Bom dia pessoal, tou com um problema e ja dei muitas voltas á cabeça e nao consigo resolver o problema. O problema é o seguinte... um tubo do circuito da agua rebentou por estar velho e largou agua, o carro aqueceu demais. Nao fiquei com problemas na junta da cabeça do motor, nao esta a babar oleo portanto esta normal. O problema é que depois de por um tubo novo, tive que voltar a enxer o circuito de agua. Entretanto ao enxer o cicuito havia agua a cair no chão. Procurei.. procurei.. e era a bomba de água.. entao mudei a bomba de agua (só tinha 2 meses de uso..)
Mudei a bomba e pensava que tudo ja estava resolvido.. MAS NAO!!!
Eu encho o circuito de agua mas o carro aquece em 4 ou 5 minutos.. Para cima dos 100.. e tenho que desligar o carro para nao danificar mais nada.. A ventoinha nao dispara aos 100 como antes e agora aqui em portugal ja esta mais calor, entao nao ajuda nada. Pensei que fosse AR preso dentro do sistema entao tirei toda a agua (ou quase toda.. nao da para tirar toda) e voltei a enxer.. dei o mesmo problema.
O meu carro é um Corsa B 1.4 Si (82cv) de fins de 1993. Bomba de água nova.. tubos sem fugas, tudo bem apertado.. Enfim, nao sei que mais fazer. Nunca vou ao mecanico mas acho que desta vez nao me consigo esquivar...
Ha alguma maneira propria de enxer o circuito para nao ter ar ?? Com ar no circuito a valvula nao dispara aos 100.. Isto se a valvula estiver boa ainda. Nao sei se esta boa a valvula com tantos aquecimentos.. Ha maneira de verificar a ventoinha tambem ??
Toda a ajuda é bem vinda para resolver este pequeno problema!
Obrigado desde já.
[DÚVIDA] - Aquecimento em excesso! O que fazer?
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[DÚVIDA] - Aquecimento em excesso! O que fazer?
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E ae rapaz!
Bom, vamos lá...
-Ar no sistema - Faça o seguinte, acerta o nivel de agua com o carro desligado e deixe a tampa do reservatório ABERTA... Agora dê a partida... Durante alguns minutos se existir ar no sistema você vai escutar no reservatório elas saindo....FIQUE DE OLHO no nível de agua, pois se tiver, e acredito que tenha ela vai abaixar, aí você acrescente com o carro ligado....
-Valvula Termostática - Eu tive dor de cabeça já com essa valvula, infelizmente eu não posso te dizer oque deve ser feito para verificar seu perfeito funcionamento, mas posso te dizer que se ela estiver enroscada, e estiver fechada, certamente o carro vai esquentar muito rapidamente e não vai ter ventuinha que consiga abaixar a temperatura.... Eu recomendaria você trocar ela... Até porque ela é barata e você já está com uma boa parte do sistema novo......
NÃO ESQUEÇA DE ADICIONAR ADITIVO HEIN!
Sobre a ventuinha eu tenho duvidas e prefiro não comentar.... Mas tente verificar se ela não está enroscada, se os fios estão devidamente conectados, se o rele e/ou fusivel estão funcionando, se a cebola está ok e se os fios estão devidamente conectados......
Beleza? Espero ter ajudado....
Falows rapaz e boa sorte com o corsinha... Depois posto resultados...
Bom, vamos lá...
-Ar no sistema - Faça o seguinte, acerta o nivel de agua com o carro desligado e deixe a tampa do reservatório ABERTA... Agora dê a partida... Durante alguns minutos se existir ar no sistema você vai escutar no reservatório elas saindo....FIQUE DE OLHO no nível de agua, pois se tiver, e acredito que tenha ela vai abaixar, aí você acrescente com o carro ligado....
-Valvula Termostática - Eu tive dor de cabeça já com essa valvula, infelizmente eu não posso te dizer oque deve ser feito para verificar seu perfeito funcionamento, mas posso te dizer que se ela estiver enroscada, e estiver fechada, certamente o carro vai esquentar muito rapidamente e não vai ter ventuinha que consiga abaixar a temperatura.... Eu recomendaria você trocar ela... Até porque ela é barata e você já está com uma boa parte do sistema novo......
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Sobre a ventuinha eu tenho duvidas e prefiro não comentar.... Mas tente verificar se ela não está enroscada, se os fios estão devidamente conectados, se o rele e/ou fusivel estão funcionando, se a cebola está ok e se os fios estão devidamente conectados......
Beleza? Espero ter ajudado....
Falows rapaz e boa sorte com o corsinha... Depois posto resultados...
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RESOLVIDO .. a culpa era do termostato. Comprei uma nova (nao é muito caro..) montei e ficou impecavel !! já nem passa dos 90 graus !!
A valvula esta porreira mas disseram-me que nem era preciso ter posto valvula, mais valia andar sem valvula.. Mas nao faz mal, ela nao foi cara de qualquer maneira...
Obrigado pela ajuda!!
Ja tive a ler mais post sobre aquecimento e pelos vistos vai tudo dar ao termostato... o termostato do corsa dá problemas.
Abraço ao forum!! O forum é impecavel!!!
A valvula esta porreira mas disseram-me que nem era preciso ter posto valvula, mais valia andar sem valvula.. Mas nao faz mal, ela nao foi cara de qualquer maneira...
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Ja tive a ler mais post sobre aquecimento e pelos vistos vai tudo dar ao termostato... o termostato do corsa dá problemas.
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Não é aconselhavela andar sem a valvula não, a valvula é justamente pra que o motor alcance a sua temperatura de trabalho masi rapidamente. Todos sabemos que motor frio é igual Á óleo mais espesso, portanto é claro que andar sem valvula vai fazer o motor esquentar também, só que vai demorar mais,. Pra quem só anda 100% em cidade no para e anda das ruas, buracos e lombadas, engarrafamentos etc... a válvula realmente não faz falta mesmo. Só que deve-se lembrar que o Corsa já sofre com o problema da facilidade de se formar borras de óleo nos dutos do motor prejudicando ainda mais a má engenharia de se fabricar um cabeçote sem roletes nos balançins fazendo o comando bater diretamente sobre os balançins, e por isso é importante a lubrificação. Entaõ por vias das dúvidas deixe a válvula termostatica no lugar. !!LeNnOxLeWiS escreveu:RESOLVIDO .. a culpa era do termostato. Comprei uma nova (nao é muito caro..) montei e ficou impecavel !! já nem passa dos 90 graus !!
A valvula esta porreira mas disseram-me que nem era preciso ter posto valvula, mais valia andar sem valvula.. Mas nao faz mal, ela nao foi cara de qualquer maneira...
Obrigado pela ajuda!!
Ja tive a ler mais post sobre aquecimento e pelos vistos vai tudo dar ao termostato... o termostato do corsa dá problemas.
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Sobre o termostato "cebolão ou interrupitor termostático aqui no Brasil". Realmente com um tempo é bom se trocar PQ parece que com os anos ele vai ficando mais resistente fazendo o ventilador armar até mesmo depois dos 100ºC.
CORSA 1.0. É "MIL" MAS É "MEU". !! !! !!
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obrigado pela explicaçao, realmente eu n estava a perceber a função do termostato bem.. tem logica, ele aquece ate aos 92 neste caso.
obrigado, excelente post!
obrigado, excelente post!
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ai galera to chegando hj e já me indentifiquei com o problema de arrefecimento o meu corsa99 tá dando esse problema tb já tirei a valvula e o mecanico disse q ela tava boa mais ele demora a esquentar quando ando rapido apos a partida e parado ele trabalha perto dos 100 graus vcs podem me dar alguma dica será melhor trocar a valvula termostática?obrigado e abraços a todos!!!!
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a valvula fica do lado esquerdo do motor onde esta um tubo que dá para o radiador. esta dentro de um tubo de metal que esta ligado por uma braçadeira ao tubo de plastico que da para o radiador.
Corsa B 1.6 T
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gentee me ajudaa, meu corsa ano 95, esta aquecendo mto rapido... mais isso ocorre mais qndo fico em congestionamento.. esses dias se eu não tivesse parado nem seii o q poderia acontecer... a aguaa ferviaa.. detalhee não passeiii nem 15 minutos no congestionamentoo :(
o ventilador tbm não esta disparando! o que devoo fazerrr?[/i]
o ventilador tbm não esta disparando! o que devoo fazerrr?[/i]
Tenha Fé nas pequenas coisas, pois é nelas que a sua força reside.
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Cuidado com esse negócio de tirar a vàlvula termostática do corsa. O cara da autorizada me explicou que uma das funções dela é controlar a entrada de água no motor, pois, assim a água que sai quente dele tem tempo de resfriar dentro do radiador atravéz da ventoinha, assim que o motor esquenta noVAMENTE A VÁLVULA LIBERA A AGUA QUE ESFRIOU NO RAIADOR e resfria novamente o motor, sai quente vai pro radiador e assim sucessivamente. Como o problema do meu carro parece que era a ventoinha que estava cansada, isto é, com as RPM comprometidas, quando eu tirei a válvula e troquei a ventoinha a mesma não deu conta do recado, pois, não conseguia resfriar a agua que não parava no radiador e circulava pelo sistema fervendo. Quando eu coloquei a válvula o carro voltou a resfriar normalmente novamente. Assim eu espro né, vamos ver nos testes. A, e um bom aditivo não pode faltar, pois, parece que ele ajuda no funcionamento da termostática.
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