagem e diversos outros itens. Duram entre 05 e 25min as averiguações. A autoridade policial está orientada a autuar todos os condutores/veículo que não se enquadrem na legislação vigente.


2 – Procedimentos do Condutor/Passageiros do veículo:

Os procedimentos de conduta e educação são um dos fatores mais importantes em uma abordagem: tanto do condutor, como da autoridade policial. Como estamos dirigindo o artigo aos condutores, vamos a eles:

2.1 – Agir com calma: ao ser abordado, mantenha a calma. A autoridade policial está fazendo seu serviço e você está cumprindo seu dever como cidadão;
2.2 – Ser educado: colaborar com os policiais, ser educado e cortês é fundamental. Além de ser muito mais rápido, evita diversas autuações e minimiza as que podem ser conferidas;
2.3 – Não interferir no trabalho do policial: se não foi perguntado, não responda. Não informa nada sobre o veículo antes que seja questionado. Não dê sua opinião. Caso tenha divergência em alguma autuação, espere. Todas autuações são passiveis de questionamentos e apelações, mais tudo no devido momento;
2.4 – Fale a verdade: em 90% dos casos dos casos de abordagem com veículos alterados (rebaixados, preparados, “filmados”), desde que não estejam participando de corridas ilegais e tenham documentos em dia (veículo e condutor), não são lavradas autuações. Apenas orientação para regularizar e veículo;
2.5 – Não ofereça propina/suborno. Além de ser prática ilegal, pode gerar prisão em flagrante. Caso a autoridade policial “sugira uma caixinha”, negue e se dirija a uma Delegacia de Polícia, lavrando Boletim de Ocorrência sobre o fato.

3 – Policia Militar e Código Nacional de Trânsito

Os agentes policiais são obrigados por Lei a cumprirem e regularem o cumprimento do CNT. Em nossa vivência prática, percebemos diversos “conflitos” na estruturação do CNT e, como é meu caso, não concordamos com diversos itens. Porém somos obrigados a utiliza-lo e faze-lo cumprir.

Admiro os carros preparados e sei que, em sua infinita maioria, são seguros e bem cuidados. A autuação é algo inerente a minha vontade e quando posso apenas oriento o condutor a regularizar o veículo.

A colaboração entre os policiais e a sociedade é fundamental para o bom funcionamento de ambos. A Polícia Militar está mudando e para melhor. Contamos com a colaboração de todos os aficionados por Carros no desempenho de nossas funções.

1º Tenente Jorge – Força Tática – PMSP
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)
Trancado

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