[DÚVIDA] - É possível fazer a transformação para VHC?

PUBLICIDADE
Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: SemControle, andre pirituba, Organizadores do Fórum

Responder
brunitho
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brunitho »

segue as imagens do que comprei na epoca para fazer a adaptação:

tampa cabeçote, comando de valvulas
Imagem

balancins roletados, e cabeçote
Imagem

bloco onde esta quebrou
Imagem

tenho uma foto do motor montado ja no carro mais breve estarei postando [/img]

TUDO BEM QUE SEJA WIND, MAIS EH COMPLETO.....
PUBLICIDADE
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

fumaca qnd liga é provavel ser retentor de valvula, agora a TBI cheia de oleo, confere os respiros do carter, q sao ligados a TBI se tiver soltando muita fumaca, ta com anel zuado ou alinhado, ai essa fumaca na TBI se é muita volta a ser oleo, fica queimando qnd vc anda e nao nota, mas qnd liga o carro parado vc nova....
se for isso qnd quente fumaca bem mais e é facil mente notado, qnd frio vc quase nao percebe a fumaca pelos respiros

Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
PUBLICIDADE
brunitho
:: Wind ::

Mensagem por brunitho »

cara eu estou desconfiado de que seja o oleo do que entra no TBI que vem do cabeçote, pois só fumaça quando dou partida depois para, esses dias tirei o coletor de ADM, e tava todo encharcado de oleo por dentro

TUDO BEM QUE SEJA WIND, MAIS EH COMPLETO.....
PUBLICIDADE
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

brunitho escreveu:cara eu estou desconfiado de que seja o oleo do que entra no TBI que vem do cabeçote, pois só fumaça quando dou partida depois para, esses dias tirei o coletor de ADM, e tava todo encharcado de oleo por dentro
pode ter certeza entao q é anel dos pistoes, ou alinhou ou deu zica mesmo.....
por esses respiros, q tem na tampa de valvula ligados ao TBI q sao os respiros do carter q esta subindo muita fumaca, principalmente qnd quente...mas como ja é aspirado pelo motor vc nao ve a fumaca na frente, e nao ve muito la atras, pq queima isso misturado, o q nao queima volta ao estado "liquido" e foi o q vc viu....qnd a fumaca dos respiros é normal, simplesmente meleja tudo ali na admissao e o pó q tem no ar admitido comeca a colar nesse oleo e cria akelas carbonizacoes......

isola a entrada da TBI e deixa a mangueira grossa da tampa de valvula solta e anda, qnd tiver bem quente o motor, vai la e confere se nao ta saido fumaca dessa mangueira

Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
PUBLICIDADE
Ulisses®
:: Premium ::
Contato:

Gostaria de respostas e opiniões dos amigos.

Mensagem por Ulisses® »

brunitho escreveu:CHEGA UM MALUCO QUE MUDA DE MPFI PARA VHC!

Bom inicialmente mudei meu mpfi para vhc, vou relatar e ao mesmo tempo pedir ajuda!

Tudo iniciou com o meu corsa mpfi 98 que tava muito fraco, até chevette Jr andava mais, tava muito fraco, mandei ver e o mesmo estava com comando de valvulas no osso, bem como balancins muito desgastados, levei para oficina e mandei abrir o motor, para minha surpresa o motor com 300.000 km rodados ainda estava STD, mais cabeçote precisava de retifica pistões novos e um risco no virabrequim que iria mudar toda medida do motor para 0,25, fiz orçamento de tudo novo e ficou só de peças 2.100 mangos, fora retifica e mecanico.

Pensei em fechar o motor e vender, mais meu corsinha apesar de 98 2 portas é completo, e fui dar uma garimpada em motor de carros PT, quando achei um motor de um VHC FLEX 2008 com bloco rachado devido uma batida, o cara me vendeu o motor por 500 mangos, bom o cabeçote zero com balancin roletado, muito novo mesmo pistoes novos bem como virabrequim tudo zerado, motor só usava oleo sintético e aparenemente rodado menos de 20.000 km

Ai veio a duvida vai servir os pistões e cabeçote? Só montando para saber, mais antes mandei tudo para retifica tirar medidas e para minha surpresa a unica diferença do vhc para o mpfi são os pistões, e bielas muitooo pouca coisa e o cabeçote do vhc, mais virabrequim e bloco são os mesmos não existe diferença.

Mandei montar o motor usando só o meu blco do mpfi, pistões vhc, biela vhc, cabeçote completo vhc, virabrequim também do vhc!

Lembrando que o sistema de Admissão como coletor bicos e injeção são os originais do mpfi, não teve qualquer falha ao funcionar ficou muito bom, rodei 1500 km com um motor que chegava a andar mais que um vhc original ( usando gasolina ) com alcool notei que não compensa fica muito gastão e da trabalho para pegar de vez em quando.

PROBLEMA:

Aparentemente com 1500km o carro começou a fumaçar, de pouco em pouco, mais s[o quando dava partida, fui tentar ver o que é, vi que esta entrando muito, mais muito oleo mesmo no TBI, não sei se é por isso que esta fumaçando.

Alguem pode me dar uma dica?

Fora isso a adaptação é perfeita carro fica outro tem mais força, responde mais rápido e não mudou consumo.

Cara, seu post veio a calhar pra mim.

Tenho um Classic 2005/2006 1.0 original a àlcool com 64 cv que está com o motor aberto.

Não vou entrar nos detalhes do preço pra fazer isso porque o carro fundiu devido a uma falha única e exclusiva do mecânico da concessionária que me atende, por tal razão, a concessionária vai fazer a retífica completa pra mim sem nenhum ônus.

Hoje de manhã estive na concessionária e cogitei a hipótese de aproveitar que o motor está aberto e que vai trocar tudo e transformar o 64 cv num 78 cv (VHCE). Se fosse possível, seria ótimo, pois o ganho de 14 cv seria um ganho e tanto, mas não sei se o que vou escrever adiante é suficiente pra confirmar se pode haver este ganho de potência somente com a substituição dos pistões e velas.

Consultando o CEPCHEV no balcão da concessionária, verifiquei que o cabeçote do VHCE e do meu é o mesmo, bem como bloco, virabrequim, etc. A única coisa que mudaria mesmo são os pistões e provavelmente as velas.

Entretanto, há controvérsias, pois li este tópico inteiro e vi que muitos usuários tem informações divergentes.

O caso é que você fez a alteração e aparentemente deu certo, exceto pelo fumaceamento precoce.

No meu caso, o carro já funciona originalmente com álcool, por isso não vou precisar mecher na parte de injeção, a única questão que me preocupou foi o bloco, pois eu achava que os pistões do VHCE eram com bitola aproximada de 75mm e não de 71mm como é no meu carro, e nesse caso eu desistiria da ideia pois como a concessionária vai fazer tudo por conta deles, não posso dar pitaco em um serviço que não tenha como ser garantido, o carro tem que sair de lá perfeito.

Conversando com o gerente de pós vendas da concessionária, pedi a ele que consultasse a retífica pra saber sobre a possibilidade da substituir os pistões do meu pelos pistões do VHCE.

Creio que na segunda-feira ou na quarta-feira eu já terei uma resposta deles acerca disso.

Diante de tudo que foi exposto aqui neste tópico e tambem neste post, queria uma opinião dos amigos que entendem mais sobre motores, pois sou leigo e tenho conhecimento somente superficial.
Vamos lá:

1- A própria concessionária diz que o cabeçote do meu e o do VHCE é o mesmo, isso procede? Deve-se levar em consideração que meu carro não é nem nunca foi à gasolina, é um 2005/2006, o ultimo ano que foi fabricado só a álcool, por tal razão, acredito que ele tenha uma taxa diferente dos MPFI a gasolina;

2- Li aqui neste tópico que existe também uma diferença nas velas usadas, pois já que os pistões são diferentes, provavelmente vai ter também esta diferença do tipo de velas a ser usada, será que procede?

3- Constatado que os pistões são diferentes, entretanto com o mesmo diâmetro, como disse o amigo SemControle na página 2, e o bloco é igual, como disse o nosso amigo brunitho, será necessário trocar o virabrequim?

4- Seria possível verificar se o curso do VHCE é o mesmo do meu? O amigo SemControle já constatou que o diametro dos pistões é o mesmo, como dito acima, entretanto, o curso seria os mesmos 62,9 que é no 1.0 ou será que altera? Se alterar, seria necessário e possível trocar o virabrequim ou existe outra saída?

Desconsiderando tudo isso, a princípio, o pessoal da concessionária me disse hoje que com exceção do bloco e do virabrequim, eles vão substituir tudo, entretanto, disseram que de STD o motor iria pra 0,50. Não entendo muito no que isso implica, gostaria de uma explicação mais detalhada de algum membro que tenha conhecimento técnico sobre o assunto. Antigamente, ouvia-se falar que de STD ia pra 0,25, mas hoje me disseram lá que retificando não tem mais como deixar ele STD e também não fazem mais com 0,25 devido ao fato de que fica batendo muito, por isso estão partindo logo pra 0,50.

Se não for possível a concessionária utilizar os pistões do VHCE no meu carro, e com isso resolvam fazer a retífica nos moldes do motor original com 0,50 como dito acima, vai dar muita diferença do que era antes? Isso implica em aumento de consumo, diferença na potência e rendimento? Quais as consequências dessa retífica, seus prós e seus contras, levando em consideração que tudo, com exceção do bloco e do virabrequim, será substituído por novo, desde o cabeçote, válvulas, pistões, anéis, bronzina, bielas, juntas, etc, etc, etc.?

Peço desculpas se fiz perguntas que já foram respondidas em outro tópico ou até mesmo neste, mas estou meio apavorado porque estou com receio de que o motor não fique bom.

Obrigado pela atenção.

Abraços,

Ulisses :D

Para ver o álbum de fotos clique AQUIImagem
Black Chevy - A alegria de ser Chevrolet
PUBLICIDADE
Responder

Voltar para “Projeto e Preparação”