Pessoal, vejo hora um mecânico me dizer que utilizar o carro em marcha lenta (ponto morto) prejudica o motor no quesito lubrificação, reduzindo sua vida útil. Por outro lado, ja vi dizerem que não há perda de eficiência da bomba de óleo pois embora em ponto morto (marcha lenta) e a pressão do óleo esteja baixa, mesmo assim ela consegue atingir um bom desempenho na lubrificação do motor por ter sido projetada para isso.
O primeiro ponto, ao dar a partida o motor vai estar em marcha lente, evidente.
Dizem que o motor tralhando em marcha lenta, o óleo acaba tendo maior facilidade de sofrer contaminação por combustível, devido uma queima não eficiente, podendo provocar a redução da viscosidade da carga de óleo, isso é o que eu hoje tenho em mente.
Imaginando também um motor com mais de 90.000 KM, normalmente as oficinas, mecânicos... passam a recomendar um óleo com uma maior viscosidade e consequentemente mais pesado, por assim dizer. Isso sem falar que além de óleo mais pesado, ainda usa-se em alguns casos, aditivos para aumentar ainda mais a capacidade de viscosidade do óleo.
COnsiderando que um motor com mais de 90.000 KM rodados tenha já uma bomba de óleo meio cansada talvez, julgo que ela irá passar a ter um trabalho ainda maior se, somado um óleo mais pesado + aditivos. Talvez por isso que as montadores não recomendem aditivos no óleo do motor.
Então um outro oonto "X" disso tudo seria a forma de como o carro é utilizado, ou seja, eu quando pego uma pequena "ladeira abaixo" jogo o carro em ponto morto (Tipo 300 e 50 metros).
Ta certo, não se recomenda fazer isso devido a segurança e tudo, aquele papo de super aquecimento do sistema de freio devido ao maior esforço em ladeiras, usar-se freio motor e blá blá blá ... mas quem não faz uma banguelinha, né mesmo?
Quando é uma descida muito longa, deixo o carro em uma marcha alta, óbvio. Ja em linha reta, imginando um cenário de pista livre e etc, sempre utilizo o carro em marcha.
Para finalizar, eu pergunto, utilizar o carro em ponto morto realmente prejudica a lubrificação do motor? OU só quando se utiliza em trajetos longos, por exemplo, ja vi um doido descer uma serra inteira na banguela (ponto morto), loucura total.
E imaginando um motor que tenha uma bomba ja meio cansada, realmente a lubrificação em marcha lente é ineficiente?
Bom por enquanto é so...
