Turbinando GM 1.6 mpfi Sem bicos extras e com HPI

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum
Responder
Publicidade
JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

pick up sport escreveu:valeu ae cara...

mas assim....para um 1o carro turbo....um kit basico + retrabalho dos bicos + hpi...para andar no dia a dia com 0,5...que seja....eu nao vou ter problemas....ate eu "melhorar" digamos meu kit?
Até 0,7 você não terá nenhum problema com essa configuração!!!

JMarcelo


Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)
Publicidade

SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26221
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

até 0,8 de pressao vai bem, so q tanto pelo fato de comecar rodar com alcool logo sua bomba pede arrego logo, ai ja troca e poe uma "porreta"


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Publicidade

Girafa
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Sexta-feira 05 2003f Dezembro 2003 12:08:49 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Girafa »

Pode usar HPI que fica dez, falo por experiência propria!!!
Quanto ao lance de danificar a bomba isso pode ser verdade mesmo, suponhamos que vc vai utilizar a bomba original e abrir seus bicos uns 60% e vc em alto giro terá pressões de 5 a 6 bar para uma bomba que foi projetada para trabalhar com 3~3,2 ela acaba sofrendo mesmo....
No meu caso uso uma de GTI interna (não use a externa que é uma CENSURADO, barulhenta, têm que fazer o pescador e etc e não vale o trabalho...) e uso os bicos do GTI a alcool (IW330) que têm uma vasão monstro, minha pressão nos picos chega a 4,5 bar e só em casos extremos, de média ela fica em 2 e isso é fichinha para uma bomba como esta, eu já fiz ela trabalhar com picos de quase 9 bar e ela mandava ver, essa bomba é muito CENSURADO...
Faça a sua na GF com o Marcelo, eu recomendo pois o cara trabalha muito bem e é muito solicito, abraço!!!


Corsa 1.0 T Intercooler
Pioneer DEH-P7550MP Display OEL MP3/WMA
Kit two way VFR 130X by Visteon em kick panel
Sub Bomber Upgrade 12" Caixa Band Pass 4º
BANDA VOXER 4.8
Painel com contagiro
R. de ferro do Vectra Eagle NCT5 185/60 R14
Hallmeter
Publicidade

Avatar do usuário
Lint
:: Millennium ::
Mensagens: 157
Registrado em: Sexta-feira 18 2004f Junho 2004 06:59:04 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lint »

depende basicamente de dois fatores
combustivel a ser usado (se usar alcool com bomba de gasolina, a bomba vai pro saco, com ou sem turbo)
pressao maxima da bomba (aih q mora o problema com o HPI)

o HPI trabalha aumentando a pressao da bomba, que pode chegar a picos que ela nao aguente, isso depende da vazao dos seus bicos, quanto menor for a vazao dos bicos, maior a pressao que voce vai ter de usar pra conseguir injetar o mesmo tanto de combustivel

eh bom lembrar que pra se dobrar a vazao de combustivel pelo bico, precisa-se quadruplicar a pressao da bomba, entao dificilmente voce vai conseguir mais que 40% de alimentacao extra com sobrepressao

entao ao inves de se aumentar a pressao (ou melhor, aliado a isso) utiliza-se bicos maiores, com menos pressao na fase aspirada... soh que quanto maior for o bico, menor eh a precisao da injecao, pior eh a atomizacao do combustivel, chega um certo ponto que ocorre o 'gotejamento'...

resumindo, usando HPI seu carro vai beber mais que usando suplementar com um BOM controlador mapeavel (ou seja, digipulse nao conta)
e isso eh apenas consequencia da mah atomizacao e da alimentacao nao-muito-precisa que o HPI possibilita.....

em outras palavras, voce economiza usando HPI, mas acaba gastando mais em combustivel, deixando o carro nao tao bem acertado...
eu comecei usando HPI no meu carro, e nao me arrependo, andava muito bem , mas ainda assim juntei grana e comprei um HIS + suplementar depois...

o digipulse possibilita uma atomizacao melhor do combustivel, mas ele -- assim como o HPI -- ignora a curva de torque do carro, ou seja, pra ele o motor sempre consome o mesmo tanto de combustivel, esteja ele a 3000 rpm ou a 6400 rpm
entao fica rico em uma parte (baixa) e pobre em outra (alta)
ou entao fica MUITO rico em uma parte (baixa) e estequiometrico noutra (alta)

se usar HPI, vc tah fazendo o kit turbo q todo mundo instala, entao tah na mehdia
se voce quiser bem feito, use suplementar (e nao com digipulse)


Publicidade

Brian
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 30 2005f Março 2005 05:04:15 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Brian »

Cara, na minha opniao bico suplementar eh pra quem nao consegue acertar o carro....acho um serviço meio porcão essa de furar o coletor, vai em algum lugar que faça reprogramação de chip e o cara acerta direitinho as curvas de torque e potencia, tipo em que rotação deve entrar mais combustivel...pro carro ficar lisinho...um bom acerto de injeção e nem precisa de mto pressão...Qto a bomba eletrica, depende do projeto...pegando uma bomba pra alcool, as vezes nao precisa de bomba externa nao...e os bicos, use um original de algum carro de maior potencia ou retrabalhados por eletroerosão pq tem gente que arromba com broquinha de dentista, ai eh CENSURADO...


Pickup Rodeio ST 2001 Chip Funari
Publicidade

Responder

Voltar para “Motor e Preparação”

Publicidade