A Pick-up Corsa (1995-2003) - Um Projeto Brasileiro

Informações e dicas para deixar seu Corsa original e pronto para tão esperada placa preta.
oapallamin
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Re: A Pick-up Corsa (1995-2003) - Um Projeto Brasileiro

Mensagem por oapallamin »

Realmente certas peças simplesmente sumiram pela baixa quantidade produzida. Ainda bem que a parte de adesivos pode procurar um local que faça reproduções de boa qualidade, o importante é localizar um bom gabarito de uma Pick-up que tenha mantido o adesivo original.
gtmski escreveu: Segunda-feira 13 2024f Maio 2024 04:53:59 PM
oapallamin escreveu: Sábado 11 2024f Maio 2024 11:09:55 PM

Infelizmente ao tentar pesquisar pelo cód. GM não encontrei nenhum exemplo da versão com o grafismo diferente da versão Sport. Mas entendo que se a GM fez um código específico a partir de 2002, então houve essa mudança no grafismo do decalque.
Por um desses milagres que só acontecem na Accioly do centro, certo dia encontrei a 93286524. Não é caixa original GM, mas o código está escrito à caneta. A etiqueta diz "S10 Pick-up Corsa L/ST 2002"... O que é estranho, porque comprei um 2 adesivos de S10 (paralelos) e nenhum serve direito, as medidas não batem exatamente. Já este, bate. Na etiqueta ainda diz: 92 x 1.235mm. O grafismo do adesivo é o mesmo da foto daquela pickup prateada Sport na mensagem acima. E que era o original do meu carro (ST 2002 com pacote Sport). Certo dia, me deu 5 minutos e achei que a tampa traseira ficaria mais bonita sem aquele adesivo. Que erro. Além disso, como ele é colocado antes do verniz, ficou uma marca horrível lá, um rebaixo, onde ficaria o adesivo. Vai ser um trabalho colocar novamente o adesivo, vai ter que envernizar a tampa traseira toda.
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Mensagem por oapallamin »

É muito difícil localizar a primeira Pick-up pois foi um lançamento no meio do ano de 1995 e não existe uma "Chassi 001". As primeiras com menor numeração do chassi encontradas tem placas BSH6525 e BSH6523 (ambas já baixadas no Detran) e a primeira ainda "viva" com placa BSH7568. Já descobrir a última fabricada somente se tiver acesso aos dados internos de produção da GM.
gtmski escreveu: Segunda-feira 13 2024f Maio 2024 04:58:25 PM
oapallamin escreveu: Sábado 11 2024f Maio 2024 11:29:16 PM Também pode reparar no catálogo 2003 da Pick-up que mesmo a ST já tinha os faróis escurecidos, então acredito que linha 2002 e 2003 já sairiam assim de fábrica.
É, final da vida da picapinha... a GM deu uma colher de chá para todas as versões e deixou a 2003, mesmo ST, mais completinha.
Muito se fala em "primeiro Corsa"... "último classic produzido"... essas coisas... mas ainda estou para ver alguém que pegou a primeira picapinha ou a última a sair da linha de produção, em 2003. Espero que um dia aconteça.
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Mensagem por gtmski »

oapallamin escreveu: Terça-feira 28 2024f Maio 2024 09:23:50 PM É muito difícil localizar a primeira Pick-up pois foi um lançamento no meio do ano de 1995 e não existe uma "Chassi 001". As primeiras com menor numeração do chassi encontradas tem placas BSH6525 e BSH6523 (ambas já baixadas no Detran) e a primeira ainda "viva" com placa BSH7568. Já descobrir a última fabricada somente se tiver acesso aos dados internos de produção da GM.
Grandes informações, valeu Otavio. Deve ser quase certo que a primeira ainda "viva" esteja em mau estado, tenha transportado um bocado de carga... tomara que não. A minha mesmo passou por períodos onde transportei mudanças minhas e de amigos. O pessoal aproveita né? o camarada tem uma pickup.
oapallamin escreveu: Terça-feira 28 2024f Maio 2024 09:18:12 PM Realmente certas peças simplesmente sumiram pela baixa quantidade produzida.
Também as peças que geralmente não se busca reposição, são dificílimas de achar. Há dois isolantes entre as portas e os paralamas que achei só depois de meses. Não vinham originalmente no carro. Outro é o isolante do dash, que fica abaixo do próprio dash, esse nem sinal. Bem como o isolante original (de espuma) que fica abaixo do carpete.
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A pickup é meio pelada de isolantes. Há um isolante para cada máquina do cinto de segurança, também não vieram de fábrica. O que eu fiz uma época foi zerar o catálogo Opel e o Cep-Chev em busca de todos os isolantes e pecinhas menores de acabamento que não vieram. Foram muitas visitas à Accioly, autopeças GM físicas e virtuais. Consegui até o miolo para a fechadura do porta-luvas.
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Mensagem por Wilson »

gtmski escreveu: Quarta-feira 29 2024f Maio 2024 12:10:22 PM A pickup é meio pelada de isolantes. Há um isolante para cada máquina do cinto de segurança, também não vieram de fábrica. O que eu fiz uma época foi zerar o catálogo Opel e o Cep-Chev em busca de todos os isolantes e pecinhas menores de acabamento que não vieram. Foram muitas visitas à Accioly, autopeças GM físicas e virtuais. Consegui até o miolo para a fechadura do porta-luvas.
Cadê esses isolantes, você fotografou? Compartilha com a gente, acho top esses detalhes que só percebe quem é fã pelo carro.
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Wilson escreveu: Quarta-feira 29 2024f Maio 2024 12:26:51 PM Cadê esses isolantes, você fotografou? Compartilha com a gente, acho top esses detalhes que só percebe quem é fã pelo carro.
Sim, tenho fotos deles. Minha teoria é que são acabamentos que vinham nas versões GL. Ou então nas versões GL antigas, dado que a GM, ao longo da vida do Corsa, foi depenando ele. Minha pickup é ST, não veio nem com as soleiras. Aos poucos fui percebendo que não veio com muitas pecinhas de acabamento e isolamento que se vê no Cep-Chev. Por exemplo; a moldura entre o volante e o painel tem alguns parafusos, pois o cep-chev mostra que há uma cobertura para esses parafusos não ficarem aparentes. Não veio também. São dezenas e dezenas de peças que fui garimpando ao longo de anos. Aqui no fórum já conhecemos algumas, como aquela tampa que cobre a barra que vai do dash ao console central, como as tampas das porcas dos amortecedores dianteiros... há também um aplique no capô cuja finalidade é evitar que poeira entre no cofre... enfim, dezenas e dezenas de peças que valem um tópico só para elas.

Algumas:

Isolante do para-lama:

Imagem


Imagem

(made in germany)

Isolante da Coluna B:

Imagem

E agora há um impasse, porque o Cep-Chev informa que esse isolante destacado é de aplicação na pickup (80), mas não encontrei maneira alguma de instalá-lo lá. Segue foto dele:

Imagem

O único que serviu, e realmente encobre toda a máquina do cinto, é este outro, opção para todos os outros Corsas menos pickup:

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gtmski escreveu: Quinta-feira 30 2024f Maio 2024 01:00:16 PM O único que serviu, e realmente encobre toda a máquina do cinto, é este outro, opção para todos os outros Corsas menos pickup:
Perdão, todos outros Corsas 4p. E o isolante do para-lamas realmente não consta no cep-chev como peça de fábrica da pickup.
Aquela peça a que me referi, tampa da barra entre o dash e o console (já conhecida no clube) é a 09185867. Também não consta como peça de fábrica da pickup. Os acabamentos dos parafusos da cobertura da coluna da direção são 90291107. Os vedadores do capô são 93244047 (LE) / 93244048 (LD), o cep-chev diz que eles são para opção C60 (ar condicionado). E o catálogo Opel mostra algumas peças que não têm no Cep-Chev, como a opção de cilindro e chave para o porta-luvas:

Imagem

Para quem estiver interessado, é o mesmo cilindro do primeiro Astra que veio para cá, só tem que tirar aquela capa (3) fora e fazer uma abertura circular para acomodar o cilindro (já que será impossível achar a tampa 2)
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As peças que começam com 90 são todas origem Opel e quando a GM trazia o projeto para o Brasil existia a diretriz de apenas copiar ("same as Opel"= "igual à Opel"). As peças exclusivas ou desenvolvidas para o mercado brasileiro começam com o código 93 e com o tempo iam sendo adaptadas ou "comunizadas" (aproveitadas de modelos existentes). Meu Pai trabalhou na GM do Brasil por 29 anos e seu último cargo antes de aposentar era no setor de Melhoria Contínua aonde analisavam do ponto de vista da Engenharia esses estudos de comunização de componentes e até as famosas depenações que iam acontecendo ao longo dos anos. O Corsa sempre foi um carro de alto volume de produção e as pequenas economias traziam grande resultado para a empresa.
Os projetos da Opel sempre traziam uma grande variação de componentes pois na Alemanha existiam muitas versões com grande variação de motorizações. Além dessa variação com origem Opel, o projeto Corsa no Brasil também foi uma plataforma de exportação para países da América do Sul, América Central e até Europa. E variações técnicas necessárias para esse mercado também foram desenvolvidas e também aparecem no CEP Chev. A única parte que não entendo é como certos componentes desenvolvidos para outros mercados acabaram sendo comercializados aqui no Brasil.
gtmski escreveu: Quinta-feira 30 2024f Maio 2024 01:00:16 PM
Wilson escreveu: Quarta-feira 29 2024f Maio 2024 12:26:51 PM Cadê esses isolantes, você fotografou? Compartilha com a gente, acho top esses detalhes que só percebe quem é fã pelo carro.
Sim, tenho fotos deles. Minha teoria é que são acabamentos que vinham nas versões GL. Ou então nas versões GL antigas, dado que a GM, ao longo da vida do Corsa, foi depenando ele. Minha pickup é ST, não veio nem com as soleiras. Aos poucos fui percebendo que não veio com muitas pecinhas de acabamento e isolamento que se vê no Cep-Chev. Por exemplo; a moldura entre o volante e o painel tem alguns parafusos, pois o cep-chev mostra que há uma cobertura para esses parafusos não ficarem aparentes. Não veio também. São dezenas e dezenas de peças que fui garimpando ao longo de anos. Aqui no fórum já conhecemos algumas, como aquela tampa que cobre a barra que vai do dash ao console central, como as tampas das porcas dos amortecedores dianteiros... há também um aplique no capô cuja finalidade é evitar que poeira entre no cofre... enfim, dezenas e dezenas de peças que valem um tópico só para elas.

Algumas:

Isolante do para-lama:

Imagem


Imagem

(made in germany)

Isolante da Coluna B:

Imagem

E agora há um impasse, porque o Cep-Chev informa que esse isolante destacado é de aplicação na pickup (80), mas não encontrei maneira alguma de instalá-lo lá. Segue foto dele:

Imagem

O único que serviu, e realmente encobre toda a máquina do cinto, é este outro, opção para todos os outros Corsas menos pickup:

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oapallamin escreveu: Sexta-feira 31 2024f Maio 2024 08:53:19 PM As peças que começam com 90 são todas origem Opel e quando a GM trazia o projeto para o Brasil existia a diretriz de apenas copiar ("same as Opel"= "igual à Opel"). As peças exclusivas ou desenvolvidas para o mercado brasileiro começam com o código 93 e com o tempo iam sendo adaptadas ou "comunizadas" (aproveitadas de modelos existentes). Meu Pai trabalhou na GM do Brasil por 29 anos e seu último cargo antes de aposentar era no setor de Melhoria Contínua aonde analisavam do ponto de vista da Engenharia esses estudos de comunização de componentes e até as famosas depenações que iam acontecendo ao longo dos anos. O Corsa sempre foi um carro de alto volume de produção e as pequenas economias traziam grande resultado para a empresa.
Os projetos da Opel sempre traziam uma grande variação de componentes pois na Alemanha existiam muitas versões com grande variação de motorizações. Além dessa variação com origem Opel, o projeto Corsa no Brasil também foi uma plataforma de exportação para países da América do Sul, América Central e até Europa. E variações técnicas necessárias para esse mercado também foram desenvolvidas e também aparecem no CEP Chev. A única parte que não entendo é como certos componentes desenvolvidos para outros mercados acabaram sendo comercializados aqui no Brasil.
Rapaz, que bacana. Obrigado pelas informações. Nunca soube antes dessa dos códigos 90xx vs 93xx. Compartilho do seu espanto quanto a certas peças serem encontradas aqui. Na própria Accioly do centro já encontrei peças Opel, como o logo da grade frontal. Você chegou a encontrar peças exclusivamentes destinadas à exportação Mercosul ou Pacto Andino à venda aqui?
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Eu já vi no Mercado Livre o emblema LS da Corsa Pick-up versão exportação para o México, lá chamava "Chevy".

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Emblema LS peça GM: 90214474


Também já encontrei o par de defletores de ar inferiores para os mercados andinos:

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Defletor inferior LE: 93244045

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Defletor inferior LD: 93244046



Rapaz, que bacana. Obrigado pelas informações. Nunca soube antes dessa dos códigos 90xx vs 93xx. Compartilho do seu espanto quanto a certas peças serem encontradas aqui. Na própria Accioly do centro já encontrei peças Opel, como o logo da grade frontal. Você chegou a encontrar peças exclusivamentes destinadas à exportação Mercosul ou Pacto Andino à venda aqui?
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